A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRICO DA MARCA A Taco nasceu como um label jovem dentro das lojas da Tavares, que era uma marca de roupa social voltada para um público de faixa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRICO DA MARCA A Taco nasceu como um label jovem dentro das lojas da Tavares, que era uma marca de roupa social voltada para um público de faixa."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 HISTÓRICO DA MARCA A Taco nasceu como um label jovem dentro das lojas da Tavares, que era uma marca de roupa social voltada para um público de faixa etária mais elevada. Após cisão societária a Tavares se desfaz, os poucos pontos de venda são divididos, e a Taco vira marca principal. Quando a Script conquista a conta em 1995, a empresa tinha 4 lojas no Rio de Janeiro e uma imagem totalmente associada a sua marca mãe.

5 No entanto, a Taco queria ser: Uma marca jovem e moderna. De roupa básica, sem coleções. Acessível. Cujo carro-chefe deveria ser a calça jeans. Nas pesquisas quali e quanti a percepção de bons preços era o único item que coincidia com esse posicionamento.

6 REPOSICIONAMENTO Definimos que a Taco deveria trabalhar todo o aspecto comportamental intríseco ao segmento de moda, mas sem perder de vista o perfil democrático da marca. Sua promessa deveria ser um universo aspiracional ao alcance de todos. Criamos um slogan que tinha a pretensão de se tornar uma fórmula de comunicação que se perpetuasse ao longo dos anos. TODO MUNDO, TODO DIA.

7 FORMATO DE COMUNICAÇÃO TODO MUNDO. Todas as pessoas, todos os universos, todos os estilos. TODO DIA. Em todas as situações, em todas as horas. De noite ou de dia. No trabalho ou na balada.

8 PREMISSAS E LIMITAÇÕES Apesar da marca ter um problema institucional tínhamos o desafio de mudar sua imagem fazendo um trabalho essencialmente de varejo. A comunicação deveria sempre mostrar produto e preço, desempenhar o papel de catálogo da loja, gerar resultados imediatos de venda.

9 MÍDIA A escolha do meio jornal se deu pelos seguintes motivos: Facilidade para trabalhar o varejo. Exposição de produtos, volume de informação, agilidade e dimensão da página. Pela combinação de custos de mídia e produção, o meio possibilita uma freqüência contínua. Presença da marca o ano inteiro, e não só na sazonalidade do comércio. Meio com grande fidelidade e credibilidade. Possibilidade de construir uma história de longo prazo.

10 Boa relação entre necessidade de cobertura e baixa dispersão. Atualidade. Meio dinâmico. Proporciona muitas oportunidades de manter a marca conectada com o que está acontecendo no mundo e na sociedade.

11 ESTRATÉGIA DE MÍDIA Como o objetivo era ter uma continuidade de comunicação, decidimos trabalhar com exclusividade com um jornal, sempre no mesmo dia da semana, na mesma colocação e com um formato de grande impacto. O Globo Credibilidade, boa cobertura para o varejo e qualidade editorial que ajudaria a trazer prestígio para a marca. Sexta-feira Véspera de final de semana. Contra-capa do primeiro caderno Local nobre com grande exposição.

12 CUMPLICIDADE O fato de trabalharmos com exclusividade com o jornal O Globo, há quase 11 anos, com anúncios toda a semana acaba criando uma cumplicidade muito grande. Total de 558 anúncios veiculados até a última sexta-feira. Isso tem um valor muito grande na hora de viabilizar projetos especiais que se revertem em pioneirismo e inovação para a marca.

13 ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO Campanhas testemunhais altamente verdadeiras. Temas contemporâneos. Marca atuante, que participa ativamente dos movimentos sociais. Uma das pioneiras a realizar campanhas de responsabilidade social no RJ. A comunicação antecipa tendências. É pioneira. Direção de arte moderna, com uma identidade marcante. Linguagem jovem e bem humorada.

14 CAMPANHA DE LANÇAMENTO Pessoas verdadeiras. Slogan grande. Produto e preço. 12 anúncios. 3 meses. Foco no todo mundo.

15

16

17 CAMPANHA PERSONALIDADES Apoio a campanha Basta! Eu quero paz, promovida pelo Viva Rio. Solução criativa para ter personalidades de grande expressão por um cachê acessível para a marca. Foco no todo mundo.

