A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: PENSAMENTO DO SÉCULO XX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: PENSAMENTO DO SÉCULO XX."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: PENSAMENTO DO SÉCULO XX

2 CONCEITOS ESTRUTURANTES Política Ética Cidadania Espaço Tempo Sociedade Lugar Poder Identidade Moral Saúde CONCEITOS ESTRUTURANTES Política Ética Cidadania Espaço Tempo Sociedade Lugar Poder Identidade Moral Saúde

3 AVALIAÇÃO PROCESSUAL Participação Assiduidade Pontualidade Temas Trabalhos Provas

4 CONTEÚDOS Filosofia Contemporânea: Pensamento do Séculos XX 1.Século XX – Uma era de incertezas Mundo de contrastes Impressões antagônicas Respostas filosóficas 2. Existencialismo – A aventura e o drama da existência Edmundo Husserl Martin Heidegger Jean-Paul Sartre 3. Filosofia analítica – A análise lógica da linguagem Bertrand Russell Ludwig Wittgenstein 4. Escola de Frankfurt – A teoria crítica contra a opressão Herbert Marcuse Jurgen Habermas 5. Filosofia pós-moderna – O fim do projeto da modernidade Michel Foucault Jacques Derrida Jean Baudrillard

5 O pensamento do século XX Nos últimos cem anos, a produção filosófica foi múltipla e variada, como já havia ocorrido no século anterior. Muitas das certezas desmoronaram levando consigo várias esperanças contidas no projeto da modernidade. Trem blindado em ação (1915) – Gino Severini. Guerra, futurismo, cubismo: marcas do século XX

6 Questões filosóficas O que é existir? Como é a vida? Existe liberdade na existência humana? Qual é o sentido do ser? Quais os pressupostos lógicos da linguagem? O que é a sociedade de massas? Como se origina e se organiza o poder? Qual é a relação entre linguagem e dominação?

7 Era de incertezas Freud e a psicanálise – psicologias do inconsciente; Einstein – teoria da relatividade; Heisenberg – princípio da incerteza – novos paradigmas.

8 MUNDO DE CONTRASTES Acontecimentos do século XX – Trágicos ou maravilhosos? Duas guerras mundiais Revolução Russa Avanço da tecnologia – telescópios hiper-potentes, naves espaciais, engenharia genética, tecnologia da informação... Em contra partida, a tecnologia trouxe também a corrida armamentista, o medo da destruição atômica e a degradação ambiental. Aumento da pobreza, calcula-se que 80% da renda mundial concentram-se nas mãos de 15% da população. Mais da metade da humanidade enfrenta problemas de desnutrição, falta de moradia, desamparo à saúde e à educação.

9

10 Impressões antagônicas Dramas humanos, massacres e guerras. Estima-se que as grandes violências mundiais chegaram a 187 milhões de mortes provocadas por decisão humana, o equivalente a mais de 10% da população mundial em 1900 (cf. Hobsbawm, Era dos extremos, p. 21). Foi um período de progresso tecnocientífico e de importantes conquistas sociais, como a emancipação feminina.

11 Respostas filosóficas Desenvolveu-se uma mentalidade menos arrogante quanto aos benefícios infalíveis da racionalidade científica. Percebeu-se que, sem os valores éticos, a ciência e a tecnologia nem sempre contribuem para o desenvolvimento humano. Em certos casos, prestam serviço à tirania e à barbárie. Isso se refletiu na produção de correntes filosóficas como o existencialismo, a Escola de Frankfurt e o pensamento pós-moderno.

12 Para responder 1.Explique a caracterização do século XX como uma era de incertezas. 2.Trágico ou maravilhoso? Como você caracterizaria o século XX? O que você vivenciou de bom e de ruim dessa época? O que ainda se mantém e o que mudou? TEMA PARA ENTREGAR Pesquisar três filmes que retratem algum acontecimento do século XX. Concluir tabela século XX dia 26/03

13

14 ROMANTISMO Principais características Exaltação do indivíduo (subjetividade e emoção), da natureza e da pátria. Romantismo nas artes Poesia: Os alemães Schlegel ( ), Novalis ( ) e Holderlin (1770 – 1843). Escritores alemães: Schiller ( ) e Goethe ( ). Música: Compositores alemães Beethoven (1770 – 1827), Schumann (1810 – 0827), o austríaco Schubert (1797 – 1828) e o polonês Chopin (1810 – 1849)

15 ROMANTISMO NA FILOSOFIA Algumas características são reconhecidas em vários filósofos da contemporaneidade. Jean-Jacques Rousseau – o filósofo tinha reservas em relação à crença no progresso científico, além de ter concebido o bom selvagem provindo de uma idealização da natureza. Muitos o consideram um pensador pré-romântico. Uma das tendências literárias do romantismo foi o indianismo, que idealizava o índio americano, o bom selvagem, e sua cultura, em contraste com a barbárie civilizatória do europeu. É o caso do romance Iracema, de José de Alencar.

16 ANÁLISE E ENTENDIMENTO 1.Sintetize as características sociais, políticas e econômicas que marcaram o início da Idade Contemporânea e que tiveram repercussão no pensamento filosófico desse período. 2.De que maneira o movimento romântico pode ser considerado uma reação ao Iluminismo? Quais são suas características gerais?

17 CONVERSA FILOSÓFICA - SARAU FILOSOFAL 1.Progresso e desumanização Horkheimer escreveu em 1946, a respeito do progresso tecnológico, que o avanço dos recursos técnicos de informação se acompanha de um processo de desumanização. Reflita sobre as razões que levaram o filósofo a fazer essa afirmação. Você entendeu que essa interpretação pode ser estendida aos dias atuais? A tecnologia está tornando as pessoas menos humanas? Tem modificado sua vida? Como? Pesquise sobre o tema, elabore um texto reflexivo e apresente à sua professora no dia 26/03/12. Critérios: O texto deverá ser escrito ou digitado (folha ofício); Cabeçalho, nome completo, disciplina.

18 AUGUSTO COMTE – A FUNDAÇÃO DO POSITIVISMO e=fvwrel


Carregar ppt "FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: PENSAMENTO DO SÉCULO XX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google