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POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG Buscando o máximo alinhamento do mercado fornecedor com seus valores empresariais.

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1 POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG Buscando o máximo alinhamento do mercado fornecedor com seus valores empresariais.

2 POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG Corporação Cemig Áreas de Atuação: – Geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia elétrica – Exploração e Distribuição de Gás – Eficiência energética, tecnologia e telecomunicações Posição ao final de Junho de 2009: Ativos totais R$ 25,7 bilhões Divida consolidada R$ 7,8 bilhões Patrimônio Líquido R$ 10,2 bilhões Receita Líquida consolidada R$ 10,9 bilhões Lucro Líquido R$ 1,7 bilhão EBITDA R$ 3,9 bilhões

3 POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG Estrutura Corporativa

4 Negociação média diária (2008) Bovespa: R$ 64 milhões NYSE: US$ 33 milhões Março/2009 Austrália EUROPA América Central América do Sul Oriente Médio ASIA OCEANIA Argentina Bolivia Brazil Chile Uruguay Canadá Estados Unidos AMÉRICA DO NORTE Luxemburgo Grã-Bretanha Espanha Suíça Irlanda Ilhas Virgens Ilha Guernsey Ilha Jersey Holanda França Noruega Dinamarca Itália Suécia Alemanha Bélgica Áustria Portugal Polônia Romênia Brunei Cingapura Coréia do Sul Japão Malásia China Arábia Saudita Emirados Árabes Kuait Líbano Omã Síria Bermudas Bahamas Ilhas Cayman Ilhas Turks e Caicos México Bovespa CMIG3 CMIG4 NYSE CIG.C CIG Nossa base de acionistas assegura liquidez Latibex Nossas ações são negociadas em 3 bolsas de valores acionistas em 46 países

5 Composição de Acionistas Fornece Perspectiva de Longo Prazo ON 44% PN 56% ON (*) Controlada por investidores internacionais 51% 33% 6% 10% SEB(*) Quantidade Total De ações MG Investidores Internacionais Investidores Locais PN 70% 2% 28% Total de ações mil Ordinária mil Preferencial mil Free float mil (100%) ADR CIG mil Free float mil(49%) ADR CIG.C 16 mil Valor Nominal da Ação = R$5.00 Nossa diversidade de ações providencia visão da gestão global de negócios na sustentabilidade da empresa Listada nas maiores bolsas BOVESPA (Brasil) NYSE (USA) LATIBEX (Espanha) POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG

6 Geração de Energia Elétrica POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG

7 Transporte de Energia Elétrica km* km km Linhas de Transmissão Linhas de Subtransmissão Linhas de Distribuição * Com Terna POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG

8 Distribuição de Gás Gasmig: Área de concessão de 589 mil Km² 865 milhões m3 em % de participação de mercado POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG

9 Carteira de negócios assegura resultados Transmissão 2 companhias Receita: R$ milhões Lucro líquido: R$ 838 milhões Lajida: R$ milhões Maior no Brasil (energia transportada, número de consumidores e extensão de redes) Distribuição Geração 1 companhia Receita: R$ 385 milhões Lucro líquido: R$ 47 milhões Lajida: R$ 50 milhões Sexta maior no Brasil Distribuição de Gás Outros Holding Receita: R$ 490 mil Lucro líquido: (R$ 192) milhões Lajida: (R$ 121) milhões Lucro Líquido Receita Bruta Lajida Receita: R$ 272 mil Lucro líquido: (R$ 189) milhões Lajida: (R$ 118) milhões 14 companhias Receita: R$ milhões Lucro líquido R$ 993 milhões Lajida: R$ milhões Terceiro maior grupo no Brasil 12 companhias Receita:R$ 612 milhões Lucro líquido: R$ 145 milhões Lajida: R$ 277 milhões Terceiro maior grupo no Brasil 6 companhias Receita: R$ 135 milhões Lucro líquido: R$ 56 milhões Lajida: R$ 84 milhões Corporação Cemig –2008 POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG

