A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concepção, Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concepção, Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Concepção, Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais
Eduardo F Barbosa Por que e para que trabalhar com projetos Contexto de atividades baseadas em projetos Tipologia de projetos educacionais Ciclo de vida de um projeto Modelo de planejamento baseado no escopo do projeto Transformação de um projeto em tarefas executáveis Noções de acompanhamento e avaliação de projetos Referências “Trabalhando com Projetos – Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais” Vozes, 7ª. Edição

2 I - Atividades orientadas por projetos
Objetivos Apresentar características do ambiente de projetos Diferenciar atividades de projetos das atividades de rotina Apresentar uma tipologia de projetos na área educacional Conteúdo Por que trabalhar com projetos? O que é um projeto? Todo projeto é um trabalho, mas nem todo trabalho é um projeto Uma proposta de tipologia de projetos educacionais Cultura de Projetos nas organizações

3 Atividades orientadas por projetos
Cenário atual Aumento expressivo de atividades orientadas por projetos Projetos: idéia que prevalece ao longo da história Quantidade de publicações sobre o tema Interferência de confusão conceitual Necessidades de formação de especialistas em projetos Poder dos projetos para gerar resultados e mudanças

4 O que é um Projeto? Características de atividades baseadas em projetos
Motivação Têm origem em problemas, necessidades Realização de algo novo, único, exclusivo Realização de objetivos específicos Têm princípio e um fim bem definidos Recursos delimitados Complexidade e incerteza inerentes Unicidade Foco Finitude Limitações Risco

5 Projeto Educacional É um empreendimento com objetivos definidos em função de problemas, oportunidades ou interesses de um sistema educacional, com a finalidade de melhorar seu desempenho ou obter novos conhecimentos no contexto educacional

6 Projetos x Rotina Rotina: mantém um nível de desempenho funcional
Todo projeto é um trabalho, mas nem todo trabalho é um projeto Rotina: mantém um nível de desempenho funcional Projetos: promovem mudança de níveis de desempenho Manutenção da rotina Desempenho Institucional Realização de Projetos Tempo

7 Projetos x Rotina Comparação: atividades de rotina (funcionais) e projetos Rotina Projetos Duração indeterminada Duração definida Executa e mantém padrões Altera e cria novos padrões Produtos previsíveis Incerteza sobre os resultados Atividade repetitiva Atividade inovadora Planejamento fixo Planejamento dinâmico Problemas previsíveis Problemas imprevisíveis Aprende antes de executar Aprende durante a execução Desempenho conhecido Desempenho variável Tarefas muito detalhadas Atividades pouco detalhadas

8 Proposta de uma tipologia de Projetos Educacionais
Projetos de Intervenção Projetos de Pesquisa Projetos de Desenvolvimento (ou Produto) Projetos de Ensino Projetos de Trabalho (ou Aprendizagem)

9 1. Projetos de Intervenção
Proposta de uma tipologia de Projetos Educacionais 1. Projetos de Intervenção Visam a promover uma intervenção no contexto produzindo modificações na estrutura ou no funcionamento de um setor ou organização Buscam a melhoria de desempenho, resolvendo problemas ou atendendo necessidades Ocorre em diversos setores: educacional, produtivo, comercial, cultural, etc

10 Proposta de uma tipologia de Projetos Educacionais
2. Projetos de Pesquisa Têm como objetivo a produção de novos conhecimentos sobre determinado tema ou problema Podem ser classificados, quanto aos objetivos, em: experimental, descritivo e explicativo Ocorrem em setores acadêmicos ou institutos de pesquisa

11 Proposta de uma tipologia de Projetos Educacionais
3. Projetos de Desenvolvimento (ou Produto) Têm como objetivo o desenvolvimento de novas atividades, serviços ou produtos Exemplos: desenvolvimento de novos materiais didáticos; de um novo curso; de softwares educacionais, etc. Ocorrem em diversos setores: educacional, produtivo, comercial, cultural, etc.

