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1 Interfaces sem comandos Interfaces não-WIMP Maria Alice G. V. Ferreira Maio de 2003.

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1 1 Interfaces sem comandos Interfaces não-WIMP Maria Alice G. V. Ferreira Maio de 2003

2 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 2 Modelos para interfaces WIMP - as interfaces de hoje: Windows, Icons, Menus and Pointing Devices

3 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 3 A próxima geração (próxima?) Realidade virtual som e voz reconhecimento de gestos animação multimídia inteligência artificial vídeos acoplados à cabeça do usuário computadores altamente portáveis, com telefonia celular e comunicação sem fio UI dirigidas às finalidades das aplicações

4 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 4 Realidade Virtual Museu Virtual Interfaces Defenestradas

5 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 5 Museu Virtual

6 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 6 Conceitos das Interfaces Atuais diálogo explícito entre usuário e computador comandos que instruem o computador para realizarem alguma tarefa: estruturação funcional função (argumentos da função) exemplo: delete foo...........para excluir um objeto

7 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 7 Estruturação funcional - exemplo Selecionar informação em um banco de dados, formatá-la e imprimi-la fornecer o critério de busca (query critery) em uma caixa de diálogo selecionar opções de formatação em um menu pull down imprimir  A impressão que resulta do processo pode não estar a contento!

8 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 8 Conceitos das interfaces atuais estruturação por objetos seleciona objeto opera sobre o objetos ex : seleciona os arquivos X, Y, Z delete

9 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 9 Estruturação por objeto - Exemplo Selecionar informação em um banco de dados, formatá-la e imprimi-la apresentar na janela alguns registros do banco de dados  o usuário irá se lembrar dos detalhes de seu Banco de dados construir o critério de busca (query criteria)  facilitado pela informação colocada na janela o sistema atualiza os registros na janela, selecionando-os de acordo com o critério modificar o “layout” da janela  automaticamente a informação segue o “layout” estipulado imprimir

10 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 10 Funcional x Orientação a Objetos Transição do modelo funcional para o modelo orientado a objetos é difícil (no artigo) A transição é um fato e já está consumada  é só uma questão de tempo (2003)

11 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 11 Conceitos das interfaces atuais Uma única aplicação ativa para o usuário Dados de um aplicativo podem ser endereçados a partir de outras aplicações, com atualização das informações, na aplicação original, a partir da aplicação usuária (links)

12 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 12 Conceitos das futuras interfaces interfaces sem comandos Interfaces livres de sintaxe múltiplas fontes de dados de entrada Exemplo: Este é um texto para futuras correções.

13 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 13 Conceitos das futuras interfaces “user-oriented” x “task-oriented” o documento é o objeto de interesse e não a aplicação o objeto está ligado a trechos de código adequados movimentação de sistemas de arquivos e bancos de dados para o espaço da informação uso de associações entre dados informações fracamente acopladas objetos endereçados através de seu conteúdo

14 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 14 Atenção do usuário Atual: usuário está preocupado em controlar o computador e com a sintaxe dos comandos Futuro: usuário deverá preocupar-se só com a tarefa Suporte ao Trabalho Cooperativo

15 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 15 Regras de Comportamento Atual: computador obedece às ordens de forma literal Futuro: computador deverá intuir as ordens do usuário DWIM - “DO WHAT I MEAN” - InterLisp  comandos sem sentido são reinterpretados observação do usuário, realizada de alguma forma: uso de equipamento especial, como câmeras de vídeo ou “Eye tracking”

16 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 16 Regras de Comportamento Futuro: “Eye tracking” - exemplo do livro do Pequeno Príncipe “Eye tracking” - O problema dos navios Uso de inteligência artificial, mesmo que restrita Bases de conhecimento e modelos correspondentes

17 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 17 Controle da Interface Atual: interface visível e controlada pelo usuário Futuro: interfaces invisíveis controladas pelo computador, sem que o usuário se preocupe com elas  o computador personaliza as interações sem que o usuário se dê conta disso: posição do usuário ações quando da chegada de e-mails itens mais frequentemente utilizados pelo usuário - --> arquivos mais recentemente usados

