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Equipe responsável pela produção Os estados físicos da matéria

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Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção Os estados físicos da matéria"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção Os estados físicos da matéria
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Educopedistas produtoras da aula: Michelle Clapp, Adriana Nascimento Mayrink Educopedista revisora da aula: Regina Vitória Soares Lopes (Dez/2014) Educopedista coordenadora de disciplina: Lucineia Alves Kontos Disciplina Ano Aula número CIÊNCIAS 05 Tema da Aula Digital Os estados físicos da matéria

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Identificar os estados físicos da matéria e entender que as mudanças entre eles ocorrem por diferença de temperatura e pressão. Referencial Teórico Parâmetros curriculares Nacionais (PCN), livros didáticos, cadernos pedagógicos.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADES 5-7

4 Você lembra qual é a relação entre matéria e energia?
Atividade 1: Relembrando Na aula anterior, sobre “matéria e energia”, você teve a oportunidade de perceber que matéria e energia são inseparáveis e regidas por leis universais. Você lembra qual é a relação entre matéria e energia? Que tal relembrar? Clique aqui e reveja o assunto. zelmar.blogspot

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Promover levantamento de informações quanto ao aproveitamento da aula anterior. Discutir assuntos referentes à matéria e a energia. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA: Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Você terá a oportunidade de: . conhecer os estados físicos da matéria; . identificar as características de cada estado físico da matéria; . relacionar a pressão e a temperaturas às mudanças de estado físico da matéria. Você também poderá saber mais sobre: . a pressão atmosférica em diferentes altitudes; . o uso da panela de pressão na cocção de alimentos; . os instrumentos usados para medição de pressão e temperatura. Nesta aula, você vai aprender sobre “os estados físicos da matéria.”

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresentar o conteúdo programático buscando informações previamente conhecidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Por que o feijão cozinha mais rápido numa panela de Pressão? magazineluiza Por que isso acontece se os ingredientes colocados na panela são os mesmos? Converse com seus colegas e com o professor.

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explorar a pergunta-desafio de forma que traga curiosidade para conhecer o tema. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte das imagem: Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

10 podolskfisicaquimica
Atividade 4: Por que isso é importante? Estudar “os estados físicos da matéria” é importante, pois é, através do conhecimento das características de cada estado físico e das mudanças que ocorrem decorrentes de temperatura e pressão, que será possível compreender e buscar novos conhecimentos sobre o tema. podolskfisicaquimica

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explorar os objetivos da aula. Enfatizar a importância da busca do conhecimento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Vamos conhecer um pouco do que você já sabe? Leia cada pergunta com atenção e pense antes de responder. Boa atividade para você! Fundição é o local onde metais são fundidos, com a finalidade de, principalmente, serem moldados. A fusão é a mudança do estado: A) Líquido para o gasoso. B) Sólido para o gasoso. C) Sólido para o líquido. D) Gasoso para o líquido.

13 Letra A – Você não acertou
Letra A – Você não acertou! A fusão não é a mudança de estado líquido para o gasoso. Letra B – Você não acertou! A fusão não é a mudança de estado sólido para o gasoso. Letra C – Você acertou! A fusão é a mudança do estado sólido para o líquido. Letra D - Você não acertou! A fusão não é a mudança de estado gasoso para o líquido.

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
2) A panela de pressão é um instrumento utilizado para diminuir o tempo e facilitar o cozimento de alimentos. Isso ocorre porque: A) A pressão no interior da panela diminui o ponto de ebulição da água. B) O vapor no interior da panela diminui o ponto de fusão da água. C) O vapor no interior da panela aumenta o ponto de solidificação da água. D) A pressão no interior da panela aumenta o ponto de ebulição da água.

15 Letra A – Você não acertou
Letra A – Você não acertou! A pressão no interior da panela não diminui o ponto de ebulição da água. Letra B – Você não acertou! O vapor no interior da panela não diminui o ponto de fusão da água. Letra C – Você não acertou! O vapor no interior da panela não aumenta o ponto de solidificação da água. Letra D – Você acertou! A pressão no interior da panela aumenta o ponto de ebulição da água.

