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1 - - BEM VINDO AO S.R.F. BEM VINDO AO S.R.F. Sistema de Relacionamento com Fornecedores.

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2 1 - - BEM VINDO AO S.R.F. BEM VINDO AO S.R.F. Sistema de Relacionamento com Fornecedores

3 2 Introdução Este manual visa informar aos Fornecedores e Clientes da Açúcar Guarani, os procedimentos adotados para avaliar e monitorar a performance de fornecedores de materiais e insumos.

4 3 1.Garantir a qualidade de fornecimento, atendendo as melhores práticas do mercado; 2.Capacitar os Fornecedores para atender aos requisitos exigidos pela Açúcar Guarani; 3.Selecionar e manter no quadro de fornecimento as melhores Empresas do mercado. Objetivos

5 4 Definições Grupo de Materiais: Os materiais são agrupados por espécie. Ex: Grupo de parafusos, grupo de ferramentas, etc; Comprador: Funcionário (a) da Açúcar Guarani responsável por todas as etapas do processo de aquisição de determinados grupos de materiais; Vendedor: Funcionário (a) do Fornecedor responsável por todas as etapas do processo de fornecimento de materiais; Fornecedor Habilitado: São os fornecedores qualificados para o fornecimento de determinados grupos de materiais; Quesito de Avaliação: São os quesitos usados pela Açúcar Guarani, para medir a performance dos Fornecedores, (atendimento, competitividade pontualidade, não conformidades e qualidade); Categoria de Materiais: A Açúcar Guarani adota a estratégia de categorizar os materiais com critérios próprios de acordo com a importância, divididos em quatro grandes grupos denominados A, B, C, D; Classificação do Fornecedor: São as faixas de pontuação atingidas pelo Fornecedor, por grupo de materiais.

6 5 O Vendedor Pode 1.Receber do Comprador via solicitação para cotação; 2.Responder proposta da cotação solicitada pelo Comprador por ; 3.Receber do Comprador por aviso para efetuar cotação através do site Guarani; 4.Acessar por iniciativa própria o site Guarani e inserir cotação; 5.Acompanhar e monitorar sua classificação, através do site da Açúcar Guarani.

7 6 O Vendedor Deve 1.Verificar as quantidades solicitadas pelo Comprador observando a unidade de compras; 2.Observar a data e a hora solicitadas pelo Comprador para retorno da proposta de fornecimento; 3.Antes de enviar uma proposta de fornecimento, analisar e informar todos os dados corretamente, tais como: Preço unitário; Marca oferecida; Unidade de compras; % de IPI; % de ICMS; Prazo de entrega; Prazo de pagamento; Local de entrega (CIF ou FOB); Campo de observação.

8 7 Caso o Vendedor não responda a cotação na data solicitada pelo Comprador... Perderá Pontos... no quesito ATENDIMENTO.

9 8 Perderá Pontos Caso a proposta de fornecimento oferecida pelo Vendedor não seja a vencedora no quesito COMPETITIVIDADE.

10 9 O Vendedor é responsável pelo cumprimento do prazo de entrega dos materiais, acordados entre as partes. Caso o prazo de entrega não seja cumprido... Perderá Pontos... no quesito PONTUALIDADE.

11 10 Caso as informações de preço, marca, % IPI, % ICMS, prazo de entrega, quantidade e prazo de pagamento, local de entrega inseridas pelo Vendedor na solicitação de cotação não estiverem corretas... Perderá Pontos... no quesito NÃO CONFORMIDADES.

12 11 Perderá Pontos Caso os materiais entregues pelo Fornecedor não atendam os requisitos de qualidade da Açúcar Guarani no quesito QUALIDADE.

13 12 A cada Fornecedor será atribuído 100 pontos iniciais em cada grupo de materiais que estiver habilitado; Haverá pesos diferentes por quesitos e por categoria de materiais; O não cumprimento dos quesitos de avaliação, incorrerá na perda de pontos no grupo de materiais da ocorrência; A recuperação de pontos perdidos acontecerá 12 meses após a data da ocorrência; A qualificação de Fornecedor habilitado será de acordo com a classificação do Fornecedor. Requisitos para ser Fornecedor Habilitado Guarani

14 13 Os Fornecedores com a melhor performance de cada grupo, serão PREMIADOS através de contratos de parceria e privilégio nas cotações de RFQ´S (Cotações Spot). Atenção

