A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que ela vai dizer?O que ele vai ouvir?O que ela vai pensar? Quero Comprar 2ª Onda Preparado exclusivamente para a: agosto/2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que ela vai dizer?O que ele vai ouvir?O que ela vai pensar? Quero Comprar 2ª Onda Preparado exclusivamente para a: agosto/2006."— Transcrição da apresentação:

1 O que ela vai dizer?O que ele vai ouvir?O que ela vai pensar? Quero Comprar 2ª Onda Preparado exclusivamente para a: agosto/2006

2 Introdução Histórico: Objetivo; Metodologia; Distribuição e Perfil dos entrevistados a 12 Fonte de Informação sobre Reputação a 14 Hábitos de Mídia a 17 Tempo e Período de Leitura a 26 Hábitos por Seção / Gênero a 30 Razões para Uso / Fontes de Informação a 44 Percepção de Atributos por Meio a 49 Processo de Decisão: Utilização dos Canais a 84 Outros usos do Jornal / Fontes de Informação a 89 Mídias mais Confiáveis Escolha da Mídia baseada na Motivação a 94 Tópicos que interferem na Decisão de Compra a 102 Mídias consultadas para Decisão Aquisição de Compra de Produtos e Serviços - 1ª Menção - Não Leitor a 105 Mídias consultadas para Decisão Aquisição de Compra de Produtos e Serviços - 1ª Menção - Total a 108 Mídias consultadas para Decisão Aquisição de Compra de Produtos e Serviços - 1ª e 2ª Menção - Leitor a 111 Mídias consultadas para Decisão de Compra de Produtos e Serviços - 1ª e 2ª Menção - Não Leitor a 114 Mídias consultadas para Decisão de Compra de Produtos e Serviços - 1ª Menção a 136 Escolha de Mídia Baseada na Motivação por Categoria – Leitor a 159 RESUMO: Comparação Quero Comprar I (2003) com Leitores Atuais (2006) a 169 Conclusões a 172 Anexos: Leitores X Não Leitores a 182 Uso e Importância do Jornal na Empresa a 189 Processo de Compra de Produtos e Serviços a 204 Índice

3 Introdução Quem lê jornal é quem compra. O jornal é o meio de informação mais utilizado pelas pessoas que já se decidiram por uma compra, como a maneira mais eficaz de obter informações sobre produtos e serviços, bem como a respeito da idoneidade das empresas. E tudo isto vale também para aqueles que não têm o costume de ler jornal com regularidade. Ou seja: leitores e não-leitores recorrem ao jornal quando querem comprar e precisam se informar a respeito de produtos e serviços. Além disso, metade dos entrevistados que utilizam o jornal para se informar sobre produtos, serviços e empresas, acabam tendo um contato com o vendedor, o que valida o meio como um excelente retorno aos anunciantes. E é isso que apresentamos no estudo a seguir.

4 Histórico Em julho de 2003 foi realizado o primeiro estudo Quero comprar. O público alvo foi os leitores de jornais que tivessem lido nos últimos 3 meses. Naquele momento foram pesquisados os 9 mercados dos Estudos Marplan/EGM mais as cidades de Campinas e Santos. O objetivo do estudo era entender como se dava o processo de decisão de compra entre os leitores de jornais e em que medida este exercia influência no processo de compra.

5 Quero Comprar 2006 O Estudo deste ano apresenta uma diferença de concepção. Embora ele tenha o objetivo de entender como se dá o processo de decisão de compra, este processo deve ser compreendido no contexto do total da população (com leitores e não leitores de jornais). A pesquisa foi concebida com ambos os públicos, tendo controles de cotas para sexo, idade, e classe*. De tal maneira que os perfis demográficos dos leitores e não leitores fossem semelhantes. Apenas dessa forma poderíamos isolar o efeito que estas características têm sobre o perfil de compra das pessoas. Já que a hipótese a ser investigada na pesquisa era a diferença entre leitores e não leitores no processo de decisão de compra. Foram pesquisadas as seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Florianópolis, Santos e Campinas. * Base nos Estudos Marplan/EGM

6 Objetivos O estudo teve como objetivo principal identificar o processo de tomada de decisão de compra em seus diferentes estágios, buscando conhecer: Perfis demográficos Hábitos de consumo de mídia Meios de informação mais utilizados De que maneira ocorre o processo de compra Como a informação é utilizada no processo de decisão

7 Metodologia Metodologia: A pesquisa foi realizada com entrevistas domiciliares utilizando a técnica face-a-face. Público alvo: população adulta Homens e mulheres de 18 a 69 anos Das classes ABCD Leitores e não leitores de jornais. -Foi considerado como leitor a pessoa que tivesse lido algum jornal nos últimos três meses. Os leitores de jornal na internet não entraram no filtro de leitor.

8 Metodologia Amostra e Margem de erro Foram realizadas 1760 entrevistas distribuídas pelas 12 cidades A margem de erro para o total da população é de 2,36 pontos percentuais Os dados finais foram ponderados, com base nos Estudos Marplan/EGM para levar em consideração o peso de cada cidade e proporção de leitores e não leitores de jornais. Leitores Não leitores TotalLeitores Não leitores Total Belo Horizonte Porto Alegre Brasília Recife Campinas Rio de Janeiro Curitiba Salvador Florianópolis Santos Fortaleza São Paulo TOTAL

9 Divisão das entrevistas nas praças conforme:* * Dados ponderados Nota: Os dados foram ponderados para representar cada uma das cidades em função do seu tamanho no universo total do estudo.

10 Distribuição das entrevistas conforme índice de penetração de jornais por mercado* São Paulo Curitiba Recife Porto Alegre Florianópolis Campinas Santos Salvador Brasília Fortaleza Belo Horizonte Rio de Janeiro Não leitorLeitor Fonte: Estudos Marplan/EGM leitores de jornais no duplo período

11 Perfil dos entrevistados Fonte: Perguntas de Perfil (Base: Total = 1760) Classe Sexo Renda familiar Mensal Idade

12 O perfil do leitor de jornal se destaca em relação aos não leitores em diversas situações, indicando que o leitor tende a ser um indivíduo mais preparado para exercer influências assim como mais envolvido e propenso ao consumo. Muitas destas tendências podem ser abstraídas dos Estudos Marplan/EGM e ajudam a destacar a importância e influência que os leitores de jornal têm na comunidade e no consumo, como demonstram as informações a seguir. Perfil dos entrevistados

13 Fonte: Q.P6 – Falando em empresas de modo geral, qual fonte usou/ usaria para saber...? (RU por frase) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da principal fonte de informação Fonte de informação sobre reputação de empresas – 1ª menção

14 LeitoresNão leitores Fonte: Q.P6 – Falando em empresas de modo geral, qual fonte usou/ usaria para saber...? E em segundo lugar? (RU por frase) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação Para os leitores, o jornal é a principal fonte de informação sobre reputação corporativa, dividindo, em melhores condições, em alguns casos com outras fontes. Para uma parcela dos não leitores, o jornal é citado como 1ª fonte de informação

15 Hábitos de mídia

16 Consumo de mídia Fonte: Q.H13 – Nos últimos 6 meses...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: *Penetração do jornal decorrente de amostra controlada por cota e ponderada: 69% leitores e 31% não leitores conforme Estudos Marplan/EGM Com exceção das mídias gratuitas (TV e Rádio), a mídia impressa tem um ótimo desempenho.

17 Consumo de mídia Índice de afinidade Leitor vs. Não leitor Fonte: Q.H13 – Nos últimos 6 meses...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) LeitorNão leitor Índice 100 (leitor em relação a não leitor) Assistiu TV por assinatura33%17% Foi ao cinema27%14% Acessou a Internet41%26% Leu revista72%49% Assistiu TV aberta98%95% Ouviu rádio97%95% Quem lê jornal se caracteriza como um ávido consumidor de informação e consome/ lê / acessa mais todos os outros meios.

