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Cristovam Buarque Seminário Educação, - Projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte Natal, 17 de maio de 2010 O Movimento Educacionista.

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1 Cristovam Buarque Seminário Educação, - Projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte Natal, 17 de maio de 2010 O Movimento Educacionista

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3 Cinco perguntas Por que educação é importante? Por que educação é importante? Como está a educação no Brasil? Como está a educação no Brasil? Por que no Brasil não damos importância à educação? Por que no Brasil não damos importância à educação? Como mudar nossa realidade educacional? Como mudar nossa realidade educacional? O que fazer? O que fazer?

4 Por que educação é importante Antes, bastavam a força dos braços escravos, a intuição, os sentimentos

5 Por que educação é importante Com a industrialização, surge a necessidade de habilidade manual para operar as máquinas e de conhecimento relativo nas demais áreas

6 Por que educação é importante Atualmente, as máquinas são inteligentes, necessitam de operadores com muito mais conhecimento

7 Por que educação é importante O processo social e econômico depende de Ciência e Tecnologia como nunca antes dependeu

8 Por que educação é importante Um chip = US$ 270 = 90 caixas de 40kg de laranjas = 3,4 toneladas de minério de ferro

9 Por que educação é importante O Brasil é um país basicamente importador de conhecimento, salvo exceções Principais importações de 2008: 1. Petróleo em bruto 2. Automóveis de passageiros 3. Partes e peças para veículos automóveis e tratores 4. Medicamentos para medicina humana e veterinária 5. Cloreto de Potássio 6. Circuitos e Microconjuntos eletrônicos 7. Adubos ou Fertilizantes contendo nitrogênio, fósforo e potássio 8. Instrumentos e aparelhos de medida, de verificação 9. Circuitos impressos e outras partes para aparelhos de telefonia 10. Motores e turbinas para aviação e suas partes Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Secretaria de Comércio Exterior

10 Por que educação é importante No social, a desigualdade é o resultado da falta de conhecimento Desigualdade na educação: 4,5 milhões de jovens entre 15 e 29 anos estão fora da escola ou desempregados 30 milhões de brasileiros com mais de 14 anos não têm estudo 60 milhões com mais de 14 anos não fizeram o ensino fundamental Um quinto dos estudantes de 4a. série trabalha De cada 100 alunos que ingressam na educação básica, apenas 52 terminam a 8ª série e só 34 chegam ao final do ensino médio de forma regular 68,3% dos estudantes de 15 a 24 anos trabalham ou procuram emprego 34,9% dos estudantes trabalham Fonte: MEC e IBGE Foto: Tuca Vieira

11 Por que educação é importante Só educação com a mesma qualidade garante oportunidades iguais Educação e desigualdade salarial: Cada ano a mais de estudo de um trabalhador pode aumentar em 15% sua remuneração. O salário médio de um brasileiro sem nenhuma instrução é de R$ 401, enquanto o um trabalhador com 18 anos de escolaridade chega a receber R$ Com apenas um ano a mais de estudo, os salários podem crescer 47,39%. A diferença salarial entre uma pessoa que concluiu o ensino médio e a de um trabalhador que cursou somente o primeiro ano de faculdade pode chegar a 19,5%. Fonte: FGV 2009

12 Por que educação é importante A opção entre Rede de Proteção Social e Escada de Ascensão Social

13 Por que educação é importante O futebol permite ascensão social porque a bola é redonda para todos

14 Por que educação é importante Crise de 1930 – inflexão: Da agricultura à indústria mecânica

15 Por que educação é importante Crise atual - inflexão: Da indústria mecânica para a indústria do conhecimento

16 Por que educação é importante A exclusão educacional é um desperdício E se Albert Einstein tivesse estudado numa destas escolas??

17 Como está a educação no Brasil Segundo o Exame Nacional do Ensino Médio : Média geral das escolas brasileiras de EM: 49,47 Média geral das escolas brasileiras de EM: 49,47 Média geral das escolas federais: 63,59 Média geral das escolas federais: 63,59 Média geral das escolas estaduais: 47,42 Média geral das escolas estaduais: 47,42 Média geral das escolas municipais: 47,96 Média geral das escolas municipais: 47,96 Média geral das escolas particulares: 61,15 Média geral das escolas particulares: 61,15

18 Como está a educação no Brasil

19 Única forma do país ser desenvolvido Única forma do país ser desenvolvido A Universidade sem qualidade puxa Ciência e Tecnologia para baixo. O Ensino Fundamental sem qualidade puxa o Ensino Médio para baixo. O Ensino Médio sem qualidade puxa a Universidade para baixo. Se não fizermos a revolução científica e tecnológica, o Brasil ficará para trás.