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3) O estado físico das estrelas, considerado como o 4º estado físico da matéria, é o: A) Plasma. B) Zero absoluto. C) Sólido. D) Líquido.

17 Letra A – Você acertou! O estado físico das estrelas é o plasma.
Letra B – Você não acertou! O estado físico das estrelas não é o zero absoluto. Letra C – Você não acertou! O estado físico das estrelas não é o sólido. Letra D - Você não acertou! O estado físico das estrelas não é o líquido.

18 Atividade 5-7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Propor a realização do Quiz 1, de forma que seja estabelecido um perfil de conhecimento dos conteúdos referentes ao tema. Estimular os alunos a realizarem o Educoquiz. Orientar o feedback. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADES 9-14 Checagem ATIVIDADES 15-18

20 Atividade 8: Momento de Reflexão
No bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, existe um centro cultural chamado FUNDIÇÃO PROGRESSO. O espaço era uma antiga fábrica, desativada nos anos 70, onde objetos de ferro eram fundidos. A Fundição Progresso é um centro cultural, casa de shows e escola de modelo único no mundo onde a arte é pensada, produzida, ensinada e apresentada para cerca de 800 mil pessoas anualmente. A Fundição abriga desde grandes eventos do showbizz às manifestações tradicionais e renovadas do carnaval carioca. Vai do maracatu ao cinema, passando pelo teatro, circo, design e música clássica. Clique aqui e conheça a Fundição Progresso. fundicaoprogresso

21 Atividade 8: Momento de Reflexão
Mas, o que é fundição? Converse com os seus colegas de turma e com seu professor. Anote em seu caderno as diferentes opiniões e conclusões.

22 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Fazer um levantamento sobre o grau de informações que os alunos possuem sobre a palavra fundição. Aproveitar e promover informações culturais. A Fundição Progresso é o local, por exemplo, onde ocorre o Concurso de Marchinhas de Carnaval, noticiado anualmente pela mídia escrita e falada. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA: Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

23 E o que seria uma substância?
Atividade 9: Matéria, corpo, objeto.... e substância Você já aprendeu que MATÉRIA é tudo aquilo que existe no Universo e possui massa. Também viu que uma porção limitada de matéria forma um CORPO e, caso esse corpo tenha uma utilidade para o homem ou sociedade, passa a ser um OBJETO. tomnaquimica E o que seria uma substância?

24 Atividade 9: Matéria, corpo, objeto.... e substância
Uma SUBSTÂNCIA é matéria composta por elementos químicos iguais ou diferentes, ligados ou combinados. A água, por exemplo, é uma substância formada pelos elementos químicos oxigênio (O) e hidrogênio (H), compondo uma MOLÉCULA. infoescola

25 Atividade 9: Matéria, corpo, objeto… e substância
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Relembrar as definições de matéria, corpo, objeto e substâncias. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte das imagens: , Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

26 Você sabe de quais formas podemos encontrar a matéria no Universo?
Atividade 10: Os estados físicos da matéria Você sabe de quais formas podemos encontrar a matéria no Universo? O estado físico em que a matéria se encontra depende da arrumação de suas moléculas. . SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO De maneira geral, podemos considerar que existem três estados físicos da matéria: SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO No estado sólido, as moléculas estão agregadas, mantendo pouco movimento entre elas. No estado líquido, as moléculas estão mais afastadas, colidindo entre elas e gerando calor. No estado gasoso, as moléculas se afastam cada vez mais.