18 Tempo e Período de Leitura

19 Dias que leu jornal Jornal é lido todos os dias, com maior freqüência às quartas e domingos, valorizando o efeito de anúncios freqüentes Fonte: Q.H3 – Se leu na última semana, em quais dias leu? (RM) (Base: Q.H2 – Leitor = 1224 e Q.H3 – Leu na última semana = 904)

20 Nota Para esta seção analisamos os resultados focando também quantas edições o(a) entrevistado(a) leu de jornal. Para tanto, foi feito um agrupamento considerando 3 níveis de leitores (Q.H2 – das 5 edições de segunda a sexta, quantas edições de jornal leu - na semana anterior à realização da pesquisa): Light readers = 1 edição Medium readers = de 2 a 3 edições Heavy readers = de 4 a 5 edições

21 Fonte: Sexo (RU), Idade (RU) e Q.H2 – Na última semana, das 5 edições de 2º a 6º, quantas leu? (RU) (Base: Leitor = 1224) Sexo e idade do leitor de jornal Os homens são os que mais lêem e com maior percentual de Heavy readers A maioria dos adultos (25 a 54 anos) tem o mesmo padrão de leitura (+- 40% entre Heavy e Medium). A diferença maior se dá nos Jovens (18 a 24 anos) onde 67% são Medium e Light; Versus os mais Adultos (55 a 69 anos) onde 48% são Heavy e Medium. 40% 39% 48% 33%

22 Fonte: Q.H1 – Quando foi que leu o jornal pela última vez? (RU) e Q.H2 – Na última semana, das 5 edições de 2º a 6º, quantas leu? (RU) (Base: Leitor = 1224) Quando leu jornal pela última vez Nota-se que os Heavy readers lêem de maneira mais regular enquanto que para os Light readers a leitura é mais esporádica.

23 Fonte: Q.H2 – Na última semana, das 5 edições de 2º a 6º, quantas leu? (RU) e Q.H6 – Costuma ler jornal pela internet? (RU) (Base: Q.H2 – Leitor = 1224 e Q.H6 – Leitor = 1224; Não leitor = 536) Lê jornal pela internet De cada 4 que lê pela internet, 3 são leitores de jornal Leitores que lêem jornal pela internet (21%) por tipo de leitor de jornal impresso Leitores de jornal pela internet

24 Fonte: Q.H8 – Quanto tempo gasta lendo/ folheando jornal? (RU) (Base: Leitor = 1224) Tempo médio de leitura por classificação econômica TOTALABCD 2ª a 6ª feira29 min. 31 min.28 min. Sábado35 min.36 min.37 min.26 min. Domingo37 min.39 min.36 min.31 min. O jornal lido por mais tempo no final de semana, quando a leitura é mais calma e atenta, menos sujeita a interrupções e portanto gerando a maior capacidade de absorção do conteúdo Tempo médio de leitura considerando os dias que lê jornal = 33 minutos

25 Fonte: Q.H9 – Quanto costuma ler do jornal? (RU) (Base: Leitor = 1224) Quanto lê do jornal na última semana Seguindo a tendência do tempo de leitura, o domingo é o dia em que se lê a maior quantidade do jornal. 53,79% 51,51% 41,74% Média

26 Fonte: Q.H10 – Horário que costuma ler jornal? (RU) e Q.H2 - Na última semana, das 5 edições de 2º a 6º, quantas leu? (RU) (Base: Leitor = 1224) Período que costuma ler jornal Em geral, 60% lê jornal antes do almoço. Nos Heavy readers esse índice vai para 75%, ou ainda 40% até o café da manhã. 75% 57% 59% 60%

27 Hábitos de leitura por seções / gêneros

28 Seções/ Suplementos / Cadernos que costumam ler - Total Fonte: Q.H11 – Quais seções/ suplementos/ cadernos costuma ler nos jornais (RM) (Base: Leitor = 1224) A leitura do jornal é um processo: a leitura tende a se estender pela maios parte das seções, aumentando a chance de contato com todos os anúncios da edição

29 Seções/ Suplementos / Cadernos que costumam ler - Homens Fonte: Q.H11 – Quais seções/ suplementos/ cadernos costuma ler nos jornais (RM) (Base: Leitor = 1224)

30 Seções/ Suplementos / Cadernos que costumam ler - Mulheres Fonte: Q.H11 – Quais seções/ suplementos/ cadernos costuma ler nos jornais (RM) (Base: Leitor = 1224)

31 Razões para uso / Fontes de informação

32 Temas abordados Para cada tema pesquisado (16 temas no total), o entrevistado declara a primeira (principal) e a segunda fonte de informação que utiliza para se informar. Temas: Notícias da cidade Política do Brasil Notícias do mundo Economia e negócios Saúde Ciência/ Tecnologia Esportes Opções de lazer/ Entretenimento Matérias para mulheres Beleza Turismo Cultura e Artes Agricultura Automóveis Informática Anúncio de produtos e serviços

33 Cobertura das fontes de informação frente aos temas pesquisados - 1ª menção Fonte: Q.H12 – Qual meio é a principal fonte de informação para o tema....? (RU por tema) (Base: Leitor = 1224; Não Leitor = 536) Nota: No cálculo foi desconsiderada a superposição de citação de fonte de informação para mais de um tema; % de resp. 1ª fonte de inform.

34 Fonte: Q.H12 – Qual meio é a principal fonte de informação para o tema....? (RU por tema) (Base: Leitor = 1224; Não Leitor = 536) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação Fonte de informação – Notícias da cidade e Política do Brasil 1ª menção A TV e o jornal são os meios mais utilizados, pelos leitores, para se informar sobre as notícias da cidade e a política do Brasil. Política do BrasilNotícias da cidade

35 Fonte de informação – Notícias do mundo e Economia/ Negócios 1ª menção Economia/ NegóciosNotícias do mundo Fonte: Q.H12 – Qual meio é a principal fonte de informação para o tema....? (RU por tema) (Base: Leitor = 1224; Não Leitor = 536) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação

36 Fonte de informação – Saúde e Ciências/ Tecnologia 1ª menção Ciências/ TecnologiaSaúde Fonte: Q.H12 – Qual meio é a principal fonte de informação para o tema....? (RU por tema) (Base: Leitor = 1224; Não Leitor = 536) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação

37 Fonte de informação – Esporte e Lazer/ Entretenimento 1ª menção Lazer/ EntretenimentoEsporte Fonte: Q.H12 – Qual meio é a principal fonte de informação para o tema....? (RU por tema) (Base: Leitor = 1224; Não Leitor = 536) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação

38 Fonte de informação – Matérias para Mulheres e Beleza 1ª menção BelezaMatérias para Mulheres Fonte: Q.H12 – Qual meio é a principal fonte de informação para o tema....? (RU por tema) (Base: Leitor = 1224; Não Leitor = 536) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação

39 Fonte de informação – Turismo e Cultura/ Artes 1ª menção Cultura/ ArtesTurismo Fonte: Q.H12 – Qual meio é a principal fonte de informação para o tema....? (RU por tema) (Base: Leitor = 1224; Não Leitor = 536) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação

40 Fonte de informação – Agricultura e Automóveis 1ª menção AutomóveisAgricultura Fonte: Q.H12 – Qual meio é a principal fonte de informação para o tema....? (RU por tema) (Base: Leitor = 1224; Não Leitor = 536) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação

41 Anúncios de produtos/ serviçosInformática Fonte de informação – Informática e Anúncios 1ª menção Fonte: Q.H12 – Qual meio é a principal fonte de informação para o tema....? (RU por tema) (Base: Leitor = 1224; Não Leitor = 536) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação

42 Fontes de informação Total por tema - 1ª menção Fonte: Q.H12 – Qual meio é a principal fonte de informação para o tema....? (RU por tema) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação JornalRevistaTVRádioInternet Anúncio de produtos e serviços Automóveis Opções lazer/ Entretenimento Notícias da cidade Esportes Economia e negócios Cultura e Artes Política do Brasil Informática Ciências/ Tecnologia Saúde Notícias do mundo Turismo Agricultura Matérias para mulheres Beleza O jornal é a 2ª fonte de informação em todos os temas

43 Fontes de informação Leitores por tema - 1ª menção Fonte: Q.H12 – Qual meio é a principal fonte de informação para o tema....? (RU por tema) (Base: Leitor = 1224) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação JornalRevistaTVRádioInternet Anúncio de produtos e serviços Automóveis Opções lazer/ Entretenimento Notícias da cidade Economia e negócios Cultura e Artes Esportes Política do Brasil Saúde Informática Notícias do mundo Ciências/ Tecnologia Turismo Agricultura Matérias para mulheres Beleza Entre os leitores, o jornal é a 1ª fonte de informação sobre anúncios de produtos e serviços, automóveis e informática

44 Fontes de informação Não leitores por tema - 1ª menção Fonte: Q.H12 – Qual meio é a principal fonte de informação para o tema....? (RU por tema) (Base: Não Leitor = 536) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação JornalRevistaTVRádioInternet Esportes Automóveis Anúncio de produtos e serviços Economia e negócios Ciências/ Tecnologia Turismo Política do Brasil Informática Notícias da cidade Notícias do mundo Opções lazer/ Entretenimento Cultura e Artes Saúde Agricultura Beleza Matérias para mulheres O jornal é o 2º meio mais citado como 1º fonte entre não leitores para a maioria das categorias

45 Percepção de Atributos por Meio

46 Percepção dos atributos em relação aos diferentes meios - 1ª menção Leitor + Não leitor Fonte: Q.P8 – Para cada razão, qual meio mais se aplica? (RU por razão) (Base: Total= 1760) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação O jornal ocupa o 2º lugar na percepção de todos os atributos consultados.

