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O Movimento Educacionista

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Apresentação em tema: "O Movimento Educacionista"— Transcrição da apresentação:

1 O Movimento Educacionista
Cristovam Buarque Seminário Educação, - Projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte Natal, 17 de maio de 2010

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3 Cinco perguntas Por que educação é importante?
Como está a educação no Brasil? Por que no Brasil não damos importância à educação? Como mudar nossa realidade educacional? O que fazer?

4 Por que educação é importante
Antes, bastavam a força dos braços escravos, a intuição, os sentimentos

5 Por que educação é importante
Com a industrialização, surge a necessidade de habilidade manual para operar as máquinas e de conhecimento relativo nas demais áreas

6 Por que educação é importante
Atualmente, as máquinas são inteligentes, necessitam de operadores com muito mais conhecimento

7 Por que educação é importante
O processo social e econômico depende de Ciência e Tecnologia como nunca antes dependeu

8 Por que educação é importante
Um chip = US$ 270 = 90 caixas de 40kg de laranjas = 3,4 toneladas de minério de ferro

9 Por que educação é importante
Principais importações de 2008: 1. Petróleo em bruto 2. Automóveis de passageiros 3. Partes e peças para veículos automóveis e tratores 4. Medicamentos para medicina humana e veterinária 5. Cloreto de Potássio 6. Circuitos e Microconjuntos eletrônicos 7. Adubos ou Fertilizantes contendo nitrogênio, fósforo e potássio 8. Instrumentos e aparelhos de medida, de verificação 9. Circuitos impressos e outras partes para aparelhos de telefonia 10. Motores e turbinas para aviação e suas partes O Brasil é um país basicamente importador de conhecimento, salvo exceções Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Secretaria de Comércio Exterior

10 Por que educação é importante
Desigualdade na educação: 4,5 milhões de jovens entre 15 e 29 anos estão fora da escola ou desempregados 30 milhões de brasileiros com mais de 14 anos não têm estudo 60 milhões com mais de 14 anos não fizeram o ensino fundamental Um quinto dos estudantes de 4a. série trabalha De cada 100 alunos que ingressam na educação básica, apenas 52 terminam a 8ª série e só 34 chegam ao final do ensino médio de forma regular 68,3% dos estudantes de 15 a 24 anos trabalham ou procuram emprego 34,9% dos estudantes trabalham No social, a desigualdade é o resultado da falta de conhecimento Foto: Tuca Vieira Fonte: MEC e IBGE

11 Por que educação é importante
Educação e desigualdade salarial: Cada ano a mais de estudo de um trabalhador pode aumentar em 15% sua remuneração. O salário médio de um brasileiro sem nenhuma instrução é de R$ 401, enquanto o um trabalhador com 18 anos de escolaridade chega a receber R$ Com apenas um ano a mais de estudo, os salários podem crescer 47,39%. A diferença salarial entre uma pessoa que concluiu o ensino médio e a de um trabalhador que cursou somente o primeiro ano de faculdade pode chegar a 19,5%. Só educação com a mesma qualidade garante oportunidades iguais Fonte: FGV 2009

12 Por que educação é importante
A opção entre Rede de Proteção Social e Escada de Ascensão Social

13 Por que educação é importante
O futebol permite ascensão social porque a bola é redonda para todos

14 Por que educação é importante
Crise de 1930 – inflexão: Da agricultura à indústria mecânica

15 Por que educação é importante
Crise atual - inflexão: Da indústria mecânica para a indústria do conhecimento

16 Por que educação é importante
A exclusão educacional é um desperdício E se Albert Einstein tivesse estudado numa destas escolas??

17 Como está a educação no Brasil
Segundo o Exame Nacional do Ensino Médio : Média geral das escolas brasileiras de EM: 49,47 Média geral das escolas federais: 63,59 Média geral das escolas estaduais: 47,42 Média geral das escolas municipais: 47,96 Média geral das escolas particulares: 61,15

18 Como está a educação no Brasil

19 Como está a educação no Brasil
Única forma do país ser desenvolvido A Universidade sem qualidade puxa Ciência e Tecnologia para baixo. O Ensino Fundamental sem qualidade puxa o Ensino Médio para baixo. O Ensino Médio sem qualidade puxa a Universidade para baixo. Se não fizermos a revolução científica e tecnológica, o Brasil ficará para trás.

