A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivos do Planejamento Estratégico Módulo 4.2 – Vantagem Competitiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivos do Planejamento Estratégico Módulo 4.2 – Vantagem Competitiva."— Transcrição da apresentação:

1 Objetivos do Planejamento Estratégico Módulo 4.2 – Vantagem Competitiva

2 2 Objetivo Final do Processo da Administração Estratégica Permitir, que a empresa escolha e implemente, uma estratégia, que gere vantagem competitiva;

3 3 O que é vantagem competitiva Genericamente, uma empresa possui vantagem competitiva, quando é capaz de gerar maior valor econômico, do que as suas rivais. Barney J.B.; Hesterly. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2007

4 4 O Valor Econômico Valor Econômico, é simplesmente, a diferença entre os benefícios percebidos, ganhos por um cliente que compra produtos ou serviços de uma empresa, e custo econômico total desses produtos ou serviços.

5 5 Exemplo EventosAB Quantidades vendidas50 Benefício total percebido pelo cliente Custo total2.200 Valor econômico gerado Tamanho da Vantagem competitiva de A sobre B400

6 6 Redesenho do Processo de PE Missão - Impactos (nenhum, positivo ou negativo) Objetivos – Mensuráveis e específicos Análise Externa – Ameaças e oportunidades Análise interna – Forças e Fraquezas

7 7 Redesenho do Processo da PE Escolha das Estratégias – Negócios e Corporativas Implementação da Estratégia Vantagem Competitiva

8 8 Mensuração da Vantagem Competitiva Não é fácil, fazer a mensuração de uma Vantagem Competitiva, e para isso surgiram duas abordagens 1.Exame do desempenho contábil – da empresa 2.Exame do desempenho econômico – da empresa

9 9 Desempenho Contábil É uma medida de vantagem competitiva, feita através das Demonstrações Financeiras da empresa, pelas quais, vários indicadores de análise, podem ser apurados e comparados com padrões. 1.Indicadores de lucratividade 2.Indicadores de capacidade de pagamento 3.Indicadores de alavancagem 4.Indicadores de atividade

10 10 TituloFórmula Retorno AtivoTotal - ROALucro líquido após os tributos Ativo total médio Retorno sobre Patrimônio Líquido - ROE Lucro liquido após os tributos Patrimônio líquido médio Margem BrutaLucro Operacional Bruto Patrimônio Líquido Médio Lucro por ação (LPA)Lucro disponível aos acionistas Número de ações ordinárias Índice de preço / lucro (P/L)Preço de mercado da ação ordinária Lucro líquido por ação ordinária Indicadores de lucratividade

11 EBITDA- Lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações – Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortizacion 1+Lucro líquido final Depreciações Amortizações de investimentos Juros pagos =EBITDA ( ) =Receita líquida do período =Taxa da EBITDA (5:6) 39,7%

12 12 TituloFórmula Liquidez correnteAtivo Circulante Passivo Circulante Liquidez secaAtivo circulante – estoques Passivo circulante Indicadores de liquidez

13 13 TituloFórmula Endividamento totalExigível total Ativo total Participação de capitaisExigível total Patrimônio Líquido Custo dos jurosLucro Antes dos impostos Custo total dos juros Indicadores de Alavancagem

14 14 TituloFórmula Giro dos estoquesCusto das vendas Estoques médios Giro das contas a receberVendas a prazo Sdo médio contas a receber Giro dos ativosReceitas totais Ativo total médio Indicadores de Atividades

15 15 1.Barney J.B.; Hesterly. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2007; 2.Certo C. Peter; Peter J. Paul – Administração Estratégica; planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Pearson, ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de Balanços. Um enfoque Econômico Financeiro. 9 ª.São Paulo, Atlas, IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de Balanços, 10ª ed.; São Paulo, Atlas, 2009 Bibliografia


Carregar ppt "Objetivos do Planejamento Estratégico Módulo 4.2 – Vantagem Competitiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google