47 Percepção dos atributos em relação aos diferentes meios - 1ª menção Leitor + Não leitor Fonte: Q.P8 – Para cada razão, qual meio mais se aplica? (RU por razão) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação O jornal ocupa o 2º lugar na percepção de todos os atributos consultados.

48 Percepção dos atributos em relação aos diferentes meios - 1ª menção Fonte: Q.P8 – Para cada razão, qual meio mais se aplica? (RU por razão) (Base: Leitor = 1224; Não Leitor = 536) Nota: % de repostas considerando a principal fonte de informação Entre os leitores, TV e Jornal praticamente dividem a preferência. LeitoresNão leitores

49 Percepção dos atributos em relação aos diferentes meios - 1ª menção LeitoresNão leitores Fonte: Q.P8 – Para cada razão, qual meio mais se aplica? (RU por razão) (Base: Leitor = 1224; Não Leitor = 536) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação Entre os leitores, TV e Jornal praticamente dividem a preferência.

50 Processo de decisão: utilização dos canais

51 Utilização dos canais de mídia Para cada categoria pesquisada (total de 23), o entrevistado declarava ter ou não participado na decisão de compra/ escolha de produtos ou serviços nos últimos 12 meses. Exceto para aluguel ou compra de casa ou imóvel que o filtro se aplicava para os últimos 2 anos. Participou da decisão de compra/ escolha de produto ou serviço: Ao declarar ter tido participação em alguma das categorias pesquisadas, o entrevistado atribuía a fonte de informação utilizada em primeiro e em segundo lugar Não participou da decisão de compra/ escolha de produto ou serviço: Ao declarar não ter tido participação em alguma das categorias pesquisadas, o entrevistado atribuía a fonte de informação que utilizaria em primeiro e em segundo lugar no caso de vir a ter uma participação na decisão de compra/ escolha de produto ou serviço

52 Produtos e serviços pesquisados Para cada produto/ serviço pesquisado (total de 23), o entrevistado declarava qual foi a principal fonte de informação que utilizou/ utilizaria. Produtos/ Serviços: Compra de eletrodomésticos Compra de eletrônicos Compra de telefone Compra de móveis, decoração, CM&B Compra de peças, acessórios para carro Compra de um veículo Escolha de local para férias, excursões Compra de computador, prod. Inform. Compra de mat. construção/ reforma Abertura de conta em banco Escolha de uma opção de investimento Fazer seguro de vida, automóvel, imóvel Escolha de cinema, teatro, shows Compra de alimentos e bebidas Compra de produtos de limpeza Compra de cosméticos, higiene pessoal Compra de roupas e calçados Escolha de operadora interurbano Empréstimo pessoal/ financeiro Plano/ Assistência Médica/ Seguro Saúde Educação (vestibular, cursos em geral) Aluguel de casa ou apartamento Compra de casa ou apartamento

53 Mídias/ canais de informação pesquisados Mídias/ Canais de informação: Jornal + encarte de jornal Revista + encarte de revista Televisão Rádio Internet Jornal na Internet Mala direta pelo correio Encarte no local de venda Corretor ou vendedor Opinião de amigos Outdoor ou placas de rua

54 Citação das mídias que como fonte de informação utilizou para pelo menos uma decisão de compra de produtos/ serviços - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: No cálculo foi desconsiderada a superposição de citação da mídia para mais de um produto/serviço; % de resp. da primeira fonte de informação O jornal é a mídia mais consultada para uma decisão de compra.

55 Citação das mídias como fonte de informação que utilizaria para pelo menos uma decisão de compra de produtos/ serviços - 1ª menção Fonte: Q.P4 – Se fosse tomar uma decisão, qual fonte usaria para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: No cálculo foi desconsiderada a superposição de citação da mídia para mais de um produto/serviço; % de resp. da primeira fonte de informação O jornal é mídia que será mais consultada para uma decisão futura de compra.

56 Mídia utilizada para a decisão de compra Eletrodomésticos - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

57 Mídia utilizada para a decisão de compra Eletrônicos - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

58 Mídia utilizada para a decisão de compra Telefone - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

59 Mídia utilizada para a decisão de compra Móveis, decoração, CM&B - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

60 Mídia utilizada para a decisão de compra Peças, acessórios para carro - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

61 Mídia utilizada para a decisão de compra Veículo - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

62 Mídia utilizada para a escolha Local p/ férias, excursões - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

63 Mídia utilizada para a decisão de compra Computador, produtos de informática – 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

64 Mídia utilizada para a decisão de compra Material para construção - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

65 Mídia utilizada para a abertura Conta em banco - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

66 Mídia utilizada para a escolha Opção de investimento - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

67 Mídia utilizada para a escolha Seguro de vida, automóvel, imóvel – 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

68 Mídia utilizada para a escolha Cinema, teatro e shows - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

69 Mídia utilizada para a decisão de compra Alimentos e bebidas - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

70 Mídia utilizada para a decisão de compra Produtos de limpeza - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

71 Mídia utilizada para a decisão de compra Cosméticos, higiene pessoal - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

72 Mídia utilizada para a decisão de compra Roupas e calçados - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

73 Mídia utilizada para a escolha Operadora para interurbano - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

74 Mídia utilizada para a escolha Empréstimo pessoal, financeiro – 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

75 Mídia utilizada para a escolha Plano médico, seguro saúde - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

76 Mídia utilizada para a decisão de compra Casa ou apartamento - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

77 Mídia utilizada para a decisão de aluguel Casa ou apartamento - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

78 Mídia utilizada para a escolha Educação - 1ª menção Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

79 Principal mídia utilizada para se informar por quem tomou uma decisão de compra 1ª menção - Total Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Compra de veículo Alimentos e bebidas Prod. de limpeza Compra de casa, apartamento Cosméticos, prod. higiene pessoal Cinema, teatro, show Móveis, artigos de decoração Eletrodomésticos Peças, acessórios para carro Roupas, calçados Eletrônicos Telefone Nota: Q.P3, % de respondentes sim na Q.P1 para cada item A preferência do jornal como consulta para decisão de compra, se mantêm em todas as categorias, exceto operadora para interurbano.

80 Principal mídia utilizada para se informar por quem tomou uma decisão de compra 1ª menção - Total Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Empréstimo pessoal, financeiro Mat. para construção Seg. vida, auto, imóvel Opção de investimento Plano, assist. médica, seguro saúde Aluguel de casa, apartamento Local para férias, excursões Computador, prod. Informática Conta em banco Operadora p/ Interurbano Educação Nota: Q.P3, % de respondentes sim na Q.P1 para cada item A preferência do jornal como consulta para decisão de compra, se mantêm em todas as categorias, exceto operadora para interurbano.

