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Equipe responsável pela produção

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Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do Educopedista produtor da aula: Ursula B. Rocha /Geny Marins Nome do Educopedista revisor da aula: Regina Vitória Soares Lopes (dez/2014) Nome do Educopedista Coordenador de disciplina: Lucinéia Alves Kontos Disciplina Ano Aula número Ciências 04 Tema da Aula Digital Matéria e energia Matéria e energia

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas - Perceber que matéria e energia são inseparáveis e regidas por leis universais. Referencial Teórico - ABORDAGEM INTEGRADORA DOS CONTEÚDOS, MATÉRIA E ENERGIA, NA 8ªSÉRIE, EM ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES DE CIÊNCIAS Bandeira, A. & Santos, J.M.T. Acessado em: dezembro de 2014 - GEWANDSZNAJDER, Fernando, Ciências, Matéria e energia, 9º ano, Editora Ática, São Paulo, 2010.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADES 5-7

4 Atividade 1: Relembrando
Vamos relembrar o que você aprendeu na última aula? Na aula anterior, você aprendeu sobre “a matéria e suas propriedades.” Clique na imagem e relembre!

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá contextualizar o tema da aula anterior, relacionando-o com os conhecimentos adquiridos pela turma. Leve o grupo a relembrar quais as propriedades da matéria. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte do OA : Tempo de duração da atividade: 10 A 20 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma ou a critério do professor. Organização da sala de aula:

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você aprenderá a relação entre a matéria e a energia. Ao final da aula, você compreenderá que a matéria e a energia são inseparáveis, saberá que essa relação é regida por leis universais e conhecerá os exemplos de fluxo de matéria e energia na natureza. Clique na figura. matéria aulasdebiologiamilton.blogspot.com.br

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá conduzir uma discussão sobre o tema, contextualizando-o com conceitos pré-adquiridos pela turma. Leve o aluno a pensar sobre o tema e sua importância no seu dia a dia. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte: aulasdebiologiamilton.blogspot.com.br Tempo de duração da atividade: 5 A 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma ou a critério do professor.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Até aqui, você já aprendeu sobre a matéria, suas propriedades e, também, que existe um universo de fenômenos físicos e químicos acontecendo ao nosso redor. Mas o que a energia tem a ver com tudo isso? Por que é possível dizer que a matéria e a energia são inseparáveis? Pense: Você sabe qual a relação entre a matéria e a energia? Clique na imagem!

9 Atividade 3: Pergunta desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá conduzir uma discussão sobre o tema, contextualizando-o com conceitos pré-adquiridos pela turma. Mostre aos alunos que, ao final da aula, eles serão capazes de responder à pergunta, caso não tenham conseguido fazê-lo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte do OA e da imagem : Tempo de duração da atividade: 20 a 30 minutos Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou a critério do professor. Organização da sala de aula:

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Qual a importância do fluxo entre matéria e energia? Todos os processos vitais do planeta - circulação das águas e dos ventos, a fotossíntese, entre outros, dependem de energia. A principal fonte de energia na Terra é o Sol. Nós também precisamos de energia diariamente. Compreendendo a relação entre a matéria e a energia, podemos entender vários fenômenos que ocorrem à nossa volta. Clique na figura.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, mostre aos seus alunos qual o objetivo da aula. Promovendo debates sobre a variedades de elementos químicos encontrados na natureza, verifique o conhecimento prévio dos alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou a critério do professor.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Teste seus conhecimentos! Vamos conhecer um pouco do que você já sabe? Leia cada pergunta com atenção e pense bem antes de responder! Boa atividade para você! 1) Qual a opção que representa matéria? A) A luz do sol. B) O luar. C) O calor de uma xícara de café. D) O ar.

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Feedback Tente novamente. A luz do Sol não representa a matéria. Tente novamente. O luar não representa a matéria. Tente novamente. O calor da uma xícara de café não representa a matéria. Parabéns! O ar possui massa, ocupa lugar no espaço e é exemplo de matéria.

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
2) Conhecido como fonte primária de energia, é responsável por praticamente todos os processos naturais observáveis no planeta. A frase se refere ao: A) ar. calor. Sol. relâmpago.

15 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Feedback Tente novamente! O ar não é conhecido como fonte primária de energia. Tente novamente! O calor não é conhecido como fonte primária de energia. Parabéns! O Sol é conhecido como fonte primária de energia do planeta. Tente novamente! O relâmpago não é conhecido como fonte primária de energia.

