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PublicouWilson Soares Flores Alterado mais de 9 anos atrás
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Lição 8 – Execução e Encerramento do Projecto Licenciatura em Informática Gestão de Projectos Informáticos (2613) Docente: José Coelho
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Licenciatura em Informática - Gestão de Projectos Informáticos - Execução e Encerramento do Projecto Sumário Leitura aconselhada Matéria Monitorização Fluxo de informação sobre o projecto Ficha de Actividade Relatório de Progresso O Valor Ganho Controlo de Alterações Encerramento do Projecto Tópicos a saber Trabalho
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Licenciatura em Informática - Gestão de Projectos Informáticos - Execução e Encerramento do Projecto Leitura aconselhada Capítulo 12, saltando o ponto 12.2 e capítulos 13, 14 e 15 Total de 63 páginas Tempo de leitura: 4 horas 30 minutos Aconselha-se três períodos de leitura O aluno poderá beneficiar em ler o ponto 12.2 com matéria da cadeira de Engenharia de Software, de forma a ter a visão de outro autor. Livro: "Gestão de Projectos de Software". António Miguel -- FCA -- ISBN 972-722-352-4
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Licenciatura em Informática - Gestão de Projectos Informáticos - Execução e Encerramento do Projecto Fluxo de Informação sobre o Projecto Informação sobre o estado do projecto flui da seguinte forma: Engenheiro de software Comunica (sempre) Chefe de equipa Ficha de actividade (semanal ou bissemanal) Gestor de projecto Relatório de progresso (mensal) Gestor de topo Relata (quando necessário / acordado) Cliente
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Licenciatura em Informática - Gestão de Projectos Informáticos - Execução e Encerramento do Projecto Ficha de actividade Relatar o estado actual da actividade Quantidade realizada Quantidade em falta prevista Tipo de Informação Duração Trabalho de recursos Custo Pacote de trabalhos
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Licenciatura em Informática - Gestão de Projectos Informáticos - Execução e Encerramento do Projecto Relatório de Progresso Tipos de Relatórios Período corrente Cumulativos Excepção Spotlight Traço verde, amarelo e vermelho Detecção de desvios face ao plano Marcos de projecto: actividades dummy Actualização do Projecto Novas estimativas para durações das actividades, ou distribuições Refazer análises de planeamento e relatar evolução da situação do projecto Tomada de acções correctivas Nível de projecto (Gestor de Projecto) Nível de recursos (Gestor de Topo) Nível do cliente (Cliente)
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Licenciatura em Informática - Gestão de Projectos Informáticos - Execução e Encerramento do Projecto Valor Ganho - pressupostos Actividades divididas em pacotes de trabalho Caso não esteja, o chefe de equipa pode dividir a actividade em pacotes de trabalho Um pacote de trabalho deve ter: O esforço a monitorizar claro Duração do pacote ser curta Por exemplo, pode haver um pacote de trabalho por cada método Estimativa de tempo e custo para cada pacote de trabalho, que deverá estar coerente com a estimativa de custo e tempo para a actividade Custo caso não esteja no controle do gestor de projectos, pode ser considerado em homens.mês Deve haver uma margem orçamentada para gestão
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Licenciatura em Informática - Gestão de Projectos Informáticos - Execução e Encerramento do Projecto Valor Ganho Medidas: Custo Orçamentado do Trabalho Planificado (COTP) Custo Orçamentado do Trabalho Realizado (COTR) Custo Real do Trabalho Realizado (CRTR) Visualização gráfica através de um scatter plot do tempo vs custo Indicadores: Índice de Desempenho do Prazo (IDP) = COTR/COTP Se maior que 1, o projecto vai adiantado, se menor que 1 segue atrazado Índice de Desempenho do Custo (IDC) = COTR/CRTR Se maior que 1, o projecto está abaixo do orçamento, se menor que 1 está acima
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Licenciatura em Informática - Gestão de Projectos Informáticos - Execução e Encerramento do Projecto Controlo de Alterações Alterações não controladas: Qualidade do software pode baixar Erros extra podem ser introduzidos A manutenção pode ser encarecida Alterações controladas: O impacto seja devidamente considerado e avaliado pelas partes interessadas Inserção no sistema controlada e documentada Permite a prioritização das alterações a implementar
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Licenciatura em Informática - Gestão de Projectos Informáticos - Execução e Encerramento do Projecto Alteração Exemplos de tipos de benefícios Funcionais Desempenho Custos mais baixos Manutenção mais baixa Efeito nos recursos Quais os recursos extra necessários Identificação de riscos involvidos Prioridade da alteração Importância para o bom funcionamento do sistema Urgência Necessidade de decidir já, ou poderá ser deixado para mais tarde
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Licenciatura em Informática - Gestão de Projectos Informáticos - Execução e Encerramento do Projecto Encerramento do Projecto Objectivo Determinar o que correu bem e mal O que funcionou e o que não funcionou O que poderá melhorar futuramente Realizar Um relatório do projecto finalizado Uma reunião com toda a equipa do projecto, e debater o relatório e conclusões Relatório de Encerramento do projecto Guardar o relatório no Repositório de Projectos
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Licenciatura em Informática - Gestão de Projectos Informáticos - Execução e Encerramento do Projecto Relatório de Encerramento Informação Geral Descrição do projecto Indicadores Gerais Estrutura de Decomposição do Trabalho Tempos e custos previstos e reais Evolução ao longo do tempo Gestão do Risco Análises de risco iniciais e ao longo do projecto Riscos identificados e verificados Dimensão e Esforço (estimada versus real) Defeitos Classificá-los por severidade, e tipificá-los Como evitar e realizar teses de forma a detectar defeitos típicos mais facilmente Análise Causal (justificação do que originou as variações no projecto)
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Licenciatura em Informática - Gestão de Projectos Informáticos - Execução e Encerramento do Projecto Tópicos a saber Informação a relatar sobre uma actividade Tipos de relatórios de progresso Marcos de projecto Actualização do projecto Tomada de acções correctivas COTP / COTR / CRTR Estimativa de custo e prazo com o valor ganho Controlo de alterações Encerramento do projecto
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Licenciatura em Informática - Gestão de Projectos Informáticos - Execução e Encerramento do Projecto Trabalho Faça numa folha de calculo um formulário para ficha de actividade, com os campos que achar importantes Não esqueça dos campos para o Valor Ganho Faça o mesmo para o sumário de um relatório de progresso Permitir fundir várias fichas de actividades automaticamente Calcular o IDP e IDC automaticamente Para os trabalhos realizados com o RiskNet na lição anterior: Faça um relatório de situação, no início do projecto, utilizando as análises feitas Simule algum tempo de avanço do projecto: Preencha as fichas de actividades com variações face ao previsto Faça um relatório de progresso após actualizar o projecto e refazer as análises
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