18

19

20

21

22

23

24 CAMPANHA DIAS DA SEMANA Situações de uso. Identificação com o público-alvo. Moods da semana. Foco no todo dia.

25 NÃO É QUE EU ODEIE AS SEGUNDAS-FEIRAS. AS QUE SÃO FERIADO, POR EXEMPLO, EU ADORO.

26 TERÇA É UM BOM DIA PRA TRABALHAR. MAS SE TRABALHAR FOSSE BOM, NINGUÉM PEDIA SALÁRIO.

27 QUARTA, PARA UNS, É MEIO DE SEMANA. PARA MIM É MEIA MARGUERITA, MEIA QUATRO QUEIJOS.

28 ÀS VEZES, EU GOSTO DE VIRAR AS NOITES DE QUINTA. DE PREFERÊNCIA, DE CABEÇA PARA BAIXO.

29 SEXTA: O DIA EM QUE A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA VIRA A POPULAÇÃO SEXUALMENTE ATIVA.

30 PREVISÃO PARA SÁBADO: NA PRAIA, SOL. NAS ONDAS, FRIO NA ESPINHA. NA MINHA HORTA, CHOVE.

31 DOMINGO: SE VOCÊ PEDALAR BEM RÁPIDO, A MUSIQUINHA DO FANTÁSTICO NÃO TE ALCANÇA.

32 CAMPANHA DNA DO BRASIL Uma árvore genealógica do Brasil, com todas as raças e povos que deram origem ao brasileiro. Apoio a campanha O melhor do Brasil é o brasileiro. Foco no todo mundo.

33 QUANDO CHEGOU NO BRASIL, O PORTUGUÊS QUIS VESTIR O ÍNDIO, MAS FOI SÓ VER A PRIMEIRA ÍNDIA QUE ELES LOGO RESOLVERAM TIRAR A ROUPA...

34 QUASE TODOS OS AFRICANOS TEM RAÍZES NEGRAS, OS BRASILEIROS TAMBÉM, ATÉ MESMO ALGUMAS LOIRAS...

35 CAMPANHA DE NATAL - PRESENTE PARA TODOS OS ESTILOS Direção de arte criativa. Foco no todo mundo.

36

37

38 CAMPANHA ROTEIRO CULTURAL Ultrapassar os limites da propaganda, virar conteúdo. Identificação com um elemento da cultura das cidades brasileiras, os cartazes lambe-lambe. Foco no todo mundo e no todo dia.

39

40

41

42

43 CAMPANHA ESTILOS MUSICAIS Foco no todo mundo.

44

45

46

47

48 CAMPANHA DOE SANGUE Apoio a campanha Doe sangue em prol do HemoRio. Foco no todo mundo.

49

50

51

52 A campanha Doe sangue aumentou em 17% o número de doações ao HemoRio no período quem que foi veiculada. Foi a vencedora do Grand Prix de Case de Resultados do V Prêmio O Globo de Propaganda.

53 CAMPANHA VOCÊ COMPRA, ELAS ROUBAM Uma campanha que surgiu de uma informação coletada em pesquisa qualitativa....adoro quando a minha namorada acorda e veste uma camisa minha pra ir no banheiro. Ver ela daquele jeito me deixa maluco...

54

55

56 CAMPANHA PELA PROIBIÇÃO DO COMÉRCIO DE ARMAS Mais uma campanha que reafirmava o viés social da marca.

57

58 CAMPANHA NO WAR Uma campanha que vocalizava o sentimento dos jovens diante da invasão americana no Iraque.

59

60 CAMPANHA DE PREVENÇÃO A DENGUE Uma campanha que pegou carona numa matéria publicada no jornal O Globo.

61 É das mulheres de shortinho que o Aedes gostam mais. O infectologista Edmilson Migowski, também da UFRJ, dá ainda uma outra razão para as mulheres serem alvos preferenciais do mosquito transmissor da doença: - Os homens usam mais calças compridas. Já as mulheres ficam mais expostas até pelo tipo de roupa que usam, como saias.

