A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histórico, Características e Recursos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histórico, Características e Recursos"— Transcrição da apresentação:

1 Histórico, Características e Recursos
Rede WAN da Codevasf Histórico, Características e Recursos Área de Gestão Estratégica Gerência de Tecnologia da Informação Junho / 2011

2 Rede WAN Definição Uma rede WAN (Wide Area Network) ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente, com o objetivo de possibilitar a troca de informações entre os computadores a ela integrados.

3 A Rede WAN da Codevasf Abrangência A rede WAN da Codevasf interliga atualmente as seguintes localidades: A sede da Empresa; As sete Superintendências Regionais; e Os três Escritórios de Representação.

4 A Rede WAN da Codevasf Importância Exerce um papel fundamental nos serviços de Tecnologia da Informação provendo o acesso aos seguintes serviços: Compartilhamento de dados das redes locais; Sistemas internos da Empresa; Sistemas estruturados do Governo Federal; Serviços de correio eletrônico ( ); e Rede mundial de computadores (Internet).

5 A Rede WAN da Codevasf Histórico A rede WAN da Codevasf foi implantada em 2000, inicialmente incluindo a Sede da empresa e seis Superintendências Regionais. Posteriormente foram incluídas a 7ª Superintendência Regional e os três Escritórios de Representação.

6 A Rede WAN da Codevasf Histórico Em 2005 foi realizada nova licitação destes serviços com o aumento das velocidades dos links conforme quadro abaixo: (*) - Velocidade máxima de tráfego de dados. (**) - Velocidade garantida pelo provedor para as conexões.

7 A Rede WAN da Codevasf Histórico Em 2010, por meio do edital 28/2010 foi realizada nova licitação para contratação dos serviços da rede WAN, visando principalmente o aumento de velocidade e a alteração da tecnologia de comunicação utilizada, passando de Frame-Relay para MPLS (Multiprotocol Label Switching).

8 A Rede WAN da Codevasf Histórico Em razão da ambrangência geográfica da rede que envolve a participação de várias concessionárias locais, provedores de serviço com atuação em âmbito nacional e investimentos em infraestrutura necessários para sua implantação, as três contratações foram efetuadas por consórcio das empresas Telemar e BrasilTelecom.

9 A Rede WAN MPLS Arquitetura

10 A Rede WAN MPLS Custos Os serviços que compõem a arquitetura de comunicação de dados da Codevasf são objeto de contratos específicos, cujos custos encontram-se apresentados abaixo:

11 A Rede WAN MPLS Características Os links foram redimensionados considerando o número de estações de trabalho existentes nas unidades descentralizadas atendidas pela rede, conforme tabela a seguir: (*) - Velocidade de tráfego dos dados (**) - Não implantada

12 A Rede WAN MPLS Características A arquitetura da rede MPLS permite o tráfego de dados diretamente entre as localidades da rede (FULL MESH), diferentemente da arquitetura estrela (Frame Relay) na qual todo o tráfego deve passar pelo nó central (sede da Codevasf).

13 A Rede WAN MPLS Características A tecnologia MPLS permite o tratamento diferenciado do tráfego com garantia de qualidade de serviço (QoS - Quality of Service) com priorização para diferentes classes de serviço: Multimídia (ex. vídeo conferência); Pacotes de voz (ex. telefonia IP); Aplicações críticas (ex. sistemas internos).

14 Expansão da Rede WAN MPLS
Novos Serviços Com a disponibilização da rede MPLS encontram-se em estudo os seguintes serviços para implantação com a utilização da rede WAN: Vídeo Conferência (Sede e SRs); e Telefonia IP com a integração de PABX.

15 Expansão da Rede WAN MPLS
Ampliação O crescimento constante no uso dos recursos da rede de comunicação de dados da Codevasf, em razão de novas tecnologias de mercado, implantação de novos sistemas de informação corporativos, modernização dos processos de trabalho e ampliação da oferta de serviços, exige a permanente atualização dos recursos disponibilizados visando o atendimento da demanda em níveis satisfatórios de segurança e velocidade.

16 Expansão da Rede WAN MPLS
Ampliação Visando atender à expectativa desta demanda foi efetuado estudo estimativo para o aumento da banda contratada, com um impacto financeiro de 12,26% no valor mensal, resultando em links com as velocidades apresentadas abaixo:

17 Área de Gestão Estratégica - AE/GTI Sérgio Paulo de Miranda
Telefone: (61) Gerência de Tecnologia da Informação - AE/GTI Ricardo Guimarães Mueller Rocktaeschel Telefone: (61) Unidade de Infraestrutura e Tecnologia - AE/GTI/UIT André Luís Gomes Moreira Telefone: (61)


Carregar ppt "Histórico, Características e Recursos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google