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Sociedade da informação
Meios de comunicação formam valores e identidade. Arena de disputa. Comunicação não pode ser mercadoria. No Brasil, nove famílias controlam 85% dos meios de comunicação.
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Direito à comunicação Os cidadãos não são apenas público (audiência passiva); Para além do direito à liberdade de expressão e de acesso à informação; Acesso aos meios de produção e veiculação de informação.
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Liberdade de expressão
Artigo 5º da CF 1988; - Calúnia: imputar fato criminoso a alguém, de forma falsa. - Difamação: imputar fato ofensivo à reputação de alguém. - Injúria: ofensa, insulto.
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Acesso a informações públicas
Burocracia e linguagem técnica: criar dificuldades para vender facilidades; Consocial; Transparência Hacker; Habeas data.
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Acesso a informações empresariais
Código de Defesa do Consumidor: embalagens; Identificação de transgênicos; EIA-Rima e audiências públicas; Balanço anual público das empresas de capital aberto (S.A.).
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Diversidade de conteúdo
Rádio e TV são concessões públicas; Programação regional garantida pela Constituição Federal, mas não regulamentada; Lei municipal de Manaus (2002): 20% de músicas locais nas rádios. Regulamento EBC;
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Partilha de conhecimento
Direito autoral X direito à informação / educação. Creative commons; Domínio público: 70 anos após a morte do autor, se houver herdeiros. Software livre (Wikipedia).
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Proteção de dados Código de Defesa do consumidor proíbe que se repasse cadastro de clientes (spam, mala direta). Sigilo de correspondência, comunicação telefônicas e . Exceção: de trabalho e ordem judicial (abuso da prática de grampo).
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