A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Transmissão da Fé no contexto Pós-moderno

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Transmissão da Fé no contexto Pós-moderno"— Transcrição da apresentação:

1 A Transmissão da Fé no contexto Pós-moderno
VI Semana Teológica Instituto de Teologia Mons. Barreto 07-11 de outubro de 2013

2

3 A transmissão da fé à juventude em tempos multimidiáticos
Profa. Quininha

4 Avanços... Rapidez das informações – ganho de tempo
Mobilidade geográfica Acessibilidade a pessoas e lugares em tempo virtual Aquisição rápida de conhecimento e de objetos/documentos - Google Localização de pessoas/endereços/coisas em tempo recorde Comodidade em locomoção Enfim...

5 O mundo não é mais o mesmo depois da internet!!!...

6

7 2 exemplos do novo uso da comunicação pós-moderna!
Video - Natal moderno Desconecte-se para conectar-se

8 Retrocessos... Isolamento Individualismo Autossuficiência Solidão
Perda no processo de humanização pela dinâmica dos sentidos: o olhar, o toque, o ouvir/falar, o abraçar, beijar... Corporeidade eletrônica – Adeus ao corpo! O ciberespaço

9 Temática em discussão pela grande mídia!
Dependência das redes sociais/internet Jogos = agressividade Isolamento da família Baixo rendimento escolar Invasão de privacidade Promiscuidade sexual Assédio sexual Outros...

10 nada sabem uns dos outros.
Ciberespaço... ...é hoje um modo de existência integral, com linguagens, culturas, utopias. Mundo real e imaginário, de sentidos e valores que só existem a partir do cruzamento de milhões de computadores que colocam provisoriamente em contato indivíduos afastados no tempo e no espaço e que, às vezes, nada sabem uns dos outros. Mundo onde as fronteiras se confundem e o corpo se apaga, onde o Outro existe na interface da comunicação, mas sem corpo, sem rosto, sem outro toque além daquele do teclado do computador, sem outro olhar além da tela [...] um mundo sem carne! (David Le Breton)

11 O viajante virtual conhece realmente um mundo fictício, sente fisicamente um mundo sem carne…
Um mundo sem o ônus da prova e podendo viver atividades inéditas; A realidade virtual está aquém e além do corpo, e sem sair do quarto, o indivíduo pode ser quem ele quiser. O corpo transforma-se num estorvo, uma excrescência/excesso do computador; Viver neste mundo faz esquecer as consequências reais de nossas ações no mundo real; suprime a responsabilidade e a ética!

12 E a Evangelização????? Não podemos ficar alheios a estas questões mencionadas e tantas outras... Como lidar com elas? Sabemos lidar com estas situações? Sabemos da urgência de transmitir a fé, neste contexto, sobretudo à juventude, mas como fazê-lo?

13 Estamos preparados para a Transmissão da Fé usando os recursos multimidiáticos?
# Conhecemo-los? # Temos acesso a eles? # Sabemos manuseá-los? # Possuímos o aparato tecnológico para desenvolver o processo de evangelização usando tais recursos? # Dispomos de meios para capacitar nossos agentes de pastoral para tal empreendimento? # Eles querem? Podem? # A Igreja quer?

14

15 A prática de Jesus A tradição cristã mantém a postura de Jesus como modelo de Alteridade, como aquele que se fez próximo, que olhou, tocou, conviveu com todos, e amou de maneira especial os pobres e os pequenos, recuperando a dignidade perdida e remetendo-os ao convívio social. Não seria este o desafio maior a ser enfrentado nestes novos tempos??? Isto porque...

16 O ser humano se humaniza com e junto
“O antropocentrismo unilateral tão entranhado no mundo moderno é caracterizado por um exacerbado subjetivismo, cuja tendência é considerar o ser humano isolado dos outros seres humanos. Este fechamento do sujeito sobre si mesmo é acompanhado de uma orientação que privilegia a relação homem-mundo material e que tem como consequência a supervalorização o conhecimento técnico-científico, que levou ao esvaziamento ou, pelo menos, ao empobrecimento do caráter interpessoal do ser humano concreto e singular.” (G. Rubio)

17

18

19 Orientações pastorais:
1) DAp = 2) DGAE Cap. II – n.17-24 3) Jesus = O que faria Jesus em tempos multimidiáticos?

20 DAp 34-39.41 Realidades desafiadoras
O fenômeno da globalização Mudanças provocadas pelos sofisticados avanços ciência e da tecnologia Aceleramento da história – realidades complexas - provoca a Igreja no sentido ético e religioso É a procura de Deus que exige novas linguagens do domínio técnico As pessoas precisam sempre e cada vez mais de informações e as buscam de forma unilateral e dualista, fragmentada

21 DGAE 2011-2015 - Cap. II – n.17-24 –Marcas do nosso tempo
“Já não vivemos uma época de mudanças, mas uma mudança de época”= tempos desnorteadores, pois afetam os critérios de compreensão, os valores mais profundos; a cultura… De um lado o agudo relativismo… de outro, os fundamentalismos que se fechando em determinados aspectos, não consideram a pluralidade e o caráter histórico da realidade como um todo.

22 Os mesmos critérios que regem as leis do mercado, do lucro e dos bens materiais regulam também as relações humanas… Já não é mais a pessoa que se coloca na presença de Deus como servo atento… mas é a ilusão de que Deus pode estar a serviço das pessoas. Mudanças de época pedem um tipo específico de ação evangelizadora… Tempo de volta às fontes e busca dos aspectos centrais da fé.

23 O que faria Jesus em tempos multimidiáticos?????
Jesus convidava a discernir os sinais dos tempos; a ver para além dos órgãos da visão; Jesus conhecia a cultura e os problemas que afligiam o povo Jesus percebia a ideologia dos poderosos que mantinha os pobres subjugados; Jesus utilizava uma linguagem simples mas contextualizada; Jesus denunciava as manobras dos ricos e a exploração dos mais fracos;

24 Jesus em tempos multimidiáticos…
Hoje Jesus teria celular… um computador; Jesus teria facebook… um milhão de amigos; Jesus postaria fotos e parábolas animadas por desenhos e caricaturas; Mas Jesus não deixaria de fitar nos olhos das pessoas, de tocá-las, de ir comer com elas, de dar-lhes atenção, de ouvi-las, de comer em suas casas, de solicitar a companhia dos amigos, de aliviá-las no sofrimento, de libertá-las do que as escravizava, de colocar-se a serviço dos mais fracos e pobres, de dar a vida pelos seus amigos!

25

26 Jesus????? Em tempos como os nossos Jesus talvez fizesse cursos de informática, acessasse multimídias, se comunicasse pelo face e tivesse muitos fãs que o seguiriam no twitter; mas tudo isso ele usaria como mecanismos que o ajudariam a implantar de maneira mais inculturada o Reino de Deus.. Com certeza, Jesus não permitiria que tudo isso o desumanizasse, afastando-o das pessoas.

27 Coragem e que Deus nos ajude!
Obrigada! ________ Quininha ________


Carregar ppt "A Transmissão da Fé no contexto Pós-moderno"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google