12 Proposta de uma tipologia de Projetos Educacionais
4. Projetos de Ensino Projetos elaborados em uma (ou mais) disciplina(s), dirigidos à melhoria do processo ensino-aprendizagem dos conteúdos dessa(s) disciplina(s) É próprio do setor educacional Referem-se ao exercício das funções do professor

13 Proposta de uma tipologia de Projetos Educacionais
5. Projetos de Trabalho (ou Aprendizagem) Projetos desenvolvidos por alunos em uma ou mais disciplinas, no contexto escolar, sob orientação do professor Têm como objetivo a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências específicas. São conduzidos conforme orientação da Pedagogia / Metodologia de Projetos

14 Cultura de Projetos nas Organizações
“O trabalho com projetos é uma cultura a ser construída” Improviso x organização x planejamento Fatores culturais Resistências ao acompanhamento e avaliação O que estamos fazendo é realmente um projeto? Projeto x Quase-projeto x Não-projeto

15 Fatores de risco em Projetos
Execução Planejamento Concepção

16

17 II – Modelo de Planejamento de Projeto
Objetivos Mostrar as duas dimensões dos projetos: Planejamento e Gestão Apresentar um modelo de Planejamento de Projetos Conteúdo As dimensões Planejamento e Gestão em um Projeto Modelos de Planejamento e Gestão de Projetos Modelo de Planejamento de Projeto orientado pelo Escopo O Plano de Projeto como fator de êxito na gestão

18 As duas dimensões de um Projeto Educacional
“Projeto” é o documento que descreve o que vai ser realizado? “Projeto” é o conjunto de atividades e tarefas em execução? Projetos apresentam as duas dimensões: Planejamento Gestão

19 Modelos de Planejamento e Gestão de Projetos
Modelo de Planejamento Representação simplificada de componentes, estruturas e processos de um Projeto. É a referência básica para a gestão do projeto Modelo de Gestão Representação da “maneira de conduzir” o projeto. Depende da organização interna e da cultura institucional

20 As duas dimensões de um projeto
Planejamento Gestão - Concepção - Inicialização - Planejamento ... Dimensão DOCUMENTAL - Execução - Controle - Avaliação ... Dimensão GERENCIAL Documentos do Projeto Ações de gestão do Projeto Definição do Problema Objetivos Plano de Ação Plano de controle ... Gestão de Recursos Coord. de Equipes Execução de Atividades e Tarefas Ações de controle ...

21 O ciclo de vida de um Projeto
A atividades de um projeto estão distribuídas em 5 fases, que formam o ciclo de vida do projeto Inicialização Planeja-mento Execução Controle ´´Encerra-mento

22 Produtos/saídas típicos de cada fase do Projeto
FASES DO PROJETO PRODUTOS 1. Inicialização Visão geral do projeto Escopo do projeto 2. Planejamento Detalhes de atividades/tarefas Cronograma, orçamento Indicadores de desempenho Documento do Plano de Projeto 3. Execução Atribuição de tarefas Desenvolv. de produtos/serviços 4. Controle Relatórios de progresso Relatórios de avaliação Alterações no planejamento 5. Encerramento Resultados alcançados Relatórios finais

23 Modelo de Planejamento orientado pelo Escopo
Escopo de um PROJETO = extensão, alcance ou amplitude do que se pretende realizar. Define os limites do projeto; expressa a essência e a identidade do projeto  O Escopo define o que o projeto pretende realizar, por que razões, em que contexto Componentes do Plano de Projeto – Modelo Skopos Escopo Plano de Ação Plano de Controle e Avaliação + +

24 Relação entre o Ciclo de Vida e as duas dimensões
Inicio Planeja-mento Execução Controle ´´Encerra-mento PLANEJAMENTO GESTÃO

25 Modelo de Planejamento baseado no Escopo
Plano de Ação Plano de Controle e Avaliação Qual é a situação ou problema que gerou o projeto? Qual é a finalidade do projeto? O que se pretende realizar? Que resultados são esperados? Quem serão os beneficiados? Qual é a dimensão do projeto? Que atividades e tarefas serão realizadas? Como e quando serão realizadas? Que recursos serão necessários? Quanto tempo para cada atividade? Quem serão os responsáveis por cada tarefa? Quanto custará? Como será verifi-cado o andamento do projeto? Que medidas serão feitas para avaliar seus resultados? Como serão obtidos os dados sobre processos, produtos e resultados? Que medidas preventivas serão adotadas?