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3) Associada à capacidade de produzir trabalho ou realizar uma ação, não pode ser criada nem destruída. Estamos nos referindo: A) à energia. B) à matéria. C) ao átomo. D) à molécula.

17 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Feedback A) Parabéns! Você acertou. A energia é associada à produção de trabalho, não pode ser criada nem destruída, apenas transformada. B) Tente novamente! A matéria não é associada à produção de trabalho. C) Tente novamente! Átomo é a menor partícula da matéria e não é associado à produção de trabalho. D) Tente Novamente! A molécula é a menor partícula de uma substância e não é associada à produção de trabalho.

18 Atividades 5 a 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao educoquiz que possui três questões de múltipla escolha sobre o tema que será abordado na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 A 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente ou a critério do professor.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADES 9 a 12 Checagem ATIVIDADE 13 a 16

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Pense e reflita! Nós classificamos tudo o que existe no Universo como matéria e energia. Na realidade matéria e energia coexistem, ou existe uma na outra e não é possível separá-las. Nós a separamos teoricamente para tentar entender como funciona a natureza. Energia não é matéria, mas é a energia que faz com que a matéria seja sólida (como pedra), líquida (como a água da torneira) e em vapor (como a água invisível que sai do nariz durante a respiração). Então, será que podemos transformar matéria em energia e vice-versa? Atividade 8: Momento de reflexão Clique na figura. adaoreinaldo.blogspot.com.br/2010/12

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Este é um momento do aluno, em que ele vai refletir sobre o assunto apresentado, mas o professor poderá levá-lo a atingir os objetivos propostos, através de perguntas sobre o seu cotidiano relacionado ao tema. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem e OA: adaoreinaldo.blogspot.com.br/2010/12 Tempo de duração da atividade: 10 a 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou a critério do professor.

22 Atividade 9: A matéria e a energia coexistem
Com o desenvolvimento da física moderna, foi verificado que massa e energia podem ser convertidas uma na outra, através de processos físicos, ou seja, uma está diretamente relacionada à outra. Em outras palavras: elas existem uma na outra e não é possível separá-las.  Clique na figura. estudejogando.com.br

23 Atividade 9: A matéria e a energia coexistem
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, peça aos alunos que pesquisem e elaborem um debate, que poderá ser conduzido. Trabalhos poderão ser solicitados ou mesmo resumos com as principais informações que obtiveram nesta atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte: estudejogando.com.br/?disciplina=quimica&materia=materia_energia Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se atividade individual ou a critério do professor.

24 Atividade 10: Lei da conservação da energia
“A energia não é criada nem destruída. Ela se transforma de uma forma em outra”. Esse fato caracteriza a lei de conservação de energia, uma das leis mais importantes da natureza. Por exemplo, a energia química da gasolina, em razão da combustão que ocorre nos cilindros dos motores dos automóveis, é transformada em energia mecânica, a qual permite ao automóvel deslocar-se. Porém, essa transformação não é completa, pois parte dessa energia é transformada em calor, que também é uma forma de energia, como veremos adiante. Por isso, dizemos que parte da energia é perdida (dissipada em forma de calor).

25 Atividade 10: Lei da conservação da energia
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta aula , o professor pode provocar uma discussão após verificar o grau de conhecimento da turma sobre o tema. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem e OA : Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou a critério do professor.

26 Atividade 11: Fluxo de energia nos ecossistemas.
A matéria está constantemente em ciclos dentro de um ecossistema, ou seja, o que os seres vivos retiram do ambiente, eles devolvem. Tem sido assim desde o início da existência da vida na Terra até os dias de hoje. Trata-se de um ciclo eterno.  Os ecossistemas possuem uma constante passagem de matéria e energia de um nível para outro até chegar aos decompositores, que reciclam parte da matéria total utilizada nesse fluxo. A esse percurso de matéria e energia que se inicia sempre por um produtor e termina em um decompositor, chamamos de cadeia alimentar. Clique na figura.

27 Atividade 11: O fluxo de energia nos ecossistemas.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá garantir que os alunos compreendam a relação entre matéria e energia nesses processos e o quão importante é entender essa dinâmica nos ecossistemas para usar como exemplos em seus trabalhos, sempre indicando fluxos de matéria e energia. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem e AO: Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se atividade individual ou a critério do professor.