27 Atividade 10: Os estados físicos da matéria
Você sabia que existem outros estados físicos? O plasma é denominado o 4º estado físico da matéria, não considerado didaticamente, mas apenas em laboratórios de pesquisa científica avançada. É o estado físico das estrelas. Os cientistas também consideram que possa existir o zero absoluto, em que não haveria movimento das moléculas. . agracadaquimica

28 Atividade 10: Os estados físicos da matéria
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Identificar os estados físicos da matéria Caracterizar a organização molecular nos estados sólido, líquido e gasoso. Apresentar o estado de plasma e o suposto zero absoluto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

29 Atividade 11: O estado sólido
A matéria pode ser encontrada no estado SÓLIDO, como a maior parte dos metais. Um corpo que se encontra no estado sólido apresenta: . volume constante; . forma constante. profjoaoneto Não importa onde o sólido seja colocado, ele apresentará a mesma forma e o mesmo volume. tomnaquimica

30 Atividade 11: O estado sólido
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Identificar as principais características do estado sólido. Caracterizar o estado sólido quanto ao volume e forma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fontes das imagens: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

31 Atividade 12: O estado líquido
A matéria pode ser encontrada no estado LÍQUIDO, como a água dos mares e oceanos e o metal mercúrio. Um corpo que se encontra no estado líquido apresenta: . volume constante; . forma variável. profjoaoneto Onde o líquido for despejado, sua forma será modificada, mas seu volume continuará o mesmo. tomnaquimica

32 Atividade 12: O estado líquido
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Identificar as principais características do estado líquido. Caracterizar o estado líquido quanto a forma e volume. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da Unidade escolar

33 Atividade 13: O estado gasoso
A matéria pode ser encontrada no estado GASOSO, como os gases e vapores. Um corpo que se encontra no estado gasoso apresenta: . volume variável; . forma variável. profjoaoneto Como a matéria no estado gasoso está em constante movimento, ela assumirá a forma do recipiente em que estiver, assim como seu volume que pode variar. tomnaquimica

34 Atividade 13: O estado gasoso
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Identificar as características do o estado gasoso. Caracterizar o estado gasoso quanto a forma e volume. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

35 Atividade 14: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Vamos ver o que você aprendeu até aqui? Leia cada pergunta com atenção e pense antes de responder. Boa atividade para você! O estado físico em que as moléculas de água estão bem juntas umas das outras é o: A) Gasoso. B) Plasma. C) Líquido. D) Sólido.

36 Letra A – Você não acertou
Letra A – Você não acertou! O estado físico em que as moléculas de água estão juntas não é o gasoso. Letra B – Você não acertou! O estado físico em que as moléculas de água estão juntas não é o plasma. Letra C – Você não acertou! O estado físico em que as moléculas de água estão juntas não é o líquido. Letra D - Você acertou! É no estado sólido que as moléculas de água estão bem juntas.

37 Atividade 15: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Em qual estado físico um corpo apresenta volume e a forma constantes? A) Gasoso. B) Sólido. C) Líquido. D) Plasma.

38 Letra A – Você não acertou
Letra A – Você não acertou! No estado gasoso, um corpo não apresenta forma e o volume constantes. Letra B – Você acertou! No estado sólido, um corpo apresenta forma e o volume constantes. Letra C – No estado líquido, um corpo não apresenta forma e o volume constantes. Letra D - No estado plasma, um corpo não apresenta forma e o volume constantes.

39 Atividade 16: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
3) Dois amigos foram dividir 600ml de um refrigerante. Colocaram a bebida em um medidor de líquido e despejaram quantidades iguais, em copos diferentes. O primeiro copo era bem alto e com boca estreita, enquanto o segundo copo era bojudo e de boca larga. Apesar de terem a mesma quantidade, aparentavam ter quantidades diferentes da bebida. Isso ocorre porque o refrigerante: É um líquido e, como tal, não apresenta volume constante. É um sólido e, como tal, não apresenta volume constante. É um líquido e, como tal, não apresenta forma constante. D) É um sólido e, como tal, não apresenta forma constante.

40 Letra A – Você não acertou! Os líquidos apresentam volumes constantes.
Letra B – Você não acertou! Refrigerantes são líquidos, e não sólidos. Letra C – Você acertou! Os copos aparentam ter volumes diferentes, pois os líquidos mantêm o volume, mas não a forma. Letra D - Você não acertou! Refrigerantes não são sólidos.