26 Problema, necessidade, etc.
Estrutura do Escopo Problema, necessidade, etc. E S C O P O Situação geradora Diagnóstico inicial (porquê do projeto) Justificativa Geral (para quê) e Específico (o quê) Objetivos Relacionados aos objetivos específicos Resultados esperados Extensão, alcance, público alvo, etc. Abrangência

27 Estrutura do Plano de Ação
Detalhamento de atividades e tarefas P L A N O DE A Ç Ã O Atividades/Tarefas Estimativas de tempo para tarefas Prazos Físicos, humanos, infraestrutura, etc. Custos e Recursos Sequência de tare-fas e relações Rede de tarefas Linha de tempo, atribuições Cronograma

28 Estrutura do Plano de Controle e Avaliação
Produtos e resultados esperados PLANO DE CONTROLE E AVALIAÇÃO Quadro de Produtos/Resultados Instrumentos de coleta de dados Indicadores de monitoramento Instrumentos de avaliação Indicadores de avaliação Documentos de acompanhamento e avaliação Planilhas de controle e avaliação

29 Componentes do Modelo Skopos
Estrutura do Plano de Projeto orientado pelo EScopo Escopo Plano de Projeto: - Escopo - Plano de Ação - Plano de Controle e Avaliação Situação Geradora Justificativa Objetivos Resultados Abrangência Plano de Ação Atividades, Tarefas Plano de Controle e Avaliação Quadro de Produtos e Resultados Prazos Indicadores Custos e Recursos ´´ Instrumentos Rede de Tarefas Planilhas de Controle Cronograma

30 Plano de Projeto e Ciclo de Vida do Projeto
Inicialização Planejamento Execução Controle ´´Encerramento Plano de Projeto Escopo Plano de Ação Plano de Controle Avaliação Plano de Projeto

31 Plano de Projeto para diferentes tipos de Projetos
●●●● - Muito importante (indispensável) ●●● Importante ●● Desejável (mas não essencial) ● Dispensável (opcional) Importante: este quadro é um exemplo de como os componentes de um Plano de Projeto podem ter pesos diferentes

32 Planejamento como fator de êxito em Projetos
Condições mínimas para êxito no trabalho com projetos Clareza na identificação da necessidade ou problema a ser resolvido Declaração de objetivos factíveis, claros e dimensionados às equipes Plano bem elaborado, consistente, com clareza nas atividades/tarefas Clareza dos resultados esperados e sobre como serão realizados Definição de mecanismos de acompanhamento/avaliação do projeto  Base do modelo Skopos: clareza de entendimento sobre o que deve ser feito, seus motivos e finalidades é condição essencial para o êxito do projeto

33 III – Estabelecendo o Escopo de um Projeto
Objetivos Apresentar os componentes do escopo: situação geradora, justificativa, objetivos, abrangência e resultados esperados Mostrar a importância do escopo de um projeto como base para as etapas seguintes de planejamento e acompanhamento Conteúdo Como nasce um projeto? Definição do Problema Elaborando a justificativa do Projeto Definição dos objetivos do Projeto Estabelecendo os resultados esperados de um projeto O Escopo como base para do Plano de Projeto

34 Elementos do Escopo de um Projeto
Situação Geradora Justificativa Objetivo Geral Objetivo Específico Resultados Esperados Abrangência

35 Situação Geradora Como nasce um Projeto?
Surgem a partir de problemas, necessidades, oportunidades, desafios ou interesses de um indivíduo, grupo, instituição Um desafio pode representar também uma aspiração de realização pessoal, coletiva ou institucional A identificação da situação geradora depende de: conhecimento, experiência e interesse da equipe Situação geradora refere-se ao contexto

36 Algumas questões para uma clara definição do problema
“Um problema bem colocado é a metade de sua solução” Algumas questões para uma clara definição do problema Em que contexto ou ambiente identificamos um problema? O que já sabemos sobre o problema? O problema está bem delineado? Quais são as causas e efeitos conhecidos? Quais as causas e efeitos mais relevantes? Há consenso quanto ao problema a ser resolvido? A solução está a nosso alcance?

