A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CEIA DO SENHOR, INSTITUÍDA POR JESUS CRISTO II PARTE Paulo Augusto da Costa Pinto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CEIA DO SENHOR, INSTITUÍDA POR JESUS CRISTO II PARTE Paulo Augusto da Costa Pinto"— Transcrição da apresentação:

1 A CEIA DO SENHOR, INSTITUÍDA POR JESUS CRISTO II PARTE Paulo Augusto da Costa Pinto

2 A Importância da Santa Ceia para a Igreja de Cristo: Sua importância no Passado : É um ato «memorial» (gr. anamnesis) da morte de Cristo no Calvário, para nos remir da condenação (Luc 22.19; 1 Cor ). «...Fazei isto em memória de mim...». A páscoa lembrava a redenção do povo de Deus da servidão no Egito. A celebração da Ceia do Senhor, lembra-nos o Calvário, o Sacrifício de Jesus, em nosso favor. Ainda que, em todo tempo devemos lembrar-nos deste Santo Sacrifício, todavia, temos um dia especifico e oportuno para esta comemoração e meditação.

3 Sua importância no Passado : É também um ato de «ação de graças» (gr. eucharistia) pelos benefícios provenientes do sacrifício de Jesus Cristo (Mat 26.27,28; Marc 14.23; Luc 22.19). «...Fazei isto...», isto é, «repeti este rito memorial, em lembrança de minha pessoa». Cumpre-nos relembrar tudo quanto Cristo fez em prol da humanidade, na redenção e na esperança que Ele nos trouxe; não permitamos que a sua vida seja vã para conosco, reconheçamos a importância da mesma. Tudo isso devemos perenemente relembrar. Este «memorial» entrou em vigor desde que Cristo encerrou a última refeição pascal com os seus discípulos, até à sua vinda.

4 Sua importância no Presente: A Ceia expressa a nossa «comunhão» (gr. koinonia) com Cristo e, de nossa participação nos benefícios oriundos da Sua morte sacrificial e ao mesmo tempo expressa a nossa «comunhão» com os demais membros do Corpo de Cristo (1 Cor 10.16,17). A Ceia, do Senhor Jesus: -É o lugar onde Cristo, o hospedeiro, se encontra com os remidos; -É o lugar onde Cristo se identifica com a necessidade humana; -É símbolo da nossa união com Cristo. -É o sinal externo e visível de uma graça interna e invisível. - A Ceia é uma festa de «ação de graças» onde rompemos em louvor a Cristo.

5 Sua importância no Futuro : Sua importância no Futuro : A Ceia é um ato que antevê a volta iminente de Jesus Cristo para arrebatar a Sua Igreja e, um antegozo em podermos participar com Cristo, na Ceia das Bodas do Cordeiro. (Luc 22.17,18,30; Apoc cristo/ cristo/ «Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha» (1 Cor 11.26).

6 AS BÊNÇÃOS E A SEGURANÇA PARA AQUELES QUE CELEBRAM A CEIA DO SENHOR O Sacrifício de Jesus Cristo e a Ceia do Senhor estão inseparavelmente ligados. Ao celebrarmos a Ceia do Senhor Jesus de modo correto e ordeiro, conforme os principios bíblicos, observando todo o estatuto para dela participarmos, podemos assegurar: A Nossa genuína comunhão com Jesus Cristo: Nossa participação nos benefícios provindos do Sacrifício de Jesus Cristo: Nossa comunhão com os demais membros do Corpo de Cristo:

7 Paulo nos dá conhecimento do profundo significado da Mesa do Senhor como uma comunhão (koinonia) com o Senhor ( 1 Co 10:16). Lembremos que a nossa comunhão não é com o Cristo morto e sim com o Senhor ressurreto, vitorioso, glorificado e poderoso. Paulo também nos mostra a unidade da Igreja, pois assim como compartilhamos de um único pão, assim também nos reunimos como um único corpo de Cristo (I Co 10:17).

8 Assim vemos que a Ceia do Senhor simboliza não somente o próprio corpo e sangue do Senhor Jesus, mas também o Seu Corpo místico, que é a Igreja. Quando "todos participamos do mesmo pão" isso significa, entre outras coisas, que nós, apesar de sermos individualmente muitos e diversos, nesse ato ficamos sendo uma coisa só: um "pão" ou um "corpo", ou como se fala em I Co 2:5, um "sacerdócio" (S. E. Mac Nair. Cartas Ocasionais, p. 120).

9 Quando Paulo se refere à noite em que o Senhor foi traído, nossas mentes são levadas aos textos que narram da instituição da Ceia. A ceia é uma demonstração de que a essência da vida cristã; é receber a Cristo como alimento espiritual. "Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, quem de mim se alimenta, por mim viverá" (Jo 6:56,57).

10 Portanto, a fé é algo fundamental ao participarmos da Ceia. O mero participar da Ceia não traz os benefícios da obra de Cristo, estes devem ser apropriados pela fé. O cristão deve alimentar a sua alma com Cristo (Jo 6:51), e a Ceia é apenas uma figura disso. Cristo é o Senhor da mesa, mas Ele não pode ser dado e recebido automaticamente pela simples realização do ritual da Ceia.

11 Quem participa da Ceia do Senhor? Aqueles que aceitaram a Palavra e perseveraram na doutrina dos ap ó stolos (Atos ), são os que têm direito de participarem da Santa Comunhão. É necess á rio, para sermos dignos da Mesa do Senhor, aceitarmos a Palavra com todas as ordens do Senhor Jesus, como regra de f é e pr á tica para todos os nossos dias. Nesta Mesa o Senhor aceita somente os da Fam í lia: não vos associeis com algu é m que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou id ó latra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais v ó s os de dentro

12 A importância da Ceia do Senhor A Ceia do Senhor é um evento a ser celebrado, continuadamente, at é que Jesus volte como Justo Juiz, pois Ele disse: fazei isto em mem ó ria de mim - Lucas 22.19; 1 ª Co A Ceia do Senhor é importante como recorda ç ão da Morte de Cristo, em nosso lugar, é uma simbologia que tr á s fidelidade e reavivamento - 1 ª Co O pão partido lembra o corpo de Jesus que foi ferido e machucado com os pregos e com uma lan ç a, l á na cruz do Calv á rio, no nosso lugar - 1 ª Co ; Isa í as O c á lice s ó est á cheio de vinho porque o fruto da videira foi esmagado... Este c á lice é a nova alian ç a no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em mem ó ria de mim - 1 ª Co A Ceia é uma Importante lembran ç a de que nosso Senhor vir á novamente.... diz o Ap ó stolo Paulo: Porque,todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o c á lice, anunciais a morte do Senhor, at é que ele venha - 1 ª Co

13 Conclusão: A Ceia tem uma condi ç ão: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do c á lice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe ju í zo para si. Eis a razão por que h á entre v ó s muitos fracos e doentes e não poucos que dormem - 1 ª Co É digno de participar da Ceia do Senhor quem obedece ao que Jesus manda, pois, ningu é m tem maior amor do que este: de dar algu é m a pr ó pria vida em favor dos seus amigos. V ó s sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando - João (Pr. Paulino Cordeiro )


Carregar ppt "A CEIA DO SENHOR, INSTITUÍDA POR JESUS CRISTO II PARTE Paulo Augusto da Costa Pinto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google