A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação nas Empresas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação nas Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação nas Empresas
Aula 4 Rozangela Nogueira de Moraes

2 Objetivos de sua aprendizagem:
Diferenciar coesão frásica e interfrásica. Empregar a coesão textual por meio dos articuladores sintáticos.

3 Orações Independentes
Coesão interfrásica Processo que assegura a articulação de orações, frases e parágrafos entre si. Orações Independentes Coordenação Orações Dependentes Subordinação

4 Coesão interfrásica Processo que assegura a articulação de orações, frases e parágrafos entre si. Coordenação Coordenação Assindética O Carlos leu um romance, a Marcela leu uma revista Coordenação Sindética Fui a Roma, mas não visitei o Papa.

5 Coesão interfrásica Processo que assegura a articulação de orações, frases e parágrafos entre si. Subordinação José pensa que vencerá mais um obstáculo Subordinação A segunda oração, introduzida pela conjunção integrante que completa o sentido da primeira, sendo imprescindível para a coesão da frase.

6 Coesão Textual e a Articulação Sintática
Coordenação adversativa Articuladores sintáticos de oposição Mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto... Encontrei dificuldades, porém consegui superá-las.

7 Coesão Textual e a Articulação Sintática
Estabelece relações de causa e efeito, por meio de subordinação concessiva Articuladores sintáticos de causa Embora, muito embora, ainda que, conquanto, posto que; apesar de, a despeito de, não obstante. Não fui à praia porque estava chovendo.

8 Coesão Textual e a Articulação Sintática
Articuladores sintáticos de condição Se, caso, contanto que, desde que, a menos que, a não ser que... Caso você estude, passará no concurso.

9 Coesão Textual e a Articulação Sintática
Articuladores sintáticos de finalidade Estabelece relação de finalidade ou propósito para, a fim de, com o propósito de, com a intenção de, com o fito de, com o intuito de, com o objetivo de... Você precisa visitar o museu para comprovar o que estou falando.

10 Coesão Textual e a Articulação Sintática
Articuladores sintáticos de conclusão Estabelece relação de conclusão. logo, portanto, então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso, pois (após o verbo) Estou doente, logo só poderei viajar na próxima semana.

11 Coerência textual A coerência textual está ligada:
à capacidade de se estabelecer um sentido para o texto. ao conhecimento da situação comunicativa;

12 Coerência lógico-conceitual
Coerência textual Para ser coerente, o texto precisa respeitar os princípios lógico-conceituais. Coerência lógico-conceitual Um texto é coerente se as situações recriadas estiverem conforme aquilo que sabemos de mundo e se forem respeitados os princípios de natureza lógica.

13 Coerência lógico-conceitual
Coerência textual Coerência lógico-conceitual Ordenação lógica das situações apresentadas; Estabelecimento de relações lógicas entre as situações.

14 Coerência textual Ordenação lógica das situações apresentadas
Entrei no consultório. Havia revistas de capas coloridas. Uma pequena mesa estava debaixo delas. Incoerente Entrei no consultório. Havia revistas de capas coloridas sobre uma pequena mesa. Coerente

15 Coerência textual Entrei no consultório. Primeiro vi revistas de capas coloridas. Só depois reparei na pequena mesa que estava debaixo delas. Coerente

16 Coerência textual 2) Estabelecimento de relações lógicas entre as situações; As ruas estão molhadas porque não choveu. Incoerente As ruas estão molhadas porque choveu. Coerente

17 Fatores que contribuem para a coerência do texto.
Informatividade: Um texto deve ter um grau adequado de informações previsíveis e imprevisíveis. Se você sabe para quem escreve, pode decidir quais informações e palavras pode incluir ou omitir no texto.

18 Fatores que contribuem para a coerência do texto.
Pesquisa sobre a qualidade dos produtos de uma indústria têxtil. 1) Como você classifica a qualidade de nossos produtos ? ( ) boa ( ) péssima ( ) regular Observações: Texto curto, objetivo; Ausência de comentários dos entrevistados.

