A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL jornal mural Orientação para o trabalho Fonte: Neusa Ribas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL jornal mural Orientação para o trabalho Fonte: Neusa Ribas."— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL jornal mural Orientação para o trabalho Fonte: Neusa Ribas

2 Características Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa. jornal mural é o mais democrático dos veículos internos de comunicação. É acessível a todos os funcionários, independentemente do nível hierárquico, e possui papel relevante para aqueles que não podem acessar os terminais eletrônicos, como os operários nas fábricas. Sem contar que, entre suas vantagens, ele permite a cobertura imediata dos acontecimentos a um custo baixo quando comparado com as outras mídias

3 Planejamento: Escolha do local, a quantidade de informações, o tamanho do mural, o conteúdo, o layout e a definição do processo de gestão. Os pontos de fixação: – garantir a acessibilidade e bom fluxo de pessoas. – iluminação adequada e do ambiente de entorno agradável para estimular a parada e a leitura.

4 Regras do jornal mural 1. Ter data regular; 2. Estar bem localizado; 3. Ser bem escrito; 4. Fácil de ler; 5. Bem diagramado; 6. Ser atraente. Mural: é uma das ferramentas mais simples da comunicação empresarial e que exige menor verba. Pode ser afixado na parede, em forma de cartaz, ou em suportes com o tamanho adequado aos papéis.. A linguagem é curta e objetiva e os títulos, cores e fontes buscam chamar a atenção do leitor Fonte: Neusa Ribas – Curso ABERJE Como fazer jornal-mural/2008

5 Produção de um jornal mural A PARTICIPAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS deve ser estimulada. Eles podem colaborar com sugestões de pauta e redação de textos REGULARIDADE. A sugestão é uma frequência semanal de atualização, podendo compartimentar uma parte semanal e outra diária, ou combinações semelhantes.

6 Para alcançar bons resultados, uma boa comunicação interna deve: – Elevar a autoestima de funcionários e coordenadores; – Criar um ambiente favorável ao trabalho em equipe; – Informar e posicionar os colaboradores sobre o que acontece na instituição; – Transmitir propósitos, objetivos, valores culturais e éticos da organização; – Manter os FUNCIONÁRIOS ATUALIZADOS quanto à rotina de trabalho, para obter mais produtividade e integração.

7 Exemplos: Jornal Mural Sabesp A Empresa RH: notícias referentes Seu Espaço: fatos sobre os empregados como nascimento de filhos, convite de casamento, mensagens de agradecimento, pêsames, mensagem de cunho motivador e receitas Saúde: artigos, benefícios de alimentos, causas e sintomas de doenças Seu Interesse: informações sobre segurança, meio ambiente, cultura, etc Humor: charges, piadas Lazer: dicas de lazer, turismo, eventos esportivos Classificados: compra, venda, locação, etc; Expediente: o nome dos profissionais do centro de comunicação Extra: notícias extras/urgentes que deverão ser colocadas no Mural substituindo qualquer das editorias indicadas pelo centro de comunicação. – Periodicidade: Semanal: de terça-feira a domingo. Todas as editorias devem conter a validade No final da matéria, do lado direito, da seguinte forma: período, mês e ano referente à publicação. (exemplo: 09 a 14 de março/2005).

8 Jornal Mural Sabesp Padrões para redação: Ao redigir uma matéria para o Jornal Mural, deve - se observar os seguintes critérios: - Fonte: verdana; - Corpo dos textos: entre 16 e 22 (normal), excetuando-se o título; - Corpo dos títulos: entre 28 e 36, normalmente grafados em wordart; - Alinhamento dos textos: à esquerda; - Alinhamento dos títulos: centralizados (normalmente); - Validade: deverá ser grafada em corpo 10, normal, alinhada à direita; - Colaboração: deverá ser grafada em corpo 12, normal, alinhada à direita.

9

10

11

12

13

14


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL jornal mural Orientação para o trabalho Fonte: Neusa Ribas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google