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PublicouVictoria Desconhecida Canela Alterado mais de 8 anos atrás
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Valor semântico das conjunções subordinativas
Profa. Elin M. L. Lautert
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Observe as conjunções destacadas e reflita sobre seu valor semântico:
1. Não me mandou notícias, desde que viajou. (TEMPO) 2. Tudo se arranjará, desde que o aceites de volta. (CONDIÇÃO)
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3. O conserto da Televisão ficou bom, como me havias dito.
(CONFORMIDADE) 4. Como estava apressada, a cliente esqueceu a bolsa. (CAUSA)
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Conceituando as conjunções subordinativas
Elas inserem uma oração na outra, estabelecendo entre as duas ou mais orações uma relação de dependência sintática.
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Conjunções subordinativas – classificação
1- Integrantes – fazem parte da regência de um verbo ou nome; integram uma oração substantiva EX.: Eu disse que ele viria. ( que/ se) 2- Causais – exprimem causa, razão. Toda causa pressupõe uma consequência Ex.: Como ela gritou não disse nada. ( porque, que, pois, visto que, já que, uma vez que) 3- Comparativa – ideia de comparação Ex.: João teimou como um burro. ( como, mais que, pior que, melhor que...)
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4- Concessivas – fato contrário ao que se encontra na oração principal, ainda que não seja suficiente para anulá-lo Ex.: Vou ao baile, mesmo que chova. ( embora, se bem que, mesmo que, ainda que, conquanto...) 5- Condicionais – ideia de condição, hipótese. Ex.: Desde que comesse, eu cozinharia. ( se, caso, desde que, contanto que...)
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6- Conformativas – ideia de concordância, conformidade.
Ex.: Conforme lhe disse, viajarei amanhã. (segundo, conforme, como) 7- Consecutivas – consequência, efeito do que foi expresso anteriormente. Ex.: Ela comeu tanto que passou mal. (que – acompanhado de tão...que, tanto...que, tamanho...que, tal...que)
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8- Temporais – ideia de tempo.
Ex.: Mal o filme começara, ela sentiu-se mal. (quando, mal, logo que, sempre que, assim que...) 9- Finais – ideia de finalidade. Ex.: Estudamos bastante a fim de que passássemos no vestibular. 10- Proporcionais – ideia de proporcionalidade, simultaneidade. Ex.: Quanto mais economizava, mais sentia prazer. (à proporção que, à medida que, quanto mais, quanto menos...)
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Observações importantes:
1) A conjunção como pode ter três valores semânticos: causa, comparação e conformidade. Ex.: “Como estivesse chovendo, não saí de casa” . indica “causa”, pois poderia ser substituída por “já que”.(3)
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Ex. : “Faço o trabalho como o regulamento prescreve
Ex.: “Faço o trabalho como o regulamento prescreve.” indica “conformidade”, pois poderia ser substituída por “conforme”. Ex.: “Ele age como o pai.” indica “comparação”, pois poderia ser substituída por “igual a”.(3)
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2) A conjunção SE, além de ser condicional, pode ser causal ou iniciar uma oração subordinada substantiva, sendo denominada, nesse caso, de conjunção integrante. Ex.: “Se você estudar, conseguirá seu objetivo.” indica condição e poderia ser substituído por “caso”. Ex.: “Se você sabia que era proibido entrar, por que não me avisou?” indica causa e poderia ser substituído por “já que”. Ex.: “Não sei se ficarei lá muito tempo”. indica uma conjunção integrante, pois “se ficarei lá” funciona como Objeto Direto do verbo SABER.(3)
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1. Compare estes períodos:
Atividade 1: Vamos identificar a diferença de sentido das Conjunções subordinativas!!!!!! 1. Compare estes períodos: Eles devem apresentar um levantamento das necessidades locais e uma possível solução, pois o trabalho não pode ficar restrito a visitas ou ao mero assistencialismo. Eles devem apresentar um levantamento das necessidades locais e uma possível solução; o trabalho não fica, pois, restrito a visitas ou ao mero assistencialismo. Explique a diferença de sentido existente entre eles.
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RESPOSTA: Sentido Explicativo / Sentido Conclusivo
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2. Compare estas frases: Escolha o presente mais depressa, pois a loja vai fechar. A loja vai fechar; escolha, pois, o presente mais depressa. Explique a diferença de sentido nas duas orações.
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RESPOSTA: Sentido Explicativo / Sentido Conclusivo
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3. Dadas as frases: Volte para casa. Eu terminarei o trabalho.
Agrupe-as de modo a conseguir um sentido conclusivo.
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RESPOSTA: Eu terminarei o trabalho, por isso volte para casa.
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4. Dadas as frases: Trabalho para ajudar em casa. Trabalho porque preciso ajudar em casa. Explique a diferença de sentido expresso nas frases acima.
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RESPOSTA: Finalidade Explicação
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5. Dadas as frases: Mudamos o telefone uma vez que os trotes nos incomodavam muito. Mudamos o telefone a fim de que os trotes não nos incomodassem mais. Explique a diferença de sentido expresso nas frases acima.
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RESPOSTA: Causa Finalidade
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6. Dadas as frases: Não fomos à praia porque estava chovendo. Estava chovendo, tanto que não fomos à praia. Explique a diferença de sentido expresso nas frases acima.
