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Relatórios for Dummies

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Apresentação em tema: "Relatórios for Dummies"— Transcrição da apresentação:

1 Relatórios for Dummies
FEP 113 Alessandro M. Deana – Instituto de Física da Universidade de São Paulo

2 Quais as finalidades de um relatório ?
Divulgar Para qual público? Outros cientistas que podem não saber sobre o assunto tratado Qual estilo deve ser usado? Passado 3º pessoa Voz passiva Documentar Assegurar os créditos de um trabalho ao pesquisador

3 Descrição experimental 3 Resultados 4 Conclusões 5 Referências 6
Um relatório deve ter: Resumo Introdução 1 Objetivos 2 Descrição experimental 3 Resultados 4 Conclusões 5 Referências 6

4 Informar o que já se sabe sobre o assunto
Introdução: Deve situar o leitor sobre as motivações e embasamentos teóricos utilizados à frente no relatório Informar o que já se sabe sobre o assunto

5 Objetivos (pode ser a parte)
Introdução: Objetivos (pode ser a parte) Clareza sobre a pergunta Uma frase

6 Introdução A determinação do período das marés é de importância prática para diversos nichos da sociedade.... As primeiras medidas dos períodos de marés datam de 1655 [1]... A força dominante é a gravitacional descrita pela equação 1: ... Esse trabalho tem por objetivo determinar o período das marés na Cidade de Santos.

7 Descrição experimental
Descrição completa e objetiva Arranjo experimental. (Não fazer lista) Montagem Procedimento experimental. Características de instrumentos Cuidados particulares e detalhes relevantes.

8 Descrição experimental
Para determinação do período de oscilação de um pêndulo simples foram utilizados um cronômetro (Labdid IFUSP 505) com incerteza instrumental de 0,01s, uma régua acrílica (Labdid IFUSP 12) com incerteza instrumental 0,05mm e um suporte (Labdid IFUSP P-2). O suporte foi montado... (Figura 1). Foram realizadas 12 medições por cada um dos dois observadores... Tomou-se o cuidado de esperar o pêndulo estabilizar...

9 Resultados Não deve começar com uma tabela!!!
Deve conter os dados Brutos e o tratamento de dados em tabelas Desvio padrão, média, etc... Deve conter os gráficos Deve conter comentários sobre os porquês de cada etapa e comentários sobre os valores obtidos

10 Resultados As medições do diâmetro das esferas de plástico estão dispostas na Tabela 1... Um gráfico de diâmetro pela massa, apresentado na Figura 3, ... Foi realizado um ajuste utilizando a linearização demonstrada na equação (1).. O coeficiente angular e linear obtidos foram 12,0(21)g/cm3 e 0,5(5)g...

11 Conclusão Não deve conter frases como:
“A experiência foi um sucesso...” Deve conter os valores finais obtidos Argumentar se os objetivos foram atingidos ou não (não deve obrigatoriamente atender os objetivos) Comparação com valores de referência e analise crítica dos resultados Sugestões para melhorias e comentários pertinentes sobre o experimento

12 Conclusão Os valores experimentais do calor específico obtido para a água foi 1,3(3) cal/g°C... Esse valor é compatível dentro de uma incerteza com o valor dado por [3] de 1,2223(12) cal/g°C... O coeficiente linear do ajuste de reta pode ser interpretado como... O calorímetro utilizado não se comportou como um calorímetro ideal em todo intervalo de medidas 10-50oC, porém o modelo é válido entre 20-40oC... Para aumentar a faixa dinâmica do calorímetro o isolamento térmico da tampa deve ser aprimorado.

13 Referências 1). M.A.F. Gomes, Am. J. Phys. 55 (1987) 649.
2). H.M. Nussenzweig, Curso de Física Básica, Vol. 1, cap. 6, Editora Edgard Blücher Ltda, São Paulo, 1996. 3) acessado em 24 de abril de 2009.

14 A tabela abaixo é de fácil leitura?

15 E esta?

16 Como é uma tabela adequada:
Cada categoria, ou variável, deverá ser colocada em uma coluna diferente. No nosso caso, cada variável é uma das dimensões do objeto medido. D esfera 1 (mm) D esfera 2 (mm) D esfera 3 (mm) (... ) Note que, na primeira linha, deve ser colocado o nome da categoria e sua respectiva unidade. As variáveis similares, ou que serão analisadas juntas devem estar próximas.

17 Como é uma tabela adequada:
Nas linhas abaixo de cada categoria devem ser agrupados os valores obtidos. D esfera 1 (mm) D esfera 2 (mm) D esfera 3 (mm) (... ) 60 102,86 141,1 ... 142,12 Note que, nas linhas dos valores não deve ser colocada a unidade. As casas decimais devem ser separadas por virgula.

18 Como é uma tabela adequada:
Nas últimas linhas devem ser colocados os valores da estatística, como média, desvio padrão e etc... D esfera 1 (mm) D esfera 2 (mm) D esfera 3 (mm) (... ) 60 102,86 141,1 (...) 142,12 Média 60,000 102,900 141,60 DP 0,000 0,7 EP 0,51 sf 0,020

19 Como é uma tabela adequada:
Por fim, acima da tabela, deve ser colocada a legenda da mesma: Tabela 1 – Medida, feita com micrômetro, do diâmetro de várias esferas. D esfera 1 (mm) D esfera 2 (mm) D esfera 3 (mm) (... ) 60 102,86 141,1 (...) 142,12 Média 60,000 102,900 141,60 DP 0,000 0,7 EP 0,51 sf 0,020

20 Considerações Finais:
Uma tabela, antes de mais nada, tem de ser de fácil leitura. Se um leitor qualquer gasta mais de 30s tentando interpretar o seu conteúdo, a tabela não está bem redigida. Quando se mede uma determinada variável ela não depende do experimentador,(a não ser que se queira analisar a influência do mesmo na medida) portanto, o medidor não é considerado uma categoria.

21 Figura 5: Histograma dos tempos para todos os cartões, com discriminação do valor médio de cada pico (t1médio e t2médio) e representação dos respectivos desvios padrões s1 e s2.

22 Título Identificação Escala Legenda EXEMPLO DE HISTOGRAMAS
Identificar eixos e unidades Legenda Identificação Figura 3: Histograma dos tempos para os cartões azuis, com discriminação do valor médio de cada pico (t1médio e t2médio) e representação dos respectivos desvios padrões s1 e s2.

23 Legenda Identificação
Figura 2: Esquema que representa as forças atuantes no pêndulo composto. A força é a tração, e as forças peso do objeto (A) e da massa M (B), respectivamente. O ângulo  é o ângulo formado entre as direções da força de tração e o raio da órbita (R) descrita pelo objeto (A) e h está associado a distância do final do tubo de vidro ao raio da órbita.


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