20 Como está a educação no Brasil
Sem uma revolução na educação não há futuro para o Brasil, nem do ponto de vista econômico, nem do ponto de vista social

21 Por que no Brasil não damos importância à educação
Razão cultural

22 Por que no Brasil não damos importância à educação
Razão social

23 Por que no Brasil não damos importância à educação
Razão política

24 Como mudar nossa realidade educacional
Definir boa educação Toda criança matriculada, frequentando, assistindo, aprendendo e concluindo o ensino médio Todo professor bem formado, bem remunerado e bem dedicado Toda escola bem construída e bem equipada Toda escola funcionando em horário integral Espalhar a boa escola escolas 50 milhões de crianças 2 milhões de professores 5.564 cidades

25 Como mudar nossa realidade educacional
Transferir para o Governo Federal a coordenação nacional da educação de base, com descentralização gerencial. Criar o Ministério da Educação de Base Criar uma Agência Nacional para a Proteção da Criança e do Adolescente Garantir descentralização gerencial com liberdade pedagógica Criar um Sistema Nacional de Avaliação e Fiscalização da Educação de Base “TCU” da educação Sistema de Inspetores Federais Educacionais

26 Como mudar nossa realidade educacional
Realizar a revolução na educação em todo o País em 20 anos, iniciando-a imediatamente por blocos de cidades. Plano Nacional de Carreira do Magistério Programa Federal de Qualidade na Educação 250 cidades, 100 mil professores, escolas, 3 milhões de alunos.

27 Como mudar nossa realidade educacional
Definir padrões nacionais para todas as escolas brasileiras. Padrões Nacionais de salário, formação e dedicação do professor Padrões Nacionais para as edificações e equipamentos das escolas Padrões Nacionais Mínimos para o Conteúdo Escolar

28 Como mudar nossa realidade educacional
Estabelecer uma Lei de Metas para a Educação e uma Lei de Responsabilidade Educacional para os dirigentes.

29 Como mudar nossa realidade educacional
Valorizar, formar e motivar o Professor. Recuperar o prestígio do professor na sociedade Aprovar o PLS 320/2008, que cria o Programa Federal de Educação Integral de Qualidade para Todos e a Carreira Nacional do Magistério da Educação de Base Criar uma Rede Nacional para a Formação de Professores Retomar os projetos de valorização do professor Criar um Conselho Nacional do Magistério

30 Como mudar nossa realidade educacional
Valorizar, formar e motivar o Professor (cont.) Iniciar a implantação de uma Carreira de Estado do Magistério Brasileiro Implantar uma Rede de Centros de Pesquisas e Desenvolvimento da Educação Implantar o Sistema de Residência Educacional Criar a opção de Dedicação Exclusiva para os professores da educação de base Oferecer a todo professor reconhecimento adicional conforme sua dedicação e a conseqüente contribuição para o aprendizado de seus alunos Proibir a substituição de professor durante o ano letivo, salvo nas graves exceções por impossibilidade física.

31 Como mudar nossa realidade educacional
Modernizar o conteúdo Modernizar o conteúdo, o que implicará pelo menos 12 cuidados: i. ética no comportamento pessoal; ii. solidariedade social e os direitos humanos; iii. respeito à natureza; iv. respeito à diversidade v. indignação diante de preconceitos e injustiças vi. habilitação para o uso dos instrumentos de informática; vii. aprendizado pleno de pelo menos um idioma, além do Português, especialmente o Inglês e o Espanhol; viii. gosto pela cultura;

32 Como mudar nossa realidade educacional
Modernizar o conteúdo (cont.) Modernizar o conteúdo, o que implicará pelo menos 12 cuidados: ix. hábitos social e fisicamente saudáveis; x. ensino de Matemática e Ciências; xi. capacidade de aprender e reaprender depois da escola; xii. inserção de cada aluno na perspectiva do aprendizado contínuo e permanente ao longo da vida. Complementar a escola, o que significa ir além do horário integral, adotar no processo educacional a prática de esportes, o exercício das artes, a reflexão filosófica, as atividades de voluntariado

33 Como mudar nossa realidade educacional
Qualificação de infra-estrutura Construir e reformar pelo menos 100 mil das atuais escolas. Garantir equipamento moderno de teleinformática e multimídia em todas as escolas. Garantir equipamento moderno de ginástica, teatro, música Generalizar a leitura na escola

