A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Cavaleiro da Dinamarca

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Cavaleiro da Dinamarca"— Transcrição da apresentação:

1 O Cavaleiro da Dinamarca
Uma obra de Sophia de Mello Breyner Andresen (PPT - com base na 37ª edição de Novembro de 1994)

2 Resumo: O Cavaleiro vivia com a sua família numa floresta da Dinamarca ,no Norte da Europa. Numa noite de Natal, durante a ceia, quando todos estavam reunidos, comunicou-lhes que iria partir em peregrinação à Terra Santa para orar onde Cristo tinha nascido e que partiria brevemente. Prometeu que dali a dois anos estariam juntos de novo. Na Primavera seguinte partiu tendo chegado muito antes do Natal às costas da Palestina, onde visitou todos os locais sagrados relacionados com a vida de Jesus. Já de regresso à Dinamarca, uma tempestade violentíssima quase destruiu o barco em que viajava e ele teve que ficar em Itália. Aí conheceu várias cidades (Ravena, Veneza, Florença, Génova) onde fez diversos amigos. Após várias situações de perigo, conseguiu chegar à floresta em que vivia, mas uma tempestade quase lhe provocou a morte. No entanto os anjos acenderam pequenas estrelas no abeto que ficava em frente à sua casa, guiando-o até ao calor do seu lar e à sua família.

3 A viagem do Cavaleiro Viagem de ida Viagem de regresso: - Palestina
Ravena - Veneza Ferrara - Bolonha - Florença Génova Bruges - Antuérpia Viagem de regresso:

4 A Dinamarca “A Dinamarca fica no Norte da Europa”
É constituída pela península da Jutlândia (Jylland) e cerca de 400 ilhas, 82 das quais são habitadas, sendo Funen (Fyn) e a Zelândia (Sjælland) as maiores. Superfície km2 População habitantes Capital - Copenhaga Governo – Monarquia Constitucional Moeda – Coroa Dinamarquesa Língua Oficial - Dinamarquês Limites: Norte - estreito de Skagerrak, que a separa da Noruega, Leste - estreito de Kattegat, que a separa da Suécia, e pelo Mar Báltico, Sul – Alemanha; Oeste - Mar do Norte.

5 O Tempo Explícito na obra:
“Há muitos anos, há dezenas e centenas de anos” (página 5; 37ª edição) Implícito na obra: “Giotto (…) é um pintor do século passado” (pág.31) “Este é um dos capitães dos meus navios”; “Espantou-se o Cavaleiro com aquilo que via, pois naquele tempo a pimenta era quase tão rara como o oiro.” (pág.31) Premissas: Giotto viveu no séc. XIII/XIV ( ); Os descobrimentos ocorreram entre os sécs. XV e XVII. Dedução: A acção decorre no séc. XV - início dos descobrimentos (o que explica o desconhecimento do Cavaleiro relativamente às especiarias utilizadas em casa do negociante flamengo) e um século depois de Giotto.

6 O Espaço “A Dinamarca fica no Norte da Europa. (…)havia certo lugar da Dinamarca, no extremo Norte do país, perto do mar, uma grande floresta de pinheiros, tílias , abetos e carvalhos. Nessa floresta morava com a sua família um Cavaleiro. Viviam numa casa construída numa clareira rodeada de bétulas. E em frente da porta de casa havia um grande pinheiro que era a árvore mais alta da floresta.” A narração tem início com uma concentração de espaço: Norte da Europa Dinamarca extremo Norte do país floresta clareira casa pinheiro

7 Este espaço vai alargar-se à medida que o Cavaleiro avança na sua história:
Dinamarca ~ Palestina ~ Ravena ~ Veneza ~ Ferrara ~ Bolonha ~ Florença ~ Génova ~ Bruges ~ Antuérpia Para novamente se concentrar: Pequena povoação a poucos quilómetros da sua floresta ~ floresta ~ pequena aldeia de lenhadores ~ floresta ~ pinheiro ~ casa

8 As Narrativas de Encaixe [in(em)+caixa]
Narrativa central ou principal: Viagem do Cavaleiro (Dinamarca/Palestina/Dinamarca) São quatro as narrativas encaixadas na principal: História de Vanina (narrada pelo Mercador de Veneza); História de Giotto (narrada em casa do banqueiro Averardo, em Florença); História de Dante (narrada e casa do banqueiro Averardo, em Florença); História de Pêro Dias ( narrada em casa do negociante, em Antuérpia)


Carregar ppt "O Cavaleiro da Dinamarca"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google