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Valor semântico das conjunções subordinativas

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Apresentação em tema: "Valor semântico das conjunções subordinativas"— Transcrição da apresentação:

1 Valor semântico das conjunções subordinativas
Profa. Elin M. L. Lautert

2 Observe as conjunções destacadas e reflita sobre seu valor semântico:
1. Não me mandou notícias, desde que viajou. (TEMPO) 2. Tudo se arranjará, desde que o aceites de volta. (CONDIÇÃO)

3 3. O conserto da Televisão ficou bom, como me havias dito.
(CONFORMIDADE) 4. Como estava apressada, a cliente esqueceu a bolsa. (CAUSA)

4 Conceituando as conjunções subordinativas
Elas inserem uma oração na outra, estabelecendo entre as duas ou mais orações uma relação de dependência sintática.

5 Conjunções subordinativas – classificação
1- Integrantes – fazem parte da regência de um verbo ou nome; integram uma oração substantiva EX.: Eu disse que ele viria. ( que/ se) 2- Causais – exprimem causa, razão. Toda causa pressupõe uma consequência Ex.: Como ela gritou não disse nada. ( porque, que, pois, visto que, já que, uma vez que) 3- Comparativa – ideia de comparação Ex.: João teimou como um burro. ( como, mais que, pior que, melhor que...)

6 4- Concessivas – fato contrário ao que se encontra na oração principal, ainda que não seja suficiente para anulá-lo Ex.: Vou ao baile, mesmo que chova. ( embora, se bem que, mesmo que, ainda que, conquanto...) 5- Condicionais – ideia de condição, hipótese. Ex.: Desde que comesse, eu cozinharia. ( se, caso, desde que, contanto que...)

7 6- Conformativas – ideia de concordância, conformidade.
Ex.: Conforme lhe disse, viajarei amanhã. (segundo, conforme, como) 7- Consecutivas – consequência, efeito do que foi expresso anteriormente. Ex.: Ela comeu tanto que passou mal. (que – acompanhado de tão...que, tanto...que, tamanho...que, tal...que)

8 8- Temporais – ideia de tempo.
Ex.: Mal o filme começara, ela sentiu-se mal. (quando, mal, logo que, sempre que, assim que...) 9- Finais – ideia de finalidade. Ex.: Estudamos bastante a fim de que passássemos no vestibular. 10- Proporcionais – ideia de proporcionalidade, simultaneidade. Ex.: Quanto mais economizava, mais sentia prazer. (à proporção que, à medida que, quanto mais, quanto menos...)

9 Observações importantes:
1) A conjunção como pode ter três valores semânticos: causa, comparação e conformidade. Ex.: “Como estivesse chovendo, não saí de casa” .  indica “causa”, pois poderia ser substituída por “já que”.(3)

10 Ex. : “Faço o trabalho como o regulamento prescreve
Ex.: “Faço o trabalho como o regulamento prescreve.”  indica “conformidade”, pois poderia ser substituída por “conforme”. Ex.: “Ele age como o pai.”  indica “comparação”, pois poderia ser substituída por “igual a”.(3)

11 2) A conjunção SE, além de ser condicional, pode ser causal ou iniciar uma oração subordinada substantiva, sendo denominada, nesse caso, de conjunção integrante. Ex.: “Se você estudar, conseguirá seu objetivo.”  indica condição e poderia ser substituído por “caso”. Ex.: “Se você sabia que era proibido entrar, por que não me avisou?”  indica causa e poderia ser substituído por “já que”. Ex.: “Não sei se ficarei lá muito tempo”.  indica uma conjunção integrante, pois “se ficarei lá” funciona como Objeto Direto do verbo SABER.(3)

12 1. Compare estes períodos:
Atividade 1: Vamos identificar a diferença de sentido das Conjunções subordinativas!!!!!! 1. Compare estes períodos: Eles devem apresentar um levantamento das necessidades locais e uma possível solução, pois o trabalho não pode ficar restrito a visitas ou ao mero assistencialismo. Eles devem apresentar um levantamento das necessidades locais e uma possível solução; o trabalho não fica, pois, restrito a visitas ou ao mero assistencialismo. Explique a diferença de sentido existente entre eles.

13 RESPOSTA: Sentido Explicativo / Sentido Conclusivo

14 2. Compare estas frases: Escolha o presente mais depressa, pois a loja vai fechar. A loja vai fechar; escolha, pois, o presente mais depressa. Explique a diferença de sentido nas duas orações.

15 RESPOSTA: Sentido Explicativo / Sentido Conclusivo

16 3. Dadas as frases: Volte para casa. Eu terminarei o trabalho.
Agrupe-as de modo a conseguir um sentido conclusivo.

17 RESPOSTA: Eu terminarei o trabalho, por isso volte para casa.

18 4. Dadas as frases: Trabalho para ajudar em casa. Trabalho porque preciso ajudar em casa. Explique a diferença de sentido expresso nas frases acima.

19 RESPOSTA: Finalidade Explicação

20 5. Dadas as frases: Mudamos o telefone uma vez que os trotes nos incomodavam muito. Mudamos o telefone a fim de que os trotes não nos incomodassem mais. Explique a diferença de sentido expresso nas frases acima.

21 RESPOSTA: Causa Finalidade

22 6. Dadas as frases: Não fomos à praia porque estava chovendo. Estava chovendo, tanto que não fomos à praia. Explique a diferença de sentido expresso nas frases acima.