37 Justificativa do Projeto
É uma extensão da Situação Geradora Depende do tipo, contexto e complexidade do projeto Pode requerer fundamentação teórica Importante se o problema é complexo, pouco conhecido Expressa a razão de ser (por que) do Projeto Pode conter um diagnóstico situacional Opcional quando a situação geradora é consensual

38 Definição dos objetivos do Projeto
É um dos pontos críticos no planejamento de Projetos Ausência de objetivos bem definidos compromete o Projeto Objetivo Geral Declaração geral e abrangente da intenção de contribuir para a solução do problema gerador. É a razão de ser do projeto (para quê) Objetivo Específico Declaração bem definida sobre o que se pretende fazer para alcançar o que está expresso no objetivo geral (o quê)

39 Tipos de objetivos específicos
Objetivo-solução É declarado sob a forma de uma solução para o problema gerador Objetivo-ação Declara um conjunto de ações para se alcançar os resultados esperados Objetivo-meta Declara quantitativamente resultados a serem alcançados em um prazo definido

40 Exemplo de objetivos geral e específico
Contribuir para o aprendizagem em matemática no Ensino Médio Objetivo Geral (Para quê ou missão do Projeto) do Projeto) Implantar a metodologia de ensino através de solução de problemas Complementar a formação dos professores de Matemática em conteúdos e métodos de ensino Objetivos Específicos (O quê será feito) Duas ações para se alcançar o que está expresso no Objetivo Geral

41 Critérios para declarar objetivos
Clareza Exequibilidade Efeitos observáveis Consensuais Uso de verbos adequados Uma única intenção por objetivo

42 Sintaxe para declaração de objetivos específicos
Verbo  Objeto  Contexto (ou condição) Exemplos Aplicar (verbo) a metodologia de projetos (objeto) no ensino de Física de nível médio (contexto) Reduzir (verbo) em 15% a taxa de evasão de alunos (objeto) nos cursos de EJA até o ano de 2015 (condição) Desenvolver (verbo) recursos didáticos para o ensino de geografia (objeto) usando aplicativos de geoprocessamento via Web (condição)

43 Exemplo de verbos para declarar objetivos específicos
Verbos Fortes Desenvolver Analisar, descrever, diagnosticar Aplicar Medir, avaliar, comparar Aumentar Identificar Usar Executar, implantar, fazer, produzir Construir Publicar Mostrar

44 Exemplo de verbos para declarar objetivos gerais
Verbos Fracos Contribuir Ampliar Favorecer Estimular Incentivar Promover Adequar Propiciar Importante: normalmente, verbos “fracos” para objetivos específicos são adequados para a declaração do objetivo geral

45 Objetivos, resultados esperados e impactos
Cada objetivo específico deve estar associado a um ou mais resultado(s) esperado(s) do projeto (benefícios diretos do projeto) O objetivo geral deve estar associado a um ou mais impactos esperados do projeto (benefícios estendidos do projeto) Problema gerador Objetivo geral Impacto(s) Objetivo específico Ações Processos Produto(s) Resultado(s)

46 Processo  Produto  Resultado  Impacto
Exemplo Desenvolvi-mento de material didático Material didático desenvolvido e aplicados em sala Aumento da motivação dos alunos no estudo da disciplina Melhoria do desempenho em avaliações sistêmicas Processo Atividades e tarefas Produto Saídas dos dos processos Resultado Benefícios diretos: consequência dos produtos Impacto Benefícios estendidos: derivado dos resultados Produto não é garantia de resultado! Produtos denotam a eficiência do projeto; resultados denotam sua eficácia Êxito depende dos produtos, das estratégias escolhidas (plano) e da forma de implementá-las (execução) tendo em vista os resultados esperados

