A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE LUTERANA NO BRASIL- CELUS ULBRA-SANTAREM     ÁDRIA CAROLINE NAVARRO PEREIRA EDINÉZIA SUELEM DA SILVA RODRIGUES KALÍCIA SCHINEIDER DA SILVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE LUTERANA NO BRASIL- CELUS ULBRA-SANTAREM     ÁDRIA CAROLINE NAVARRO PEREIRA EDINÉZIA SUELEM DA SILVA RODRIGUES KALÍCIA SCHINEIDER DA SILVA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE LUTERANA NO BRASIL- CELUS ULBRA-SANTAREM     ÁDRIA CAROLINE NAVARRO PEREIRA EDINÉZIA SUELEM DA SILVA RODRIGUES KALÍCIA SCHINEIDER DA SILVA YASMIM VICTÓRIA ARQUITETURA PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: MIES VAN DER ROHE, E SUAS PRINCIPAIS OBRAS ARQUITETONICAS. Santarém-Pará, abril de 2015

2 ÁDRIA CAROLINE NAVARRO PEREIRA
EDINÉZIA SUELEM DA SILVA RODRIGUES KALÍCIA SCHINEIDER DA SILVA YASMIM VICTÓRIA ARQUITETURA PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: MIES VAN DER ROHE, E SUAS PRINCIPAIS OBRAS ARQUITETONICAS. Trabalho acadêmico, como parte da nota parcial do segundo semestre, da disciplina de teoria e história da arquitetura do grau de bacharel em Arquitetura e Urbanismo, da universidade Celus Ulbra. Professora: Diana. Santarém-Pará, abril de 2015

3 ARQUITETURA MODERNA PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: MIES VAN DER ROHE, E SUAS PRINCIPAIS OBRAS ARQUITETÔNICAS.

4 Introdução. Contexto histórico:
Em 1945 houve o termino da 2ª Guerra Mundial, milhões de mortos na Europa, o holocausto, a queda de Hitler, o homem que ordenou a morte de milhões de judeus nos campos de concentração, as bombas atômicas, que causaram a morte instantânea de milhões de japoneses, e posteriormente destruiu a vida de outros. Como se não fosse suficiente Guerra Fria entre o polo capitalista e o socialista, deixou no ar a ameaça de uma Guerra Nuclear que colocaria toda a humanidade em risco.

5 Com isso, dai inicio a uma juventude, que possui uma maneira diferente de pensar, agora podem contestar através das palavras e também da tarde, ao contrario de antes, que eram reprimidos. No brasil: marcado pelo desenvolvimento econômico, pela democratização política e pelo surgimento de novas tendências artísticas e culturais. Em 1955 tínhamos Juscelino Kubitschek, como prefeito de Brasília, e nesse houve a construção de Brasília. Brasil marcado pelo êxodo rural. A década de 40 foi marcada pelo rádio, mas em 1950, Chateaubriand trouxe a televisão para o Brasil

6 Urbanismo pós-guerra As bombas da Segunda Guerra destruíram, principalmente, regiões de grande densidade urbana. Dos 18,8 milhões de moradias, 4,8 milhões foram completamente destruídos. Assim como em Berlim e Munique, o grau de destruição chegou a 50% em mais de 50 cidades alemãs. Em Colônia, Hamburgo, Nurembergue, Dortmund, Essen e Frankfurt, por exemplo, ele ultrapassou os 70%. O Parque Olímpico de Munique, projetado por Günter Behnisch e Frei Otto entre 1968 e 1972, é exemplo da arquitetura pós-guerra.

7 AS MUDANÇAS DE PARADIGMA DA ARQUITETURA
As tecnologias do aço e do concreto permitem a renovação formal juntamente com as vanguardas plásticas do começo do século. Após a 2ª Guerra Mundial, este paradigma da máquina se enfraquece à medida que surge um panorama de dispersão, fruto principal da aplicação dos princípios gerais e universais das vanguardas em cada contexto cultural, social e material. A arquitetura popular e referências orgânicas da natureza passam a ser fontes de inspiração, a linguagem da máquina é substituída pela linguagem metafórica do orgânico. A nova corrente começa a tender da não-cor e forma pura para o uso de materiais naturais, como madeira e pedra, para assim dar uma expressão familiar, cotidiana e folclórica. Além disso, ela começa a incorporar as mais recentes investigações sobre controle ambiental e estudo da acústica.

8 Contribuição da engenharia.
Desenvolvimento de estruturas na forma de abóbodas-casca; Uso de curvas geradas por seções cônicas e parabólicas; Emprego de peças pré-moldadas combinadas entre si e da protenção do concreto armado

9 Organicismo São estas as principais características da linguagem arquitetônica organicista: Reflexão, na sequência e na ordenação de seus espaços, dos movimentos reais e fundamentais do homem na construção, o que é feito em nome de uma função psicológica e espacial, ultrapassando os horizontes figurativos do racionalismo; Integração completa da realidade estrutural e espacial do edifício, não decompondo-o em planos, mas sim fazendo-se a projeção no edifício do complexo das atividades humanas que nele se desenvolvem; Tendência ao gosto pelas formas livres, ângulos diferentes de 90° variedade e riqueza de materiais, uso de curvas etc.

