A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspectos regionais do Brasil Correção dos exercícios 1- O que podemos entender por igarapés? Pequenos cursos d´água que circulam pela floresta. 2- Como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspectos regionais do Brasil Correção dos exercícios 1- O que podemos entender por igarapés? Pequenos cursos d´água que circulam pela floresta. 2- Como."— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos regionais do Brasil Correção dos exercícios 1- O que podemos entender por igarapés? Pequenos cursos d´água que circulam pela floresta. 2- Como é possível perceber, na imagem de satélite, a ocupação humana nas áreas que se estendem ao longo dos rios? Através da mudança da cor de partes da imagem, como a tonalidade cinza caracterizando a cidade de Manaus e manchas verdes ao longo dos rios. 3- Faça um quadro caracterizando a ocupação da região através dos séculos (XVII, XVIII e XIX). Século XVII Construção de fortes para impedir a invasão estrangeira e dominação sobre os territórios indígenas. Século XVIII A região tornou-se um centro exportador de guaraná, castanhas, cacau, baunilha, pimenta-do-reino, canela, cravo e ervas aromáticas (ervas do sertão). Século XIX Extração do látex (matéria prima na fabricação da borracha): aumento da população (seringueiros), surgimento e inúmeras cidades crescimento de Manaus e Belém.

2 Aspectos regionais do Brasil Correção dos exercícios 4- Por que a extração da borracha entrou em declínio? A extração da borracha (látex) começou a decair no Brasil devido à concorrência da borracha produzida pelos ingleses em suas colônias do Sudeste Asiático. 5- Explique detalhadamente o surgimento dos posseiros e dos grileiros. Posseiros: Com a decadência da produção do látex, muitos seringalistas abandonaram suas imensas propriedades rurais, outros se afastaram das atividades, mas continuaram com a propriedade das terras. Os seringueiros que não saíram em busca de melhores condições de vida continuaram nas terras onde trabalhavam, tornando-se posseiros dessas propriedades. Grileiros: A ocupação ilegal de terras tornou-se um poderoso meio de dominação fundiária na Amazônia, resultando em grande disparidade social. Conhecida como grilagem, a falsificação de documentos de terra é usada freqüentemente por madeireiros, criadores de gado e especuladores agrários para se apossar de terras públicas visando sua exploração. Latifundiários contam com a cumplicidade de cartórios de registro de bens para se apoderar de áreas públicas e usam de violência para expulsar posseiros, povos indígenas e comunidades tradicionais que têm direito legítimo à terra.¹

3 Aspectos regionais do Brasil Correção dos exercícios 6- Quem foi Chico Mendes? Quem foi Dorothy Stang? Explique o contexto das lutas de cada um deles. Chico Mendes Sindicalista, seringueiro e ativista ambiental. Defensor da idéia de um desenvolvimento com menor impacto ambiental juntamente com a reforma agrária. Atuou como representante dos seringueiros, dos castanheiros, dos índios e dos posseiros. Dorothy Stang A partir da década de 80, a região de Anapu, o centro do estado, mais conhecido como Terra do Meio, e o sul e sudeste passaram a formar a área de maior pressão de desmatamento da floresta, o que gerava conflitos entre grileiros, madeireiros, pequenos produtores e posseiros. Dorothy denunciou por diversas vezes a situação às autoridades brasileiras. "Ela começou a trabalhar pela criação das reservas. Dorothy é o símbolo de luta defensora das reservas e das unidades de conservação. Os moradores que estavam nesses lugares sempre eram retirados porque chegava alguém e dizia que já era dono daquela terra".²

4 Aspectos regionais do Brasil 7- Faça um resumo explicando os acontecimentos entre as décadas de 1950 e 1970 na Amazônia. Entre as décadas de 1950 e 1970, a Amazônia sofreu várias interferências: a)Construção de rodovias (Transamazônica, Belém-Brasília e a Cuiabá Santarém); b)Doação de lotes para migrantes nordestinos, sendo muitos abandonados logo em seguida devido às dificuldades enfrentadas; c)Projetos (década de 1960) visando a ocupação e a proteção das fronteiras (projeto Jari e Calha Norte); d)Criação da Zona Franca de Manaus – trazer desenvolvimento para a região – área de livre comércio, onde as empresas tinham benefícios, como redução de impostos; e)Criação de órgãos públicos para financiamento dos projetos (Sudam, Fidam e Suframa).

5 Aspectos regionais do Brasil Correção dos exercícios 8- Quais são principais recursos minerais extraídos da Amazônia? Ouro, diamante, ferro, manganês, Tungstênio 9- Faça uma interpretação escrita dos mapas Impactos Ambientais, Problemas Ambientais e Biopirataria, da página 113 do Geoatlas, no que diz respeito à região da Amazônia. Não economize palavras. Impactos Ambientais: existem dois arcos de desmatamento: a)Frente norte compreendendo os estados do Amapá, Roraima e parte norte do Pará. b)Arco sul compreendendo o Acre, norte de Rondônia e Mato Grosso e leste do Pará. Problemas Ambientais: Alguns rios estão poluídos devido a utilização do mercúrio nas atividades mineradoras (rios: Tocantins, Tapajós e Madeira). Biopirataria: Peixes, insetos, veneno (répteis), macacos e aranha/venevo (anfíbios).

6 Aspectos regionais do Brasil Correção dos exercícios Bibliografia Geografia – Sociedade e cotidiano. Escala Editorial. D. Martins, F. Bigotto e M. Vitiello, Geoatlas. Editora Ática. Maria Elena Simielli ¹ amazonia/pdf/grilagem.pdf+grilagem&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2 ²


Carregar ppt "Aspectos regionais do Brasil Correção dos exercícios 1- O que podemos entender por igarapés? Pequenos cursos d´água que circulam pela floresta. 2- Como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google