A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivos do Planejamento Estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivos do Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Objetivos do Planejamento Estratégico
Módulo 4.2 – Vantagem Competitiva

2 Objetivo Final do Processo da Administração Estratégica
Permitir, que a empresa escolha e implemente, uma estratégia, que gere vantagem competitiva;

3 O que é vantagem competitiva
Genericamente, uma empresa possui vantagem competitiva, quando é capaz de gerar maior valor econômico, do que as suas rivais. Barney J.B.; Hesterly. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2007

4 O Valor Econômico Valor Econômico, é simplesmente, a diferença entre os benefícios percebidos, ganhos por um cliente que compra produtos ou serviços de uma empresa, e custo econômico total desses produtos ou serviços.

5 Exemplo Eventos A B Quantidades vendidas 50
Benefício total percebido pelo cliente 3.100 3.500 Custo total 2.200 Valor econômico gerado 900 1.300 Tamanho da Vantagem competitiva de A sobre B 400

6 Redesenho do Processo de PE
Missão - Impactos (nenhum, positivo ou negativo) Objetivos – Mensuráveis e específicos Análise Externa – Ameaças e oportunidades Análise interna – Forças e Fraquezas

7 Redesenho do Processo da PE
Escolha das Estratégias – Negócios e Corporativas Implementação da Estratégia Vantagem Competitiva

8 Mensuração da Vantagem Competitiva
Não é fácil, fazer a mensuração de uma Vantagem Competitiva, e para isso surgiram duas abordagens Exame do desempenho contábil – da empresa Exame do desempenho econômico – da empresa

9 Desempenho Contábil É uma medida de vantagem competitiva, feita através das Demonstrações Financeiras da empresa, pelas quais, vários indicadores de análise, podem ser apurados e comparados com padrões. Indicadores de lucratividade Indicadores de capacidade de pagamento Indicadores de alavancagem Indicadores de atividade

10 Indicadores de lucratividade
Titulo Fórmula Retorno AtivoTotal - ROA Lucro líquido após os tributos Ativo total médio Retorno sobre Patrimônio Líquido - ROE Lucro liquido após os tributos Patrimônio líquido médio Margem Bruta Lucro Operacional Bruto Patrimônio Líquido Médio Lucro por ação (LPA) Lucro disponível aos acionistas Número de ações ordinárias Índice de preço / lucro (P/L) Preço de mercado da ação ordinária Lucro líquido por ação ordinária

11 EBITDA- Lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações – “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortizacion 1 + Lucro líquido final 2 Depreciações 3 Amortizações de investimentos 4 Juros pagos 5 = EBITDA ( ) 6 Receita líquida do período 7 Taxa da EBITDA (5:6) 39,7%

12 Indicadores de liquidez Ativo circulante – estoques
Titulo Fórmula Liquidez corrente Ativo Circulante Passivo Circulante Liquidez seca Ativo circulante – estoques Passivo circulante

13 Indicadores de Alavancagem Lucro Antes dos impostos
Titulo Fórmula Endividamento total Exigível total Ativo total Participação de capitais Patrimônio Líquido Custo dos juros Lucro Antes dos impostos Custo total dos juros

14 Indicadores de Atividades Sdo médio contas a receber
Titulo Fórmula Giro dos estoques Custo das vendas Estoques médios Giro das contas a receber Vendas a prazo Sdo médio contas a receber Giro dos ativos Receitas totais Ativo total médio

15 Bibliografia Barney J.B.; Hesterly. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2007; Certo C. Peter; Peter J. Paul – Administração Estratégica; planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Pearson, 2004. ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de Balanços. Um enfoque Econômico Financeiro. 9 ª .São Paulo, Atlas,2010. IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de Balanços, 10ª ed.; São Paulo, Atlas, 2009


Carregar ppt "Objetivos do Planejamento Estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google