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OBMEP: Ferramenta para a melhoria da qualidade da educação pública.

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Apresentação em tema: "OBMEP: Ferramenta para a melhoria da qualidade da educação pública."— Transcrição da apresentação:

1 OBMEP: Ferramenta para a melhoria da qualidade da educação pública.
Prof. Marcelo Balduino

2 Objetivos Apresentar a OBMEP
Discutir a importância de inscrever todos os alunos da escola Apresentar os programas oferecidos

3 OBMEP A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Com satisfação apresentamos alguns programas desenvolvidos ao longo desses anos e convidamos você a conhecer um pouco mais a OBMEP.

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5 Calendário OBMEP

6 Linha do tempo 1894 - Acontece a primeira Olimpíada de Matemática da história, na Hungria. 1959 - Criada a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Hoje a competição reúne alunos do ensino médio de mais de 100 países. 1977 - No Brasil, a Academia Paulista de Ciências promove a 1ª Olimpíada Paulista de Matemática, primeira competição do gênero no país. 1979 - Surge a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Hoje, junto com as Olimpíadas Regionais de Matemática, a competição reúne mais de 400 mil estudantes.

7 Linha do tempo 2001 - O Brasil figura entre os 20 melhores colocados na IMO, à frente de países como Canadá, França  e Inglaterra. 2005 - É realizada a primeira edição da OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS  PÚBLICAS (OBMEP), com mais de dez milhões de participantes. 2009 - Recorde: mais de 19,5 milhões de alunos se inscrevem para a edição anual da OBMEP em municípios brasileiros. 2011 - Dos seis (6) alunos selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional  de Matemática (IM0), três (3) são de escolas públicas participantes da OBMEP. Esses alunos  receberam duas medalhas de prata e uma de bronze.

8 Linha do tempo 2014 - Décima edição da OBMEP!
2015 - Sua escola se inscreve na OBMEP e você passa a fazer parte dessa grande rede em  torno da Matemática!

9 OBMEP 2014 - Inscrições 1ª Fase
Escolas 46.711 Alunos Municíos 99,41% OBMEP Inscrições 2ª Fase Escolas 41.302 Alunos Municíos 99,41%

10 OBMEP Premiações UF OURO PRATA BRONZE MENÇO HONROSA TOTAL AC 3 60 172 235 AL 4 63 345 409 AM 18 81 535 617 AP 1 62 35 96 BA 13 36 82 1.097 1.206 CE 16 55 147 2.222 2.353 DF 10 64 128 683 817 ES 14 94 905 1.014 GO 9 28 88 1.263 1.360 MA 69 507 572 MG 153 413 1.080 9.871 10.497 MS 77 596 693 MT 8 11 566 645 PA 577 649 PB 424 496 PE 43 103 1.209 PI 17 67 564 650 PR 46 106 298 2.899 3.111 RJ 120 180 1.649 1.872 RN 75 521 600 RO 2 438 502 RR 66 76 139 RS 87 211 2.240 2.423 SC 22 71 190 2.075 2.228 SE 61 118 182 SP 86 302 10.161 10.609 TO 12 407 480 501 1.500 4.500 42.043 45.664

11 OBMEP 2015 - Inscrições 1ª Fase
Escolas 47.582 Alunos Municípios 99,48%

12 Provas Nível 1 – 1ª Fase Nível 1 – 2ª Fase

13 Provas

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15 Por que participar? Participar de Olimpíadas Científicas é fator fundamental para aceitação do estudante em grandes Universidade fora do país, em especial as Universidades Estadunidenses. A aprovação nas famosas universidades norte-americanas dependeu das excelentes notas na educação básica. Mas a participação em atividades extracurriculares, como olimpíadas do conhecimento, também contou muito, avaliam os jovens, "Para ter chances de aprovação o aluno tem que conseguir se diferenciar dos outros candidatos. Conta muito o que você faz fora da sala de aula", explica Henrique Vaz, que obteve bolsa de 90% em Harvard. Ele foi medalhista da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), da Olimpíada Brasileira de Informática e da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia). Harvard 2014