10 Os primeiros anos do segundo pós-guerra constituem um período de transição e preparação. Foram produzidas na Europa construções para eliminar os danos da guerra e para abrigar milhões de refugiados. Desta prática, renasce o Racionalismo, porém já começam partir dos antigos mestres tendências inovadoras. Essas correntes pós-45 são prosseguimento da busca da ampliação da forma funcionalista, ocorrendo uma apropriação inédita de novos meios expressivos, inclusive de formas de estilos históricos. A partir de 1945, planos regionais e municipais prevêem o crescimento residencial, situação dos equipamentos e traçado de novas ruas. Ao longo dos anos 50 assiste-se à reconstrução das cidades e desenvolvimento dos novos bairros demonstra que a pretensão do zoneamento restrito segregando as diferentes funções de cidade, é negativa. Pouco a pouco, os urbanistas passam a crer que a cidade urbana existe onde há mistura e sobreposição saudável de funções (residência, trabalho, comércio, lazer, ...) velando por um equilíbrio urbano.

11 Mies van der Rohe, o arquiteto dos ângulos retos
Um dos grandes expoentes da arquitetura moderna, van der Rohe concebeu toda a parte mais expressiva de sua obra a partir dos preceitos estéticos dos movimentos de design mais modernos de seu tempo, do construtivismo de Vladimir Tatlin, ao neoplasticismo.

12 Uma nova fase na América(1937)
Ele se utiliza de um mesmo modelo, com ritmo uniforme e mesmo material - estruturas metálicas com vedação em alvenaria ou vidro chegando a uma grande variedade e riqueza de soluções. Nos EUA. Mies desenvolve duas formas típicas de construção: A cobertura suspensa com grande espaço em planta; O edifício-torre com estrutura em aço e vedação em vidro.

13 Edifício Seagram Este edifício influenciou grandemente a arquitetura Norte Americana, sendo um destes traços característicos de Mies, expressar ou articular a estrutura dos edifícios externamente. Era um estilo que argumentava que a utilidade funcional dos elementos estruturais do edifício, quando visíveis, podem suplantar a articulação decorativa formal, e mais honestamente, conversar com as pessoas do que qualquer sistema de ornamentação aplicada. “Elementos estruturais de um edifício devem ser visíveis”, Mies pensava.

14 Edifício Seagram

15 Casa Farnsworth / Mies van der Rohe
A Casa Farnsworth é um gentil ordenamento da espontaneidade da natureza. O volume envidraçado toma partido da integração com a paisagem, indo ao encontro do conceito miesiano de uma forte relação entre a casa e a natureza.

16 Casa Farnsworth / Mies van der Rohe
Características: Ano: 1951. Endereço: Plano Illinois Estados Unidos da América Tipo de projeto: Residencial. Status: Construído. Materialidade: Metal e Vidro Estrutura: Aço Localização: Plano, Illinois, Estados Unidos da América Implantação no terreno: Isolado Consiste em oito pilares de aço de perfil I que suportam as estruturas da coberta e do piso; é simultaneamente estrutural e expressivo. Entre os pilares aparecem grande panos de vidros de piso a teto, rodeando toda a casa, abrindo os ambientes à paisagem circundante Devido às periódicas cheias do rio Fox, Mies propõe que a casa seja sutilmente implantada no terreno, elevando-a 1 metro e 60 centímetros do chão.

17 Casa Farnsworth / Mies van der Rohe

18 Lafayette Park / Mies van der Rohe
Situado no extremo leste do Downtown Detroit , Lafayette Park constitui a maior coleção do mundo de edifícios desenhados por Mies van der Rohe . O complexo de 78 acres foi concluída em 1959, logo após Crown Hall e o Edifício Seagram.

19 Lafayette Park / Mies van der Rohe
Características: Lafayette Park foi o esforço colaborativo de Mies van der Rohe , paisagista Alfred Caldwell, e planejador Ludwig Hilberseimer. Herb Greenwald, o desenvolvedor. Arquitetura mesiana. A área exala uma sensação de O bairro passa segurança e tranquilidade em uma cidade atualmente considerado o mais perigoso nos valores de propriedade EUA. Mies. Colunas de aço ou de montantes são visíveis no exterior e correr a toda a altura da fachada. Placa janelas de vidro se estendem do chão ao teto no pavilhão, moradias e tribunais, e começar logo acima do piso, no leste e oeste Towers. Mies colocou a cozinha e áreas de estar no primeiro nível de cada moradia, com os quartos localizados acima

20 Lafayette Park / Mies van der Rohe
Lafayette Park contém uma variedade de tipos de habitação, incluindo três prédios de apartamentos, 162 townhouse, e 24 tribunais. No canto noroeste do desenvolvimento fica o Pavilhão, que oferece aluguel de apartamentos de um, dois e três quartos. Para o sudeste, o Oriente eo Ocidente Lafayette Towers subir cada lado de uma garagem baixo definir parcialmente abaixo do grau.