28 Atividade 12: Fontes de energia alternativa
São aquelas que se apresentam como alternativa ao uso das fontes tradicionais de energia (petróleo, gás natural, hídrica e carvão mineral, principalmente). As fontes alternativas de energias são renováveis, pouco ou não-poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental. Clique na figura. fontes-de-energia.info/energia-eolica-e-solar.html

29 Atividade 12:Fontes de energia alternativa
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deve conduzir a atividade sempre relacionando o dia a dia dos alunos, com o tema que está sendo estudado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem e do OA: 10 a 15 minutos Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou a critério do professor.

30 Atividade 13: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Teste seus conhecimentos! Leia cada pergunta com atenção e pense bem antes de responder! Boa atividade para você! 1 ) A equação E=MC² foi formulada por um famoso cientista alemão para demonstrar as interações entre matéria e energia. Estamos nos referindo a: Isaac Newton. Albert Einstein. Miguel Ângelo. James P. Joule.

31 Feedback Atividade 13: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Tente novamente! Isaac Newton não formulou essa teoria. Parabéns! Albert Einstein formulou a teoria da relatividade, associando matéria e energia. C) Tente Novamente! Miguel Ângelo não formulou essa teoria. D) Tente novamente! James P. Joule não formulou essa teoria.

32 Atividade 14: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
2) Qual é a única modalidade de energia utilizável pelas células de todos os componentes de um ecossistema, sejam eles produtores, consumidores ou decompositores? Energia cinética. Energia potencial. Energia química. Energia radiante.

33 Atividade 14: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Feedback Tente novamente! A energia cinética não é utilizada pelas células dos seres vivos. Tente novamente! A energia potencial não é utilizada pelas células dos seres vivos. C) Parabéns! A energia química é o único tipo de energia utilizada pelas células dos seres vivos. D) Tente Novamente! A energia radiante não é utilizada pelas células dos seres vivos.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
3) Qual o tipo de energia contida na correnteza dos rios é transformada pelo sistema das usinas hidrelétricas (ou hidroelétricas), que movimentará uma turbina e, que por sua vez, movimentará um gerador, que, por fim, irá gerar energia elétrica para abastecer as cidades? A) Energia cinética. B) Energia eólica. C) Energia solar. D) Energia nuclear.

35 Atividade 15: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Feedback Parabéns! A energia cinética é a energia contida na correnteza dos rios. B) Tente novamente! A energia eólica não é o tipo de energia contida na correnteza dos rios. C) Tente novamente! A energia solar não é a energia contida na correnteza dos rios. D) Tente novamente! A energia nuclear não é a energia contida na correnteza dos rios.

36 Atividade 16: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
4) A energia produzida a partir da combustão de matéria orgânica é denominada: solar. eólica. biomassa. maremotriz.

37 Atividade 16: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Feedback A) Tente novamente! A energia solar não é produzida a partir da combustão de matéria orgânica. B) Tente novamente! A energia eólica não é produzida a partir da combustão de matéria orgânica. C) Parabéns! A energia da biomassa é produzida a partir da combustão de matéria orgânica. D) Tente novamente! A energia da maremotriz não é produzida a partir da combustão de matéria orgânica.

38 Atividades 13-16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 2 é composto por quatro questôes de múltipla escolha relacionadas aos conceitos trabalhados até o momento da aula. À medida que o aluno for respondendo às questões, feedbacks serão dados para respostas certas e erradas. Se for necessário, esclareça possíveis dúvidas dos alunos diante das questões. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se atividade individual ou a critério do professor.

39 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 17 a 19 Checagem ATIVIDADES 20 a 24

40 Clique na figura abaixo e conheça um pouco mais.
Atividade 17: Formas de energia A energia movimenta o mundo, e, dela, as empresas dependem para a produção, comercialização e distribuição de seus produtos, seja no Brasil, nos Estados Unidos, na China ou em qualquer outra parte da Terra. Também as pessoas dependem da energia em suas residências, no trabalho e em outros meios de convívio social. Existem diversos tipos de energia, como a energia proveniente da força da água, dos ventos, da radiação solar e da queima de materiais, como carvão. Clique na figura abaixo e conheça um pouco mais. fisicaevestibular.com.br/Dinamica16.htm

41 Atividade 17: Formas de energia
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com a ajuda do texto, o professor explicará como podem ser usadas as diversas formas de energias. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte do OA e imagem: fisicaevestibular.com.br/Dinamica16.htm Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se atividade individual ou a critério do professor.

