A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste"— Transcrição da apresentação:

1 Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS 03 a 06/11

2 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

3 Objetivos Despertar o gosto pela Ciência;
Motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas; Aprofundar o conhecimento matemático; Incentivar o aprimoramento matemático dos professores; Aproximar escolas e universidades.

4 Público Bolsistas CNPq Bolsistas das Fap’s Ouvintes (s/bolsa)
Bolsas CNPq Ano  Bolsistas Municípios 2005 2001 807 2006 2002 757 2007 3002 909 2008 3004 866 Bolsistas CNPq Bolsistas das Fap’s Ouvintes (s/bolsa)

5 Mapa do PIC

6 Modelo: 1 ano 38 Coordenadores Regionais de IC
22 aulas presenciais Prof. Orientadores Monitores 2008 10 aulas presenciais Prof. Orientadores Monitores Fórum virtual Moderador de fórum Coordenador de fórum

7 Multiplicidade, nível e premiação
Multiplicidade Nível  1 2 3 4 I 874 126 II 532 323 124 24 III 453 216 94 35 Total 1859 665 218 59 Ouro Prata Bronze   Nível 1 2 3 4 I 59 41 249 51 566 34 II 15 38 13 125 121 46 8 392 168 40 III 18 110 75 45 11 305 123 36 16

8 Turmas no Fórum – N1

9 Turmas no Fórum – N2

10 Turmas no Fórum – N3

11 Material em preparação: textos
complementar: artigos, filmes, palestras, visitas a museus, participação em congressos, etc.

12 Resultados do PIC Progressos na Matemática Auto-didatismo
Despertar para o mundo da Matemática Subindo na escala das premiações Trocando de medalhas: Ingresso em Universidades Públicas Produção de textos com livre acesso (www.obmep.org.br) Autoestima e autonomia Ouvinte MH Bronze Prata Ouro Ouro Bronze MH Prata

13 Progressos na Matemática
Decorar fórmulas não é o principal na matemática; Espírito crítico na leitura de textos matemáticos; Uma visão animadora da matemática; Expressão escrita e oral (matemática e português); Hábitos de estudo mais organizados e críticos; Interesse por desafios novos; Ousadia diante de novos problemas; Disposição para compartilhar idéias; Poder de argumentação e do formalismo matemático; O que é uma “Demonstração” e entenderam a sua importância.

14 Conquistas Papo no lanche: Matemática! Saber Matemática é um valor.
É possível sonhar com: engenharia, matemática, computação, biologia, escola técnica, etc, etc, etc.

15 Dificuldades Conceito de IC
Diversidade cultural e de nível de conhecimento dos alunos Grandes distâncias Comunicação com os alunos Transportes Documentos Prestações de contas pelos CRIC’s Textos

16 Correções de Rumo Regulamento Modelo Ouvintes Textos

17 Fatos interessantes O que eles fazem com as bolsas?
Bolsas de escolas privadas As famílias dos medalhistas Alguns CRIC’s e PO’s viram agência de fomento Participação da comunidade

18 Abertura Encontro Unificado
Eventos Seminários regionais com professores e alunos Cursos para professores EMO Abertura Encontro Unificado SP01 PIC 2006

19 Números do PIC 2007 2008 (previsão) Polos CRIC’s PO’s Mon’s Bolsistas
Ouvintes 213  38 338 142  3000 1087  2008 (previsão) Polos CRIC’s PO’s Mon’s CF’s MF’s Bolsistas Ouvintes 185 38 200 100 3 30 3000

20 Pessoal Envolvido Direção Acadêmica Comitê Acadêmico
Coordenação Acadêmica Coordenação de Logística Financeiro Jurídico Coordenadores Regionais de IC (CRIC) Coordenadores de Fórum (CF) Professores Orientadores (PO) Moderadores de Fórum (MF) Monitores

21 Encontro Unificado Palestra Construindo Poliedros PIC 2006 do Polo SP 01
Cerimônia de Certificação do Polo MS2 – Alcinópolis Prof. Valdenberg e alunos PIC - SE Prof. Vieira e alunos PIC PB

22 Alunos almoçando em um dia de encontro no Polo MS1
Alunos em atividade no Polo MS1 Polo Cassilândia – MS1 Alunos após a Certificação no Polo MS1

23 Professor Orientador e alunos Bolsistas
Polo Rio Branco – AC PIC 2005 Polo Teresina - PI PIC 2005 Polo Salvador – BA - Encerramento do PIC 2006

24 Depoimentos de alunos GO - “A OBMEP é ótima, além de oferecer este curso de graça, na UFG, a gente ainda ganha uma bolsa!” MS - “Trago de forma satisfatória e positiva a experiência de quase um ano de participação No Programa de Iniciação Científica, como ouvinte, através dele tirei dúvidas, conheci tópicos que não conhecia e aprimorei meus conhecimentos. Portanto valeu a pena participar”. RS - “Se o ensino da matemática nas escolas fosse aprofundado, e ao mesmo tempo, descontraído, muitos talentos se destacariam em todos os lugares e a qualidade do ensino seria melhor. Projetos bons, assim como a OBMEP, deviam existir em todos os países. As experiências que tive com os colegas e o professor são inesquecíveis. Agradecimentos à OBMEP, ao professor e aos colegas”.

25


Carregar ppt "Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google