15 14 Quesitos de Avaliação de Fornecedores Quesitos de AvaliaçãoOcorrências ATENDIMENTO Respostas das cotações COMPETITIVIDADELicitações ganhas PONTUALIDADE Entrega no prazo combinado NÃO CONFORMIDADES Divergências entre Pedido, Nota Fiscal e Entrega QUALIDADEQualidade do produto

16 15 Categorias de Materiais (Cada categoria de materiais terá pesos diferentes para cada quesito de avaliação) CATEGORIAS A B C D

17 16 Categoria A – Peso dos Quesitos Quesitos de AvaliaçãoPeso ATENDIMENTO0 COMPETITIVIDADE0 PONTUALIDADE30 NÃO CONFORMIDADES10 QUALIDADE60 Atenção: Os pesos dos quesitos poderão sofrer alteração de acordo com a demanda da Açúcar Guarani.

18 17 Categoria B – Peso dos Quesitos Atenção: Os pesos dos quesitos poderão sofrer alteração de acordo com a demanda da Açúcar Guarani. Quesitos de AvaliaçãoPeso ATENDIMENTO0 COMPETITIVIDADE0 PONTUALIDADE30 NÃO CONFORMIDADES10 QUALIDADE60

19 18 Categoria C – Peso dos Quesitos Atenção: Os pesos dos quesitos poderão sofrer alteração de acordo com a demanda da Açúcar Guarani. Quesitos de AvaliaçãoPeso ATENDIMENTO2 COMPETITIVIDADE5 PONTUALIDADE25 NÃO CONFORMIDADES20 QUALIDADE48

20 19 Categoria D – Peso dos Quesitos Atenção: Os pesos dos quesitos poderão sofrer alteração de acordo com a demanda da Açúcar Guarani.. Quesitos de AvaliaçãoPeso ATENDIMENTO5 COMPETITIVIDADE10 PONTUALIDADE20 NÃO CONFORMIDADES30 QUALIDADE35

21 20 Metodologia de Cálculo para Qualificar Fornecedores -I Fator de CálculoQuesito (apuração mensal) PTMAPontuação total do mês anterior PPMEPontos perdidos no décimo terceiro mês anterior CS CR PA Atendimento: Número de cotações solicitadas pelo Comprador Número de cotações respondidas pelo Vendedor Peso do quesito Atendimento CI VI PC Competitividade: Número de itens solicitadas cotações pelo Comprador Número de itens vendidos pelo Vendedor Peso do quesito Competitividade EP ENP PP Pontualidade: Número total de entregas feitas no mês Número de entregas não pontuais (antes ou após o prazo combinado) Peso do quesito de Pontualidade ENC NC PNC Não Conformidade: Número total de entregas feitas no mês Número de entregas não conformes Peso do quesito de Não Conformidade EQ ENQ PQ Qualidade: Número total de entregas feitas no mês Número de entregas não conformes por qualidade Peso do quesito de Qualidade PFPontuação final

22 21 Metodologia de Cálculo para Qualificar Fornecedores – II Obs: A.Os quesitos de Atendimento, Competitividade, Pontualidade e Não Conformidades são inteligentes e apropriados através de nosso E.R.P. (Sistema de Informações); B.O quesito Qualidade é subjetivo e inserido em nosso E.R.P. no ato do recebimento ou no uso dos materiais. Fórmula de Cálculo para Qualificar Fornecedores

23 22 Classificação de Fornecedores QualificaçãoFaixa de Pontuação PLENA85à100 ESPECIAL70à84 RESTRIÇÃO55à69 SUSPENSA40à54 REPROVADO0à39 Ao atingir a Qualificação RESTRIÇÃO ou SUSPENSA, o Fornecedor será comunicado através de .

24 23 Perguntas 1. Como saber: Em quais grupos sou Fornecedor habilitado? Em que categoria estou enquadrado? Quais os materiais pedidos pela Açúcar Guarani que tenho em carteira para entregar? 2. Como posso: Monitorar minha pontuação? Identificar as ocorrências com perdas de pontos?

25 24 Resposta Acessar o site Guarani: item Fornecedores de materiais e insumos, e com sua senha, navegar no item Gestão de Compras, ir no sub-item S.R.F. (Sistema de Relacionamento com Fornecedores) e pesquisar as informações necessárias para melhorar a sua performance, para ser um: FORNECEDOR HABILITADO GUARANI

26 25 BONS NEGÓCIOS


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