16 Por que participar? Para conseguir a vaga no MIT, Gabriel afirma que o desempenho ao longo do ensino médio foi muito importante, assim como participar de olimpíadas científicas, como as de robótica. É que nas instituições americanas, não é levado em conta apenas a nota de uma prova (como a dos vestibulares no Brasil), o currículo acadêmico e atividades extraclasse também são decisivos. Gabriel Guimarães fez o ensino médio da escola técnica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - MIT 2013

17 Por que participar? Gustavo Torres da Silva, do Capão Redondo, também passou em Stanford, mas ainda não definiu qual universidade vai escolher. Estudante pretende fazer engenharia elétrica e computação. Ele pretende fazer engenharia elétrica e computação. “MIT era um sonho antigo, desde quando soube da história de outro estudante aceito na universidade em 2010 (Marco Antonio Pedroso). Gustavo Torres da Silva – MIT 2015

18 Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC)
O que é Iniciação Científica? A Iniciação Científica (em Matemática) é um programa que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.

19 Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC)
O que é PIC? O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) realiza-se por meio de uma rede nacional de professores coordenadores distribuídos por todo o país, em escolas e universidades. Esses coordenadores orientam professores universitários e outros em programa especialmente desenhado para os alunos que receberam medalhas na OBMEP do ano anterior. Esses alunos têm encontros presenciais com esses professores e também têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas presenciais. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação.

20 Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC)
O que é a bolsa do CNPq para o PIC? Trata-se de um incentivo financeiro mensal concedido pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico aos medalhistas que aderiram ao programa e acompanham todas as etapas do PIC. Ser bolsista do CNPq é um diferencial e uma valorização especial do currículo de qualquer aluno. Espera-se de um bolsista uma grande dedicação ao programa e que sua participação seja uma experiência enriquecedora que irá marcá-lo por toda a vida. Atenção! Só pode ter bolsa do CNPq o aluno que durante a vigência do PIC estiver regularmente matriculado em escola pública da educação básica.

21 Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC)
Qual o objetivo do PIC? Os objetivos principais do PIC são: despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral; motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas; aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático; desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas; incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas; estimular uma articulação entre as escolas e as universidades.

22 Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC)
Como funciona o PIC? O PIC consta das seguintes atividades: Encontros presenciais e virtuais; Discussões virtuais no fórum da OBMEP - denominado Hotel de Hilbert; Tarefas para serem executadas em casa e no Fórum Hotel de Hilbert; Outras atividades virtuais. Os encontros presenciais são dirigidos por Professores orientadores. Nesses encontros os alunos recebem o material de estudo, orientação e o cronograma sobre os temas a serem abordados. Esse material é discutido no fórum, entre os alunos, sob orientação dos Moderadores do Fórum.

23 Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC)
Como é composta a equipe do PIC? A equipe responsável pelo PIC é composta por: Encontros presenciais e virtuais; Professores orientadores e monitores - atuam nos polos, apoiando e orientando os alunos sobre seu desenvolvimento e a participação no programa (nos encontros presencias e no fórum). Moderadores de fórum - acompanham e estimulam as discussões entre os alunos, dispondo várias listas de exercícios no fórum. Coordenadores de fórum - articulam os moderadores de fórum em relação à qualidade das intervenções realizadas nas discussões e acompanham a frequência e o cumprimento das regras estabelecidas pela Coordenação Acadêmica para o fórum. Coordenadores Regionais de Iniciação Científica - responsáveis por uma região, orientam e acompanham todas as atividades realizadas nos polos de sua região.

24 O que é PICME? O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado). O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país.

25 O que é PICME? A Iniciação Cientifica do PICME é um programa com duração de 2 anos, sendo que as bolsas têm vigência de 12 meses e são renovadas de acordo com as condições e o desempenho de cada aluno. Cada Programa de Pós-Graduação realiza seu PICME de maneira autônoma, definindo suas atividades e o desempenho acadêmico necessário para a manutenção e renovação da bolsa de cada aluno. Você poderá trabalhar diretamente sob orientação de um pesquisador indicado pelo programa e/ou cursar disciplinas. As atividades são presenciais.