81 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Compra de casa, apartamento Compra de veículo Cinema, teatro, show Prod. de limpeza Alimentos e bebidas Cosméticos, prod. higiene pessoal Eletrodomésticos Peças, acessórios para carro Seg. vida, auto, imóvel Eletrônicos Móveis, artigos de decoração Mat. para construção Nota: Q.P3, % de respondentes sim na Q.P1 para cada item Principal mídia utilizada para se informar por quem tomou uma decisão de compra 1ª menção - Leitor Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

82 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Roupas, calçados Telefone Empréstimo pessoal, financeiro Computador, prod. informática Plano, assist. médica, seguro saúde Aluguel de casa, apartamento Opção de investimento Local para férias, excursões Conta em banco Educação Operadora p/ Interurbano Nota: Q.P3, % de respondentes sim na Q.P1 para cada item Principal mídia utilizada para se informar por quem tomou uma decisão de compra 1ª menção - Leitor Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Leitor = 1224) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

83 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Alimentos e bebidas Prod. de limpeza Cosméticos, prod. higiene pessoal Roupas, calçados Móveis, artigos de decoração Empréstimo pessoal, financeiro Peças, acessórios para carro Eletrônicos Telefone Operadora p/ Interurbano Eletrodomésticos Compra de veículo Nota: Q.P3, % de respondentes sim na Q.P1 para cada item Principal mídia utilizada para se informar por quem tomou uma decisão de compra 1ª menção – Não leitor Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

84 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conta em banco Mat. para construção Opção de investimento Local para férias, excursões Plano, assist. médica, seguro saúde Educação Cinema, teatro, show Seg. vida, auto, imóvel Compra de casa, apartamento Aluguel de casa, apartamento Computador, prod. informática Nota: Q.P3, % de respondentes sim na Q.P1 para cada item Principal mídia utilizada para se informar por quem tomou uma decisão de compra 1ª menção – Não leitor Fonte: Q.P3 – Antes de tomar a decisão, qual fonte usou para obter informações sobre...? (RU) (Base: Não leitor = 536) Nota: % de resp. da primeira fonte de informação

85 Outros usos do jornal / Fontes de informação

86 Resultado do encarte em jornal nos últimos 3 meses por tipo de produto/ serviço Fonte: Q.P7a – Nos últimos 3 meses lembra de ter recebido no jornal algum encarte sobre...? (RU), Q.P7b – O encarte fez procurar a loja ou entrar em contato? (RU) e Q.P7c – Nos últimos 3 meses, lembra de ter comprado.... por causa do anúncio? (Base: Leitor = 1224) Índice de compra sobre lembrança 13% 36% 11% 14% 24% 0% 4% Nota: Q.P7b e Q.P7c % de respondentes sim na Q.P7a para cada item

87 Índice de compra sobre lembrança 5% 6% 11% 0% Resultado do encarte em jornal nos últimos 3 meses por tipo de produto/ serviço Fonte: Q.P7a – Nos últimos 3 meses lembra de ter recebido no jornal algum encarte sobre...? (RU), Q.P7b – O encarte fez procurar a loja ou entrar em contato? (RU) e Q.P7c – Nos últimos 3 meses, lembra de ter comprado.... por causa do anúncio? (Base: Leitor = 1224) Nota: Q.P7b e Q.P7c % de respondentes sim na Q.P7a para cada item

88 Resultado do anúncio em jornal nos últimos 3 meses por classificado ou caderno Até os não leitores se utilizam do Jornal em algum momento. Fonte: Q.P10a – Nos últimos 3 meses consultou classificados/ cadernos? (RU), Q.P10b – Entrou em contato por telefone com o anunciante? e Q.P10c – Entrou em contato pessoalmente com o anunciante? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Consultou classificado ou caderno Entrou em contato com o anunciante Foi até a loja ou visitou o vendedor/local Nota: Q.P10b e Q.P10c % de respondentes sim na Q.P10a para cada item Se sim:

89 Veículo de informação utilizado na procura de emprego O jornal é a fonte mais consultada na procura de emprego. Fonte: Q.P5 – Qual a principal fonte que usou/ usaria para procurar emprego? E a segunda fonte, qual seria? (RU) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) Principal fonteDuas principais fontes

90 Mídias mais confiáveis

91 Escolha da mídia baseada na motivação

92 Citação das mídias mais confiáveis para a busca de informação Fonte: Q.P9 – Caso encontrasse informações diferentes sobre o mesmo assunto, em qual meio confiaria mais? (RU) (Base: Total de citações para cada mídia)

93 Mídia mais confiável para a busca de informação - Leitor Fonte: Q.P9 – Caso encontrasse informações diferentes sobre o mesmo assunto, em qual meio confiaria mais? (RU) (Base: Leitor = 1224) JornalTelevisãoRevistaInternetRádio Jornal/ TV4654 Jornal / Revista81 19 Jornal / Internet71 29 Jornal / Rádio67 33 TV / Revista 8416 TV / Internet TV / Rádio Revista / Internet 5644 Revista/ Rádio Internet/ Rádio 3763

94 Mídia mais confiável para a busca de informação – Não leitor Fonte: Q.P9 – Caso encontrasse informações diferentes sobre o mesmo assunto, em qual meio confiaria mais? (RU) (Base: Não leitor = 536) JornalTelevisãoRevistaInternetRádio Jornal/ TV2575 Jornal / Revista67 33 Jornal / Internet58 42 Jornal / Rádio31 69 TV / Revista 928 TV / Internet TV / Rádio Revista / Internet 5941 Revista/ Rádio Internet/ Rádio 3466

95 Tópicos que interferem na Decisão de Compra

96 Tópicos que interessam na Decisão de Compra A primeira e segunda fontes mais importantes para cada estágio do processo de tomada de decisão: Conhecer lançamentos e novidades Conhecer e comparar características de produtos Conhecer e comparar preços e condições de pagamento Informar-se sobre a reputação e qualidade da marca, produto ou serviço Para escolha de fornecedores Como fazer contato e como usar melhor o fornecedor Mídia que geralmente usaria para procurar cada item

97 Mídias consultadas para a decisão aquisição de produtos/serviços 1ª Menção - Total

98 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Aluguel de casa e apartamento Compra de casa e apartamento Alimentos, limpeza, higiene Cinema, teatro, show, lazer em geral Veículo novo ou usado Acessórios e peças para automóveis Materiais p/ construção e reforma da casa Roupas e calçados Móveis, decoração, CM&B Computadores e produtos de informática Eletrodomésticos Mídias consultadas para a decisão aquisição de produtos/serviços 1ª menção - Total Fonte: Q.P4a até Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação – resposta espontânea

99 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Telefones Local para férias, turismo e excursões Eletrônicos Educação Plano, assistência médica, seguro saúde Operadoras de telefonia Empréstimo pessoal, financeiro Seguro de vida, automóvel, imóvel Conta em banco Opção de investimento Mídias consultadas para a decisão aquisição de produtos/serviços 1ª menção - Total Fonte: Q.P4a até Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação – resposta espontânea

100 Mídias consultadas para a decisão aquisição de produtos/serviços 1ª Menção - Leitor

101 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Cinema, teatro, show, lazer em geral Aluguel de casa e apartamento Compra de casa e apartamento Veículo novo ou usado Alimentos, limpeza, higiene Acessórios e peças para automóveis Materiais p/ construção e reforma da casa Roupas e calçados Computadores e produtos de informática Móveis, decoração, CM&B Local para férias, turismo e excursões Mídias consultadas para a decisão aquisição de produtos/serviços 1ª menção - Leitor Fonte: Q.P4a até Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação – resposta espontânea

102 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Telefones Eletrodomésticos Eletrônicos Educação Plano, assistência médica, seguro saúde Seguro de vida, automóvel, imóvel Operadoras de telefonia Empréstimo pessoal, financeiro Conta em banco Opção de investimento Mídias consultadas para a decisão aquisição de produtos/serviços 1ª menção - Leitor Fonte: Q.P4a até Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação – resposta espontânea

103 Mídias consultadas para a decisão aquisição de produtos/serviços 1ª Menção – Não Leitor

104 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Alimentos, limpeza, higiene Roupas e calçados Aluguel de casa e apartamento Compra de casa e apartamento Móveis, decoração, CM&B Materiais p/ construção e reforma da casa Veículo novo ou usado Computadores e produtos de informática Cinema, teatro, show, lazer em geral Acessórios e peças para automóveis Eletrônicos Mídias consultadas para a decisão aquisição de produtos/serviços 1ª menção - Não leitor Fonte: Q.P4a até Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Não leitores = 536) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação – resposta espontânea

105 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Eletrodomésticos Telefones Educação Local para férias, turismo e excursões Operadoras de telefonia Empréstimo pessoal, financeiro Plano, assistência médica, seguro saúde Conta em banco Seguro de vida, automóvel, imóvel Opção de investimento Mídias consultadas para a decisão aquisição de produtos/serviços 1ª menção - Não leitor Fonte: Q.P4a até Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Não leitores = 536) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação – resposta espontânea

106 Mídias consultadas para a decisão de compra dos produtos/serviços 1ª + 2ª Menção – Total

107 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Alimentos, limpeza, higiene Escolha de cinema, teatro, show ou lazer em geral Compra de casa ou apartamento Aluguel de casa ou apartamento Eletrônicos Roupas e calçados Eletrodomésticos Móveis e artigos de decoração, CM&B Material para const./ reforma da casa Compra de um veículo novo ou usado Telefones Mídias consultadas para a decisão de compra dos produtos/serviços 1ª + 2ª menção - Total Fonte: Q.P4a até Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? E em segundo lugar? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte + segunda fonte de informação