47 Exemplo: objetivo específico, resultados esperados, ações e produtos de um projeto

48 Definindo a abrangência do Projeto
Abrangência refere-se ao tamanho do projeto em termos de público-alvo e área de atuação Apresenta uma visão global das condições de contorno em que se realizará o projeto. Projetos de grande porte podem requerer alterações da abrangência durante a execução

49 IV – Elaborando o Plano de Ação do Projeto
Objetivos Apresentar aspectos básicos da elaboração do Plano de Ação Mostrar como transformar um projeto em tarefas executáveis Mostrar o valor do Plano de Ação para a fase de execução do projeto Conteúdo O Planejamento orientado pelo escopo do projeto O planejamento como um processo Transformando o Projeto em tarefas executáveis Estimativas de custos e recursos Construindo a linha de tempo do projeto

50 O Plano de Ação como referência para a execução
O Plano de Ação é um documento indicando ações, atividades, tarefas e recursos necessários à realização dos objetivos do projeto. O Plano de Ação deve apresentar as qualidades: clareza, lógica, viabilidade e flexibilidade.

51 Planejamento orientado pelo Escopo
Questões que orientam a elaboração do Plano de Ação Quais atividades serão necessárias para alcançar os objetivos? Quando acontecerá cada atividade? Quais serão os responsáveis por sua execução? Quanto custará cada atividade? Qual a melhor seqüência para a realização das atividades? Quais são as atividades críticas do projeto? Quais os produtos serão gerados com as atividades realizadas? Quais recursos serão necessários?

52 Aspectos básicos do Planejamento
Planos de Ação são de natureza dinâmica Planejar é um processo criativo Para ser efetivo, o Plano de Ação deve ser usado, revisado e atualizado periodicamente Planejar é definir como, quando, onde e com que recursos algo pode ser feito através de um projeto

53 Transformando o Projeto em Tarefas Executáveis
Para ser executável um projeto deve ter: Estrutura de Desdobramento do Trabalho (EDT): diagrama com o desdobramento de ações  atividades  tarefas Rede de tarefas: representação gráfica do conjunto de tarefas organizadas segundo a sequência de execução Cronograma: instrumento de planejamento e controle com informações sobre atividades/tarefas a serem executadas ao longo do tempo, representado sob a forma de quadro/tabela

54 Desdobramento Objetivo  Ação  Atividade  Tarefa
Objetivo = propósito, intenção, fim a ser alcançado Ação = ocorrência de um conjunto de atividades, acontecimentos ou seqüência de acontecimentos Atividade = realização de trabalhos específicos, compostos por um conjunto de tarefas Tarefa = pacote de trabalho que pode ser atribuído a pessoa(s), com tempo definido e produtos mensuráveis

55 Exemplos Objetivo Ação Atividades Tarefas
Implantar a Metodologia de Projetos como recurso pedagógico na formação de competências no ensino médio Ação Capacitação de professores para atividades pedagógicas envolvendo a Metodologia de Projetos no ensino médio Atividades Realização de curso de aperfeiçoamento em planejamento e gestão de projetos para os professores da escola. Organização e implementação de grupos de estudos em metodologias de projetos Tarefas Contratação da instituição para dar o Curso sobre Projetos Elaboração do questionário de avaliação para ser distribuído ao final do curso sobre planejamento de projetos

56 EDT – Estrutura de Desdobramento do Trabalho
Projeto Completo Ação 1 Ação 2 Atividade 1.1 Atividade 1.2 Atividade 2.1 Atividade 2.2 Atividade 2.3 Tarefa 1.1.1 Tarefa 1.2.1 Tarefa 2.1.1 Tarefa 2.2.1 Tarefa 2.3.1 Tarefa 1.1.2 Tarefa 1.2.2 Tarefa 2.1.2 Tarefa 2.2.2 Tarefa 2.3.2 Tarefa 1.1.3 Tarefa 2.1.3 Tarefa 2.3.3 Tarefa 1.1.4 Tarefa 2.3.4

