A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercício de Fixação Junho 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercício de Fixação Junho 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Exercício de Fixação Junho 2009
O que é o Colesterol? Exercício de Fixação Junho 2009

2 O que é o colesterol? O colesterol é um tipo de substância gordurosa que provém de duas fontes: dos organismos dos indivíduos e dos alimentos que o indivíduo ingere. O organismo precisa do colesterol para funcionar adequadamente.

3 Funções exercidas pelo colesterol
Produção de hormônios fabricação de vitamina D transporte de gordura do intestino para o fígado, músculos e tecido adiposo. O organismo em geral não precisa de mais colesterol além daquele produzido pelo fígado.

4 Tipos de colesterol HDL LDL também chamado de colesterol bom.
O colesterol bom mantém a saúde do coração porque conduz os excessos de colesterol para fora das artérias, impedindo seu depósito. LDL também chamado de colesterol ruim. Pode se acumular nas artérias, entupindo-as e impedindo a passagem do sangue e aumentando o risco de ataque cardíaco ou derrame.

5 Tipos de colesterol O que faz descer o colesterol
praticar atividade física. Consumir farelo de aveia. Comer legumes e verduras. Ingerir a laranja com o bagaço branco. O que faz subir o colesterol carne gorda e pele de aves. Todo e qualquer embutido. Frutos do mar. Gema de ovo. Miúdos e bife de fígado. Doces, especialmente os recheados. Leite integral e seus derivados. Sedentarismo.

6 Alimentos com alto teor de colesterol

7 Teor aproximado de gordura saturada em óleos comestíveis, em % das calorias totais

8 O cigarro influencia no colesterol?
Além dos efeitos nocivos sobre o aparelho cardiocirculatório, o cigarro leva à modificação do perfil lipídico, com a modificação do HDL - colesterol e o aumento discreto dos triglicérides e do LDL - colesterol.

9 Cuidados para manter o colesterol sob controle
Restringir o consumo total de gorduras (menos de 30% do valor calórico total do dia). As gorduras saturadas (encontradas nos produtos de origem animal) estimulam o aumento do LDL. As gorduras saturadas devem ter sua digestão restrita a não mais do que 7% do valor calórico total.

10 Dicas para prevenir o colesterol ruim
Preferir carnes brancas (peixes e aves) ou cortes magros de carne vermelha. Trocar o leite integral pelo desnatado. Queijo cottage (menos colesterol). Dispensar doces calóricos e gordurosos tais como tortas com cremes e sorvetes. Beber iogurtes com 0% de gordura.

11 Dicas para prevenir o colesterol ruim
Ler os rótulos para verificar o percentual de gorduras. Preferir alimentos grelhados, assador ou cozidos. Fibras ajudam a diminuir a absorção do colesterol e das gorduras. Fazer exercícios, melhoram a saúde e aumenta o colesterol bom (HDL). O estresse e o sedentarismo levam ao aumento do colesterol ruim.


Carregar ppt "Exercício de Fixação Junho 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google