18 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 18 Controle da Interface Futuro: interfaces adaptativas construção de uma ambiente de trabalho do usuário, englobando as ferramentas utilizadas e as ferramentas associadas

19 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 19 Sintaxe Atual: Importante Futuro: desaparece, ou pelo menos reduz sua importância Gestos deverão ser a principal componente de atuação da interface “Input tokens” que representem uma unidade completa de intenção

20 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 20 Sintaxe Futuro: importância reduzida dado às múltiplas fontes de dados de entrada (eye tracking, voz, gestos) existe maior possibilidade de escolha de comandos de entrada  eliminação de erros de sintaxe necessidade de sintaxe visual interfaces construídas em torno de habilidades humanas como: escrever à mão, olhar o mundo e gesticular

21 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 21 Visibilidade dos objetos Atual: a visibilidade dos objetos é fundamental para a maioria das tecnologias Futuro: estes poderão ser implícitos ou mesmo estarem escondidos manipulação implícita através de agentes ou através de efeitos colaterais cuidados especiais para não reduzir a usabilidade das novas interfaces  acesso aos objetos e inspeção de seu estado e características

22 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 22 Sequência de interação Atual - uma única fonte de dados de entrada Futuro: várias fontes de dados Myers - uso das duas mão para controlar tablets e painéis de toque ou sliders ao mesmo tempo combinação de eye tracking, câmeras de vídeo, gestos e voz uso de entradas não tradicionais, como sons de instrumentos na composição musical

23 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 23 Sequência de interação Futuro: várias fontes de dados múltiplas saídas  multimídia saída sonora, na composição musical uso de áudio como auxílio ao Help uso de cada seqüência de entrada para um tipo de elemento; exemplo: desenho para dados e voz para comandos redundância, decorrente do comportamento humano

24 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 24 Largura de Banda atual: baixa teclado - 10 caracteres por segundo mouse - um pouco maior saída - imagens estáticas  não requer atualização freqüente Futuro: interfaces que requerem maior largura de banda Acompanhar movimentos Efeitos estereoscópicos animados Realidades virtual

25 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 25 Tracking feedback Atual: feedback léxico para a entrada Feedback para outros tipos de entradas música reconhecimento de voz interfaces baseadas em gestos - muitos problemas em aberto, porque os gestos têm de ser reconhecidos antes do feedback ser apresentado; então pode ser muito tarde para corrigir seus efeitos acompanhamento através de feedback progressivo

26 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 26 Turn-taking Atual: alternância com o usuário Futuro: este estilo deverá ser abandonado nas futuras interfaces uso de dynamic query: a pesquisa prossegue enquanto o usuário termina de especificar completamente a query (52% mais rápido) sistemas orientados a eventos podem facilitar os trabalhos paralelos do computador e do usuário saídas são emitidas juntamente com as entradas fornecidas pelo usuário  VIDEOPLACE

27 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 27 Local da Interface Atual: a interface é a tela de vídeo  limitações há muitas atividades humanas que não são executadas junto a uma mesa de escritório como: reuniões, conferências, trabalho em usinas ou em construção civil computação distribuída deve levar ao uso de computadores de bolso realidade virtual dispositivos de saída não tradicionais, como sistemas de comandos de carro ou projetores de imagens, integrados ao sistema do usuário dispositivos integrados ao ambiente

28 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 28 Programação Atual: existe um “gap” entre os sistemas de geração de interfaces e as linguagens utilizadas nos programas  inconsistências Futuro: Uso de muitos pacotes de software diferentes Incremento das linguagens orientadas a objetos  uso de herança programação gráfica e programação visual interfaces por demonstração e programação por exemplos

29 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 29 Referências bibliográficas Nielsen, J. Noncommand user interfaces. Comm. of the ACM. April 1993, v.36, n. 4, p. 83-99. Gentner, D; Nielsen, J. The Anti-Mac interface. Comm. of the ACM. Aug. 1996, v.39, n.8, p.70-82

30 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 30 Empacotamento do Software Software orientado a objetos Software monolítico deverá ter seus dias contados Objetos gerais que servem a várias aplicações diferentes Tradutores de software para várias línguas diferentes

31 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 31


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