A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR Professor : Edson Dalla Santa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR Professor : Edson Dalla Santa"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR Professor : Edson Dalla Santa
Home Page : Universidade do Contestado - UnC

2 Sistemas de informações-Definição
É um sistema, automatizado ou manual, que inclua pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para recolher, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o utilizador. Normalmente é composto por Software (Símbolos e Linguagem, Modelo computacional) e por Hardware.

3 Sistemas de informações - História
O Século XX é considerado aquele do advento da Era da Informação. A partir de então, a informação começou a fluir com velocidade maior que a dos corpos físicos. Desde a invenção do telégrafo elétrico em 1837, passando pelos meios de comunicação de massa, e até mais recentemente, o surgimento da grande rede de comunicação de dados que é a Internet, o ser humano tem de conviver e lidar com um crescimento exponencial do volume de dados disponíveis.

4 Sistemas de informações - História
O domínio da informação disponível é uma fonte de poder, uma vez que permite analisar fatores do passado, compreender o presente, e principalmente, antever o futuro. Os sistemas de informação surgiram antes mesmo da informática. Vejamos a seguir sua evolução ao longo do tempo.

5 Sistemas de informações - História
Antes da popularização dos computadores, os sistemas de informação nas organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos. Geralmente existia a figura do "arquivador", que era a pessoa responsável em organizar os dados, registrá-los, catalogá-los e recuperá-los quando necessário.

6 Sistemas de informações - História
Esse método, apesar de simples, exigia um grande esforço para manter os dados atualizados bem como para recuperá-los. As informações em papéis também não possibilitavam a facilidade de cruzamento e análise dos dados.

7 Sistemas de informações - História
Por exemplo, o inventário de estoque de uma empresa não era uma tarefa trivial nessa época, pois a atualização dos dados não era uma tarefa prática e quase sempre envolvia muitas pessoas, aumentando a probabilidade de ocorrerem erros.

8 Sistemas de informações - História
A primeira geração é caracterizada pelo surgimento dos Sistemas Operacionais ou Orientados à Operação, automatizados através de grandes computadores (em seu início) e mais à frente migrado para microcomputadores

9 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Conjunto de partes que interagem entre si, integrando-se para atingir objetivos ou resultados.

10 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Características dos sistemas: Exemplo: Sistema respiratório entra Oxigênio, acontece um processamento sai gás carbônico; Lei da UNISYS : “Entra Lixo Sai Lixo”.

11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Informação : A informação é todo o dado trabalhado, tratado e com um sentido natural e lógico para quem usa. O dado é entendido como um elemento da informação, um conjuto de letras, números ou dígitos, que tomado isoladamente não transmite nenhum conhecimento, ou seja, não contém significado claro.

12 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Palavras e seus significados: Dados Informações Conhecimentos Ações

13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Dados: São os componentes básicos a partir dos quais a informação é criada, exemplo: Nota fiscal 1356 emitida em 20/01/2006, cancelada em 30/01/2006 motivo atraso na entrega; Obtidos de :Sistemas Legados, Sistemas Internos, Pacotes ERPs, CRMs, Fontes Externas.

14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
São dados com significado, inseridos em um contexto, exemplo: relação de notas fiscais canceladas em Janeiro de 2006 e agrupadas por motivo / causa. Outros exemplos : Perfil dos Clientes, Características dos Produtos, Análise dos Concorrentes;

15 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Conhecimentos: E o que orienta as pessoas no uso da informação, para que possam trabalhar. Exemplos : Alvos no Mercado, Análise de Oportunidades (Venda cruzada por exemplo), Analise de ameaças (Competitividade)

16 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Campanhas de ação, Desenvolvimento de novos produtos / serviços, Neutralização de concorrentes.

17 Sistemas de informações –Vantagens
Em um Sistema, várias partes trabalham juntas visando um objetivo em comum. Em um Sistema de Informação não é diferente, porém o objetivo é um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações. Em um Sistema de Informação bem construído, suas principais vantagens são:

18 Sistemas de informações –Vantagens
Acesso rápido às informações; Garantia de integridade e veracidade da informação; Garantia de segurança de acesso à informação; Informações de boa qualidade são essenciais para uma boa tomada de decisão

19 Sistemas de informações –Vantagens
Observações: Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente computadores envolvidos, basta ter várias partes trabalhando entre si para gerar informações;

20 Sistemas de informações –Vantagens
Ele pode ser tanto manual quanto baseado em TI, ou uma mescla dos dois. Acontece que um Sistema de Informação grande dificilmente sobrevive atualmente sem estar informatizado, o que por si só não elimina o fator humano no processo. É a interação dos componentes da TI com o componente humano que faz com que um Sistema de Informação tenha funcionalidade e utilidade para a organização.

21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Frases : “O poder da informação não está em possuí-la mas em utilizá-la”. “Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer é preciso também agir. (Goethe )”.

