A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os desafios do professor on-line Anna Beatriz Waehneldt Senac Nacional Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os desafios do professor on-line Anna Beatriz Waehneldt Senac Nacional Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional."— Transcrição da apresentação:

1 Os desafios do professor on-line Anna Beatriz Waehneldt Senac Nacional Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional

2 Os desafios do professor on-line Justificativa Necessidade de responder à demanda interna por qualificação dos docentes do Sistema Senac, contribuindo para o aprimoramento de nossas ações educacionais, tendo como apoio legal o Parecer CNE/CP no 07/2009.

3 Os desafios do professor on-line Contexto Evidências de que existe um descompasso entre o que é oferecido nos cursos de pedagogia e as necessidades reais das escolas: Bernadete Gatti, diretora de pesquisas da Fundação Carlos Chagas Há uma ênfase muito grande nas questões estruturais e históricas da Educação, com pouquíssimo espaço para os aspectos didáticos do trabalho do docente.

4 Os desafios do professor on-line PÚBLICO-ALVO Docentes e Supervisores do quadro efetivo do Senac (cerca de alunos) DIMENSÃO TERRITORIAL Nacional REQUISITO DE ACESSO Ser docente ou supervisor do Senac com graduação em qualquer área Informações Gerais

5 Os desafios do professor on-line PRIMEIRAS TURMAS Setembro de turmas alunos PERÍODO DE EXECUÇÃO DO PROJETO De 2010 a 2013 Informações Gerais

6 Os desafios do professor on-line Oferta Rede EAD Senac Abrange todo o território nacional, com pólos localizados em 20 Departamentos Regionais: 8 do Núcleo Nordeste: AL, BA, CE, MA, PE, RN, SE e PB 5 do Núcleo Sul/Sudeste: MG, RJ, RS, PR e SC 7 do Núcleo Norte/Centro-Oeste: AM, AP, DF, GO, MS, MT, RR

7 Os desafios do professor on-line Aspectos Pedagógicos

8 Os desafios do professor on-line Perfil Profissional de Conclusão Zela pela aprendizagem do aluno; Cria as possibilidades para a produção ou a construção do conhecimento; Demonstra continuamente suas capacidades relacionadas ao planejamento, à mediação e à avaliação da aprendizagem; Adota procedimentos didáticos que estimulem a curiosidade e o pensamento crítico; respeitem a sua identidade cultural; solicitem seus saberes e sua capacidade criadora; reconheçam o valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade, da intuição; e estimulem sua autonomia para aprender; Fundamenta sua ação em referências teóricas, políticas, éticas e estéticas.

9 Os desafios do professor on-line Desenho do Curso Estrutura-se a partir da competência de mediar e se apóia na prática profissional dos docentes realizada nas respectivas salas de aula; Organiza-se tomando como referência essa prática e ao estimular a reflexão sobre ela, promove o movimento contínuo ação – reflexão com vistas ao aprimoramento profissional do docente; A reflexão parte do registro da ação docente que estará associado a cada uma/grupo de competências que definem o perfil do docente; Materiais diversos, situações de aprendizagem e comunidades de prática compõem o repertório de atividades disponíveis para o aluno no ambiente virtual de aprendizagem. O aluno escolhe entre as atividades e materiais propostos a quais deverá recorrer tendo em vista o seu aprimoramento. A tutoria, em diálogo com o docente, fornece orientações do que pode ser aprimorado.

10 Os desafios do professor on-line Estrutura Especialmente desenhada para possibilitar o aprimoramento da prática docente, acontece em diferentes ambientes de aprendizagem, de modo paralelo e concomitante, em três eixos: Eixo de Pesquisa e Produção – Ambiente de aprendizagem (virtual) Eixo de Experimentação – Laboratórios (sala de aula) Eixo de Cooperação e Sistematização – Comunidade de Prática (virtual)

11 Os desafios do professor on-line Eixo de Pesquisa e Produção Composto por cinco unidades curriculares (210h) Todas as Unidades se baseiam em uma metodologia de desenvolvimento de situações de aprendizagem organizadas em um conjunto de sete passos fundamentais: Contextualização e Mobilização; Definição da Atividade de Aprendizagem; Organização da Atividade de Aprendizagem; Coordenação e Acompanhamento; Análise e Avaliação da Atividade de Aprendizagem; Acesso a Outras Referências e Síntese e Aplicação. O Eixo de Pesquisa e Produção é totalmente realizado on-line.

12 Os desafios do professor on-line

13 Eixo de Experimentação O participante terá oportunidade de atuar no desenvolvimento de competências em sua prática docente, a partir da metodologia que vivencia no curso. Organizado em 4 laboratórios de prática, com 140h de duração. Acompanha o desenvolvimento das Unidades e ocorre em paralelo a elas.

14 Os desafios do professor on-line

15 Eixo de Cooperação e Sistematização Ocorre através de ambiente e de metodologia específicos: Comunidade de Prática - 60h Discutir a prática docente com o objetivo de acelerar e multiplicar o aprendizado durante o curso e perpetuar seus efeitos dentro da organização mesmo após o término. Detectar e divulgar boas práticas de docência por toda a Instituição, possibilitando o compartilhamento de idéias em caráter Brasil. Criar base de conhecimento relacionada à temática: artigos, melhores trabalhos apresentados, etc.

16 Os desafios do professor on-line

17

18 Eixo de Cooperação e Sistematização Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 60h Sistematiza o Plano de Trabalho Docente (PTD) elaborado desde o início do curso. Tem início após a Unidade de Planejamento do Eixo de Pesquisa e Produção, e ocorre em paralelo ao Eixo de Experimentação.

19 Os desafios do professor on-line Estrutura Curricular e Duração

20 Os desafios do professor on-line Avaliação de Impacto do Curso Verificação das mudanças geradas no trabalho docente (parceria com o CAED/Universidade Federal de Juiz de Fora).

21 Os desafios do professor on-line Impactos Previstos Verificação das mudanças geradas no trabalho docente (parceria com o CAED/Universidade Federal de Juiz de Fora) docentes e supervisores capacitados até Aprimoramento do modelo de competências no planejamento, mediação e avaliação no trabalho docente. Utilização das novas tecnologias de informação e comunicação nos processos pedagógicos. Criação da Comunidade de Prática dos Docentes e Supervisores do Senac (formação continuada).


Carregar ppt "Os desafios do professor on-line Anna Beatriz Waehneldt Senac Nacional Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google