20 Como está a educação no Brasil Sem uma revolução na educação não há futuro para o Brasil, nem do ponto de vista econômico, nem do ponto de vista social

21 Razão cultural Por que no Brasil não damos importância à educação

22 Razão social

23 Por que no Brasil não damos importância à educação Razão política

24 Definir boa educação Toda criança matriculada, frequentando, assistindo, aprendendo e concluindo o ensino médio Toda criança matriculada, frequentando, assistindo, aprendendo e concluindo o ensino médio Todo professor bem formado, bem remunerado e bem dedicado Todo professor bem formado, bem remunerado e bem dedicado Toda escola bem construída e bem equipada Toda escola bem construída e bem equipada Toda escola funcionando em horário integral Toda escola funcionando em horário integral Espalhar a boa escola escolas escolas 50 milhões de crianças 50 milhões de crianças 2 milhões de professores 2 milhões de professores cidades cidades Como mudar nossa realidade educacional

25 1. Transferir para o Governo Federal a coordenação nacional da educação de base, com descentralização gerencial. Criar o Ministério da Educação de Base Criar o Ministério da Educação de Base Criar uma Agência Nacional para a Proteção da Criança e do Adolescente Criar uma Agência Nacional para a Proteção da Criança e do Adolescente Garantir descentralização gerencial com liberdade pedagógica Garantir descentralização gerencial com liberdade pedagógica Criar um Sistema Nacional de Avaliação e Fiscalização da Educação de Base Criar um Sistema Nacional de Avaliação e Fiscalização da Educação de Base TCU da educação TCU da educação Sistema de Inspetores Federais Educacionais Sistema de Inspetores Federais Educacionais Como mudar nossa realidade educacional

26 2. Realizar a revolução na educação em todo o País em 20 anos, iniciando-a imediatamente por blocos de cidades. Plano Nacional de Carreira do Magistério Plano Nacional de Carreira do Magistério Programa Federal de Qualidade na Educação Programa Federal de Qualidade na Educação 250 cidades, 100 mil professores, escolas, 3 milhões de alunos. 250 cidades, 100 mil professores, escolas, 3 milhões de alunos. Como mudar nossa realidade educacional

27 3. Definir padrões nacionais para todas as escolas brasileiras. Padrões Nacionais de salário, formação e dedicação do professor Padrões Nacionais de salário, formação e dedicação do professor Padrões Nacionais para as edificações e equipamentos das escolas Padrões Nacionais para as edificações e equipamentos das escolas Padrões Nacionais Mínimos para o Conteúdo Escolar Padrões Nacionais Mínimos para o Conteúdo Escolar Como mudar nossa realidade educacional

28 4. Estabelecer uma Lei de Metas para a Educação e uma Lei de Responsabilidade Educacional para os dirigentes. Como mudar nossa realidade educacional

29 5. Valorizar, formar e motivar o Professor. Recuperar o prestígio do professor na sociedade Recuperar o prestígio do professor na sociedade Aprovar o PLS 320/2008, que cria o Programa Federal de Educação Integral de Qualidade para Todos e a Carreira Nacional do Magistério da Educação de Base Aprovar o PLS 320/2008, que cria o Programa Federal de Educação Integral de Qualidade para Todos e a Carreira Nacional do Magistério da Educação de Base Criar uma Rede Nacional para a Formação de Professores Criar uma Rede Nacional para a Formação de Professores Retomar os projetos de valorização do professor Retomar os projetos de valorização do professor Criar um Conselho Nacional do Magistério Criar um Conselho Nacional do Magistério Como mudar nossa realidade educacional

30 5. Valorizar, formar e motivar o Professor (cont.) Iniciar a implantação de uma Carreira de Estado do Magistério Brasileiro Iniciar a implantação de uma Carreira de Estado do Magistério Brasileiro Implantar uma Rede de Centros de Pesquisas e Desenvolvimento da Educação Implantar uma Rede de Centros de Pesquisas e Desenvolvimento da Educação Implantar o Sistema de Residência Educacional Implantar o Sistema de Residência Educacional Criar a opção de Dedicação Exclusiva para os professores da educação de base Criar a opção de Dedicação Exclusiva para os professores da educação de base Oferecer a todo professor reconhecimento adicional conforme sua dedicação e a conseqüente contribuição para o aprendizado de seus alunos Oferecer a todo professor reconhecimento adicional conforme sua dedicação e a conseqüente contribuição para o aprendizado de seus alunos Proibir a substituição de professor durante o ano letivo, salvo nas graves exceções por impossibilidade física. Proibir a substituição de professor durante o ano letivo, salvo nas graves exceções por impossibilidade física. Como mudar nossa realidade educacional