108 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Computadores, impressoras, outros produtos de informática Acessórios e peças para automóveis Escolha de local para férias Educação Operadoras de telefonia Plano, assistência médica, seguro saúde Seguro de vida, automóvel, imóvel Empréstimo pessoal, financeiro Conta em banco Opção de investimento Mídias consultadas para a decisão de compra dos produtos/serviços 1ª + 2ª menção - Total Fonte: Q.P4a até Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? E em segundo lugar? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte + segunda fonte de informação

109 Mídias consultadas para a decisão de compra dos produtos/serviços 1ª + 2ª Menção – Leitor

110 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Escolha de cinema, teatro, show ou lazer em geral Alimentos, limpeza, higiene Compra de casa ou apartamento Aluguel de casa ou apartamento Eletrodomésticos Eletrônicos Compra de um veículo novo ou usado Móveis e artigos de decoração, CM&B Material para const./ reforma da casa Roupas e calçados Telefones Mídias consultadas para a decisão de compra dos produtos/serviços 1ª + 2ª menção - Leitor Fonte: Q.P4a até Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? E em segundo lugar? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte + segunda fonte de informação

111 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Computadores, impressoras, outros produtos de informática Acessórios e peças para automóveis Escolha de local para férias Educação Operadoras de telefonia Plano, assistência médica, seguro saúde Seguro de vida, automóvel, imóvel Empréstimo pessoal, financeiro Conta em banco Opção de investimento Mídias consultadas para a decisão de compra dos produtos/serviços 1ª + 2ª menção - Leitor Fonte: Q.P4a até Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? E em segundo lugar? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte + segunda fonte de informação

112 Mídias consultadas para a decisão de compra dos produtos/serviços 1ª + 2ª Menção – Não Leitor

113 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Alimentos, limpeza, higiene Roupas e calçados Eletrônicos Móveis e artigos de decoração, CM&B Material para const./ reforma da casa Eletrodomésticos Computadores, impressoras, outros produtos de informática Telefones Compra de casa ou apartamento Aluguel de casa ou apartamento Compra de um veículo novo ou usado Mídias consultadas para a decisão de compra dos produtos/serviços 1ª + 2ª menção - Não leitor Fonte: Q.P4a até Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? E em segundo lugar? (RU) (Base: Não leitores = 536) Nota: % de respostas da primeira fonte + segunda fonte de informação

114 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Acessórios e peças para automóveis Escolha de cinema, teatro, show ou lazer em geral Escolha de local para férias Educação Seguro de vida, automóvel, imóvel Operadoras de telefonia Plano, assistência médica, seguro saúde Empréstimo pessoal, financeiro Conta em banco Opção de investimento Mídias consultadas para a decisão de compra dos produtos/serviços 1ª + 2ª menção - Não leitor Fonte: Q.P4a até Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? E em segundo lugar? (RU) (Base: Não leitores = 536) Nota: % de respostas da primeira fonte + segunda fonte de informação

115 Mídias Consultadas para Decisão de Compra dos Produtos/Serviços 1ª Menção

116 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer bancos existentes Conhecer diferenças entre eles Informar-se sobre tarifas e juros Conhecer os tipos de conta que pode abrir Conhecer os serviços disponíveis Informar-se sobre reput. e confi. dos bancos Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de abertura Conta em banco - 1ª menção Fonte: Q.P4j – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

117 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer os tipos existentes Informar-se sobre o rendimento de cada tipo Informar-se sobre os riscos de cada tipo Saber como proceder para fazer o investimento Informar-se sobre a credibilidade e reputação das diferentes empresas que oferecem cada tipo de investimento Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Opção de investimento - 1ª menção Fonte: Q.P4k – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

118 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer as diferentes empresas Conhecer os diferentes tipos de seguro Conhecer as diferenças entre os planos oferecidos por diferentes empresas Informar-se sobre o que os planos cobrem Informar-se sobre o custo dos planos Informar-se sobre reputação e a confiabilidade das diferentes seguradoras Informar-se como entrar em contato com o corretor ou empresa de seguros Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Seguro de vida, automóvel, imóvel - 1ª menção Fonte: Q.P4l – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

119 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos Conhecer as características dos diferentes tipos de financiamento Verificar as taxas de juros de cada tipo de plano Pegar telefones para se informar de detalhes Escolher uma fonte financeira confiável Informar-se sobre a reputação das diferentes finaciadoras Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Empréstimo pessoal, financeiro – 1ª menção Fonte: Q.P4q – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

120 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer as diferentes empresas de assistência médica/seguro saúde Conhecer os diferentes planos oferecidos pelas empresas Informar-se sobre os planos que cobrem Informar-se sobre os custos dos planos Informar-se sobre a reputação e confiabilidade das empresas Informar-se como entrar em contato com o corretor ou empresa Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Plano médico, seguro saúde - 1ª menção Fonte: Q.P4r – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

121 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer produtos novos e lançamentos Tomar conhecimento de ofertas especiais Comparar preços Saber onde ficam as lojas Saber horários de funcionamento Saber se aceitam cartões de crédito, débito Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal - 1ª menção Fonte: Q.P4n – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

122 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer produtos novos e lançamentos Tomar conhecimento das ofertas especiais Comparar preços Saber onde ficam as lojas Saber horários de funcionamento Saber se aceitam cartões de crédito, debito Informar-se sobre reputação e qualidade das roupas Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Roupas e calçados - 1ª menção Fonte: Q.P4o – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

123 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novas operadoras Conhecer as características das diferentes operadoras Comparar os preços das diferentes operadoras Tomar conhecimento de ofertas especiais Escolher a operadora que poderá usar Informar-se sobre reputação e qualidade Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Operadora para interurbano - 1ª menção Fonte: Q.P4p – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

124 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer as instituições Tomar conhecimento dos cursos oferecidos Comparar preços em diferentes instituições Saber a localização das instituições Informar-se sobre os dias e horários dos cursos Informar-se sobre a qualidade dos cursos Informar-se sobre a reputação das instituições Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Educação - 1ª menção Fonte: Q.P4s – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

125 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as características das diferentes marcas e modelos Informar-se sobre a reputação e qualidade Comparar os preços e condições de pagamento Escolher a melhor loja e local para fazer compra Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Eletrodomésticos - 1ª menção Fonte: Q.P4a – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

126 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as características das diferentes marcas e modelos Informar-se sobre reputação e qualidade Comparar os preços e condições de pagamento Escolher a melhor loja ou local para fazer compra Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Eletrônicos - 1ª menção Fonte: Q.P4b – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

127 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as características das diferentes marcas e modelos Informar-se sobre a reputação e qualidade Comparar os preços e as condições de pagamento Escolher a melhor loja ou local para fazer compra Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Telefones - 1ª menção Fonte: Q.P4c – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

128 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as características das diferentes marcas e modelos Informar-se sobre a reputação e qualidade das diferentes marcas e modelos Comparar os preços e condições de pagamento Escolher a melhor marca ou local para fazer compra Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Computador, produtos de informática - 1ª menção Fonte: Q.P4h – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

129 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as características das diferentes marcas e modelos Informar-se sobre a reputação e qualidade Comparar os preços e condições de pagamento Escolher a melhor loja ou local para fazer compras Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Móveis, decoração, CM&B - 1ª menção Fonte: Q.P4d – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

130 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as diferentes opções de materiais existentes Saber quais lojas trabalham com os materiais procurados Conhecer as características dos produtos Informar-se sobre reputação e qualidade Informar-se sobre preços e comparar com os concorrentes Escolher a melhor loja ou local para fazer compras Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Material para construção - 1ª menção Fonte: Q.P4i – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

131 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Verificar a disponibilidade de imóveis Conhecer as características dos imóveis em oferta Verificar as faixas de preço por tipo de imóvel e região Pegar telefone para se informar sobre detalhes Escolher a corretora que poderá usar Pegar endereço para ir ver o imóvel Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de aluguel Casa ou Apartamento - 1ª menção Fonte: Q.P4t – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

132 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Verificar a disponibilidade de imóveis Conhecer as características dos imóveis em oferta Ver plantas e detalhes de localização Verificar as faixas de preço e condições de pagamento Pegar telefone para se informar sobre detalhes Pegar endereço para ir ver o imóvel Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Casa ou Apartamento - 1ª menção Fonte: Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