23 RESPOSTA: Explicativo Consecutivo

24 7. Dadas as frases: As empresas estão se modernizando, já que o mercado internacional tornou-se muito competitivo. As empresas estão se modernizando, de modo que serão necessários profissionais bem formados. Explique a diferença de sentido expresso nas frases acima.

25 RESPOSTA: Causal Consecutivo

26 Os astronautas estão no espaço.
Os astronautas precisam exercitar o corpo. Junte as frases dando um sentido temporal.

27 RESPOSTA: Os astronautas precisam exercitar o corpo quando estão no espaço.

28 Eles não se falam. Eles moram na mesma casa. Junte as frases dando um sentido concessivo.

29 RESPOSTA: Eles não se falam embora morem na mesma casa.

30 Choveu na cidade. A cidade ficou inundada. Junte as frases dando um sentido causal.

31 RESPOSTA: A cidade ficou inundada uma vez que choveu.

32 Ele estava com dor. Ele continuava dando aula. Junte as frases dando um sentido concessivo.

33 RESPOSTA: Ele continuava dando aula, apesar de que estava com dor.

34 Já escrevi vários livros.
A editora ainda não publicou os livros. Junte as frases dando um sentido de concessão.

35 Já escrevi vários livros embora a editora ainda não os publicou.

36 O ponto de ebulição dos líquidos diminui.
A pressão atmosférica diminui. Junte as frases dando um sentido de proporcionalidade.

37 RESPOSTA: O ponto de ebulição dos líquidos diminui à proporção que a pressão atmosfera diminui.

38 Ele está triste. Ele não consegue dormir. Junte as frases dando um sentido de consequência.

39 RESPOSTA: Ele está triste de maneira que não consegue dormir.

40 Atividade 2: VAMOS EXERCITAR?
OBSERVE OS DESTAQUES E ESCOLHA UMA RELAÇÃO SEMÂNTICA DAS COLOCADAS ABAIXO. 1)Estudar nas vésperas das provas é desaconselhável , POIS corre o risco do apagão mental na hora da prova. 2)CASO não diminua o calor , as catástrofes da seca se tornará devastadora.

41 RESPOSTA: Explicação Condição

42 3) Eles se uniram PARA QUE todos fossem contemplados.
4) Entregamos o trabalho, EMBORA não estivéssemos no prazo.

43 RESPOSTA: 3) Finalidade 4) Concessiva

44 5) QUANDO TODOS ESTAVAM TENSOS, procurei acalmá-los.
6) COMO já era previsto, entregaram o resultado.

45 RESPOSTA: 5) Temporal 6) Conformidade

46 7) COMO estive doente , faltei.
8) Ela é COMO uma cinderela dos pobres.

47 RESPOSTA: 7) Causa 8) Comparação

48 9) Pedro pôs a culpa no irmão DESDE QUE seu pai deu por falta do dinheiro.
10) Eu canto DESDE QUE o instante exista.

49 RESPOSTA: 9) Temporal 10) Causal

50 Valores semânticos das orações coordenadas sindéticas
As orações coordenadas sindéticas estabelecem relação com outra oração e classificam de acordo com o valor semântico da conjunção que as introduz.

51 Aditivas: estabelecem, em relação à outra oração, uma noção de acréscimo, de adição.
Ex.: Ele comprou passagem e partiu no primeiro trem. São introduzidas pelas conjunções coordenativas aditivas: e, nem, ou pelas locuções não só... mas também, tanto ...como, etc.

52 Adversativas: estabelecem, em relação à oração anterior uma ideia de oposição, contraste, compensação, etc Ex.: Estuda , mas não aprende.

53 c) Alternativas : expressam fatos ou conceitos que se excluem ou se alternam entre si.
Ex.: Todas as tardes ia ao cinema ou fazia pequenas compras em lojas da região. São introduzidas pelas conjunções coordenativas alternativas: ou ... ou, ora ...ora, já ... já, quer ... quer, etc.

54 d) Explicativas = valor semântico de explicação Eu só peço a Deus um pouco de malandragem, pois sou criança e não conheço a verdade. (Cazuza e Frejat) Corra, porque estamos muito atrasados.

55 e) Conclusivas = valor semântico de conclusão Penso, logo existo. (René Descartes) Estudou muito, portanto fará uma boa prova.

56 Valor Semântico coordenativo

57 Exercícios: 1. Junte as orações usando, para uni-Ias, uma das conjunções escritas entre parênteses: (nem) (mas) (e) (ou... ou) (logo) (que) Faça as alterações necessárias e preste atenção à pontuação. a) Vou fechar a janela. / O vento está forte. b) Gosto muito de chocolate. / Estou fazendo dieta. c) Hoje é domingo. / Não tenho aula. d) O macaco não desceu da árvore. / O macaco não comeu a banana. e) Maria acorda cedo. / Maria fica vendo TV até tarde. 2. Diga o valor semântico de cada uma dessas orações.

58 RESPOSTAS: 1. a) Vou fechar a janela que o vento está forte. b) Gosto muito de chocolate, mas estou fazendo dieta. c) Hoje é domingo, logo não tenho aula. d) O macaco não desceu da árvore nem come a banana. e) Ou Maria acorda cedo, ou fica vendo TV até tarde. 2. Valor Semântico: Explicação Oposição Conclusão Adição Alternância


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