31 6. Modernizar o conteúdo Modernizar o conteúdo, o que implicará pelo menos 12 cuidados: Modernizar o conteúdo, o que implicará pelo menos 12 cuidados: i. ética no comportamento pessoal; ii. solidariedade social e os direitos humanos; iii. respeito à natureza; iv. respeito à diversidade v. indignação diante de preconceitos e injustiças vi. habilitação para o uso dos instrumentos de informática; vii. aprendizado pleno de pelo menos um idioma, além do Português, especialmente o Inglês e o Espanhol; viii. gosto pela cultura; Como mudar nossa realidade educacional

32 6. Modernizar o conteúdo (cont.) Modernizar o conteúdo, o que implicará pelo menos 12 cuidados: Modernizar o conteúdo, o que implicará pelo menos 12 cuidados: ix. hábitos social e fisicamente saudáveis; x. ensino de Matemática e Ciências; xi. capacidade de aprender e reaprender depois da escola; xii.inserção de cada aluno na perspectiva do aprendizado contínuo e permanente ao longo da vida. Complementar a escola, o que significa ir além do horário integral, adotar no processo educacional a prática de esportes, o exercício das artes, a reflexão filosófica, as atividades de voluntariado Complementar a escola, o que significa ir além do horário integral, adotar no processo educacional a prática de esportes, o exercício das artes, a reflexão filosófica, as atividades de voluntariado Como mudar nossa realidade educacional

33 7. Qualificação de infra-estrutura Construir e reformar pelo menos 100 mil das atuais escolas. Construir e reformar pelo menos 100 mil das atuais escolas. Garantir equipamento moderno de teleinformática e multimídia em todas as escolas. Garantir equipamento moderno de teleinformática e multimídia em todas as escolas. Garantir equipamento moderno de ginástica, teatro, música Garantir equipamento moderno de ginástica, teatro, música Generalizar a leitura na escola Generalizar a leitura na escola Como mudar nossa realidade educacional

34 8. Proteger as edificações e os equipamentos escolares. Tratar como crime hediondo o desvio de verbas Tratar como crime hediondo o desvio de verbas Aprovar uma lei específica para criminalizar com rigor o vandalismo nas escolas e proteger as instalações escolares Aprovar uma lei específica para criminalizar com rigor o vandalismo nas escolas e proteger as instalações escolares Abrir as escolas à população Abrir as escolas à população Criar a Agência Federal para a Coordenação da Segurança Escolar Criar a Agência Federal para a Coordenação da Segurança Escolar

35 Como mudar nossa realidade educacional 9. Universalizar a freqüência às aulas até a conclusão do Ensino Médio. Atender as crianças em idade pré-escolar com um programa de acompanhamento da alimentação e do desenvolvimento psicológico e pedagógico Atender as crianças em idade pré-escolar com um programa de acompanhamento da alimentação e do desenvolvimento psicológico e pedagógico Garantir vaga a toda criança brasileira, a partir dos quatro anos de idade Garantir vaga a toda criança brasileira, a partir dos quatro anos de idade Identificar e trazer para a escola todas as crianças que compõem os 5% não matriculados Identificar e trazer para a escola todas as crianças que compõem os 5% não matriculados Retomar o compromisso da Bolsa-Escola com a educação Retomar o compromisso da Bolsa-Escola com a educação Criar a Poupança-Escola Criar a Poupança-Escola

36 10. Universalizar o Ensino Técnico. Ampliar o número de escolas técnicas de nível médio Ampliar o número de escolas técnicas de nível médio Garantir atendimento e formação a todos os interessados Garantir atendimento e formação a todos os interessados Ampliar o PROJOVEM Ampliar o PROJOVEM Ampliar o uso dos sistemas de educação técnica com alternância Ampliar o uso dos sistemas de educação técnica com alternância Como mudar nossa realidade educacional

37 11. Envolver a universidade com a Educação de Base. A criação de convivência entre a universidade e a escola básica A criação de convivência entre a universidade e a escola básica A formação de professores para a educação de base A formação de professores para a educação de base A realização de pesquisas relacionadas com aspectos pedagógicos e técnicas de aprendizado A realização de pesquisas relacionadas com aspectos pedagógicos e técnicas de aprendizado O envolvimento na educação de base de alunos e ex-alunos O envolvimento na educação de base de alunos e ex-alunos Substituir o Vestibular pelo Programa de Avaliação Seriada Substituir o Vestibular pelo Programa de Avaliação Seriada Como mudar nossa realidade educacional