26 O que é PICME? Através da Iniciação Cientifica/PICME é possível também se preparar para o Mestrado em Matemática, que pode até mesmo ser realizado simultaneamente com a Graduação. Para se preparar especificamente é possível usufruir mais um ano da bolsa do CNPq. Ao ser aprovado para o nível de Mestrado de qualquer uma das universidades participantes, será garantida a concessão de uma bolsa pela CAPES. A bolsa Mestrado PICME/CAPES também está garantida para qualquer medalhista da OBMEP ou OBM que seja regularmente aceito no Mestrado de qualquer programa participante.

27 O que é PICME? São 39 programas de pós-graduação participantes do PICME. Mais de alunos já participaram deste programa desde 2009. Em 2014 ingressaram 378 novos alunos na Iniciação Científica, totalizando 802 participantes no ano. Até o momento 103 alunos ingressaram no mestrado e destes 28 já concluíram. Em 2014 foram implantadas 34 novas bolsas de Mestrado e 4 novas bolsas de Doutorado.

28 Número Total de Participantes por Programa em Iniciação Científica entre 2009 e 2014

29 Distribuição das Áreas dos Bolsistas de Iniciação Científica de 2009 a 2014

30 Número Total de Participantes por Programa em Mestrado entre 2009 e 2014

31 Número Total de Participantes por Programa em Doutorado entre 2013 e 2014

32 Número Total de Participantes por Programa em Doutorado entre 2013 e 2014

33 O que é o PECI? O PECI, Preparação Especial para Competições Internacionais, é um programa da OBMEP destinado a preparar um grupo seleto de medalhistas da OBMEP para as competições internacionais. Ele foi criado em 2009 e vem trazendo bons resultados.

34 Como são as atividades do PECI?
As atividades são virtuais, no fórum do PECI e presenciais. Este ano teremos dois encontros presenciais em Brasília, com professores com muita experiência em olimpíadas internacionais. Como requisito inicial para a participação no PECI, os alunos devem participar e ser premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

35 Competições Internacionais
1. INTERNACIONAL MATHEMATICS OLYMPIAD (IMO) 2. OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO CONE SUL 3. ROMANIAN MASTER IN MATHEMATICS 4. ASIAN PACIFIC MATHEMATICS OLYMPIAD (APMO): 5. OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA:  6. OLIMPÍADA IBERO-AMERICANA DE MATEMÁTICA 7. OLIMPÍADA DE MAIO 8. OLIMPÍADA IBERO-AMERICANA DE MATEMÁTICA UNIVERSITÁRIA

36 Voltado para o professor de matemática das escolas públicas, o programa quer estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões. Professores de todo o país são habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em sua escola ou em escolas vizinhas. O programa conta com o apoio da CAPES.

37 Das Disposições Preliminares:
O Programa OBMEP na Escola tem como objetivo apoiar e estimular o desenvolvimento de atividades extraclasse de professores de matemática da rede pública visando melhorar o desempenho de seus alunos nas provas da OBMEP. O Programa divide-se em três etapas: Uma Prova de Habilitação; A elaboração de um Projeto de Atividades; Atividades extraclasse de preparação às provas da OBMEP com bolsa da CAPES.

38 Da Bolsa: Os Preparadores receberão por um ano uma bolsa da CAPES no valor mensal de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) para realizarem suas atividades.  Não será permitido o acúmulo desta bolsa com qualquer outra bolsa de agências de fomento. 

39 Avaliações e Estudos sobre a OBMEP
1. “Avaliando o impacto da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - na qualidade da educação”, Roberta Loboda Biondi (EESP-FGV), Lígia Vasconcellos (Itaú –Unibanco), e Naercio Menezes-Filho (Insper e FEA/USP) 2. "Avaliação do Impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)", Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE 3. "Impacto da Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas (OBMEP) no Desempenho em Matemática na Prova Brasil, ENEM e PISA", de Camila M. Machado Soares, Elisabette Leo, e José Francisco Soares (Supervisão)

40 PROGRAMAS E PORTAIS http://matematica.obmep.org.br

41 OBRIGADO!


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