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Educação e Desenvolvimento Económico Pedro Telhado Pereira.

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Apresentação em tema: "Educação e Desenvolvimento Económico Pedro Telhado Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 Educação e Desenvolvimento Económico Pedro Telhado Pereira

2  A evidência micro – económica mostra que o salário dum indivíduo aumenta quando a sua educação aumenta.  Podemos perguntar:  Será que a nível macro-económico, ou seja, na Economia como um todo tal se verifica?  Teriamos assim uma uma equação salários “Macro-Mincer” agregada (Heckman and Kleenow (1997)), ln Y =  + b S + e, onde Y é a média geométrica dos salários e S é o nível médio de educação.

3 Heckman and Kleenow (1997)  Comparando o coeficiente da educa ç ão nas equa ç ões do PIB em amostras cross-country com o coeficiente da educa ç ão dos modelos micro Mincer verificam que as estimativas macro e micro são muito semelhantes o que parece levar a concluir que não existem externalidades do capital humano.

4 Krueger and Lindahl (1998 and 2000)  Questionam os resultados da literatura macro que sugeriam que não havia ligação entre os aumentos de educação e o crescimento económico.  Depois de corrigirem para os erros de medida concluíram que os efeitos das variações da educação no crescimento económico são,pelo menos, da ordem de magnitude das estimativas micro- económicas da rendibilidade da educação.  Também verificaram que a taxa de crescimento não depende do nível inicial de educação.

5 De la Fuente and Domenech (2000)  Mostram que o resultado contra-intuitivo da educa ç ão não ter influência no crescimento tinha a ver com deficiências dos dados sobre o capital humano utilizado nos outros estudos.  Depois de removeram as deficiências dos dados da OCDE mostram que o capital humano é um factor de produ ç ão crucial.

6 Cohen and Soto (2001)  Apresentam uma nova base de dados sobre o capital humano. Esta base de dados tenta incorporar toda a informa ç ão dispon í vel de um grande n ú mero de fontes:  base de dados da OCDE sobre educa ç ão,  Census nacionais,  surveys publicados pela UNESCO ’ s Statistical Yearbook e  Census acess í veis nas p á ginas dos institutos nacionais de estat í stica.

7  Encontraram um valor estimado para a rendibilidade da educa ç ão de 8,4% o qual est á … “ fairly much in line with the average return obtained from micro data ”.  Para testarem a robustez do resultado fizeram a regressão da taxa de crescimento do rendimento per capita no aumento dos anos de educa ç ão. O resultado obtido de 8% é muito semelhante ao acima.

8  Quando o n í vel educacional foi colocado como vari á vel explicativa na equa ç ão de crescimento, aparece como não significativamente diferente de zero. Isto leva-los a concluir:  “ this settles, at least for these data [the data used in this authors ’ paper], the long standing opposition between the effects of levels and the effects of the increase of human capital on growth. We find quite simply that levels are correlated to levels and growth rates to growth rates ”. Again in this paper we see that human capital seems to have social returns that are identical to the private ones.


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