A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Isaac Gabriel G. F. da Rosa Coordenador: Marta Nascimento Revisor: Tâmara Bezerra e Fábio Pereira Disciplina Ano Aula número 2 Geografia Tema da Aula Digital Capitalismo e socialismo

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Reconhecer a prática do capitalismo no seu dia-a-dia; definir o que é socialismo e o que é capitalismo; Identificar como esses sistemas econômicos sugiram e sua importância para o mundo atual ; Relacionar as principais características desses sistemas. Referencial Teórico BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino de quinta à oitava série- Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998. ://super.abril.com.br/historia/medidas-extremas shtml.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5, 6 e 7

4 Atividade 1: Relembrando
Na aula anterior você estudou sobre os conceitos de Nação, território e Estado. Percebeu como a Nação pode ser entendidada como um grupo com identidade cultural que deseja viver em conjunto. Por isso se organiza politicamente e domina um território para formar um Estado. Estudou também que algumas Nações ainda lutam pelo direito de criar um Estado. Vamos lá, agora é a sua vez... Teste seus conhecimentos sobre os principais Estados do mundo clicando no ícone para jogar!

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá retomar o conteúdo dos conceitos de Estado, Nação e território explicitando a sua importância para o posterior entendimento acerca dos sitemas econômicos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Nos links há um jogo de bandeiras que sintetiza os principais pontos relevantes da aula sobre a ideia de Estado-nação. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em grupos ou em duplas.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nessa aula você vai aprender sobre os dois sistemas economicos predominates no século XX, capitalismo e socialismo, onde vamos apresentar aqui as principais característiocas destes sistemas e como isto influência na sua vida. Ao final desta aula você deverá: Reconhecer a prática do capitalismo no seu dia-a-dia; definir o que é socialismo e o que é capitalismo; Identificar como esses sistemas econômicos sugiram e sua importância para o mundo atual ; Relacionar as principais características desses sistemas Bom trabalho!

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, mostre ao seu aluno qual é o objetivo da aula e o que é esperado que ele conheça ao final dessa aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Os países em geral possuem vários partidos políticos, cada um com uma orientação política diferente, defendendo seus ideais. Qual a diferença entre os políticos que apoiam o capitalismo e os que apoiam o socialismo? É difícil responder a esta pergunta? Fique tranquilo, ao final dessa aula você será capaz de responder essa questão!

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá levantar a questão-desafio, instigando que seus alunos tentem resolver o exercício utilizando estratégias pessoais. Mostre aos alunos que ao final da aula eles serão capazes de resolver este exercício, caso não tenham conseguido resolver. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Os links representam imagens que demonstram características pol’ticas do tema da aula, capitalismo e socialismo. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em grupos.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Nessa aula digital, você irá compreender pontos importantes sobre os dois sistemas econômicos que dominaram o mundo durante o século XX: Capitalismo e socialismo. Mas qual a importância deste tema? Para entendermos o contexto atual das sociedades e de suas relações econômicas, é importante saber como esses dois sistemas econômicos surgiram e modificaram o mundo durante os séculos XIX e XX., influenciando a economia e a cultura dos povos no mundo.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá voltar aos objetivos da aula, demonstrando a importância desse conhecimento para a compreensão da dinâmica do mundo atual. Aqui não colocamos imagens, pois é importante mostrar ao aluno que este tema é polêmico, e o professor deve somente expor o tema, tomando o cuidado de não defender uma corrrente de pensamento determinada. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma coletivamente.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Veja o trailer do filme abaixo! 1) O filme “Os delírios de consumo de Becky Bloom” do ano de 2009 trata basicamente da compulsão por compras incentivada pelas propagandas massivas. O consumismo é uma marca fundamental de qual sistema econômico? Capitalismo. Socialismo Comunismo Anarquismo.

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Gabarito: A resposta correta é a letra A, já que o capitalismo é marcado pelo incentivo ao consumismo.

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
2 – quando falamos em atividades econômicas de um país, estamos nos referindo à: Agricultura, população, estradas e indústrias. Comércio, povo, cultura e estradas Agricultura, criação de animais, indústrias, comércio e serviços Comércio, indústrias, cultura e povo.