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RESPOSTA: Explicativo Consecutivo
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7. Dadas as frases: As empresas estão se modernizando, já que o mercado internacional tornou-se muito competitivo. As empresas estão se modernizando, de modo que serão necessários profissionais bem formados. Explique a diferença de sentido expresso nas frases acima.
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RESPOSTA: Causal Consecutivo
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Os astronautas estão no espaço.
Os astronautas precisam exercitar o corpo. Junte as frases dando um sentido temporal.
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RESPOSTA: Os astronautas precisam exercitar o corpo quando estão no espaço.
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Eles não se falam. Eles moram na mesma casa. Junte as frases dando um sentido concessivo.
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RESPOSTA: Eles não se falam embora morem na mesma casa.
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Choveu na cidade. A cidade ficou inundada. Junte as frases dando um sentido causal.
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RESPOSTA: A cidade ficou inundada uma vez que choveu.
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Ele estava com dor. Ele continuava dando aula. Junte as frases dando um sentido concessivo.
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RESPOSTA: Ele continuava dando aula, apesar de que estava com dor.
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Já escrevi vários livros.
A editora ainda não publicou os livros. Junte as frases dando um sentido de concessão.
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Já escrevi vários livros embora a editora ainda não os publicou.
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O ponto de ebulição dos líquidos diminui.
A pressão atmosférica diminui. Junte as frases dando um sentido de proporcionalidade.
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RESPOSTA: O ponto de ebulição dos líquidos diminui à proporção que a pressão atmosfera diminui.
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Ele está triste. Ele não consegue dormir. Junte as frases dando um sentido de consequência.
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RESPOSTA: Ele está triste de maneira que não consegue dormir.
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Atividade 2: VAMOS EXERCITAR?
OBSERVE OS DESTAQUES E ESCOLHA UMA RELAÇÃO SEMÂNTICA DAS COLOCADAS ABAIXO. 1)Estudar nas vésperas das provas é desaconselhável , POIS corre o risco do apagão mental na hora da prova. 2)CASO não diminua o calor , as catástrofes da seca se tornará devastadora.
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RESPOSTA: Explicação Condição
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3) Eles se uniram PARA QUE todos fossem contemplados.
4) Entregamos o trabalho, EMBORA não estivéssemos no prazo.
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RESPOSTA: 3) Finalidade 4) Concessiva
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5) QUANDO TODOS ESTAVAM TENSOS, procurei acalmá-los.
6) COMO já era previsto, entregaram o resultado.
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RESPOSTA: 5) Temporal 6) Conformidade
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7) COMO estive doente , faltei.
8) Ela é COMO uma cinderela dos pobres.
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RESPOSTA: 7) Causa 8) Comparação
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9) Pedro pôs a culpa no irmão DESDE QUE seu pai deu por falta do dinheiro.
10) Eu canto DESDE QUE o instante exista.
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RESPOSTA: 9) Temporal 10) Causal
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Valores semânticos das orações coordenadas sindéticas
As orações coordenadas sindéticas estabelecem relação com outra oração e classificam de acordo com o valor semântico da conjunção que as introduz.
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Aditivas: estabelecem, em relação à outra oração, uma noção de acréscimo, de adição.
Ex.: Ele comprou passagem e partiu no primeiro trem. São introduzidas pelas conjunções coordenativas aditivas: e, nem, ou pelas locuções não só... mas também, tanto ...como, etc.
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Adversativas: estabelecem, em relação à oração anterior uma ideia de oposição, contraste, compensação, etc Ex.: Estuda , mas não aprende.
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c) Alternativas : expressam fatos ou conceitos que se excluem ou se alternam entre si.
Ex.: Todas as tardes ia ao cinema ou fazia pequenas compras em lojas da região. São introduzidas pelas conjunções coordenativas alternativas: ou ... ou, ora ...ora, já ... já, quer ... quer, etc.
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d) Explicativas = valor semântico de explicação Eu só peço a Deus um pouco de malandragem, pois sou criança e não conheço a verdade. (Cazuza e Frejat) Corra, porque estamos muito atrasados.
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e) Conclusivas = valor semântico de conclusão Penso, logo existo. (René Descartes) Estudou muito, portanto fará uma boa prova.
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Valor Semântico coordenativo
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Exercícios: 1. Junte as orações usando, para uni-Ias, uma das conjunções escritas entre parênteses: (nem) (mas) (e) (ou... ou) (logo) (que) Faça as alterações necessárias e preste atenção à pontuação. a) Vou fechar a janela. / O vento está forte. b) Gosto muito de chocolate. / Estou fazendo dieta. c) Hoje é domingo. / Não tenho aula. d) O macaco não desceu da árvore. / O macaco não comeu a banana. e) Maria acorda cedo. / Maria fica vendo TV até tarde. 2. Diga o valor semântico de cada uma dessas orações.
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RESPOSTAS: 1. a) Vou fechar a janela que o vento está forte. b) Gosto muito de chocolate, mas estou fazendo dieta. c) Hoje é domingo, logo não tenho aula. d) O macaco não desceu da árvore nem come a banana. e) Ou Maria acorda cedo, ou fica vendo TV até tarde. 2. Valor Semântico: Explicação Oposição Conclusão Adição Alternância
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