133 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as diferentes marcas e modelos Informar-se sobre a reputação e qualidade Comparar os preços e condições de pagamento Escolher a melhor loja ou local para comprar Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Peças, acessórios para carro – 1ª menção Fonte: Q.P4e – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

134 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as diferentes marcas e modelos Informar-se sobre a reputação e qualidade Comparar os preços e condições de pagamento Escolher a melhor loja ou local para fazer compras Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Veículo novo ou usado - 1ª menção Fonte: Q.P4f – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

135 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Consultar as diferentes opções Informar-se sobre horários Informar-se sobre locais de compra de ingressos e reservas Informar-se sobre preços Ler críticas e avaliações dos filmes, teatros, shows Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Cinema, teatro, show - 1ª menção Fonte: Q.P4m – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

136 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer os vários locais e opções existentes Verificar as atrações de vários locais Ver preços de passagens e condições de pagamento Ver preços de hotéis e estadias Escolher a melhor agência ou maneira de comprar e fazer reservas Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Local p/ férias, excursões - 1ª menção Fonte: Q.P4g – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

137 Escolha da mídia baseada na motivação POR CATEGORIA - Leitor

138 Categorias Para cada categoria pesquisada (21 no total), o entrevistado respondia a várias frases que tinham o objetivo de identificar a relação dele com o processo de obtenção de informação e compra de um produto/serviço. Em cada frase, o entrevistado deveria atribuir uma fonte de informação utilizada em primeiro e em segundo lugar. Para efeitos de análises foram criados totais por categoria independente da frase, somando o primeiro e o segundo lugar, a fim de entender o meio mais escolhido para buscar informações de cada categoria. Por se tratar de uma soma de respostas para as diversas mídias o percentual será acima de 100%.

139 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer bancos existentes Conhecer diferenças entre eles Informar-se sobre tarifas e juros Conhecer os tipos de conta que pode abrir Conhecer os serviços disponíveis Informar-se sobre reput. e confi. dos bancos Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de abertura Conta em banco - 1ª menção Fonte: Q.P4j – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

140 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer os tipos existentes Informar-se sobre o rendimento de cada tipo Informar-se sobre os riscos de cada tipo Saber como proceder para fazer o investimento Informar-se sobre a credibilidade e reputação das diferentes empresas que oferecem cada tipo de investimento Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Opção de investimento - 1ª menção Fonte: Q.P4k – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

141 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer as diferentes empresas Conhecer os diferentes tipos de seguro Conhecer as diferenças entre os planos oferecidos por diferentes empresas Informar-se sobre o que os planos cobrem Informar-se sobre o custo dos planos Informar-se sobre reputação e a confiabilidade das diferentes seguradoras Informar-se como entrar em contato com o corretor ou empresa de seguros Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Seguro de vida, automóvel, imóvel - 1ª menção Fonte: Q.P4l – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

142 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos Conhecer as características dos diferentes tipos de financiamento Verificar as taxas de juros de cada tipo de plano Pegar telefones para se informar de detalhes Escolher uma fonte financeira confiável Informar-se sobre a reputação das diferentes finaciadoras Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Empréstimo pessoal, financeiro – 1ª menção Fonte: Q.P4q – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

143 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer as diferentes empresas de assistência médica/seguro saúde Conhecer os diferentes planos oferecidos pelas empresas Informar-se sobre os planos que cobrem Informa-se sobre os custos dos planos Informar-se sobre a reputação e confiabilidade das empresas Informar-se como entrar em contato com o corretor ou empresa Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Plano médico, seguro saúde - 1ª menção Fonte: Q.P4r – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

144 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer produtos novos e lançamentos Tomar conhecimento de ofertas especiais Comparar preços Saber onde ficam as lojas Saber horários de funcionamento Saber se aceitam cartões de crédito, débito Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal - 1ª menção Fonte: Q.P4n – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

145 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer produtos novos e lançamentos Tomar conhecimento das ofertas especiais Comparar preços Saber onde ficam as lojas Saber horários de funcionamento Saber se aceitam cartões de crédito, debito Informar-se sobre reputação e qualidade das roupas Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Roupas e calçados - 1ª menção Fonte: Q.P4o – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

146 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novas operadoras Conhecer as características das diferentes operadoras Comparar os preços das diferentes operadoras Tomar conhecimento de ofertas especiais Escolher a operadora que poderá usar Informar-se sobre reputação e qualidade Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Operadora para interurbano - 1ª menção Fonte: Q.P4p – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

147 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer instituições Tomar conhecimento dos cursos oferecidos Comparar preços em diferentes instituições Saber a localização das instituições Informar-se sobre os dias e horários dos cursos Informar-se sobre a qualidade dos cursos Informar-se sobre a reputação das instituições Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Educação - 1ª menção Fonte: Q.P4s – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

148 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as características das diferentes marcas e modelos Informar-se sobre a reputação e qualidade Comparar os preços e condições de pagamento Escolher a melhor loja e local para fazer compra Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Eletrodomésticos - 1ª menção Fonte: Q.P4a – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

149 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as características das diferentes marcas e modelos Informar-se sobre reputação e qualidade Comparar os preços e condições de pagamento Escolher a melhor loja ou local para fazer compra Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Eletrônicos - 1ª menção Fonte: Q.P4b – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

150 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as características das diferentes marcas e modelos Informar-se sobre a reputação e qualidade Comparar os preços e as condições de pagamento Escolher a melhor loja ou local para fazer compra Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Telefones - 1ª menção Fonte: Q.P4c – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

151 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as características das diferentes marcas e modelos Informar-se sobre a reputação e qualidade das diferentes marcas e modelos Comparar os preços e condições de pagamento Escolher a melhor marca ou local para fazer compra Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Computador, produtos de informática - 1ª menção Fonte: Q.P4h – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

152 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as características das diferentes marcas e modelos Informar-se sobre a reputação e qualidade Comparar os preços e condições de pagamento Escolher a melhor loja ou local para fazer compras Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Móveis, decoração, CM&B - 1ª menção Fonte: Q.P4d – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

153 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as diferentes opções de materiais existentes Saber quais lojas trabalham com os materiais procurados Conhecer as características dos produtos Informar-se sobre reputação e qualidade Informar-se sobre preços e comparar com os concorrentes Escolher a melhor loja ou local para fazer compras Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Material para construção - 1ª menção Fonte: Q.P4i – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

154 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Verificar a disponibilidade de imóveis Conhecer as características dos imóveis em oferta Verificar as faixas de preço por tipo de imóvel e região Pegar telefone para se informar sobre detalhes Escolher a corretora que poderá usar Pegar endereço para ir ver o imóvel Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de aluguel Casa ou Apartamento - 1ª menção Fonte: Q.P4t – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

155 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Verificar a disponibilidade de imóveis Conhecer as características dos imóveis em oferta Ver plantas e detalhes de localização Verificar as faixas de preço e condições de pagamento Pegar telefone para se informar sobre detalhes Pegar endereço para ir ver o imóvel Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Casa ou Apartamento - 1ª menção Fonte: Q.P4u – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

156 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as diferentes marcas e modelos Informar-se sobre a reputação e qualidade Comparar os preços e condições de pagamento Escolher a melhor loja ou local para comprar Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Peças, acessórios para carro – 1ª menção Fonte: Q.P4e – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

157 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer novos produtos e lançamentos Conhecer as diferentes marcas e modelos Informar-se sobre a reputação e qualidade Comparar os preços e condições de pagamento Escolher a melhor loja ou local para fazer compras Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de compra Veículo novo ou usado - 1ª menção Fonte: Q.P4f – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

158 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Consultar as diferentes opções Informar-se sobre horários Informar-se sobre locais de compra de ingressos e reservas Informar-se sobre preços Ler críticas e avaliações dos filmes, teatros, shows Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Cinema, teatro, show - 1ª menção Fonte: Q.P4m – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

159 Jornal + encarte TV Revista + encarte Rádio Outdoor ou placas de rua Internet/ Jornal na Internet Encarte no PDV Mala direta pelo correio Corretor ou vendedor Opinião de amigos Conhecer os vários locais e opções existentes Verificar as atrações de vários locais Ver preços de passagens e condições de pagamento Ver preços de hotéis e estadias Escolher a melhor agência ou maneira de comprar e fazer reservas Em geral, qual meio usaria para procurar Mídias consultadas para a decisão de escolha Local p/ férias, excursões - 1ª menção Fonte: Q.P4g – Qual a principal fonte que usou/ usaria para...? (RU) (Base: Leitores = 1224) Nota: % de respostas da primeira fonte de informação

160 RESUMO: Comparação Quero Comprar I (2003) com Leitores atuais (2006)

161 Uma constatação em 2003 que se repete na amostra total em 2006Leitor Nãoleitor

162 Quero Comprar I e Leitor Atual Quero Comprar I Realização Realizada em 2003, em 11 praças (Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos e São Paulo), apenas com leitores de jornal, com controles de cotas por perfil. Amostra Total 960 entrevistas com leitores de jornal. Leitores Atuais Realização Realizada em 2006, em 12 praças (Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos e São Paulo), com leitores e não leitores de jornal, com cotas por sexo, idade, classe, praça, pea e não-pea. Amostra Total 1760 entrevistas sendo, 1224 leitores e 536 não leitores. Observações Na comparação dos dados com o estudo deste ano, consideramos apenas as informações de leitores para não haver confronto com os dados da pesquisa anterior. O critério para definição de leitor é ter lido ou folheado o jornal nos últimos 3 meses.