42 Atividade 18: Fontes de energia
No planeta, são encontrados diversos tipos de fontes energéticas. A matriz energética mundial é baseada no consumo de fontes de energia não renováveis; porém, com o aquecimento global no Brasil e no mundo, é preciso fazer uma mudança na característica energética. Fontes alternativas estão sendo implantadas e procuradas para renovar a matriz energética. As fontes energéticas podem ser classificadas de duas formas: renováveis e não renováveis. . Clique na figura.

43 Atividade 18: Fontes de energia
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com essa atividade, o professor poderá aprofundar conhecimentos falando sobre energias limpas e renováveis. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem e OA: Tempo de duração da atividade: 10 A 20 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com a turma inteira, ou a critério do professor.

44 Atividade 19: A energia e o movimento dos corpos
Por definição, energia é a capacidade que um corpo tem de realizar um trabalho ou uma ação. A unidade de energia, assim como o trabalho, no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o joule (J). Essa unidade foi em homenagem a James Prescott Joule, um físico britânico. Ele estudou a natureza do calor e descobriu as relações com o trabalho mecânico. Clique na figura abaixo e descubra como esses tipos de energia atuam sobre os corpos.

45 Atividade 19: A energia e o movimento dos corpos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, aproveite para explicar como a energia atua sobre os corpos em movimento. . Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem e AO: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma em conjunto.

46 Atividade 20: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Teste seus conhecimentos! Leia cada pergunta com atenção e pense bem antes de responder! Boa atividade para você! Em um sistema, é a soma da energia cinética e da energia potencial e está relacionada com o movimento dos corpos ou com a capacidade de colocá-los em movimento ou deformá-los. Estamos nos referindo à: energia solar. energia nuclear. energia mecânica. energia radiante.

47 Atividade 20: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Feedback A) Tente novamente! A energia solar não está relacionada ao movimento dos corpos. B) Tente novamente! A energia nuclear não está relacionada ao movimento dos corpos. C) Parabéns! A energia mecânica está relacionada com o movimento dos corpos ou com a capacidade de colocá-los em movimento ou deformá-los D) Tente novamente! A energia radiante não está relacionada com o movimento dos corpos.

48 Atividade 21: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
2) A energia eólica é um grande recurso para a obtenção de energia elétrica. Para que os mecanismos funcionem, é necessária a presença de: calor do interior da Terra. ventos constantes. grande volume de água. exposição contínua ao sol.

49 Atividade 21: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Feedback Tente novamente! O calor do interior da Terra não é necessário para que o mecanismo funcione. B) Parabéns! Ventos constantes são necessários para que o mecanismo funcione. C) Tente novamente! O grande volume de água não é necessário para que o mecanismo funcione. D) Tente novamente! A exposição contínua ao sol não é necessária para que o mecanismo funcione.

50 Atividade 22: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
3) A fotossíntese, processo realizado pelos seres clorofilados, é responsável por uma das transformações de energia mais importante do planeta. Através desse processo, garante-se a nutrição e a sobrevivência dos mais variados seres vivos. Esse processo se caracteriza por transformar a energia: cinética em potencial. eólica em mecânica. luminosa em química. térmica em elétrica. sedimentação

51 Atividade 22: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Feedback Tente novamente! A fotossíntese, processo realizado pelos seres vivos, não transforma energia cinética em energia potencial. Tente novamente! A fotossíntese, processo realizado pelos seres vivos, não transforma energia eólica em energia mecânica. Parabéns! A fotossíntese, processo realizado pelos seres vivos, transforma energia luminosa em energia química. D) Tente Novamente! A fotossíntese, processo realizado pelos seres vivos, não transforma energia térmica em energia elétrica.

52 Atividade 23: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
4) Essa energia não provoca danos ambientais, podendo ser considerada uma fonte de energia limpa. Seu aproveitamento é feito através de placas, denominadas fotovoltaicas, e armazenadas em baterias. O texto se refere à energia: A) eólica. B) solar. C) maremotriz. D) nuclear.

53 Atividade 23: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Feedback A) Tente novamente! O aproveitamento da energia eólica não é feito através de placas fotovoltaicas. B) Parabéns! O aproveitamento da energia solar é feito através de placas fotovoltaicas. C) Tente novamente! O aproveitamento da energia maremotriz não é feito através de placas fotovoltaicas. D) Tente novamente! O aproveitamento da energia nuclear não é feito através de placas fotovoltaicas.

