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Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.

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Apresentação em tema: "Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009

2 Alguns Elementos Necessidade de formação docente Níveis de formação propostos Seleção diferenciada Caracterização da formação Quantificação da formação Estratégia de oferta para a graduação Estratégia de oferta para a formação continuada Acompanhamento da execução do Plano

3 Funções docentes exercidas sem qualificação adequada

4 Número de Docentes sem graduação adequada URE Professores sem Formação Superior Professores com Licenciatura mas não na disciplina em que atua Professores com Nível Superior mas sem Licenciatura Total

5 Níveis de formação propostos Inicial: Graduação Continuada: Especialização, Mestrado e Doutorado

6 Seleção diferenciada Para a Graduação Para a Graduação: Redação e múltipla escolha da disciplina em que pretende se habilitar. Pré-Inscrição Pré-Inscrição Processo interinstitucional Processo interinstitucional Para todos os níveis da pós-graduação Para todos os níveis da pós-graduação: considerar a experiência docente em desenvolvimento de projetos educacionais.

7 Objetivo geral Ofertar licenciaturas em nível de graduação, considerando as peculiaridades dos sujeitos a serem formados, propiciar especializações e incentivar docentes para ingressar em programas de mestrado e doutorado em todo o estado do Pará, nas redes estadual e municipal de ensino.

8 metas Oferecer cursos de licenciatura para adequar as funções docentes de pelo menos 60% dos docentes que atualmente desempenham suas funções sem a formação inicial adequada, seja por formação inicial, segunda licenciatura ou formação pedagógica num prazo máximo de 8 anos. Estimular as IES públicas do Pará, em conjunto ou isoladamente, a propor cursos de graduação em modalidade mista (presencial e a distância) durante o ano de 2009, para todas as áreas de atuação da Educação Básica. Oferecer pelo menos 3 turmas de especialização por URE a cada ano, durante seis anos, de acordo com as necessidades e prioridades de cada URE.

9 metas Promover cursos para orientação de 100% dos docentes que irão atuar nos cursos de graduação. Produzir materiais didáticos tais como livros, softwares temáticos, Cd ROM, fascículos, documentários e blogs educativos entre outros, de modo a subsidiar os cursos a serem realizados e oferecidos a professores da Rede de Ensino Público do Estado do Pará. Realizar pelo menos um encontro anual, a partir de 2010, para troca de experiências pedagógicas entre docentes e técnicos, congregando URE, com publicação de artigos selecionados. Realizar eventos anuais de avaliação da execução de 100% dos cursos ofertados.

10 Estratégia de oferta para a graduação Modalidade: Mista Distribuição geográfica: Polos de URE Espaços de trocas de experiências Preparação dos docentes e tutores: informações sobre o Plano de Formação e a estrutura dos cursos.

11 Estratégia de oferta para a formação continuada Especialização: Temas específicos propostos no Plano ou sugeridos posteriormente pelas secretarias ou pelos docentes nos espaços para troca de experiências. Mestrado e Doutorado: livres OBS: As Monografias e Dissertações devem, quando possível, abordar temas do contexto escolar vivenciado pelos formandos.

12 Acompanhamento da execução do Plano IES envolvidas Comitê Interinstitucional de Acompanhamento Acadêmico e Financeiro

13 Outras Estratégias Plano de cargos e salários Edital para IES públicas ofertarem formação em conformidade com as propostas do Plano Convênio com outras IES do Brasil que possuem estrutura para formação de docentes da rede oficial


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