41 Atividade 17: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Alguns corpos ou substâncias, sob condições normais de temperatura e pressão, apresentam-se no estado líquido, como o: A) Mercúrio. B) Ferro. C) Ouro. D) Cobre.

42 Letra A – Você acertou! O mercúrio é um metal que, sob pressão e temperatura normais, é encontrada no estado líquido. Letra B – Você não acertou! O ferro, sob condições normais de temperatura e pressão, não se apresenta no estado líquido e sim no sólido. Letra C – Você não acertou! O ouro, sob condições normais de temperatura e pressão, não se apresenta no estado líquido e sim no sólido. Letra D - Você não acertou! O cobre, sob condições normais de temperatura e pressão, não se apresenta no estado líquido e sim no sólido.

43 Atividade 14-17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Propor a realização do Quiz 2 de forma que seja estabelecido um perfil de conhecimento dos conteúdos referentes ao tema. Estimular os alunos a realizarem o Educoquiz. Orientar o feedback. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

44 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADES 18-24 Checagem ATIVIDADES 25-29

45 Atividade 18: As mudanças de estado físico da matéria
Alguns fatores podem colaborar ou provocar a mudança de estado físico da matéria. Por exemplo, o ouro pode deixar de ser sólido para ser moldado e virar um anel, assim como a água pode solidificar ou virar vapor. As mudanças de estado físico são: fusão, vaporização, solidificação, condensação e as sublimações. SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO FUSÃO VAPORIZAÇÃO SOLIDIFICAÇÃO CONDENSAÇÃO SUBLIMAÇÃO (RES)SUBLIMAÇÃO

46 Atividade 18: As mudanças de estado físico da matéria
Clique nas imagens abaixo e assista aos vídeos. Você sabia que a estamparia de chinelos e camisas é uma forma de sublimação? A tinta solidificada no papel volta a ser vapor sob o calor da máquina e esse vapor se prende à superfície do material. Em momento algum se torna líquido. Clique e veja a estamparia por sublimação em: . camisas

47 Atividade 18: As mudanças de estado físico da matéria
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresentar as mudanças de estado físico da matéria. Identificar o sentido das setas, diferenciando quando é por aumento e por diminuição da temperatura. Caracterizar a sublimação e dar como exemplos o gelo seco e a naftalina. Identificar que, atualmente, a ressublimação chama-se apenas sublimação (ou sublimação negativa), sendo uma forma de precipitação de vapor como forma sólida. Isso ocorre com o iodo e outros ácidos ou bases fortes que precipitam no fundo ou tampa de recipientes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OAs: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Conforme preferência do professor e da unidade escolar. Organização da sala de aula:

48 Você sabe por que a matéria muda de estado físico?
Atividade 19: A temperatura e as mudanças de estado físico Você sabe por que a matéria muda de estado físico? A TEMPERATURA e a PRESSÃO são fatores que influenciam as mudanças de estado físico. TEMPERATURA O aumento ou diminuição da temperatura podem alterar o estado físico da matéria. A fusão, a vaporização e a sublimação (positiva) ocorrem quando há aumento de temperatura. A condensação (ou liquefação), a solidificação e a sublimação (negativa ou ressublimação) ocorrem quando há diminuição da temperatura. infoescola Clique aqui e saiba mais sobre as mudanças de estado físico.

49 Atividade 19: A temperatura e as mudanças de estado físico
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Identificar os fatores que promovem a mudança de estado físico Relacionar as mudanças que ocorrem por aumento e as que ocorrem por diminuição da temperatura. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA e fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

50 Atividade 20: Os pontos de fusão e ebulição da matéria
Cada substância possui um ponto de ebulição e de fusão característicos. Por exemplo, a água, ao nível do mar, solidifica e se funde a 0ºC, enquanto entra em vaporização (ebulição) e condensa a 100ºC. SUBSTÂNCIA PONTO DE FUSÃO (0C) Água Álcool -114 Oxigênio -219 Cobre 1083 Chumbo 327 Ouro 1063 Ferro 1535 SUBSTÂNCIA PONTO DE EBULIÇÃO (0C) Água 100 Álcool 78 Oxigênio -183 Cobre 2595 Chumbo 1744 Ouro 2966 Ferro 3000 if.ufrgs Isso significa que, se um ourives quiser fundir (derreter) o ouro para fazer um pingente, deverá submeter o material a mais de 1063ºC.