21 IBM / Mies van der Rohe edifício
Rohe Localização: Chicago, Illinois Ano Projeto: Concluído em 1973, o edifício da IBM, também conhecido como o 330 North Wabash, tornou-se uma das mais prestigiadas localizações da cidade. Um símbolo de pura da arquitetura da época, um retângulo de cerca de 700 pés (213 metros) de altura, que fica em um alto pedestal que ajuda a manter uma altura uniforme por causa da desigualdade do site; State Street se inclina fortemente em direção ao oeste.

22 IBM / Mies van der Rohe edifício
Características: Materiais, alumínio e vidro colorido preto cinza, foram usados ​​em conjunto para criar uma pele uniforme, dando a aparência de um único grande volume imponente e impressionante. Estando localizado em um local com vista para o rio, o edifício IBM abre a vista para o lago e é muito atraente para os transeuntes em frente ao rio. simplicidade, proporções e detalhes construtivo. O mais elevado de todos os edifícios. Atualmente, 36% do espaço do edifício não está em uso e em poucos anos, espera-se que outros 16 apartamentos ficado vago na sequência da transferência antecipada do escritório de advocacia Jenner e Block.

23 Neue National Gallery em Berlim / Mies van der Rohe
O edifício é 64.8m de comprimento, com apenas 2 colunas de aço de cada lado, que libertem os cantos que dão ao edifício um olhar leve. Um edifício muito "Mies", com uma idéia clara e radical colocado em uma estrutura muito minimalista, mas detalhada.

24 Neue National Gallery em Berlim / Mies van der Rohe
Com o seu telhado de aço e vernácula arquitetura graciosamente austera, a Neue Nationalgalerie, não só se destaca como um ícone do modernismo, mas como testemunho de um arquiteto visionário do século 20

25 O Pavilhão Alemão O Pavilhão Alemão foi projetado por Ludwig Mies van der Rohe em 1929 como o trabalho de representação alemão na Exposição Internacional realizada em Barcelona Montjuic naquele ano. O pavilhão foi concebido como um espaço de dimensões modestas e materiais refinados. Vidro, aço e quatro tipos de mármore, foram destinados para acomodar a recepção oficial presidida pelo rei Alfonso XIII com as autoridades alemãs.

26 Promontório Apartments
O promontório Apartments é um de 22 andares arranha-céu em Hyde Park, Chicago , Illinois , Estados Unidos projetado por Ludwig Mies van der Rohe . Ele foi o primeiro arranha-céus projetados e Mies foi o primeiro de seus edifícios para aplicar conceitos como um esqueleto exposto. A cooperativa prédio com vista para Burnham Park tem 122 unidades.

27 Promontório Apartments

28 Lake Shore Drive Lake Shore Drive é um par de gêmeos de torres de apartamentos de vidro e aço em N. Lake Shore Drive ao longo do Lago Michigan na Streeterville bairro de Chicago , Illinois . A construção começou em 1949 e o projeto foi concluído em As torres foram adicionadas ao Registro Nacional de Locais Históricos em 28 de agosto de 1980, e foram designados como Chicago Marcos em 10 de junho de O piso 26, 254 pés (82 m) altas torres foram projetadas pelo arquiteto Ludwig Mies van der Rohe , e apelidado de "Glass House" apartamentos. Construção foi pelo Chicago promotor imobiliário Herbert Greenwald , eo Sumner S. Sollitt Companhia. Os princípios de design, primeiro expressas na Friedrichstrasse 1921 Arranha-céu competição em Berlim e construiu 30 anos mais tarde, em Lake Shore Drive, foram copiado extensivamente e agora são considerados característica do moderno estilo internacional , bem como essencial para o desenvolvimento da moderna arquitetura de alta tecnologia.

29 Considerações finais

30 Referencias Albuquerque, Carlos. Arquitetura na Alemanha: Da Bauhaus à Alemanha pós-guerra Disponível em: guerra/a Acesso em: 04 de maio de 2015. Stott, Rory. Clásicos de Arquitectura: Chicago Federal Center / Mies van der Rohe,2013 Disponível em: < center-mies-van-der-rohe> Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Casa Farnsworth / Mies van der Rohe" 15 May ArchDaily Brasil. Acessado 4 Mai < der-rohe> Jones, Rennie. "Clássicos de anúncios: Lafayette Park / Mies van der Rohe" 11 de dezembro de archdaily. Acessado em 04 de maio de < Karina Duque. "Arquitetura clássica: IBM / Mies van der Rohe edifício" 29 de maio de 2014 Architecture Platform. Acessado 4 Maio 2015


Carregar ppt "UNIVERSIDADE LUTERANA NO BRASIL- CELUS ULBRA-SANTAREM     ÁDRIA CAROLINE NAVARRO PEREIRA EDINÉZIA SUELEM DA SILVA RODRIGUES KALÍCIA SCHINEIDER DA SILVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google