Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEloah Basilio Alterado mais de 10 anos atrás
1
Young Peoples Images of Science Capítulo 1: Introduction José Adolfo Renata Cardoso
2
Cap. 1 - Introduction Young Peoples Images of Science A Escola de ciências e a compreensão pública zA escola de ciências contribui efetivamente para a compreensão pública de ciências? z Inclusão no Science National Curriculum em 1989: The Nature of Science zAAAS 1989, Science for All Americans zPrincipal interesse: investigar as idéias dos estudantes sobre a natureza da ciência
3
Cap. 1 - Introduction Young Peoples Images of Science A compreensão dos estudantes zHá 25 anos existe um estudo sobre as idéias dos jovens sobre o comportamento do mundo natural zOs alunos utilizam evidência observacional para checar, testar e refinar suas explicações Ciências x Científico Conhecimento sobre o conhecimento científico Linguagem referente a objetos, fenômenos e eventos do mundo real
4
Cap. 1 - Introduction Young Peoples Images of Science zAs crianças desde cedo já tem idéias sobre conhecimento científico Objetivos do Projeto zAnalisar as visões dos estudantes sobre: yOs propósitos do trabalho científico ycompreensão sobre a natureza do conhecimento científico yconhecimento sobre ciências como um empreendimento social
5
Young Peoples Images of Science Capítulo 2: Why does understanding of the nature of science matter?
6
Cap. 2 - Why does understanding of the nature of science matter? Young Peoples Images of Science Os objetivos de educação de ciências zPor quê é importante que os estudantes aprendam na escola alguma coisa sobre a natureza da ciência? zO que nós desejaríamos saber sobre a natureza da ciência? zEm países tecnologicamente desenvolvidos, ciências faz parte da educação geral dos alunos
7
Cap. 2 - Why does understanding of the nature of science matter? Young Peoples Images of Science Alfabetização científica como um objetivo do currículo zIndivíduo participante na sociedade : conhecimento científico zShen (1975) escreve três alfabetizações funcionais: ycientífico prático ycientífico cívico ycientífico cultural zLayton (1993) acrescenta mais dois: ycientífico industrial ycientífico recreativo
8
Cap. 2 - Why does understanding of the nature of science matter? Young Peoples Images of Science zNo geral, compreensão de ciências envolve: yter conhecimento em alguns aspectos do conteúdo de ciências - fatos, leis, conceitos e teorias yter conhecimento do estudo científico para investigação yter conhecimento da ciência como um empreendimento social - ciência na sociedade e ciência como sociedade
9
Cap. 2 - Why does understanding of the nature of science matter? Young Peoples Images of Science Argumentos na literatura para promover a compreensão pública de ciências zUtilitário zDemocrático zCultural zMoral zAprendizagem de ciências
10
Cap. 2 - Why does understanding of the nature of science matter? Young Peoples Images of Science Resumindo... zEstudantes precisam ter algum entendimento claro da natureza do conhecimento científico, apreciando a natureza das leis e teorias e os possíveis limites das aplicabilidades das idéias desenvolvidas em laboratórios para situações do mundo real
11
Young Peoples Images of Science Capítulo 3: Perspectives on the nature of science
12
Cap. 3 - Perspectives on the nature of science Young Peoples Images of Science zA ausência de consenso zPara isso, o foco foi a compreensão da natureza da ciência, e não para a natureza da tecnologia Ciência x Tecnologia Explicações sobre eventos e fenômenos naturais Solução de problemas práticos
13
Cap. 3 - Perspectives on the nature of science Young Peoples Images of Science Avaliação Histórica zCiência é a parte principal do conhecimento sobre o mundo natural; é um conjunto de práticas, tanto material quanto social, que têm sido usadas para obter e estender o conhecimento zPrincipal objetivo da ciência: fornecer explicações para fenômenos naturais
14
Cap. 3 - Perspectives on the nature of science Young Peoples Images of Science A visão indutiva zTeorias científicas são derivadas de alguns fatos da experiência adquiridos por observação e experimento. zVisão Empírica e Indutiva zPopper: Crítica a indução - O conhecimento científico é criado, construído e não descoberto em um conjunto de dados empíricos
15
Cap. 3 - Perspectives on the nature of science Young Peoples Images of Science Revolução de Khun zCiência Normal: modelar a solução de novos problemas segundo os problemas exemplares zParadigma: conceito fundamental de suas teorias zRevoluções científicas: transição para um novo paradigma zAnomalia: ruptura do paradigma dominante zCritérios de qualidade de uma boa teoria: Precisão, consistência, simplicidade, amplitude de aplicação
16
Cap. 3 - Perspectives on the nature of science Young Peoples Images of Science Resumindo... zPropósitos do trabalho científico: yCiência natural dirigindo questões sobre o mundo real yExplicar fenômenos naturais zA natureza e o estado do conhecimento científico: yInvestigação do conhecimento do aluno envolve a coleção e uso de dados yexplicações científicas são baseadas em leis e teorias zCiência como um empreendimento social yConhecimento científico é produto de uma comunidade, e não de um indivíduo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.