51 Atividade 20: Os pontos de fusão e ebulição da matéria
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Comparar os pontos de fusão e de ebulição das substâncias listadas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte das imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

52 Atividade 21: A pressão atmosférica
A pressão atmosférica ou a pressão exercida por outras substâncias pode influenciar as mudanças de estado físico ou alterar os pontos de fusão ou de ebulição de substâncias. No século XVII, Evangelista Torricelli, físico italiano, considerou que a pressão atmosférica ao nível do mar é de 1 atmosfera (1atm), variando para menos, quando há aumento da altitude, e para mais, quando há diminuição da altitude. alunosonline

53 Atividade 21: A pressão atmosférica
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Relacionar a pressão atmosférica às mudanças de estado físico. Identificar a importância de Torricelli para a Ciência. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte das imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

54 Atividade 22: A pressão e as mudanças de estado físico
Dependendo da altitude, a pressão atmosférica altera o ponto de ebulição da água. Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, logo, o ponto de ebulição será menor. Observe a figura abaixo. Ao nível do mar, a água ferve, isto é, vaporiza a 100ºC (graus Celsius), enquanto em La Paz, na Bolívia, a água entra em ebulição a 87ºC. profpc Logo, a temperatura e a pressão podem alterar o estado físico ou o(s) ponto(s) de ebulição e/ou de solidificação de uma substância. Clique aqui e saiba mais sobre os fatores que promovem as mudanças de estado físico da matéria.

55 Atividade 22: A pressão e as mudanças de estado físico
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Relacionar a pressão atmosférica à altitude. Identificar as cidades mais altas do Brasil e do mundo. Promover pesquisa sobre ar rarefeito e esportes em altitudes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA: Fonte das imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

56 Atividade 23: Os instrumentos usados para medir a pressão
Os aparelhos usados para medir a pressão atmosférica são denominados barômetros e reservamos a denominação de manômetros para os utilizados para medir a pressão exercida pelos fluidos em geral. Esses aparelhos são usados para medir a pressão do ar, a pressão no interior de um pneu de veículo, a pressão arterial sanguínea etc. Clique aqui e saiba mais sobre o Barômetro de Torricelli. Barômetro biofisica

57 Atividade 23: Os instrumentos usados para medir a pressão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Identificar a importância dos barômetros e manômetros. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA: Fonte das imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

58 Atividade 24: Os instrumentos usados para medir a temperatura
Os principais termômetros são de mercúrio, mas, atualmente, existem os termômetros digitais. Usamos termômetros para medir a temperatura do ar, do corpo e de substâncias diversas. Termômetros Termômetro de mercúrio Termômetro de cristal líquido Termômetro de infravermelho Termômetro de densidade Termômetro de máxima e mínima Termômetro bimetálico Termômetro termoelétrico educacao

59 Atividade 24: Os instrumentos usados para medir a temperatura
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Identificar a importância dos termômetros. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte das imagem: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

60 Atividade 25: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Vamos ver o que mais você aprendeu? Leia cada pergunta com atenção e pense antes de responder. Boa atividade para você! A cidade Campos do Jordão é considerada com maior altitude no Brasil. Está localizada na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, com média de 1628 metros de altitude. Sabendo-se da diferença de altitude em relação ao nível do mar, o ponto de ebulição da água em Campos do Jordão é: A) Maior do que na cidade de Recife, em Pernambuco.. B) Igual ao da cidade de São Paulo. C) Menor do que na cidade do Rio de Janeiro. D) Igual ao de Petrópolis, cidade da região serrana no estado do Rio de Janeiro.