57 Relação de precedência para as tarefas
PROJETO: SEMINÁRIO SOBRE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS TAREF A DESCRIÇÃO DA TAREFA PRECE- DÊNCIA ESTIMATIVA DE TEMPO (Semanas) to tm tp te A Definição da data do Seminário - 1 2 3 B Seleção de temas por interesse 5 8 C Definição de local para o Seminário 4 6 D Convite aos conferencistas E Confecção e impressão de folders 10 11 9 F Obtenção de lista de endereços C,D G Envio de folders pelo correio E,F H Recebimento do material 7 I Recebimento de inscrições J Preparação de kits para participantes H,I

58 Rede de tarefas para o projeto do Seminário
CAMINHO DURAÇÃO A C E G I J 26 semanas A C F G I J 23 semanas B D F G I J 27 semanas  caminho crítico B D H J 17 semanas

59 Estimativa de custos e recursos
Pessoas (coordenadores, equipes, técnicos, especialistas, consultores, etc.) Recursos financeiros (financiamentos, recursos próprios) Equipamentos (em função do tipo e objetivos do projeto) Instalações (infra-estrutura, comunicação, ambientes, etc.) Materiais e suprimentos (para o tipo e objetivos do projeto) Informação (bases de dados, documentos, arquivos, etc.) Tecnologia (recursos específicos para o tipo de projeto)

60 Planilha de orçamento global do projeto
Projeto: (Nome do Projeto) Planilha de Orçamento Global do Projeto Atividade ou Tarefa Respon- sáveis Estimativa de Custos Equipamentos Materiais Serviços Outros Total 1. 2. 3. ...   

61 O Cronograma - linha de tempo do projeto
PROJETO: SEMINÁRIO SOBRE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS TAREFAS QUINZENAS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 A - Definição da data do Seminário B - Seleção de temas por interesse C - Definição de local do Seminário D - Convite aos conferencistas E - Confecção/impressão folders F - Obtenção de lista de endereços G - Envio de folders pelo correio H - Recebimento do material I - Recebimento de inscrições J - Preparo kits para participantes

62 Resumindo Um Escopo bem feito facilita a elaboração do Plano de Ação
Um Plano de Ação deve indicar: o que, quando, onde, quem e quanto custará cada atividade do projeto Corrigir erros na fase de planejamento tem custo muito menor do que corrigir erros na fase de execução Planejar em ciclos progressivos é detalhar as fases de um projeto à medida que se aproximam do momento de sua execução A Estrutura de Desdobramento do Trabalho (EDT) é uma estrutura hierárquica que permite especificar tarefas executáveis de um projeto Uma ação indica a ocorrência de um conjunto de atividades que são significativas no desenvolvimento do projeto Uma atividade é um trabalho formado por um conjunto de tarefas Uma tarefa é um trabalho específico a ser feito, em geral com pequeno grau de dificuldade, que requer algum esforço, tempo e habilidades

63 Para reflexão... A capacidade de conceber, planejar, executar e avaliar projetos para a melhorar processos e obter resultados é fator estratégico para as organizações educacionais O planejamento e gestão de projetos requer mais do que entusiasmo e boa vontade; trabalhar com projetos requer conhecimento de métodos e técnicas que devem ser aplicados com habilidades e competências próprias da área de planejamento e gestão

64 Tópicos para continuidade de estudos
Elaboração do Plano de Controle e Avaliação do Projeto Definição dos indicadores de desempenho do Projeto Construção de instrumentos de coleta de dados A fase de execução do Projeto Organização e métodos de gestão e acompanhamento Flexibilidade na gestão de Projetos Educacionais Identificação, análise e solução de problemas em Projetos Fase de encerramento do Projeto Implantação de um Escritório de Projetos Ensinando e aprendendo através de Projetos Formação de recursos humanos para gestão de projetos

65 Bons Projetos! Contato: Eduardo F. Barbosa


Carregar ppt "Concepção, Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google