15 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Gabarito: A resposta correta é a letra C, onde estão as principais atividades econômicas dos países em geral: Agricultura, criação de animais, indústrias, comércio e serviços

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3 – a economia de uma país é: Vender mercadorias Comprar mercadorias Consumir produtos para gerar rendas. produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

17 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Gabarito: A resposta correta é a letra D, a economia de um país envolve a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços de um país, todos estes ramos formam a economia de um país, sendo também responsabilidade do governo cuidar deste setor.

18 Atividade 5, 6 e 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, que possui três questões de múltipla escolha sobre o assunto que será abordado na aula: Guerra Fria. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 12 Checagem ATIVIDADE 13

20 Atividade 8: Momento de reflexão
O tema desta aula, Capitalismo e Socialismo são sistemas econômicos. Mas o que são sistemas econômicos na prática? sistemas econômicos são formas de administrar a economia dos países: o comércio, a industria, os investimentos, melhorias para seu povo, infraestruturas,etc. Estes sistemas econômicos que vamos estudar tem origens e objetivos diferentes, mas ambos tratam da mesma coisa: qual a melhor forma de administrar a economia de um país? Como os dois sistemas, capitalismo e socialismo, discutem o dinheiro, queremos começar por esta discussão: Como surgiu o dinheiro? Como as sociedades iniciaram as relações financeiras? Assista o vídeo abaixo e discuta com seus colegas a seguinte questão: como seria a sociedade hoje sem o dinheiro?

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá discutir com os alunos o que é um sistema econômico e qual a importância do surgimento do dinheiro para iniciarmos a discussão dos sistemas econômicos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem No link, o professor pode explorar um vídeo que mostra de forma bem simples como surgiu o dinheiro na sociedade. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla

22 Atividade 9: Conceitos importantes
Antes de aprofundarmos a discussão sobre capitalismo e socialismo, precisamos relembrar alguns conceitos importantes, que você provavelmente já ouviu falar ou estudou na última aula. Vamos lá? Pesquise no dicionário ou consulte seu professor sobre os seguintes termos: CAPITAL, SOCIAL, BURGUESIA, PROLETARIADO, MEIOS DE PRODUÇÃO. Crie em seu caderno virtual um pequeno glossário sobre o tema “Capitalismo e socialismo” Utilize como base para sua pesquisa os sites abaixo: Agora que você já sabe o que significado dos termos Capital e social (que formam as palavras CAPITAL+ismo e SOCIAL+ismo) você já consegue perceber qual a principal diferença entre estes dois sistemas?

23 Atividade 9: Conceitos importantes
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o aluno deverá criar um glossário sobre palavras ou conceitos importantes para esta aula. É importante que o professor oriente a pesquisa para o que realmente é importante, no dicionário e no wikipédia. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Os links oriental para sites de pesquisa bem simples, onde o aluno precisa buscar as palavras que servirão de base para a aula. 15 minutos Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em grupos.

24 Atividade 10: As origens do capitalismo
Agora que já vimos como surgiu o dinheiro, podemos pensar que a sociedade evoluiu, todas faziam trocas justas e ganhavam seu dinheiro de forma igual? A história mostra que não. Com o tempo algumas pessoas passaram a acumular muitas riquezas, as relações comerciais e industriais evoluíram muito, criando o que chamamos de classes sociais: pessoas com rendas diferentes formam diferentes classes sociais. Surgiram então os donos dos meios de produção, que são os patrões, ou seja, os donos das fábricas. A maior parte do lucro é destinada a eles. E o proletariado, ou seja, os empregados que são assalariados, são os responsáveis pela produção de tudo o que será vendido. Recebem o salário em troca de tudo que produzirem. Assista o vídeo abaixo que mostra de forma bem humorada o cotidiano de uma indústria nas suas origens: Agora pense: será que a realidade percebida na fábrica ainda existe na atualidade?

25 Atividade 10: As origens do capitalismo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade o professor deverá explorar a discussão iniciada na atividade 8 para falar do surgimento do capitalismo, do surgimento da divisão entre os donos dos meios de produção e os trabalhadores. A partir disto, trazer para a realidade atual. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem No link há um vídeo do filme Tempos modernos, que mostra a divisão de classes em uma indústria. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em grupo.