61 Letra A – Você não acertou
Letra A – Você não acertou! O ponto de ebulição da água, em Campos do Jordão, não é maior do que na cidade de Recife, em Pernambuco. Letra B – Você não acertou! O ponto de ebulição da água, em Campos do Jordão, não é igual ao da cidade de São Paulo. Letra C – Você acertou! O ponto de ebulição da água em Campos do Jordão é menor do que na cidade do Rio de Janeiro. Letra D - Você não acertou! O ponto de ebulição da água, em Campos do Jordão, não é igual ao de Petrópolis, cidade da região serrana no estado do Rio de Janeiro.

62 Atividade 26: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
2) O gelo seco é um material composto por gás carbônico congelado. É comumente usado quando se torna necessário manter a temperatura local muito baixa, como em recipientes que guardam sorvetes. Com o tempo, a pedra de gelo seco vai diminuindo de tamanho, pois sublima. A sublimação, como no caso do gelo seco, é a passagem do estado: A) Sólido para o líquido. B) Sólido para o gasoso. C) Gasoso para o líquido. D) Líquido para o gasoso.

63 Letra A – Você não acertou
Letra A – Você não acertou! A sublimação não é a passagem do estado sólido para o líquido. Letra B – Isso mesmo! A sublimação, como a que ocorre com o gelo seco, é a passagem direta do estado sólido para o gasoso. Letra C – Você não acertou! A sublimação não é a passagem do estado gasoso para o líquido. Letra D - Você não acertou! A sublimação não é a passagem do estado líquido para o gasoso.

64 Atividade 27: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
A meteorologia necessita de informações importantes para que se realize a previsão do tempo. Dentre alguns fatores, estão a observação dos tipos de nuvens, a medição da temperatura, da velocidade dos ventos, da pressão atmosférica etc. O aparelho usado para medir a pressão atmosférica é o: A) Termômetro. B) Biruta. C) Barômetro. D) Pluviômetro.

65 Letra A – Você não acertou
Letra A – Você não acertou! O termômetro não é um instrumento para se medir a pressão atmosférica. Letra B – Você não acertou! A biruta não é um instrumento para se medir a pressão atmosférica. Letra C – Você acertou! A pressão atmosférica é medida com um barômetro. Letra D – Você não acertou! O pluviômetro não é um instrumento para se medir a pressão atmosférica.

66 Atividade 28: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
4) Se colocarmos uma garrafa de bebida com alto teor alcoólico, como a vodka, dentro do freezer doméstico, a bebida não irá congelar. Isso ocorre porque: o ponto de ebulição do álcool é muito baixo, a 50 graus negativos (-50ºC). o ponto de fusão do álcool é muito alto, a 70 graus positivos (70ºC). o ponto de solidificação do álcool é muito baixo, menor que 100 graus negativos (menor que -100ºC). o ponto de condensação do gelo é baixo, em torno de 10 graus positivos (10ºC).

67 Letra A – Você não acertou
Letra A – Você não acertou! O ponto de ebulição do álcool não é a -50ºC e esse não é o motivo para que o álcool não congele num freezer doméstico. Letra B – Você não acertou! O ponto de fusão do álcool não é a 70ºC e esse não é o motivo para que o álcool não congele num freezer doméstico. Letra C – Você acertou! A vodka não congela, pois um freezer doméstico não alcança a temperatura do ponto de solidificação do álcool, que é de -114ºC. Letra D - Você não acertou! O ponto de condensação do gelo não é a 10ºC e esse não é o motivo para que o álcool não congele num freezer doméstico.

68 Atividade 29: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
5) O uso da panela de pressão, para o cozimento de alimentos, é uma prática comum em residências e cozinhas industriais. Dentre as afirmativas abaixo, qual é verdadeira? A panela de pressão precisa ter válvula de segurança e não pode ter as paredes finas. Não há necessidade de se respeitar o limite máximo de líquido, marcado no interior da panela. Os orifícios de saída de ar não precisam ser verificados a cada uso. D) Abrir a panela de pressão, enquanto está com pressão no seu interior, não é perigoso.

