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SESSÃO 4 DESENHOS DE AVALIAÇÃO BASEADAS EM MÉTODOS MISTOS MICHAEL BAMBERGER E THOMAZ CHIANCA Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios.

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1 SESSÃO 4 DESENHOS DE AVALIAÇÃO BASEADAS EM MÉTODOS MISTOS MICHAEL BAMBERGER E THOMAZ CHIANCA Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios IV Seminário Nacional da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação Rio de Janeiro, Agosto

2 Resumo 2 1. Quatro dimensões para classificar desenhos MM 2. Dimensão 1: Qual abordagem é dominante? 3. Dimensão 2: Desenhos paralelos e sequenciais 4. Dimensão 3: Desenhos únicos e multi-níveis 5. Em quais estágios da avaliação os métodos mistos são usados?

3 1. Quatro dimensões para classificar desenhos baseados em métodos mistos 3 1. Os métodos QUANT e QUAL são de valor igual ou é uma abordagem Dominante? 2. Os métodos QUANT e QUAL usados: Sequencialmente Ao mesmo tempo 3. O projeto é: Único Multi-nível 4. Em quais estágios da avaliação os métodos mistos são usados?

4 Dimensão 1: Qual abordagem é dominante? 4 Abordagem quantitativa é dominante Abordagem qualitativa é dominante Ambas têm peso igual na avaliação

5 5 ABC D EFG Estudos orientados QUAL incorporando gradualmente mais foco QUANT Estudos orientados QUANT incorporando gradualmente o foco QUAL QUANT QUAL A = Desenho completamente QUANT B = Desenho dominantemente QUANT com alguns elementos QUAL C = Desenhos com orientação QUANT com igual peso para ambas as abordagens D = Estudo desenhado com MM E = Desenhos com orientação QUAL com igual peso para ambas as abordagens F = Desenho dominantemente QUAL com alguns elementos QUANT G = Desenho completamente QUAL O continuum desenho de pesquisa QUANT - QUAL

6 6 ABC D EFG QUANT QUAL Um desenho de avaliação dominantemente quantitativo Exemplo: Um estudo de diagnóstico rápido qualitativo é realizado para ajudar a desenhar uma pesquisa domiciliar quantitativa. Os dados são analisados utilizando técnicas de análise quantitativa [por exemplo, análise de regressão]

7 7 ABC D EFG QUANT QUAL Um desenho de avaliação dominantemente qualitativo Exemplo Uma pesquisa amostral rápida quantitativa é conduzida. Isto é usado para desenvolver uma tipologia de sistemas de produção de arroz. Estudos de caso qualitativos são selecionados para representar cada tipo. Os dados são analisados e apresentados utilizando métodos qualitativos como descrições narrativas, fotografias e mapas sociais.

8 8 Veja a Apostila 4-1 para exemplos de projetos de avaliação em cada ponto no continuum QUANT- QUAL

9 Dimensão 2: O desenho é sequencial ou paralelo? 9 Desenhos Sequenciais : As abordagens QUANT e QUAL são usadas em seqüencia. Desenhos Paralelos: As abordagens QUANT e QUAL são empregadas ao mesmo tempo.

10 Desenhos baseados em métodos mistos dominantemente QUAL sequenciais: Avaliando o emprego de novas variedades de sementes por diferentes tipos de famílias rurais. 10 Pesquisa domiciliar rápida QUANT nas comunidades do projeto para estimativa, características HH, etnia, produção agrícola e adoção de semente Coleta de dados QUAL utilizando grupos focais de informantes chave, observação e preparação de estudos de caso em domicílios e práticas agrícolas. Análise de dados QUAL utilizando análise entre-casos e comparação constante. Triangulação entre diferentes fontes de dados. quant QUAL

11 Desenho baseados em métodos mistos dominantemente QUANT sequencial. Estudando transferências interfamiliares como uma estratégia de sobrevivência. Cartagena, Colômbia 11 Pesquisa de amostra familiar quantificando o volume e tipos de transferência entre famílias dentro e fora da comunidade Análise econométrica para quantificar as transferências e identificar fatores que determinam a direção e magnitude das transferências qual QUANT

12 Um desenho MM paralelo: T riangulação das estimativas QUANT e QUAL dos rendimentos familiares em áreas de projeto e de comparação 12 Comunidades do Projeto Comunidades de comparação Pesquisa familiar QUANT QUANT/QUAL Observação das posses familiares e qualidade das construções QUAL: Grupos focais Triangulação das estimativas das 3 fontes – para obter a estimativa mais confiável do rendimento familiar Um desenho equilibrado proporcionando peso igual para os métodos QUANT e QUAL

13 13 Dimensão 3: Projetos de avaliação MM Multi- níveis

14 Desenho baseado em métodos misto multi-níveis: os efeitos de um programa de alimentação escolar na matrícula e frequência escolar [Apostila 4-2] 14 Distrito escolar Amostra de escolas Amostra de aulas e professores Amostra de famílias Amostra de estudantes Análise QUANT de registros escolares Análise QUANT de frequência e notas de avaliações Entrevistas QUAL com administradores e coordenador Entrevistas com professores sobre como os programas alimentares afetam a frequência Observação QUANT do nº de alunos frequentando as aulas Questionário QUANT preenchido pelos alunos Entrevistas em profundidade com famílias e observação de crianças se deslocando para a escola Métodos qualitativos Métodos quantitativos Entrevistas com grupos focais de alunos Pesquisa de famílias

15 Desenho baseado em método misto multi-nível: avaliando o impacto do programa de alimentação escolar na matrícula de alunos [Apostila 4-3] Unidade de análiseMétodos quantitativosMétodos qualitativosTópicos Distrito escolarAnálise de registros de matrícula e frequência para escolas no distrito Utilizando diferenças em matrícula e frequência para selecionar amostra de escolas EscolaPesquisa com diretores da escolaEntevistas em profundidade com amostra de diretores Pareceres sobre como os programas de alimentação afetam a matrícula/frequência e como os programas de alimentação são administrados Classes e professores de classes * Pesquisa de professores * Observação de frequência * Entrevistas em profundidade com professores * Observação do processo de alimentação * Pareceres de como a alimentação afeta a matrícula/frequência * Como a alimentação afeta diferentes grupos socioeconômicos * quem realmente é alimentado (crianças que não frequentam a escola também se alimentam?) * algumas crianças deixam a escola logo que são alimentadas? Alunos*Pesquisa de alunosGrupos focais e entrevistas em profundidade * Pareceres sobre o efeito de programas de alimentação na matrícula e frequência * As atitudes dos pais sobre os programas de alimentação e como eles decidem quem vai para a escola FamíliasPesquisaEntrevistas em profundidade e observação do participante * Opiniões sobre programas de alimentação * Como as famílias decidem quem deve se matricular na escola e quem deve comparecer cada dia 15

16 Dimensão 4: Em quais estágios da avaliação os métodos mistos são usados? 16 QUANTQUALMisto 1. Construção e desenvolvimento das hipóteses da teoria da mudança 2. Desenho da avaliação 3. Seleção da amostra 4. Coleta de dados 5. Análise de dados 6. Disseminação e promoção da utilização das recomendações e achados da avaliação Métodos mistos podem ser usados em qualquer estágio da avaliação. Um desenho com MM completamente integrado combina os métodos QUANT e QUAL em todos os estágios da avaliação


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