26 Atividade 11: Novos ideais
Leia a tirinha abaixo: Que questão ela está discutindo? O que a conclusão final mostra sobre o sistema capitalista de produzir mercadorias? Os donos dos meios de produção viviam em ótimas condições no século XIX, o que começou a gerar grande revolta entre os trabalhadores e alguns pensadores da época. É nesse contexto que começam as surgir os ideais socialistas apoiados nos pensamentos de Karl Marx, Estes novos ideais buscavam na verdade um novo modelo de economia, diferente do capitalismo, que representasse maior igualdade entre as pessoas. Esta contestação permanece nos atuais por parte de algumas pessoas, conforme vimos na tirinha. Assista o vídeo abaixo que mostra como se inicia este momento de contestação: . .

27 Atividade 11: Novos ideais
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor poderá iniciar a discussão sobre as origens do socialismo, buscando focar na ideia de contestação e mudança do modelo vigente na época, o que permanece até hoje. É interessante também aqui voltar na pergunta desafio, e explorar a atualidade da discussão. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Nos links há uma tirinha que discute o modelo de produção capitalista e sua desigualdade e um vídeo sobre o surgimento do modelo de contestação, o socialismo. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla

28 Atividade 12: A revolução Russa
Mas será que toda esta contestação deu em alguma coisa? Alguém conseguiu transformar um país e toda sua economia? Veja o vídeo e o texto abaixo e responda a estas perguntas! . .

29 Atividade 12: A revolução Russa
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor pode concluir todo o contexto de surgimento dos dois sistemas econômicos vigentes. Utilize os questionamentos para que o aluno possa pensar sobre o assunto e responder a pergunta. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem No link há um vídeo sobre a revolução russa, bastante didático, falando também sobre como ficou a Rússia pós-revolução. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla

30 Atividade 13: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Agora que você já estudou alguns conceitos sobre o capitalismo e socialismo, teste o que você aprendeu até aqui. 1- O prefixo “capital” do termo “capitalismo” tem a ver com: a) A capital de um país (cidade mais importante) b) Renda ou bens econômicos de uma empresa ou de alguém. c) Algo muito escondido e obscuro d) Tudo que diz respeito as pessoas.

31 Atividade 13: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Feedback A resposta correta é a letra B, pois o termo capital faz referência ao dinheiro, aos bens de uma empresa ou de alguém As outras opções apresentam significado para a palavra capital, mas não fazem referência ao termo capitalismo.

32 Atividade 14: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
2 - O prefixo “social” do termo “socialismo” tem a ver com: a) Para poucas pessoas b) Para pessoas pobres c) público, para todos d) Sociedade em grandes empresa

33 Atividade 14: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Feedback A resposta correta é a letra c, pois o termo social az referência aqui ao público, ao coletivo. Outras opções não apresentam o significado para a palavra social.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
3 – A opção que mostra a definição de burguesia e proletariado, respectivamente, é: Proprietários de indústria e comércio / trabalhadores assalariados Nobres / Trabalhadores assalariados Proprietários de indústria e comércio / proprietários de fazendas Religiosos / Trabalhadores urbanos

35 Atividade 15: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Feedback A resposta correta é a letra A. Burgueses eram os proprietários dos meios de produção e proletários eram os trabalhadores assalariados.

36 Atividade 16: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
4 – Os chamados meios de produção eram: O local onde eram armazenados os produtos O local onde eram vendidos os produtos o trabalhador da indústria Máquinas e ferramentas com as quais se pode produzir algum produto

37 Atividade 16: Educoquiz 2 - O que você aprendeu até aqui?
Feedback A resposta correta é a letra D. Meios de produção são as máquinas e ferramentas utilizadas na produção industrial.

