A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIPÍDEOS Prof. Tânia Carolina. Introdução: Nome coletivo dado a uma grande variedade de substâncias químicas insolúveis em água e solúveis em éter, clorofórmio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIPÍDEOS Prof. Tânia Carolina. Introdução: Nome coletivo dado a uma grande variedade de substâncias químicas insolúveis em água e solúveis em éter, clorofórmio."— Transcrição da apresentação:

1 LIPÍDEOS Prof. Tânia Carolina

2 Introdução: Nome coletivo dado a uma grande variedade de substâncias químicas insolúveis em água e solúveis em éter, clorofórmio e outros solventes orgânicos.

3 Classificação São classificados em: mono, di e triglicerídeos Os triglicerídeos, por constituirem aproximadamente 95% das gorduras da alimentação, terão maior atenção

4 Ácidos Graxos Essenciais: Linolênico (W3): Linolênico (W3): é encontrado nos óleos de canola, soja e também nas nozes; Linoléico (W6): Linoléico (W6): encontrado em sementes, nozes e óleos vegetais de milho, soja, algodão, gergelim e girassol. Essenciais: Linolênico (W3): Linolênico (W3): é encontrado nos óleos de canola, soja e também nas nozes; Linoléico (W6): Linoléico (W6): encontrado em sementes, nozes e óleos vegetais de milho, soja, algodão, gergelim e girassol.

5 Não Essenciais: Saturados Saturados: encontrado em produtos de origem animal e alguns óleos vegetais (coco e dendê). Geralmente sólidos a temperatura ambiente. Insaturados: Insaturados: encontrados em produtos de origem vegetal

6 Ácidos Graxos Trans Conhecidos como GORDURA TRANS: no início são ácidos graxos insaturados; Sofrem um processo de hidrogenação na indústria, nessa fase são adicionados hidrogênios; Os hidrogênios melhoram a consistência e conferem maior palatabilidade nos produtos alimentícios. Conhecidos como GORDURA TRANS: no início são ácidos graxos insaturados; Sofrem um processo de hidrogenação na indústria, nessa fase são adicionados hidrogênios; Os hidrogênios melhoram a consistência e conferem maior palatabilidade nos produtos alimentícios.

7 Estudos já demonstraram que esse processo de hidrogenação é totalmente prejudicial a saúde Podem entupir artérias e veias do coração

8

9 Derivados Lipídicos Colesterol: É uma gordura proveniente apenas de alimentos de origem animal; Componente essencial das membranas celulares; Precursor da vit. D, hormônios e sais biliares; O excesso de colesterol na corrente sanguínea pode causar entupimento de veias e artérias coronarianas.

10 Lipoproteínas HDL HDL: alta densidade (high density lipoprotein) cuja função é transportar o colesterol dos tecidos periféricos para metabolização no fígado, é conhecido como bom colesterol LDL: LDL: baixa densidade (low density protein) cuja função é transportar o colesterol do fígado para os tecidos periféricos, conhecido como mau colesterol VLDL: VLDL: muito baixa densidade (low density protein) cuja função é transporta os triglicérides.

11 Função Energia: 1g produz 9 kcal. Armazenam energia na forma de triglicerídeos. As gorduras dos peixes (sardinha e salmão por ex), fornecem ácidos graxos essenciais, especialmente o linolênico (ômega 3). Os óleos vegetais (milho p. ex) fornecem especilamente o ácido graxo linoléico(ômega 6).

12 W3 e W6: apresentam a função de fortalecer as membranas celulares, ajuda a prevenir danos provocados pela ação dos radicais livres e, com outros ácidos graxos, contribuir para o transporte e a diminuição do colesterol no sangue.

13 Mais funções... Conferem sabor á dieta; Poupam proteína para a síntese tecidual; Protegem órgãos vitais; Isolamento térmico; Uma camada de gordura envolvem as fibras nervosas, isolando-as elétricamente, e trans mitem os impulsos nervosos; Transporte de vitamina lipossolúveis;

14 Diminuem a secreção gástrica e retardam o tempo de esvasiamento gástrico; Transportam o colesterol; O colesterol participa na formação de ácidos biliares, hormônios (estrógeno, andrógeno e progesterona), e o ergosterol que é precursor da vit. D.

15

16 Digestão, Absorção e Metabolismo Efetua-se quase que totalmente no intestino delgado A ação preparatória inicia-se na boca com a mastigação; No estômago, apenas as gorduras do leite e do ovo (emulsionadas) recebem a ação da lipase; As demais são emulsionadas pela bile;

17 Continuação... A emulsão consiste em dividir a gordura em pequenos glóbulos (ácidos graxos e glicerol); Por ação da lipase pancreática e entérica, gordural emulsionadas, decompõe-se em glicerol e ácidos graxos;

18 Metabolismo Após a absorção, há uma recombinação desses componentes, formando os triglicerídeos; A circulação leva os triglicerídeos para o fígado; São ressintetizados em forma de lípides específico do organismo; Uma parte é queimada e usada para fins calóricos e outra é armazenanda.

19 As gorduras não absorvidas servem de lubrificante intestinal O excesso armazena-se na forma de tecido adiposo.

20 Esquema de digestão ÓRGÃOENZIMAAÇÃO Boca Mastigação e insalivação EstômagoLipase gástrica Digere apenas as gorduras já emulsionadas Fígado A bile emulsiona as gorduras restantes Intestino delgado Lipase pancreática Lipase entérica Decompõem as gorduras já emulsionadas em ácidos graxos e glicerol

21 Recomendações diárias Em relação ao VET: 15% a 30% podendo chegar até a 35% para quem consome uma dieta rica em frutas, verduras, leguminosas e cereais, sem risco para sobrepeso.

22 Fontes Alimentares Saturadas: Saturadas: Fonte animal: carnes, leites Fonte vegetal: óleo de coco, palma dendê, manteiga de cacau e margarina Insaturadas: Insaturadas: Óleos vegetais: oliva e amendoim, girassol, soja, milho e açafrão Peixes e óleos de peixes da família W3: atum, arenque, sardinha e cavala-água fria Gema de ovo Sementes: nozes, castanha-do-pará, etc.

23 LEMBRETE As fontes de colesterol são encontradas em tecidos animais, como gema de ovo, camarão e as carnes dos órgão (fígado e rins). Não existe colesterol em tecidos e gorduras vegetais. Portanto, óleos vegetais podem variar quanto ao grau de insaturação, mas nenhum deles contém colesterol.

24 CUIDADO!!!!!!!


Carregar ppt "LIPÍDEOS Prof. Tânia Carolina. Introdução: Nome coletivo dado a uma grande variedade de substâncias químicas insolúveis em água e solúveis em éter, clorofórmio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google