163 O novo perfil pesquisado LeuLeria O público não leitor contém uma parcela que na realidade é um leitor Esporádico Que já leu ou leria um jornal em determinadas condições

164 Principal fontes de informação sobre cada tema Fonte: Q.H12 – Qual meio é a principal fonte de informação para o tema....? (RU por tema) (Base: Leitor = 1224) Nota: % de respostas considerando a principal fonte de informação JornalRevistaTVRádioInternetJornalRevistaTVRádioInternet Anúncio de produtos e serviços Automóveis Economia e negócios Turismo Cultura e Artes Esportes Informática Opções lazer/ Entretenimento Notícias da cidade Agricultura Política do Brasil Ciências/ Tecnologia Saúde/ Beleza Saúde Beleza Notícias do mundo Matérias para mulheres Quero Comprar ILeitor atual

165 Fonte: Q.H10 – Horário que costuma ler jornal? (RU) e Q.H2 - Na última semana, das 5 edições de 2º a 6º, quantas leu? (RU) (Base: Leitor = 1224) Período que lê jornal 57% 60% O jornal é lido cada vez mais cedo. Isto significa: Melhor absorção do conteúdo Maior tempo para exercer a compra decorrente do anúncio

166 Seções/ Suplementos / Cadernos que lê nos jornais Fonte: Q.H11 – Quais seções/ suplementos/ cadernos costuma ler nos jornais (RM) (Base: Leitor = 1224) Quero Comprar I Leitor atual Primeira página8684 Noticiário local da cidade8584 Anúncios / Classificados7463 Divertimento/ Cine/ TV/ Teatro/ Horóscopo7466 Saúde/ Ciência/ Tecnologia70 Saúde e qualidade de vida 64 Ciência e Tecnologia 42 Noticiário Policial6872 Encartes e Folhetos de propaganda6657 Suplemento / Seção cultural5848 Noticiário Esportivo5761

167 Seções/ Suplementos / Cadernos que lê nos jornais Fonte: Q.H11 – Quais seções/ suplementos/ cadernos costuma ler nos jornais (RM) (Base: Leitor = 1224) Quero Comprar I Leitor atual Noticiário nacional / político5559 Noticiário econômico5348 Suplemento / Seção feminina48 Noticiário internacional / Mundo4557 Editorial / Opinião4547 Suplemento / Seção automóveis4344 Suplem./ Seção turismo/ viagem4134 Suplemento / Seção de inform.3637 Suplemento rural / agrícola3129 Educação 64 Outros4540

168 Fonte: Q.H8 – Quanto tempo gasta lendo/ folheando jornal? (RU) (Base: Leitor = 1224) Tempo médio de leitura por classificação econômica TOTALABCD 2ª a 6ª feira29 min. 31 min.28 min. Sábado35 min.36 min.37 min.26 min. Domingo37 min.39 min.36 min.31 min. TOTALABCD 2ª a 6ª feira31 min.34 min.30 min.26 min. Sábado36 min.38 min.34 min.35 min. Domingo41 min.43 min.40 min.33 min. Leitor atual Quero Comprar I

169 Fonte: Q.H8 – Quanto tempo gasta lendo/ folheando jornal? Tempo médio diário que se dedica à leitura Leitor atual Quero Comprar I 31 minutos 33 minutos

170 Como fonte de informação –Detém a 2ª posição em todos os temas consultados –Entre os leitores: -é a 1ª fonte de informação sobre anúncios de produtos e serviços, automóveis e informática -é a principal fonte de informação sobre reputação corporativa Na percepção de atributos –Ocupa o 2º lugar –Entre os leitores -Divide a preferência com a TV. Conclusões - Jornal

171 Identificamos que o público não leitor contém uma parcela que na realidade é um leitor, esporádico, que já leu ou leria um jornal em determinadas condições relacionadas à serviços, citando o jornal como: –1ª fonte de informação, e posicionando o jornal como 2º meio mais citado

172 Conclusões - Jornal Confirma-se a informação já detectada entre só leitores na 1ª pesquisa, agora no total de leitores + não leitores que : É a mídia mais consultada para uma decisão de compra na grande maioria das 23 categorias estudadas. É a mídia que será mais consultada para uma decisão futura de compra Sua leitura se traduz em ótimos níveis de contato telefônico ou pessoal com o anunciante

173 A N E X O S

174 Leitores vs. Não leitores Estudos Marplan/EGM

175 Leitor x não leitor Estudos Marplan/EGM Leitor Mais ávido por informação Mais informado/culto Tempo livre melhor usufruído Consumidor mais consciente e moderno Consome mais

176 É mais interessado em: Fonte: Estudos Marplan/EGM - Ano móvel – 9 mercados – Abril05/ Março06 (18-69 anos, AB) Leitor Não leitor Índice 100 (leitor em relação a não leitor) Política internacional53%35% Política nacional67%50% Economia nacional / internacional68%54% Antropologia / cultura dos povos55%44% Arte / cultura artística60%49% Ecologia / meio ambiente72%61% Arquitetura / construção43%37% Finanças pessoais / orçamento familiar68%59% Psicologia / comportamento68%59% Profissão / mercado de trabalho79%70% Medicina alternativa68%61% Atualidades / notícias do momento94%86% Culinária50%51% Assuntos culturais, relacionados às artes e todos os tipos de notícias, caracterizando-os como bem informados e mais cultos.

177 Mais antenado e ativo Leitor Não leitor Índice 100 (leitor em relação a não leitor) Freqüenta clubes22%17% Vai a shows37%29% Janta fora51%40% Faz compras em shopping centers69%56% Freqüenta danceterias / casas noturnas27%22% Viaja nos fins de semana39%32% Toca instrumentos musicais12%11% Freqüenta/ joga em bingo5% Pesca14% Cozinha em ocasiões especiais37%38% Cuida de plantas e jardinagens30%31% Aproveita mais seu tempo livre em relação ao não leitor e é integrado com a vida da cidade. Fonte: Estudos Marplan/EGM - Ano móvel – 9 mercados – Abril05/ Março06 (18-69 anos, AB)

178 Cuida da aparência e do bem estar Leitor Não leitor Índice 100 (leitor em relação a não leitor) Pratica esportes em equipe21%15% Costuma correr20%15% Anda de bicicleta25%19% Pratica esportes em geral67%54% Faz ginástica em academia17%14% Anda / caminha58%51% Regime / dieta / nutrição57%52% Fonte: Estudos Marplan/EGM - Ano móvel – 9 mercados – Abril05/ Março06 (18-69 anos, AB)

179 Consumidor mais consciente e moderno Leitor Não leitor Índice 100 (leitor em relação a não leitor) Sempre sou o primeiro a exper. novos produtos/serviços20%18% As pessoas me pedem conselhos antes de fazer compra44%40% Não me imagino sem um cartão de crédito22%20% Gosto de comprar roupa de marca26%24% Prefiro produtos com a última palavra em tecnologia55%51% Procuro usar produtos biodegradáveis/ não poluentes73%69% Compro roupa pelo conforto/ preço e não por moda81% Gosto de visitar várias lojas antes de comprar70% Decido o que comprar antes de ir as compras63% Raramente mudo de marca34%35% Prefiro comprar a crédito do que ter que esperar38%40% Não consigo guardar dinheiro48%52% Fonte: Estudos Marplan/EGM - Ano móvel – 9 mercados – Abril05/ Março06 (18-69 anos, AB)