38 Atividade 13, 14, 15 e 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 2 é composto por quatro questões de múltipla escolha relacionado aos conceitos trabalhados até o momento da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Educoquiz. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita individualmente. Organização da sala de aula:

39 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 17 a 22 Checagem ATIVIDADE 23, 24, 25, 26 e 27

40 Atividade 17: O capitalismo
Agora já entendemos como surgiu o sistema capitalista e sua ligação com a moeda. A diferença entre trocas, compra e venda. O sistema capitalista se baseia, portanto, no lucro. Com isso, surgem as diferenças de renda. O sistema capitalista gera diferentes classes sociais. : Vamos ler mais sobre este sistema econômico, hoje predominante no mundo, clicando no ícone ao lado:

41 Atividade 17: O capitalismo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade é abordado o conteúdo propriamente dito. É apresentado um pequeno texto que fala sobre as fases do capitalismo, onde o professor pode explorar a evolução deste sistema e como ele foi se adaptando e influenciando os diferentes momentos das sociedades. O professor deve buscar no aluno a aplicação dos termos e expressões já discutidos na aula, para melhor compreensão do texto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um texto sobre o capitalismo e suas fases. Seria interessante chamar todos os alunos a participarem da leitura. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com a turma em fileiras

42 Atividade 18: O socialismo
Já vimos que o socialismo surgiu com a insatisfação de alguns, principalmente dos trabalhadores das industrias, com o sistema capitalista, que gerava desigualdades. Mas em que se pensava quando surgiu a ideia de um novo sistema? Vamos ler mais sobre o socialismo clicando no link abaixo:

43 Atividade 18: O socialismo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade é abordado o conteúdo propriamente dito. É apresentado um pequeno texto que fala sobre o socialismo, onde o professor pode explorar como estes sistema foi pensado e suas principais características. O professor deve buscar no aluno a aplicação dos termos e expressões já discutidos na aula, para melhor compreensão do texto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um texto sobre o socialismo e suas origens. Seria interessante chamar todos os alunos a participarem da leitura. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com a turma em fileiras

44 Atividade 19: A União Soviética
Vimos anteriormente que a Rússia foi o primeiro país a adotar o novo sistema econômico, o socialismo. Em 1922 surgiu então a União Soviética, ou, mais propriamente, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A Rússia, por se desenvolver rapidamente com esse novo sistema econômico socialista, tornou-se uma potência para a região, influenciando outros quinze países ao seu redor. Visualize no mapa abaixo, quais eram os países que formavam a URSS. A URSS existiu durante 79 anos sob o regime socialista, sendo uma grande potência bélica (Armamentista) e até nos esportes. Veja abaixo a reportagem sobre o fim da URSS. Então, socialismo é a mesma coisa que URSS?

45 Atividade 19: A união Soviética
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade discute-se o surgimento e o fim da URSS, como o mais importante país socialista do mundo. O professor pode explorar a reportagem para mostrar imagens importantes sobre o que representava o socialismo naquela época Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Nos links há um mapa que mostra a URSS e uma reportagem sobre o fim da URSS em 1991, para discutir a história e os rumos do socialismo Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em grupo.

46 Atividade 20: Socialismo não é o mesmo que URSS.
Após a Segunda Guerra Mundial ( ), o socialismo se espalhou pelo mundo. Muitos países até hoje ainda adotam características econômicas baseadas no socialismo. Isso não quer dizer que esse países sejam socialistas. A URSS foi o mais importante país socialista, mas existiram muitos outros espalhados pelo mundo, inclusive aqui na América. Atualmente poucos países apresentam características de socialistas. Veja abaixo uma lista desses países (a maioria já não existe mais) e um mapa com a localização deles: Pesquise na internet quais são atualmente os países que apresentam características socialistas. Mãos à obra!

47 Atividade 20: Socialismo não é o mesmo que URSS
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deve explorar aqui o desenvolvimento e o declínio do socialismo no mundo, apontando tabm a importância da URSS. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Nos links há um mapa e uma lista dos páises que adotaram o socialismo ao longo do século XX. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em grupo.

48 Atividade 21: O Capitalismo e a sociedade de consumo.
Com o fracasso do socialismo pelo mundo, na década de 1990 o capitalismo torna-se predominante no mundo, implantando a chamada sociedade de consumo, principalmente nos países ricos. Os Estados Unidos, que durante o século XX disputou áreas de influência com a URSS, torna-se o principal representante desta sociedade baseada no consumo desenfreado. O capitalismo consegue promover grande desenvolvimento tecnológico e prosperidade econômico em muitos países, mas será que essa prosperidade é para todos? Reflita sobre isso com seus colegas e seu professor a partir dos links ao lado:

49 Atividade 21: O capitalismo e a sociedade de consumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade discute a importância do capitalismo hoje e seus impactos na sociedade atual. Aproveita a imagem e a história em quadrinhos para discutir com os alunos a importância do consumo na vida das pessoas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Nos links há histórias em quadrinho que dicustem a sociedade de consumo com ironia. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em grupo.