38 12. Criar o Cartão Escolar de Acompanhamento Federal Como mudar nossa realidade educacional

39 13. Erradicar o analfabetismo no Brasil Retomar a Secretaria para a Erradicação do Analfabetismo Retomar a Secretaria para a Erradicação do Analfabetismo Criar o programa Bolsa Alfa Criar o programa Bolsa Alfa Mobilizar as instituições públicas e privadas Mobilizar as instituições públicas e privadas Criar incentivos para que os universitários sejam alfabetizadores de adultos Criar incentivos para que os universitários sejam alfabetizadores de adultos Retomar o programa de Leituração Retomar o programa de Leituração Retomar o Labirinto do Analfabetismo Retomar o Labirinto do Analfabetismo Como mudar nossa realidade educacional

40 14. Garantir o envolvimento das famílias e os meios de comunicação na revolução educacional Estimular o envolvimento dos meios de comunicação por meio de uma Lei do Envolvimento Midiático na Educação Estimular o envolvimento dos meios de comunicação por meio de uma Lei do Envolvimento Midiático na Educação Estimular o envolvimento da família na educação de suas crianças Estimular o envolvimento da família na educação de suas crianças Criar canais televisivos educacionais e de reforço escolar Criar canais televisivos educacionais e de reforço escolar Incentivar, divulgar, apoiar o uso do Ensino a Distância, sintonizando a educação brasileira, em todos os níveis, com o avanço das novas tecnologias educacionais não presenciais Incentivar, divulgar, apoiar o uso do Ensino a Distância, sintonizando a educação brasileira, em todos os níveis, com o avanço das novas tecnologias educacionais não presenciais Como mudar nossa realidade educacional

41 15. Instituir um sistema de Premiação Educacional 16. Criar o PROESB 17. Retomar o Programa Educa Brasil Educação, boas maneiras, civilidade, educação no trânsito, cuidado com o meio ambiente Educação, boas maneiras, civilidade, educação no trânsito, cuidado com o meio ambiente Envolvimento da mídia com o esforço nacional pela Educação. Envolvimento da mídia com o esforço nacional pela Educação. Como mudar nossa realidade educacional

42 18. O Pacto da Excelência Criar uma Escola Nacional para Gestores Educacionais Criar uma Escola Nacional para Gestores Educacionais Implantar um sistema de mérito-democracia Implantar um sistema de mérito-democracia Assegurar a continuidade Assegurar a continuidade Substituir a discussão política, centrada na ocupação de cargos Substituir a discussão política, centrada na ocupação de cargos Não limitar a discussão aos apoiadores do governo Não limitar a discussão aos apoiadores do governo Usar o Conselho da República para agir na Educação Usar o Conselho da República para agir na Educação Garantir que, nos momentos de grandes enfrentamentos, o Poder Executivo e o Congresso Nacional trabalhem de forma combinada Garantir que, nos momentos de grandes enfrentamentos, o Poder Executivo e o Congresso Nacional trabalhem de forma combinada Criar o Pacto da Sala de Aula Criar o Pacto da Sala de Aula Como mudar nossa realidade educacional

43 19. O custo de fazer 20. O custo de não fazer 21. O Educacionismo e o Educacionista Como mudar nossa realidade educacional

44 Movimento Educacionista Movimento Educacionista Dificuldade: classes médias e altas vão sentir a perda de seus privilégios por causa do monopólio da qualidade, como aconteceu com o movimento abolicionista Dificuldade: classes médias e altas vão sentir a perda de seus privilégios por causa do monopólio da qualidade, como aconteceu com o movimento abolicionista Papel dos educadores e dos meios de comunicação Papel dos educadores e dos meios de comunicação A revolução possível

45 Despertar o Brasil Despertar o Brasil Transformar a educação em vetor de segurança Transformar a educação em vetor de segurança Movimento Educacionista Movimento Educacionista O que fazer 168 Núcleos criados nas 5 regiões do Brasil No Twitter - Rede educacionista - Movimento educacionista - O que é o Educacionismo Jornal educacionista Manchetes educacionistas Como criar um núcleo educacionista Mapa interativo com os núcleos de cada estado Roteiro e texto: Cristovam Buarque (www.cristovam.org.br) Seleção de imagens: Christiana Ervilha e Cristovam Buarque Pesquisa e animação: Christiana Ervilha

46 Movimento Educacionista Movimento Educacionista O que fazer 168 Núcleos criados nas 5 regiões do Brasil No Twitter - Rede educacionista - Movimento educacionista - O que é o Educacionismo Jornal educacionista Manchetes educacionistas Como criar um núcleo educacionista Mapa interativo com os núcleos de cada estado


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