22 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
A empresa e seu contexto, por si só, já constituem um sistema e, em consequencia um sistema de informação. A empresa pode ser subdividida em seis subsistemas: Produção e/ou serviços, Comercial, Materiais, Financeiro, Recursos Humanos e Jurídico Legal.

23 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Produção ou Serviços: Planejamento e controle de produção ou serviços; Engenharia do produto ou serviços; Sistemas de qualidade e produtividade; Custos de produção ou serviços; Manutenção de equipamentos;

24 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Comercial: Marketing; Clientes; Pedidos; Faturamento; Pesquisas e estatísticas; Exportação.

25 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Financeira: Contas a pagar; Contas a receber; Fluxo de caixa e bancos; Administração do capital;

26 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Materiais: Fornecedores; Compras; Estoque; Recepção e expedição; Importação;

27 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Recursos Humanos: Recrutamento e seleção; Administração de pessoal; Folha de Pagamento; Cargos e Salários; Segurança e medicina do trabalho; Treinamento

28 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Jurídica legal: Contabilidade e recolhimentos; Ativo fixo e patrimônio; Livros fiscais de entrada e saída.

29 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Estratégico (direção); Tático (gerencia); Controle (operação).

30 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

31 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Sistemas de informação Operacionais (SIO). Sistemas de Informação Gerencial (SIG). Sistemas de Informação Estratégico (SIE).

32 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Sistemas de Informação Operacional: tratam das transações rotineiras da organização;

33 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Sistemas de Informação Gerencial: agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização;

34 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Sistemas de Informação Estratégicos: integram e sintetizam dados de fontes internas e externas à organização, utilizando ferramentas de análise e comparação complexas, simulação e outras facilidades para a tomada de decisão da cúpula estratégica da organização.

35 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Sistemas de informação Operacionais (SIO). PCP - A quantidade produzida; Faturamento - Um item de venda, preço; Folha de Pagamento - O Salário, Nome; Estoque - A quantidade do item, o tipo; Contas a Pagar, Receber - Valor do Titulo.

36 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Sistemas de informação gerenciais (SIG). PCP - total da quantidade produzida; Faturamento - valor do faturamento do dia; Folha de pagamento - total da folha de pgto Estoque - estoque minímo X estoque real Contas a Pagar, Receber - inadimplentes.

37 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Sistemas de informação estratégico (SIE). Quantidade produzida com pedidos em negociação; Valor do faturamento X contas a pagar; Planejamento de compras com quantidade em estoque; Concorrência, mercado global e perpectivas, etc.

38 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Ferramentas para sistemas de informações Executive Information Systems - EIS; Sistemas de Apoio a Decisão - SAD; Enterprise Resource Planning - ERP; Data Warehouse - DW; Inteligência Artificial - IA; Sistemas Especialista - SE;

39 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Ferramentas para sistemas de informações Data Mining - DM; Sistemas de Telecomunicações - ST; Business Inteligence - BI;

40 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Executive Information Systems - EIS: Ferramenta de consulta a bases de dados (funções empresariais) para apresentação de informações de forma simples e amigável; Atende a necessidade de todos os níveis empresariais, principalmente a alta administração;

41 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Sistema de Apoio a Decisões - SAD: Une conceitos de administração de empresas e de informática; Utiliza a regra “e se” para geração de dados e informações de simulações, cenários, etc, exemplo: e se eu aumentar o salário em 20 % qual o impacto sobre os custos de produção.

42 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Enterprise Resource Planning - ERP: São pacotes de software de gestão ou sistemas integrados, com recursos de automação e informatização com objetivo de contribuir com o gerenciamento dos negócios empresariais; Utiliza a tecnologia de informática que está ligada á adaptabilidade, facilidade de uso, técnicas de acesso, segurança e performace;

43 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Data Warehouse - DW: É um grande banco de dados que armazena infomações integradas a partir de bancos de dados operacionais de uma organização; As informações analíticas e intregadas, em vez dos dados crus, permitem que uma empresa tome descisões sobre missões importantes e negócios estratégicos;

44 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Inteligência Artificial - IA : O termo Inteligência Artificial pode ser generalizado como a simulação da “inteligência” humana, na realização de atividades elaboradas por pessoas; A IA facilita o diálogo do sistema entre os usuários e os recursos computacionais e pode ser empregada em todos os tipos de sistema de informações;

45 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Sistemas Especialistas - SE: É um agrupamento organizado de pessoas, procedimentos, bancos de dados e dispositivos usados para gerar um parecer especializado ou sugerir uma decisão em uma área; Contém uma base de conhecimentos, uma base de regras e um motor de inferência;

46 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Data Mining - DM: Composto de recursos avançados como os de IA e redes neurais, sendo capazes de extrair deduções, levantar hipóteses que as pessoas jamais poderiam imaginar ; As ferramentas de Data Mining tem a capacidade de correlacionar coisas aparentemente desvinculadas (exemplo clássico: a cerveja e as fraldas descartaveis);