19 Fatores que contribuem para a coerência do texto.
Pesquisa sobre a qualidade dos produtos de uma indústria têxtil. 1) Como você classifica a qualidade de nossos produtos ? ( ) boa ( ) péssima ( ) regular 2) Justifique sua resposta 3) Como melhorar a qualidade de nossos produtos?

20 Fatores que contribuem para a coerência do texto.
Qual dos modos estava mais adequado? Por quê? A informatividade implica um texto sem informação demais nem de menos.

21 Fatores que contribuem para a coerência do texto.
Situacionalidade: Diz respeito ao ambiente no qual o texto é construído, produzido, recebido e lido. Ao escrevermos nossos textos, precisamos nos conscientizar de que um texto é escrito e lido em determinado contexto, em determinada situação espacial, social e temporal.

22 Situacionalidade Um turista desavisado e brincalhão desembarca em um aeroporto nos Estados Unidos afirmando portar três bombas. Em seguida, é preso e somente é solto após desculpar-se e pagar fiança.

23 Situacionalidade se era uma brincadeira, por que a prisão?
qual a relação da afirmativa do turista com fatos históricos daquele país? por que a brincadeira não estava adequada às situações social e espacial? como você analisa a recepção textual por parte dos americanos? em termos de situacionalidade, o que lhe pesou mais: o país, as bombas ou a fiança?

24 Intertextualidade: O sentido de um texto pode depender, em grande medida, da relação que ele estabelece com outros textos.

25 Intertextualidade Canção do Exílio Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá, As aves que aqui gorjeiam Não gorjeiam como lá. [...] Gonçalves Dias

26 Intertextualidade Meus olhos brasileiros se fecham saudosos Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’. Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’? Eu tão esquecido de minha terra… Ai terra que tem palmeiras Onde canta o sabiá! [...] Carlos Drummond de Andrade

27 Aceitabilidade: Parte da coerência de um texto é dada pela participação do leitor ou receptor.
“ (...) é o leitor que aponta ao escritor os caminhos a seguir no processo de produção textual.” (OLIVEIRA, 2010 p. 140)

28 Aceitabilidade E aí diretora td blz? Fiquei sabendo q taí fazendo aniversário hj. Te dx parabéns e k entre nós pq vc ñ se aposenta? Naum vejo motivo p uma cinquentona tá na escola. Ñ se preocupe com ela, vamos tomar conta dela direito. Bjos, Ju!

29 Referências ABREU, A. S. Curso de redação. 3. ed. São Paulo: Ática, 1999. FÁVERO, Leonor L. Coesão e coerência textuais. 5 ed. São Paulo: Ática, 1998. GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005. HELLER, Robert. Como se comunicar bem. São Paulo: Publifolha, (Série Sucesso Profissional).

30 Referências RIBEIRO, Manuel P. Gramática aplicada da língua portuguesa. 15 ed. revisada e ampliada. Rio de Janeiro: Metáfora, 2005. SAVIOLI, F. P., FIORIN, J. Lições de texto: leitura e redação. 4. ed. São Paulo: Ática, 2003. TEIXEIRA, Leonardo. Comunicação na empresa. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

31 Comunicação nas Empresas
Atividade 4 Rozangela Nogueira de Moraes

32 Atividade Leia o de uma aluna do 2º Ano do Ensino Médio para a diretora de sua escola, parabenizando-a pelo seu aniversário e: Aponte as transgressões da situacionalidade cometidas pela aluna: b) Como a aluna poderia ter digitado seu sem tais transgressões?

33 Atividade E aí diretora td blz? Fiquei sabendo q taí fazendo aniversário hj. Te dx parabéns e k entre nós pq vc ñ se aposenta? Naum vejo motivo p uma cinquentona tá na escola. Ñ se preocupe com ela, vamos tomar conta dela direito. Bjos, Ju!

34 Comentários A aluna não obedeceu às situações de comunicação, pois ela não tinha intimidade suficiente para fazer uso da linguagem como fez. Ainda que a diretora fosse uma amiga dela, o uso do termo “diretora” garantiu o distanciamento entre ambas, fato que a aluna não observou.


Carregar ppt "Comunicação nas Empresas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google