62 CAMPANHAS SAZONAIS Apesar da presença permanente no jornal, durante as datas comerciais a freqüência intensifica-se. Mães, Namorados, Pais e Natal. Além dessas datas existem eventos ou datas comemorativas que também merecem campanhas especiais.

63 CAMPANHAS DE COPA DO MUNDO A Taco de verde e amarelo.

64

65 Pentacampeões, dobrem, a página e recebam a nossa saudação pelo título. Arigatô, Seleção.

66 ANÚNCIO EM HOMENAGEM AO PADROEIRO DO RJ Anúncio veiculado no Dia de São Sebastião.

67 SÃO SEBASTIÃO NASCEU NA FRANÇA E FOI CRIADO NA ITÁLIA. MAS COMO TODO GRINGO GENTE BOA ESCOLHEU O RIO DE JANEIRO PRA SER SUA CIDADE. HOMENAGEM DA TACO AO NOSSO SANTO PADROEIRO.

68 CAMPANHA DE MÃES Anúncio Grand Prix no Prêmio O Globo de Propaganda.

69

70 CAMPANHA DE NAMORADOS – IGUAIS, MAS DIFERENTES

71

72 CAMPANHA INTERATIVA DE NAMORADOS Uma versão impressa do programa Fica Comigo da MTV, apresentado pela Fernanda Lima. No primeiro anúncio apresentamos dois jovens comuns que estavam buscando um namorado(a). As pessoas interessadas deveriam entrar no site da marca para se cadastrarem e enviarem suas fotos. 800 pessoas se cadastraram.

73 Achou que algum deles tem a ver com você? Então acesse e cadastre-se na promoção Todo Mundo Namorando. Flávia tem 21 anos estuda publicidade, adora dançar e tá procurando um namorado. Pedro é músico tem 22 anos. Adora pegar onda e tá procurando uma namorada.

74 Após um processo de seleção, os dois chegaram a três finalistas que foram apresentados ao público.

75

76 O anúncio apresentando os candidatos escolhidos por eles foi veiculada então no dia dos namorados.

77 A promoção Todo mundo namorando chegou ao fim. Já o beijo do pessoal aí debaixo, não vai acabar tão cedo.

78 CAMPANHAS GRÁFICAS PARA PDV E JORNAL

79

80

81 USO CRIATIVO DO MEIO Anúncio que desafiava as pessoas a desvendarem como o anúncio havia sido feito. Todo mundo lendo o jornal todo dia.

82

83 RESULTADOS Hoje a Taco possui 98 lojas em todo o Brasil. A empresa realiza pesquisas quantitativas e qualitativas a cada dois anos. No estado do Rio de Janeiro e em outras praças mais antigas o reconhecimento de marca e posicionamento é muito alto, 93%. Em todas as praças, os índices de afinidade e identificação com a marca entre as pessoas que conhecem a loja também são expressivos.

84 QUEBRANDO PRECONCEITOS Um fato curioso é que apesar do público-alvo prioritário da marca pertencer as classes BC, houve um aumento significativo da parcela de pessoas da classe A que passaram a consumir a marca. A imagem projetada pela comunicação conseguiu romper a barreira do preconceito.

85 PERCEPÇÃO MUITO MAIOR DO QUE A VERBA INVESTIDA Outro dado curioso é que em todas as pesquisas a maior parte das pessoas responde que vêem a marca no jornal de 3 a 4 vezes por semana, quando 90% do ano veiculamos 1 anúncio por semana. A freqüência contínua no mesmo lugar cria uma sensação de onipresença da marca.

86 CRESCIMENTO ORGÂNICO E CONTÍNUO Em função da regularidade da comunicação, o objetivo das campanhas é muito mais alimentar um crescimento orgânico e contínuo do que obter grandes oscilações nas vendas. Um dos principais critérios de avaliação é a evolução da venda por metro quadrado, que obteve um aumento real perto de 100% nesses onze anos.


Carregar ppt "HISTÓRICO DA MARCA A Taco nasceu como um label jovem dentro das lojas da Tavares, que era uma marca de roupa social voltada para um público de faixa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google