180 Consumo nos últimos 30 dias... Leitor Não leitor Índice 100 (leitor em relação a não leitor) Calçados couro masculino16%11% Preservativos, camisinhas13%9% Roupas / artigos esportivos17%12% Utensílios domésticos15%11% CDs de músicas34%25% Tênis20%15% Jeans30%23% Artigos de cama / mesa e banho13%10% Curativos13%10% Roupas íntimas masculinas13%10% Calçados couro feminino19%15% O leitor de jornal é mais comprador de produtos em geral, inclusive de moda. Fonte: Estudos Marplan/EGM - Ano móvel – 9 mercados – Abril05/ Março06 (18-69 anos, AB)

181 Consumo nos últimos 30 dias... Leitor Não leitor Índice 100 (leitor em relação a não leitor) Malharia, blusas, camisetas30%24% Material escolar20%16% Meias masculinas15%12% Meias femininas12%10% Bolsas e acessórios14%12% Jogos / brinquedos14%12% Escova de dentes36%31% Bijuterias em geral18%16% Sandálias, chinelos27%24% Produtos de tratamento da pele / corpo20%18% Fonte: Estudos Marplan/EGM - Ano móvel – 9 mercados – Abril05/ Março06 (18-69 anos, AB)

182 Quero Comprar 2006 Juntando-se a estas evidências apontadas nos Estudos Marplan/EGM com o foco desta 2ªonda da pesquisa Quero Comprar, a ANJ contará com um farto material para subsidiar a defesa publicitária do meio jornal.

183 Uso e importância do jornal na empresa

184 Participação nas decisões de compra na empresa que trabalha A participação sobre a decisão varia de acordo com o tipo de produto/serviço. É bem variado o tipo de participação que cada tipo de leitor tem nas decisões. Em boa parte dos produtos e serviços, são os não leitores que participam menos das decisões. Fonte: Q.L1 – No trabalho, tem participação na decisão de compra? (RU) e Q.L2 – Qual o tipo de participação tem para...? (RM) Nota: Q.L2 % de respondentes sim na Q.L1; Pergunta feita só para os que trabalham fora de casa Fotocopiadora, fragmentadora Papelaria, materiais de limpeza Telefonia móvel,fixa,celular,fax Equip. de informática software

185 Participação nas decisões de compra na empresa que trabalha Equipamentos de produção Matéria prima para produção Aquisição de veículos Serviços financeiros, consultoria Fonte: Q.L1 – No trabalho, tem participação na decisão de compra? (RU) e Q.L2 – Qual o tipo de participação tem para...? (RM) Nota: Q.L2 % de respondentes sim na Q.L1; Pergunta feita só para os que trabalham fora de casa

186 Participação nas decisões de compra na empresa que trabalha Treinamento e conferências Contratação de funcionários Serviço de publicidade, Mkt Viagem, passagens, hospedagem Fonte: Q.L1 – No trabalho, tem participação na decisão de compra? (RU) e Q.L2 – Qual o tipo de participação tem para...? (RM) Nota: Q.L2 % de respondentes sim na Q.L1; Pergunta feita só para os que trabalham fora de casa

187 Participação nas decisões de compra na empresa que trabalha Manutenção, limpeza, reformas Op. Telefonia a longa distância Plano, conv. Médico, seg. saúde Fonte: Q.L1 – No trabalho, tem participação na decisão de compra? (RU) e Q.L2 – Qual o tipo de participação tem para...? (RM) Nota: Q.L2 % de respondentes sim na Q.L1; Pergunta feita só para os que trabalham fora de casa

188 Participação nas decisões de compra na empresa que trabalha Leitor + Não leitor Fonte: Q.L1 – No trabalho, tem participação na decisão de compra? (RU) e Q.L2 – Qual o tipo de participação tem para...? (RM) Nota: Q.L2 % de respondentes sim na Q.L1; Pergunta feita só para os que trabalham fora de casa

189 Participação nas decisões de compra na empresa que trabalha Leitor + Não leitor

190 Processo de compra de produtos e serviços

191 Fonte: Q.P1 – Nos últimos 12 meses fez/ participou da decisão de...? (RU por produto/serviço) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas referente a respostas sim Fez ou participou da decisão de compra/ contratação de serviço - Total

192 Fonte: Q.P1 – Nos últimos 12 meses fez/ participou da decisão de...? (RU por produto/serviço) (Base: Total = 1760) Nota: % de respostas referente a respostas sim

193 Tipo de participação na decisão de compra A decisão de compra de eletrodomésticos e eletrônicos é tomada mais em conjunto. Compra de eletrodomésticoCompra de eletrônicos Fonte: Q.P2 – Qual foi o tipo de participação na decisão de compra, contração ou investimento para...? (RU por produto/serviço) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536) 35% 25% 34% 32%

194 Compra de telefone A mesma tendência com pequenas diferenças mas com pequenas diferenças. Compra de móveis, artigos de decoração, cama, mesa e banho Tipo de participação na decisão de compra 31% 24% 26% 22% Fonte: Q.P2 – Qual foi o tipo de participação na decisão de compra, contração ou investimento para...? (RU por produto/serviço) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536)

195 Não há diferenciação entre leitores e não leitores. Na compra de um veículo, os leitores decidem mais em conjunto do que os não leitores. Compra de peças ou acessórios para carro Compra de veículo novo ou usado Tipo de participação na decisão de compra 17% 15% 10% 6% Fonte: Q.P2 – Qual foi o tipo de participação na decisão de compra, contração ou investimento para...? (RU por produto/serviço) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536)

196 Não há diferenciação na participação de decisão de compra Escolha de local para férias Compra de computador, impressora ou produto de informática Tipo de participação na decisão de compra 12%11% 9% Fonte: Q.P2 – Qual foi o tipo de participação na decisão de compra, contração ou investimento para...? (RU por produto/serviço) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536)

197 Compra de material para construção ou reforma da casa Abertura de conta em banco Tipo de participação na decisão de compra 16% 21% 9% 7% Fonte: Q.P2 – Qual foi o tipo de participação na decisão de compra, contração ou investimento para...? (RU por produto/serviço) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536)

198 Escolha de uma opção de investimento do dinheiro Fazer um seguro de vida, automóvel, imóvel Tipo de participação na decisão de compra 8% 5% 6%5% Fonte: Q.P2 – Qual foi o tipo de participação na decisão de compra, contração ou investimento para...? (RU por produto/serviço) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536)

199 Os leitores tomam mais a decisão em conjunto sobre o lazer/ versão No caso de alimentos e bebida têm-se uma maior participação na decisão de compra tanto dos leitores como dos não leitores. Tipo de participação na decisão de compra Escolha de cinema, teatro, show ou lazer em geral Compra de alimentos e bebidas 28% 18% 89%90% Fonte: Q.P2 – Qual foi o tipo de participação na decisão de compra, contração ou investimento para...? (RU por produto/serviço) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536)

200 Compra de produtos de limpeza Compra de cosméticos e produtos de higiene pessoal Tipo de participação na decisão de compra 82% 88% 84% 89% Fonte: Q.P2 – Qual foi o tipo de participação na decisão de compra, contração ou investimento para...? (RU por produto/serviço) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536)

201 Tipo de participação na decisão de compra Compra de roupas e calçados Escolha de operadora para ligações interurbana 79% 75% 25% 19% Fonte: Q.P2 – Qual foi o tipo de participação na decisão de compra, contração ou investimento para...? (RU por produto/serviço) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536)

202 Empréstimo pessoal/ financeiro Plano/ Convênio de Assistência Médica/ Seguro Saúde Tipo de participação na decisão de compra 7% 5% 8% 9% Fonte: Q.P2 – Qual foi o tipo de participação na decisão de compra, contração ou investimento para...? (RU por produto/serviço) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536)

203 Aluguel de casa ou apartamento Compra de casa ou apartamento Tipo de participação na decisão de compra 9% 3% Fonte: Q.P2 – Qual foi o tipo de participação na decisão de compra, contração ou investimento para...? (RU por produto/serviço) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536)

204 Os leitores decidem mais em conjunto sobre Educação do que os não leitores. Educação Tipo de participação na decisão de compra 18% 10% Fonte: Q.P2 – Qual foi o tipo de participação na decisão de compra, contração ou investimento para...? (RU por produto/serviço) (Base: Leitor = 1224; Não leitor = 536)

205 FIM!


Carregar ppt "O que ela vai dizer?O que ele vai ouvir?O que ela vai pensar? Quero Comprar 2ª Onda Preparado exclusivamente para a: agosto/2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google