47 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Sistemas de Telecomunicações - ST : É um conjunto organizado de pessoas, procedimentos e dispositivos usados para compartilhar e transmitir informações; Sistema de telefonia, Fax, Teleconferência, VideoConferência, Rede (Internet) que permitem às pessoas copartilharem dados, mensagens e informações ;

48 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Business Inteligence - BI : Uma solução de BI tem por objetivo melhorar a qualidade da informação disponível seja ela oriunda do ERP ou de outros sistemas corporativos ; Fornece relatórios, análises, pesquisas e visualizações empregando recursos de EIS, SAD, DW e até Data Mining ;

49 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Planejamento estratégico : Método SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Treats ou em português : Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Pontos Fortes (forças) = Opurtunidades Pontos Fracos (fraquezas) = Ameaças.

50 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Planejamento estratégico : Listar os pontos Fortes : (capital para investir, tecnologia, conhecimento, mercado, marcas, etc...). Com base nos pontos fortes levanta-se quais as opurtunidades devem ser exploradas.

51 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Planejamento estratégico : Listar os pontos fracos : (falta de capital para investir, tecnologia obsoleta, alta rotatividade da mão de obra, perda de mercado, marca fraca, etc...). Com base nos pontos fracos levanta-se e analisam-se quais as ameaças que pairam sobre a empresa.

52 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Planejamento estratégico - Comportamento: Toda empresa interage com o ambiente que a cerca por meio de dois tipos de comportamento, que embora distintos, se complementam para dar carácter holístico que toda a organização deve ter : comportamento operacional, comportamento estratégico.

53 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Planejamento estratégico - Comportamento: Comportamento Operacional, por meio do qual ela procura lucrar realizando as operações de compra de matérias-primas e venda de seus produtos, aumentando a eficiência dos processos de produção e conquistando mais e mais mercados.

54 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Planejamento estratégico - Comportamento: Comportamento Extratégico, que busca melhorar ou substituir os produtos ou serviços produzidos atualmente por outros que lhe dêem maior participação de mercado. Isso significa procurar resolver todos os problemas que possam afetar o futuro da empresa por meio de ações cuidadosamente estudadas e criadas com muita antecedência.

55 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Cenários : As mais recentes técnicas de planejamento extratégico foram criadas a quase 50 anos (década de 1960). É o trabalho de prever o futuro ou segundo Herman Khan é o exercício de “Pensar o Impensável”.

56 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Componentes de um cenário : Forças influenciadoras: Forças Ambientais, Forças institucionais. Lógica. História. Estado Final.

57 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Etapas para construção de cenários : Entender profunda e corretamente o presente e o passado para poder juntar elementos necessários a criação de cenários futuros. Descrever grande variedade de potenciais futuros a fim de ter cenários alternativos suficientes para a tomada de decisão.

58 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Etapas para construção de cenários : Delinear como esses futuros devem evoluir. Criar indicadores de progresso do plano construído com base nos cenários. Ligar os cenários a decisões específicas, a fim de que as soluções encontradas possam ser implementadas.

59 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Etapas para construção de cenários : Criar um elo de ligação entre o que foi aprendido e os procedimentos organizacionais que irão implementar os planos desenvolvidos durante a análise dos cenários.

60 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Tecnologia da informação : A empresa e vista pela TI como um relacionamento cíclico entre tres elementos: Pessoas; Processos; Tecnologia da informação.

61 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Tecnologia da informação (Pessoas) : Pessoas são todos os trabalhadores que participam da empresa. Funcionários diretos, indiretos, terceiros, consultores, executivos. Cada um desses tipos tem o papel relevante no processo que disponibiliza bens e serviços.

62 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Tecnologia da informação (Processos) : Processos são o conjunto de atividades que devem ser executadas para que a empresa cumpra sua vocação produtiva. Independente da empresa ser uma manufatura, uma instituição financeira, uma prestadora de serviços, todas terão em comum um conjunto de atividades, descritas em procedimentos que devem ser executados sempre da mesma forma.

63 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Tecnologia da informação (TI) : É todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada no produto, quer esteja aplicada no processo.

64 BIBLIOGRÁFIAS Cruz, Tadeu - Sistemas de Informações Gerenciais : tecnologias da informação e a empresa do século XXI - São Paulo, Editora Atlas, 2000 .Rezende, Denis Alcides - Engenharia de Software e Sistemas de Informações - Rio de Janeiro: Brasport, 1999. Leme Filho, Trajano Business Inteligence no Microsoft Excel, Rio de Janeiro, Axcel, 2004.

65 Pensamento "O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.“ Charles Chaplin


Carregar ppt "PROFESSOR Professor : Edson Dalla Santa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google