50 Atividade 22: Testando o que você aprendeu
Agora que você já sabe o que significam os termos capitalismo e socialismo, vamos ver se consegue resolver este jogo! Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, volte a pensar na nossa pergunta-desafio: Por que temos políticos que apoiam estes sistemas econômicos? Qual a diferença entre eles? Discuta estas questões com seu professor.

51 Atividade 22: Testando o que você aprendeu
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deve incentivar os alunos a responder aos desafios do jogo, como forma de avaliar seus conhecimentos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Nos links há um jogo sobre capitalismo e socialismo. Ratifique os conceitos relacionados aos dois sistemas econômicos. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

52 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
1 – o capitalismo é: Um sistema econômico baseado no lucro e no consumo intenso. Uma forma de governo baseado na riqueza das indústrias. Uma forma de cultura que busca a igualdade entre as pessoas Uma forma de sociedade que busca de viver de forma sustentável.

53 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Gabarito A resposta correta é a letra A, o capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada e no lucro.

54 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2 – o socialismo é: Um sistema econômico baseado na propriedade privada Uma forma de governo baseado na riqueza das indústrias. Um sistema econômico que busca a igualdade entre as pessoas Uma forma de sociedade que busca de viver de forma sustentável.

55 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Gabarito A resposta correta é a letra C, o socialismo é um sistema econômico baseado na propriedade estatal e na busca da igualdade social

56 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3 – A revolução Russa , deu início ao que chamamos de URSS. Que na verdade era formada: Pela Rússia Pela Rússia e mais 14 países vizinhos dela Pelos EUA e seus aliados Por todos os países da Europa.

57 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Gabarito A resposta correta é a letra B, A URSS foi formada pela Rússia, agregando 14 países vizinhos ao regime socialista e fundado um grande bloco socialista na Europa, se tornando o mais importante país socialista do mundo.

58 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
4 – O único país socialista do continente Americano foi: Panamá Brasil Colômbia Cuba

59 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Gabarito A resposta correta é a letra D, Cuba foi o único país da América a se tornar socialista em 1959, sendo até hoje um dos únicos representantes no mundo. O continente Americano sempre sofreu grande influência do Estados Unidos, principal país capitalista.

60 Atividade 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
5 – A charge acima representa: Uma empresa importante Uma sociedade baseada no consumo intenso de produtos Um comercial para várias empresas Uma sociedade que se preocupa com o meio ambiente

61 Atividade 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Gabarito A resposta correta é a letra B, A imagem representa bem a sociedade de consumo, predominante hoje na maioria dos países, que está baseada no consumo sem limites e nas marcas.

62 Atividade 23, 24, 25, 26 e 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 3 é composto por cinco questões de múltipla escolha relacionadas aos conceitos trabalhados na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Educoquiz. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

63 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 28

64 Atividade 28: Você está sendo desafiado
Agora que você já conhece a definição de capitalismo, escreva um pequeno texto em seu caderno sobre o tema: “Como o capitalismo está presente em meu cotidiano ?” Os links abaixo vão ajudar a esclarecer ainda mais sobre esse assunto. Dicas e ideias: O emprego de seus pais, amigos e parentes. Compra de produtos necessários a nossa sobrevivência e supérfluos. Passeios e viagens. Rotina do dia-a-dia.

65 Atividade 15: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor discuta aqui sobre o capitalismo no cotidiano do aluno. São sugestões de questões que podem ser abordadas: A propaganda, a desigualdade social, desigualdade no acesso a educação, condições de trabalho etc. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Discuta o texto do link com seus estudantes para eles terem subsídios para debater a influência do capitalismo na atualidade. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

66 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 16 Resumo ATIVIDADE 17 Próximo tema ATIVIDADE 18

67 Atividade 29: Construindo um resumo
Elabore duas atividades: 1) Construa um resumo sobre as ideias abordadas durante a nossa aula acerca das diferenças entre os dois sistemas estudados. 2) Agora que você aprendeu sobre o capitalismo e socialismo, crie em seu caderno uma tabela comparativa entre os dois sistemas, segundo o modelo abaixo: Volte aos textos das atividades 17 e 18 para orientar melhor seu trabalho: Capitalismo Socialismo Objetivo (em que se baseia) Principal país representante Como é a propriedade Possui Classes sociais? Gera desenvolvimento econômico e tecnológico?

