A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo do 3º curso de Sensibilização em Plantas Medicinais – FITOVIVA Alunas : Alunas : Ana Paula F. da Silva Macedo Ana Paula F. da Silva Macedo Conceição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo do 3º curso de Sensibilização em Plantas Medicinais – FITOVIVA Alunas : Alunas : Ana Paula F. da Silva Macedo Ana Paula F. da Silva Macedo Conceição."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo do 3º curso de Sensibilização em Plantas Medicinais – FITOVIVA Alunas : Alunas : Ana Paula F. da Silva Macedo Ana Paula F. da Silva Macedo Conceição Aparecida M. Pessôa Conceição Aparecida M. Pessôa Dulcirene Aparecida da Silva Dulcirene Aparecida da Silva Maiza P. de Souza Maiza P. de Souza Maria da Piedade Maria da Piedade Marlene R. Martins Marlene R. Martins Nensmorena G. Preza Nensmorena G. Preza Silvinha Gomes Silvinha Gomes Márcia Quatti Márcia Quatti Katerina Katerina ALECRIM

2 ALECRIM (Rosmarius officinalis) Do latim significa o orvalho que vem do mar. Do latim significa o orvalho que vem do mar. O alecrim, pequeno arbusto de folhas perenes e aromáticas, pertence à família das labiadas. É uma planta originaria dos países mediterrâneos, mas cresce bem em muitos outros lugares. O alecrim, pequeno arbusto de folhas perenes e aromáticas, pertence à família das labiadas. É uma planta originaria dos países mediterrâneos, mas cresce bem em muitos outros lugares. Trata-se de uma planta conhecida por suas propriedades terapêuticas e também pelo aroma característico que empresta a certos pratos, realçando-lhes o sabor. Trata-se de uma planta conhecida por suas propriedades terapêuticas e também pelo aroma característico que empresta a certos pratos, realçando-lhes o sabor.

3 Classificação cientifica : Reino : Plantae Reino : Plantae Filo : Magnoliophyta Filo : Magnoliophyta Classe Magnolopsida Classe Magnolopsida Ordem : Lamiales Ordem : Lamiales Família : Lamiaceae Família : Lamiaceae Género: Rosamarinus Género: Rosamarinus Espécie : R.officinalis Espécie : R.officinalis Nomenclatura binomial : Rosmarinus officinalis Nomenclatura binomial : Rosmarinus officinalis

4 Terapeuticamente, sabe-se que seu óleo essencial, que contem eucaliptol, tem um poderoso efeito antibacteriano e relaxante muscular. Outro de seus componentes, o ácido rosmarínico, atua como antioxidadante. Terapeuticamente, sabe-se que seu óleo essencial, que contem eucaliptol, tem um poderoso efeito antibacteriano e relaxante muscular. Outro de seus componentes, o ácido rosmarínico, atua como antioxidadante. Na cozinha, o alecrim é utilizado em carnes vermelhas, aves, ensopados, marinadas, peixes, legumes cozidos, molhos ao vinho, grelhados, churrascos guisados, recheios, e até mesmo para perfumar flans, geléias, sorvetes e coberturas. Na cozinha, o alecrim é utilizado em carnes vermelhas, aves, ensopados, marinadas, peixes, legumes cozidos, molhos ao vinho, grelhados, churrascos guisados, recheios, e até mesmo para perfumar flans, geléias, sorvetes e coberturas. Observação: Por ter um sabor muito forte, deve ser usado com moderação.

5 O alecrim e resistente a cozimento longos. O alecrim e resistente a cozimento longos. O alecrim pode ser conservados seco, congelado ou macerado. O alecrim pode ser conservados seco, congelado ou macerado. O alecrim é ótimo para aromatizar vinagres e azeites O alecrim é ótimo para aromatizar vinagres e azeites CURIOSIDADE: Alguns raminhos de alecrim jogados sobre as brasas enquanto se faz churrasco, deixa a carne com um aroma delicioso.

6 Indicações terapêuticas: Indicações terapêuticas: - É anti-séptico, aromático, e contém substâncias canforadas que acalmam os nervos, estimulam a vesícula biliar e aliviam dores musculares. - Antiinflamatória, digestiva, diurética, ajuda a eliminar ácido úrico, o que explica seu longo uso contra gota e reumatismo. - Tônico do sistema nervosos e cardíaco, indicado para o estresse e cansaço físico. Na tradição popular: Na tradição popular: - É afrodisíaco.

7 Remédio à base de alecrim: Remédio à base de alecrim: - Compressas contra dores reumáticas; - Estimular e tonificar o organismo; - Contra gripes, problemas hepáticos, anemia, indigestão e falta de apetite; - Aliviar crises de asma; - Combate a tosse. Em templos e igrejas, o alecrim e queimado como incenso desde a antiguidade. Até hoje diz-se que o alecrim é um excelente amuleto contra o "mal olhado". Em templos e igrejas, o alecrim e queimado como incenso desde a antiguidade. Até hoje diz-se que o alecrim é um excelente amuleto contra o "mal olhado".

8 Também conhecida : Também conhecida : - Como alecrim-de-jardim e alecrim-rosmarino - Como alecrim-de-jardim e alecrim-rosmarino - Em espanhol: romero - Em espanhol: romero - Em outros idiomas: roris marini (latim), rosemary (inglês), romarin (francês), ramerino (italiano) e rosmarin (alemão). - Em outros idiomas: roris marini (latim), rosemary (inglês), romarin (francês), ramerino (italiano) e rosmarin (alemão).

9 Se você tiver alecrim plantado na sua casa, saiba que o período certo para colhê-lo é antes da floração. Se você tiver alecrim plantado na sua casa, saiba que o período certo para colhê-lo é antes da floração. O alecrim não admite melancolias, tristezas, tremores, nem desmaios de coração; conforta e recreia todas as partes membros interiores e exteriores do corpo; alegra e fortifica os sentidos. (Almanaque do século XVI)


Carregar ppt "Grupo do 3º curso de Sensibilização em Plantas Medicinais – FITOVIVA Alunas : Alunas : Ana Paula F. da Silva Macedo Ana Paula F. da Silva Macedo Conceição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google