A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO ESCOLAR E OS SALÁRIOS NO BRASIL Andréa Zaitune Curi USP Naércio Aquino Menezes-Filho USP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO ESCOLAR E OS SALÁRIOS NO BRASIL Andréa Zaitune Curi USP Naércio Aquino Menezes-Filho USP."— Transcrição da apresentação:

1 A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO ESCOLAR E OS SALÁRIOS NO BRASIL Andréa Zaitune Curi USP Naércio Aquino Menezes-Filho USP

2 P ANORAMA GERAL DA EDUCAÇÃO NO PAÍS Escolaridade como principal fator explicativo da desigualdade no Brasil; O capital humano é um dos principais determinantes da taxa de crescimento e do nível de bem-estar de um país. Estudos realizados no Brasil enfatizam a variável escolaridade pelos anos de estudo e não o impacto qualitativo da educação. O que se tem observado no país é que a educação avança, mas não em termos qualitativos. 40% dos alunos que concluem a terceira série do ensino médio tem desempenho em leitura considerado crítico ou muito crítico,.

3 F ONTE DE DADOS Pesquisa Nacional por Amostra a Domicilio (PNAD) realizados em 1982, 1995, 1997, 2001, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) realizados em 1995 e 1997

4 M ETODOLOGIA O modelo aplicado no trabalho leva em conta a auto-seleção do individuo entre os setores de ocupação em que eles são mais produtivos; Essas auto-seleções geram mudanças na distribuição de rendimentos; Para estudar quais são os determinantes do desempenho escolar que afetam os salários foi realizada uma estimação em dois estágios: 1º: os autores investigaram os determinantes do desempenho escolar. 2º: incluíram tanto o desempenho escolar bruto como os resíduos da regressão do primeiro estágio.

5 SALÁRIOS MÉDIOS RECEBIDOS EM 2001 PELOS JOVENS BRASILEIROS DE 23/24 ANOS EM CADA UMA DAS U NIDADES DA F EDERAÇÃO.

6 DESEMPENHO MÉDIO EM 1995 DOS ALUNOS DE CADA E STADO NO EXAME DE PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA REALIZADO PELO INEP.

7 RESULTADOS Os indivíduos com 12 ou mais anos de estudo recebem maiores salários que aqueles com 10 anos de estudo. A proficiência é significante e positivamente correlacionada com os salários. A educação do pai é significante e positivamente correlacionada com os salários futuros. Homens e pessoas de cor branca recebem maiores remunerações salariais que seus pares. Os investimentos em educação, via remuneração e qualificação de docentes e diretores, assim como em infraestrutura escolar são importantes para proporcionar melhor desempenho dos alunos nos testes de proficiência.

8 C LEVERTON AIROLDI


Carregar ppt "A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO ESCOLAR E OS SALÁRIOS NO BRASIL Andréa Zaitune Curi USP Naércio Aquino Menezes-Filho USP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google