69 Letra A – Você acertou! Por questão de segurança, toda panela de pressão deve ter válvula de segurança e paredes grossas. Letra B – Você não acertou! Ao usar a panela de pressão, deve-se respeitar o limite de líquido máximo, marcado no interior da panela. Letra C – Você não acertou! Antes de usar a panela de pressão, os orifícios de saída de ar devem ser verificados e desobstruídos. Letra D - Você não acertou! Ao usar a panela de pressão, não se pode abrir a panela enquanto estiver com pressão no seu interior.

70 Atividade 24-29: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Propor a realização do Quiz 3 de forma que seja estabelecido um perfil de conhecimento dos conteúdos referentes ao tema. Orientar o acompanhamento de acerto e erro pelo feedback. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

71 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 30

72 Por que o feijão cozinha mais rápido numa panela de pressão?
Atividade 30: Desafio Agora, que você já aprendeu sobre “os estados físicos da matéria” e sobre os fatores que interferem na mudança desses estados é capaz de responder à pergunta-desafio? PANELA DE PRESSÃO Por que o feijão cozinha mais rápido numa panela de pressão? Lembre-se de que o ponto de ebulição da água, ao nível do mar, é de 100ºC. Qual seria numa panela com pressão? vocesabia Se precisar de ajuda, clique aqui e entenda melhor.

73 Atividade 30: Você está sendo desafiado!
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimular a busca pela informação, referente ao funcionamento da panela de pressão. Atentar para o perigo em abrir a panela ainda com pressão. Informar que, após o alcance da pressão, a chama do fogo deve ser diminuída e que o pino de saída da pressão deve ser verificado e desobstruído antes de cada uso. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA e fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

74 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 31 Resumo ATIVIDADE 32 Próximo tema ATIVIDADE 33

75 Atividade 31: Construindo um resumo
Agora, que você aprendeu sobre “os estados físicos da matéria”, organize suas ideias e construa um resumo. Procure se lembrar do que foi estudado e a sequência em que os assuntos apareceram.

76 Atividade 31: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientar o aluno na elaboração do resumo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

77 Comente com seus colegas sobre sua produção.
Atividade 32: Educossíntese Após ter feito seu resumo, confira se a sua produção abordou ao menos quatro dos itens sugeridos abaixo: . Os estados físicos da matéria. . As características de cada estado físico da matéria. . As mudanças de estado físico da matéria. . Os fatores que promovem as mudanças de estado físico: temperatura e pressão. . A relação entre a altitude e os pontos de fusão e ebulição. . A função da panela de pressão na cocção de alimentos. Além de ter citado todos os itens em seu resumo, você seguiu a ordem em que eles foram apresentados? Comente com seus colegas sobre sua produção.

78 Atividade 32: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Conferir, juntamente com o aluno, a ordenação e presença dos tópicos abordados. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

79 Quantos são os elementos químicos?
ATIVIDADE 33: NA PRÓXIMA AULA Na aula de hoje, você conheceu “os estados físicos da matéria” e suas características. Aprendeu sobre as mudanças de estado físico e os fatores que as promovem. Na próxima aula, você terá a oportunidade de conhecer “a evolução dos modelos atômicos“. Irá perceber a evolução do modelo atômico, a diversidade de elementos químicos e a necessidade de sua classificação. Vai ser muito interessante! Então, pesquise... Quantos são os elementos químicos? quimicociente Que tal começar a pesquisar? Boa pesquisa e até a próxima aula.

80 Atividade 33: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Fazer a pergunta questionadora para a próxima aula. Propor pesquisa sobre o tema seguinte. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Conforme preferência do professor e da unidade escolar.

81 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Vídeos: YouTube, Google vídeos etc. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Exercícios de revisão. . Representar o ciclo da água com cartazes. . Fazer aula prática com a fusão do gelo. . Caso haja laboratório de Ciências, realizar o processo de ebulição de água em tubo de ensaio. “Para onde foi a água”. . Ver o filme “A era do gelo”, pois mostra as geleiras, icebergs etc.


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