34 Como mudar nossa realidade educacional
Proteger as edificações e os equipamentos escolares. Tratar como crime hediondo o desvio de verbas Aprovar uma lei específica para criminalizar com rigor o vandalismo nas escolas e proteger as instalações escolares Abrir as escolas à população Criar a Agência Federal para a Coordenação da Segurança Escolar

35 Como mudar nossa realidade educacional
Universalizar a freqüência às aulas até a conclusão do Ensino Médio. Atender as crianças em idade pré-escolar com um programa de acompanhamento da alimentação e do desenvolvimento psicológico e pedagógico Garantir vaga a toda criança brasileira, a partir dos quatro anos de idade Identificar e trazer para a escola todas as crianças que compõem os 5% não matriculados Retomar o compromisso da Bolsa-Escola com a educação Criar a Poupança-Escola

36 Como mudar nossa realidade educacional
Universalizar o Ensino Técnico. Ampliar o número de escolas técnicas de nível médio Garantir atendimento e formação a todos os interessados Ampliar o PROJOVEM Ampliar o uso dos sistemas de educação técnica com alternância

37 Como mudar nossa realidade educacional
Envolver a universidade com a Educação de Base. A criação de convivência entre a universidade e a escola básica A formação de professores para a educação de base A realização de pesquisas relacionadas com aspectos pedagógicos e técnicas de aprendizado O envolvimento na educação de base de alunos e ex-alunos Substituir o Vestibular pelo Programa de Avaliação Seriada

38 Como mudar nossa realidade educacional
Criar o Cartão Escolar de Acompanhamento Federal

39 Como mudar nossa realidade educacional
Erradicar o analfabetismo no Brasil Retomar a Secretaria para a Erradicação do Analfabetismo Criar o programa Bolsa Alfa Mobilizar as instituições públicas e privadas Criar incentivos para que os universitários sejam alfabetizadores de adultos Retomar o programa de Leituração Retomar o Labirinto do Analfabetismo

40 Como mudar nossa realidade educacional
Garantir o envolvimento das famílias e os meios de comunicação na revolução educacional Estimular o envolvimento dos meios de comunicação por meio de uma Lei do Envolvimento Midiático na Educação Estimular o envolvimento da família na educação de suas crianças Criar canais televisivos educacionais e de reforço escolar Incentivar, divulgar, apoiar o uso do Ensino a Distância, sintonizando a educação brasileira, em todos os níveis, com o avanço das novas tecnologias educacionais não presenciais

41 Como mudar nossa realidade educacional
Instituir um sistema de Premiação Educacional Criar o PROESB Retomar o Programa Educa Brasil Educação, boas maneiras, civilidade, educação no trânsito, cuidado com o meio ambiente Envolvimento da mídia com o esforço nacional pela Educação.

42 Como mudar nossa realidade educacional
O Pacto da Excelência Criar uma Escola Nacional para Gestores Educacionais Implantar um sistema de “mérito-democracia” Assegurar a continuidade Substituir a discussão política, centrada na ocupação de cargos Não limitar a discussão aos apoiadores do governo Usar o Conselho da República para agir na Educação Garantir que, nos momentos de grandes enfrentamentos, o Poder Executivo e o Congresso Nacional trabalhem de forma combinada Criar o Pacto da Sala de Aula

43 Como mudar nossa realidade educacional
O custo de fazer O custo de não fazer O Educacionismo e o Educacionista

44 A revolução possível Movimento Educacionista
Dificuldade: classes médias e altas vão sentir a perda de seus privilégios por causa do monopólio da qualidade, como aconteceu com o movimento abolicionista Papel dos educadores e dos meios de comunicação

45 O que fazer Despertar o Brasil
Transformar a educação em vetor de segurança Movimento Educacionista 168 Núcleos criados nas 5 regiões do Brasil No Twitter - Rede educacionista - Movimento educacionista - O que é o Educacionismo Jornal educacionista Manchetes educacionistas Como criar um núcleo educacionista Mapa interativo com os núcleos de cada estado Roteiro e texto: Cristovam Buarque (www.cristovam.org.br) Seleção de imagens: Christiana Ervilha e Cristovam Buarque Pesquisa e animação: Christiana Ervilha

46 O que fazer Movimento Educacionista
168 Núcleos criados nas 5 regiões do Brasil No Twitter - Rede educacionista - Movimento educacionista - O que é o Educacionismo Jornal educacionista Manchetes educacionistas Como criar um núcleo educacionista Mapa interativo com os núcleos de cada estado


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