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PublicouLucas Viegas Alterado mais de 9 anos atrás
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Tomás Girardi Rodrigues Fernando Garcia Thaís Pons Caio Mussolini 1Ciências Econômicas - UFRGS - 2013
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Objetivo: Análise da qualidade da educação sobre o crescimento econômico Teorias Modelo Dados Resultados Resultados: ◦ Dados 60 países Educação-efetiva Padrão Cresc. LP 2Ciências Econômicas - UFRGS - 2013
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Premissa: Diferença de Renda = f (nível escolaridade) Estudos : Papel do Capital Humano no crescimento econômico FP Ajuda a explicar a diferença de produtividade da MO de países destintos Teorias: Lucas / Mankiw Inserção da variável L (K humano) Dif. Renda entre países + Participação dos FP na renda nac. Mas: L Homogêneo Premissa – trabalho homogêneo (qualif. e não qualif) Um ano a mais na média de escolaridade da força de trabalho tem a mesma influência na renda para todos os países, independentemente da qualidade dessa educação. (Lucas) Behrman e Birdsall/ Card e Krueger/ Heckman Nível de Escolatidade + Qualidade da educação (var expl.) Diferencial Produtividade e Renda Qualidade Educação = f( alunos/prof. ; w prof. ; escore alunos) Educação Efetiva: Escolaridade ajustada a qualidade da educação Mensuração dos retornos da educação para um dado nível de qualidade 3Ciências Econômicas - UFRGS - 2013
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Artigo Linha Lucas Mas: Qualificação da MO modifica L Linha Behrman e Birdsall /Heckman Fator de Ajuste “q” (qualidade escolaridade) modifica impacto L sobre Y Anos médios de escolaridade X ajuste da qualidade (q) 0 < q < 1 ; onde 1 = maior aproveitamento da escolaridade Problema: Endogeneidade de L Dado L (cte) K físico Y L (pois há mais renda para I em educ.) Pode superestimar impacto S sobre Yper capita Pode viesar estimativas de retorno da educação Porém: omissão ajuste da qualidade da MO (q) Erros (educ. s/ efeito sob Y LP) 4Ciências Econômicas - UFRGS - 2013
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Modelo Teórico ◦ Função de Produção Solow Neutra Y = f( I ; K ; A ; H) I = Infra estrutua ; K = Capital Fisico ;A = Conhecimento ; H = Capital Humano H = f ( escolaridade média da FT ; retorno da escolaridade) Var K = sY – dK k = sY- (n + g + d) n= tx cresc. Dem ; g = tx cresc. Conhecimento ; d = depreciação Produto por unidade de trabalho efetivo ◦ Análise Econométrica Y (dados n, s, d, g), destacando a qualidade da educação no processo Matematicamente: n, g, d velocidade de convergência p/ estado estacionário Equação de convergência condicionada: Tx S Cresc. Produto / unidade trabalho-efetivo Escolariadade ou Infra estrutura Cresc. Renda 5Ciências Econômicas - UFRGS - 2013
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Amostra: 60 Países ◦ Produção Agregada: PIB (USD + PPP) ◦ População em idade ativa: Proxy da FT ◦ Investimentos: taxa I corrente (I/PIB) – moeda local ◦ Escolaridade ajustada à qualidade Anos escolaridade média (proxy) x Índice de qualidade do ensino Índice Qualidade: Razão Professor/Aluno Efeito positivo sobre Produtividade e Renda Variação entre zero e um 6Ciências Econômicas - UFRGS - 2013
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Dois Cenários ◦ Escolaridade (Proxy de H) Apenas anos médios de escolaridade Y (t-1): Significativa 1%, com sinal negativo Endogeneidade comprovada nos modelos de efeito fixo e aleatório I e I (brak-even): Significativos a 5% I – efeito positivo / I break evem – efeito negativo Aumento Tx cresc, pop ou da tx depreciação Dminuem a velocidade de convergência Pouca / Nenhuma significância para escolaridade Nível de escolaridade (por sí só) não afeta Y dos países Sem poder expl. Hipótese: Impacto da escolaridade sobre Y depende da qualidade do ensino em cada país Um ano a mais de ensino médio no Brasil é diferente da Suécia 7Ciências Econômicas - UFRGS - 2013
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Dois Cenários ◦ Escolaridade Ajustada à Qualidade (Proxy de H) Escolaridade Média x Índice de Ajuste Educação Ajustada: Significativa 1% + 1 ano (esc. me Aj) + 0,3% tx cresc Y LP Desenvolvidos Maior Esc me Aj. Espera-se maior tx Y LP Padrão de convergência entre desenvolvidos Próxima escolaridade ajustada Parte da divergência de renda entre os países explicada por dif. de esc. Aj Diferença de políticas educacionais e formação de capital humano Evidência empírica Comprovação da hipótese inicial Importância da qualidade do ensino para explicar o impacto de H sobre Y (não apenas esc. me) 8Ciências Econômicas - UFRGS - 2013
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