A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Microeconomia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Microeconomia"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Microeconomia
Pedro Telhado Pereira João Andrade

2 O que o aluno deve conseguir fazer depois de estudar esta aula
Compreender os conceitos de mercado de concorrência perfeita, de procura e de oferta e de equilíbrio. Distinguir procura de quantidade procurada e oferta de quantidade oferecida. Conseguir utilizar o raciocínio marginal. Utilizar o gráfico de procura e da oferta para estudar variações nos preços de equilíbrio.

3 O mercado de concorrência perfeita
Mercado - Mecanismo através do qual os compradores e os vendedores podem determinar preços e trocar bens e serviços. Mercado de concorrência perfeita – existem muitos compradores e vendedores logo nenhum individualmente tem influência sobre o preço.

4 A Curva da Procura Variáveis que afectam a quantidade procurada por um consumidor. O preço do produto O rendimento do consumidor O preço dos bens substitutos O preço dos bens complementares Os gostos dos consumidor e a publicidade As expectativas sobre os preços futuros …..

5 A Procura individual e a Lei da Procura
Procura do João por pizzas Preço (€) Quantidade de pizzas por mês 2 13 4 10 6 7 8 1 Lei da procura – o preço e a quantidade procurada variam em sentidos opostos, ceteris paribus (tudo o resto constante).

6 A procura individual e a sua representação gráfica
A procura individual é normalmente representada por uma recta de inclinação negativa.

7 Como a quantidade procurada se comporta quando variamos os preços
No exemplo ao lado vemos variações na quantidade procurada quando o preço varia .

8 Existem dois efeitos O efeito substituição – devido à variação do preço. O efeito rendimento – devido à variação do rendimento real resultante da variação do preço.

9 Da procura individual à procura no mercado
A procura de mercado mostra a relação entre o preço e a quantidade procurada no mercado, ceteris paribus (tudo resto constante).

10 Passagem da procura individual à procura de mercado

11 A curva da oferta Variáveis que afectam a quantidade oferecida:
O preço do produto O preço dos factores de produção usados, como os salários, o preço da electricidade, entre outros. O estado da tecnologia. Impostos e subsídios Expectativas ….

12 A análise custo-benefício em acção
A decisão de produzir de mais uma unidade está baseada no raciocínio marginal Raciocínio marginal Aumento a produção se o benefício marginal é superior ao custo marginal. Diminuo no caso contrário. Se possível escolho um nível de produção onde o benefício marginal é igual ao custo marginal.

13 Análise gráfica O benefício marginal é igual ao preço.
A escolha é onde o benefício marginal é igual ao custo marginal.

14 O que acontece quando o preço aumenta?
A quantidade oferecida aumenta.

15 Oferta individual e lei da oferta
Nora’s Schedule for Pizza Price ($) Quantity of pizzas per month 4 100 6 200 8 300 10 400 12 500 A quantidade oferecida e o preço variam no mesmo sentido, ceteris paribus (tudo o resto constante).

16 A oferta individual e a sua representação gráfica
A oferta individual é normalmente representada por uma recta de inclinação positiva.

17 Como a quantidade procurada se comporta quando variamos os preços
O que acontece à quantidade oferecida quando o preço aumenta, aparece na figura

18 Da oferta individual à oferta no mercado
A oferta de mercado mostra a relação entre o preço e a quantidade oferecida no mercado, ceteris paribus (tudo resto constante).

19 Da oferta individual à oferta de mercado
Se houver 100 firmas idênticas, a quantidade oferecida no mercado é 100 a quantidade individual.

20 O Equilíbrio de Mercado
O equilíbrio no mercado mercado é uma situação em que a quantidade procurada é igual à oferecida não se alterando o preço.

21 Excesso da Procura O preço tende a subir.
As variações das quantidades são ao longo das curvas.

22 Excesso da oferta O preço tende a descer.

23 Efeitos no mercado de uma variação da Procura - aumento
Uma variação da procura resulta de uma variação de algo que não o preço. A curva da procura desloca-se para a direita e para cima, quando há um aumento de procura.

24 Causas de um aumento da procura
Um aumento de rendimento no caso dos bens normais. Aumento de preço dos bens substitutos. Aumento de população Expectativas de aumentos futuros de preço

25 Efeitos no mercado de um aumento de procura
Ao preço (8$) de equilíbrio inicial existe um excesso de procura. O preço sob. O equilíbrio é restabelecido em n, com um preço de equilíbrio mais alto e maior quantidade.

26 Efeitos no mercado de uma variação da Oferta - aumento
Uma variação da oferta resulta de uma variação de algo que não o preço. A curva da oferta desloca-se para a direita e para baixo, quando há um aumento da oferta.

27 Causas de um aumento de oferta
O custo de um factor de produção diminui. Um avanço tecnológico diminui os custos. O número de firmas aumenta. Os produtores esperam um preço mais baixo no futuro. Subsídios.

28 Efeitos de um aumento de oferta
Ao preço (8$) de equilíbrio inicial existe um excesso de oferta. O preço desce. O equilíbrio é restabelecido em n, com um preço de equilíbrio mais baixo e maior quantidade.

29 Efeitos no mercado de variações na oferta e procura
O resultado depende da magnitudes das variações.

30 Os efeitos no mercado de variações da oferta e da procura
Neste caso o preço desce e a quantidade aumenta. Represente um caso onde o preço aumente e a quantidade aumente.

31 Revisão dos efeitos de variações da Procura e da Oferta
Variações na Procura ou na Oferta Variação no preço Variação na quantidade Aumento na procura Aumenta Diminuição na procura Diminui Aumento na oferta Diminuição na oferta

32 Exame Marcar a data do exame nos Conselhos de Curso


Carregar ppt "Introdução à Microeconomia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google