A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diferencas entre Adjunto adnominal e Predicativo do objeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diferencas entre Adjunto adnominal e Predicativo do objeto."— Transcrição da apresentação:

1 Diferencas entre Adjunto adnominal e Predicativo do objeto

2 PREDICATIVO DO OBJETO: é o termo que modifica o objeto direto ou objeto indireto, atribuindo-lhe certas características, como qualidade e estado. ADJUNTO ADNOMINAL: é o termo da oração que qualifica, especifica, determina ou indetermina um substantivo.

3 Li um livro excelente. (adjunto adnominal) Considero o livro excelente. (predicativo do objeto)

4 Achei-o brilhante. (predicativo do objeto) Consideramos Machado de Assis brilhante. (predicativo do objeto)

5 Exercícios 1)Observe a função sintática dos verbos destacados. Ex: Eu encontrei Marina. Ela estava descontente com a notícia. Eu encontrei Marina descontente com a notícia. a) Quando saiu da sala, percebi seu olhar. Seu olhar estava alegre. b)Ontem, notei sua amiga. Ela estava muito corada.

6 2) Nas frases que seguem, identifique o predicativo do objeto. a)Considero esse filme de Walter Salles genial. b)Depois do intervalo, encontramos o pátio limpo. c)Notei a classe arrumada e as cadeiras enfileiradas.

7 3) Reconheça o predicativo do sujeito e o predicativo do objeto nas frases: a)O homem ficou alegre quando viu seu emprego seguro. b)A mãe, orgulhosa, achou o filho lindo naquele terno de formatura. c)O pai esperava encontrar as meninas prontas.

8 Observe a frase: No quarto do hotel, encontrei minha mala vazia. a)Qual é o sentido dela, se vazia for adjunto adnominal do substantivo mala? b)E se vazia for predicativo do objeto direto do substantivo mala?

9 RESPOSTAS a)A pessoa procurava uma mala que estava vazia. b)A pessoa encontrou vazia a sua mala que antes não estava vazia.

10 Observe O menino doente não pôde participar da competição esportiva. O menino, doente, não pôde participar da competição esportiva. Na frase 1 doente tem função de adjunto adnominal Na frase 2 a palavra doente tem função de predicativo do sujeito.


Carregar ppt "Diferencas entre Adjunto adnominal e Predicativo do objeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google