54 Atividade 24: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
5) Na geração de energia por usinas hidrelétricas, ocorre a movimentação da água armazenada em grandes reservatórios por meio de dutos, onde são instaladas turbinas. Essas movem os geradores de eletricidade. Na movimentação das massas d'água retidas nos reservatórios para os dutos, temos um sistema que converte: energia potencial em energia nuclear. energia potencial em energia cinética. C) energia potencial em energia elétrica. D) energia potencial em energia química.

55 Atividade 24: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Feedback Tente novamente! A energia potencial da água não é convertida em energia nuclear. B) Parabéns! A energia potencial da água armazenada é convertida em energia cinética, através de sua movimentação por meio de dutos. C) Tente novamente! A energia potencial da água não é convertida em energia elétrica. D) Tente novamente! A energia potencial da água não é convertida em energia química.

56 Atividades 20 a 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 3 contém cinco questões sobre o tema da aula. À medida que o aluno for respondendo às questões, feedbacks serão dados para respostas certas e erradas. Se for necessário, esclareça possíveis dúvidas dos alunos diante das questões. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente ou a critério do professor.

57 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 25

58 Atividade 25: Você está sendo desafiado
Pense, pesquise e responda! De onde vem a energia elétrica que usamos em nossas casas? Clique na figura!

59 Atividade 25: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, o aluno estará sendo desafiado a pensar e refletir sobre uma situação-problema, pesquisará e depois responderá o que ele acha da questão. Depois, o professor deverá discutir com os alunos sobre o que aconteceu, resolvendo a situação-problema. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem e OA: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

60 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 26 Resumo ATIVIDADE 27 Próximo tema ATIVIDADE 28

61 Atividade 26: Construindo um resumo
Agora que você aprendeu sobre matéria e energia, escreva um resumo sobre o tema estudado. Organize sua ideia e procure lembrar o que foi estudado e a sequência em que os assuntos apareceram. 1.bp.blogspot.com/_nFK6Wkbxhi4/TD5gTy4FKpI

62 Atividade 26: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá organizar os alunos em dupla e irá propor que eles escrevam tudo o que aprenderam nesta aula. Lembrando que os fatos devem aparecer, se possível, na ordem em que foi estudado. Auxilie-os sempre que for solicitado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: blogdaudesc.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou a critério do professor. Organização da sala de aula:

63 Atividade 27: Educossíntese
Agora que você listou os pontos importantes da aula, compare-os com os itens abaixo: 1. Matéria é tudo que possui massa e ocupa espaço. 2. A energia é ainda mais difícil de se definir que a matéria. Ela não tem peso e só pode ser medida quando está sendo transformada, ou ao ser liberada ou absorvida. 3. O conceito de energia está diretamente relacionado à realização de trabalho, ao fato de provocar modificações na matéria e de poder ser convertida em suas várias formas (energia cinética, energia potencial, energia radiante, massa). 4. Em 1905, Einstein exprimiu a relação entre matéria e energia por meio da célebre fórmula: E=m.c2, na qual E representa unidades de energia (unidades de trabalho), m é a massa e c a velocidade da luz (3 X 108 m/s). 5. Todos os processos vitais do planeta - circulação das águas e dos ventos, a fotossíntese, entre outros, dependem de energia. A principal fonte de energia na Terra é o Sol. Nós, também, precisamos de energia diariamente. 6- A energia não é criada nem destruída. Ela se transforma de uma forma em outra. Esse fato caracteriza a lei de conservação de energia (1ª lei da termodinâmica). A produção

64 Atividade27: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade reúne os pontos importantes abordados na aula. O aluno deverá realizar a leitura desses pontos e comparar com as anotações que fez da atividade anterior, quando construiu a Educossíntese Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 a 20 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se atividade individual ou a critério do professor.

65 Atividade 28: Na próxima aula...
Nesta aula você aprendeu que, na realidade, matéria e energia co-existem, ou existe uma na outra e não é possível separá-las. Na próxima aula, você conhecerá os estados físicos da matéria. Pesquise e responda: Quando o gelo derrete, ele ganha ou perde calor?                                                         Clique na imagem!

66 Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Nesse momento, o professor deve esclarecer alguma dúvida que ainda possa haver, deve também apresentar aos alunos a pergunta-desafio que os levará a se interessar pelo assunto da próxima aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 20 a 30 minutos Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou a critério do professor. Organização da sala de aula:

67 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Reveja os conceitos de matéria e energia e realize a atividade com os alunos. websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/propriedade_materia/cruza PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Com base no conteúdo e nos termos usados na aula, construa um caça-palavras e peça para os alunos resolverem a atividade.


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