68 Atividade 29: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão fazer uma tabela com levantamento dos pontos importantes abordados na aula em seu caderno, a fim de que eles reflitam sobre o próprio processo de aprendizagem nessa aula. O professor deve orientar o preenchimento da tabela pelos alunos Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

69 Atividade 30: Educosíntese
1) Veja se você citou em seu resumo ao menos 5 dos 10 pontos apresentados abaixo. Se existirem alguns pontos diferentes, discuta com os seus colegas e verifique também as anotações deles.” Principais pontos desta aula: Sistemas econômicos são formas de administrar a economia dos países: o comércio, a industria, os investimentos, melhorias para seu povo, infraestruturas,etc. Os principais são Capitalismo e Socialismo. Capital, para este sentido, significa bens, propriedades de alguém, recursos financeiros. Social, para este sentido, significa algo público, de todos, da sociedade Burguesia é a classe social que controla os meios de produção, instrumentos necessários a produção de mercadorias, como máquinas, equipamentos e matéria-prima. Proletariado é a classe de trabalhadores assalariados, que por não possuírem meios de produção, vendem sua força de trabalho para os proprietários dos meios, em troca de uma remuneração. A diferença entre o que o proprietário paga ao trabalhador e o preço que ele vende o produto é o que chamamos de LUCRO.

70 Atividade 30: Educosíntese
O Capitalismo é um sistema econômico que se caracteriza pela busca pelo lucro e pela propriedade privada dos meios de produção. No sistema capitalista as padarias, fábricas, confecções, gráficas, papelarias etc., pertencem a empresários e não ao Estado. Como o capitalismo gera rendas diferentes ele também gera o que chamamos de classes sociais, pessoa com níveis de renda diferentes. Ao longo dos anos, o capitalismo vem gerando grande desigualdade social, mas também grande desenvolvimento econômico e tecnológico. O Socialismo é um sistema econômico baseado na busca pela igualdade social e pela propriedade estatal , onde o governo é o dono de todas as fábricas e lojas. O socialismo, por buscar a igualdade não gera a desigualdade social, mas também não consegue grandes avanços tecnológicos e econômicos. Atualmente, o socialismo persiste em pouquíssimos países do mundo, e o capitalismo se tornou o modelo econômico mais importante do mundo, modificando de forma geral as estruturas da sociedade atual, implantando a sociedade de consumo e aumenta a desigualdade entre os países. 2) Clique aqui para conferir as respostas da sua tabela.

71 Atividade 30: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade reúne os pontos importantes abordados na aula. O aluno deverá realizar a leitura destes pontos e comparar com as anotações que fez da atividade anterior, quando construiu a sua Educosíntese. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Professor utilize a tabela para conferir a sua resposta. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

72 Atividade 31: Na próxima aula...
Como vimos, capitalismo e socialismo são sistemas econômicos completamente distintos, com objetivos e direcionamentos diferentes. Seus principais representantes, EUA e URSS, também foram grandes rivais, e passaram boa parte do século XX disputando por poder e áreas para dominar e influenciar. Esta disputa ficou conhecida como “Guerra Fria”, e este é o assunto da nossa próxima aula! Observe a charge e pense um pouquinho sobre o que ela representa:

73 Atividade 31: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, é apresentada ao aluno uma prévia sobre o assunto da próxima aula. O professor deve estimular que os alunos interajam com o tema e lançar questões desafiadoras sobre o próximo conteúdo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

74 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Filme: “A Revolução dos Bichos”, discute o capitalismo e o socialismo de forma crítica e simples. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Peça para que o aluno faça anotações sobre paisagens relacionadas a desigualdades presentes no seu bairro de moradia.

75 GABARITO EDUCOQUIZ Educoquiz 1: 1 – A 2 – C 3 – D Educoquiz 2: 1 – B 3 – A 4 – D Educoquiz 3: 3 – B 5 – B


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google