A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construindo um mundo melhor Lourdinha e Gov. Beninho Dalto Governador 2006/2007 Distrito 4480.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construindo um mundo melhor Lourdinha e Gov. Beninho Dalto Governador 2006/2007 Distrito 4480."— Transcrição da apresentação:

1 Construindo um mundo melhor Lourdinha e Gov. Beninho Dalto Governador 2006/2007 Distrito 4480

2 CLE – Concentrated Language Encounter Abordagem Lingüística Concentrada Uma nova luz para a alfabetização Jório Coelho Gov. 91/92 – Distrito Skype: joriocoelho45

3

4

5 Realidade brasileira

6

7

8 A escala de desempenho do Saeb em Leitura é descrita de 0 a 375 pontos. Um patamar de mais de 200 pontos de proficiência, para a 4ª série nesse foco, pode ser considerado próximo ao adequado, pois nesse ponto os alunos consolidaram habilidades de leitura e caminham para um desenvolvimento que lhes possibilitarão seguir em seus estudos com bom aproveitamento. INEP/MEC/2003 Como encarar Realidade a Brasileira?

9 Realidade:Brasileira e Paulista Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – INEP/MEC

10 Realidade: IDEB Paulista

11 Fonte: Prof. Dr. Naércio Menezes Filho (USP-SP)

12 Conseqüências: Estado de São Paulo

13 Realidade brasileira

14

15 Escolas latino-americanas perdem um aluno a cada 28 segundos A taxa de evasão escolar no Brasil é maior que a média da América Latina. Brasil: 31,4 jovens largam a escola a cada uma hora. Folha Online 23/06/2006 Realidade brasileira

16 CLE – Concentrated Language Encounter Abordagem Lingüística Concentrada Uma solução para os problemas apresentados

17 Processo de Aprendizagem CLE Sobre a metodologia CLE: tem, como foco, a interação professor - aluno, aluno - aluno para desenvolver as quatro habilidades lingüísticas: ouvir, falar, ler e escrever; concentra-se, durante o estágio inicial, no desenvolvimento do prazer pela leitura e pela escrita; valoriza o conhecimento prévio dos alunos e toda e qualquer contribuição que possam dar para o desenvolvimento das atividades;

18 Processo de Aprendizagem CLE Sobre a metodologia CLE: é, por natureza, interdisciplinar; proporciona flexibilidade ao professor na escolha de conteúdos a serem trabalhados e na condução das atividades dentro e fora da sala de aula; promove e valoriza a criatividade dos alunos e dos professores; desenvolve a independência e a autoconfiança dos alunos; busca o desenvolvimento do aluno como ser humano.

19 CLE - Níveis de Alfabetização 1. Alfabetização Básica2. Alfabetização Funcional3. Alfabetização Digital

20 CLE – Objetivo do Programa Nível 1 - Iniciantes Levar os alunos a adquirir o gosto pela leitura e escrita de textos simples de vários tipos Nível 2 – Séries Intermediárias Ampliar a gama de textos que os alunos são capazes de ler e escrever

21 CLE – Objetivo do Programa Desenvolver todas as habilidades relativas à alfabetização, de que o aluno vai precisar ao final do Ensino Fundamental e os hábitos de aprendizagem necessários no Ensino Médio Nível 3 – Últimas Séries do Ensino Fundamental

22 O CLE é um programa de combate ao analfabetismo que tem por base o princípio que, a alfabetização é, essencialmente, tornar-se capaz de ler e escrever diversos textos e utilizá-los de maneira eficaz CLE – Concentrated Language Encounter Abordagem Lingüística Concentrada

23 Por que usar as técnicas CLE Concentrated Language Encounter (Abordagem Lingüística Concentrada) Segundo Richard Walker, Saowalak Rattanavich e John Oller, Jr., autores de Teaching All The Children to Read, livro que apresenta a metodologia CLE de ensino, acreditam que: os altos índices de fracasso escolar se devem mais ao que ocorre na sala de aula do que à origem dos alunos e/ou à falta de contato prévio com a leitura e a escrita.

24 Tempo de Apredizagem pelo CLE Em poucos anos a Tailândia erradicou o analfabetismo: Em poucos anos a Tailândia erradicou o analfabetismo: n Em 1984 o país tinha 93% de analfabetos n Em 1997 o índice de analfabetos baixou para 7% n A população tailandesa em 95 era de 60 milhões de habitantes n Cerca de 50 milhões de alfabetizados – 13 anos

25 CLE x Classe Tradicional Testes CLETRADICIONAL Teste Cloze de leitura 9,99 5,28 Tarefa escrita13,90 9,79 Ditado30,3723,85

26 Tempo de Apredizagem pelo CLE 1991/2000 o Brasil alfabetizou 0,5 milhão de pessoas/ano 1984/1997 a Tailândia alfabetizou 3,8 milhões de pessoas/ano Obs: Os tailandeses foram alfabetizados em inglês e Tailandês IBGE - Censo 2000

27 Realidade brasileira

28

29 Escola/ Professores RI / F. Tarefa Admin. Municipal Estadual Federal Interações do Projeto Projeto Administrador: Clubes / Distritos Suporte Técnico/ Consultoria: UFOP – RC Ouro Preto

30 Paradigma Um exemplo que serve como modelo; padrão

31 Rotarianos fazem a diferença Abrindo oportunidades para a educação Muito Obrigado


Carregar ppt "Construindo um mundo melhor Lourdinha e Gov. Beninho Dalto Governador 2006/2007 Distrito 4480."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google