10 Através de uma visão integrada dos negócios G D T Negócios Receita + - Encargos Visão Estratificada Receita Líquida = Visão Consolidada EBITDA Alavancagem Lucro Líquido Caixa Mínimo JCP e Dividendos Patrimônio Líquido Busca-se o crescimento sustentável Atuando com prudência Assegurando rentabilidade nos investimentos Plano Diretor orienta crescimento no longo prazo Gás POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG

11 Liderança na consolidação setorial PB AM AC RO PA MA RR AP PI CE RN PE AL SE BA TO MT GO DF MS SP PR SC RS ES RJ MG Transmissão* Cliente Livre Cemig Geração Geração em construção Compra de Energia Distribuição de gás Transmissão em construção Geração eólica em construção Distribuição * Com Terna POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG

12 Atuação no Exterior POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG

13 Solidez Indicadores comprovam solidez financeira Principais indexadores Dívida Consolidada 30/06/2009 R$/milhões (1) Dívida Líquida = Dívida Total – Disponibilidades Custo médio real (%) Indicadores evidenciam excelente qualidade de crédito Custo médio da dívida: 5,8 % a.a. a preços constantes de junho/2009, incluindo participações POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG

14 Evolução do LAJIDA Consolidado Trimestral POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG

15 Estruturação da empresa voltada para a consolidação do Setor Elétrico Excelência operacional alinhada à redução de custos Princípios do Plano Diretor definem investimento com agregação de valor Gerenciamento de risco assegura confiabilidade aos processos Governança Corporativa é um valor empresarial em constante evolução Gestão financeira focada na melhoria da qualidade de crédito e redução de custos Premissas do Estatuto asseguram sustentabilidade e governança Compromisso com o retorno dos investidores Parceria permanente com fornecedores é uma das premissas básicas p/ crescimento conjunto Resultados refletem visão de longo prazo POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG

16 Sustentabilidade é um valor empresarial A Responsabilidade Social e Ambiental é um compromisso presente em todas as decisões corporativas e está inserida em nossa visão de longo prazo, assegurando a perenidade das atividades, o que nos permite gerar, transmitir e distribuir energia com lucratividade e respeito a todos ao nosso redor. Buscando o máximo alinhamento dos nossos fornecedores com esta visão de sustentabilidade e com os compromissos e valores empresariais do grupo Cemig, trazemos a conhecimento público a POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG Política de Suprimento da Cemig e Manual de Relacionamento com Fornecedores e Prêmio Fornecedores Cemig

17 POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG Política de Suprimento da Cemig e Manual de Relacionamento com Fornecedores A Política de Suprimento da Cemig busca divulgar amplamente ao mercado os compromissos e valores empresariais que sustentam os seus processos de contratações e aquisições de material e serviços. O Manual de Relacionamento com Fornecedores esclarece os trâmites administrativos para contratação com a Cemig, reforçando o caráter de isonomia e transparência nas relações com fornecedores, contratados e a sociedade, nas diversas etapas da cadeia de suprimento da empresa. A Cemig espera que a disseminação dos valores e compromissos da sua Política de Suprimento contribua para o incremento da sustentabilidade da indústria nacional.

18 POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG Lançamento do Prêmio Fornecedores Cemig A Primeira edição do Prêmio Fornecedores Cemig, prevista para o primeiro semestre de 2010, reconhecerá as boas práticas de gestão dos fornecedores da empresa e o alinhamento destes importantes parceiros com os compromissos e valores empresariais da nossa Política de Suprimento. Para começar, serão premiados fornecedores de Material e Serviços em Redes Aéreas de Distribuição de Energia Elétrica, em diversas categorias, de acordo com critérios a serem divulgados neste evento. Na oportunidade a Cemig iniciará a concessão de ATESTADOS DE SUPRIMENTO ASSEGURADO DE MATERIAL CEMIG, intensificando as relações de confiança com aqueles fornecedores de material com desempenho de excelência.

19 POLÍTICA DE SUPRIMENTO E PRÊMIO FORNECEDORES CEMIG Marco Antonio Rodrigues da Cunha Diretoria de Gestão Empresarial (31) Obrigado.


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