A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXERCÍCIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXERCÍCIOS."— Transcrição da apresentação:

1 EXERCÍCIOS

2 Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) quanto à identificação das funções da linguagem dos excertos. 01) “Ter um blog me cansaria: leio os de jornalistas cuja opinião vai me interessar no curso do dia e dos acontecimentos...” (função metalinguística) 02) “A internet, que isola os misantropos avessos aos afetos, une os que gostariam de estar juntos ou partilham as mesmas ideias...” (função referencial) 04) “...é cretino e mau denegrir pessoas que nem sabem o que lhes está acontecendo.” (função poética). 08) “Continua, porém, o drama da involuntária, muitas vezes nem sabida, exposição de pessoas desavisadas à maledicência e à calúnia...”(função conativa) 16) “Talvez seja uma falha, mas nem tenho site: gosto da minha privacidade, num mundo que adora holofotes...” (função emotiva)

3 O gordo é o novo fumante Nunca houve tanta gente acima do peso – nem tanto preconceito contra gordos. De um lado, o que há por trás é uma positiva discussão sobre saúde. Por outro, algo de podre: o nascimento de uma nova eugenia. Em relação ao texto, considere as afirmativas a seguir. I. O código não verbal, principalmente no que se refere ao segundo desenho, revela o discurso preconceituoso e, consequentemente, um aspecto ideológico. II. O sentido de proibição é captado por meio da intertextualidade estabelecida entre os códigos não verbais a qual, por sua vez, revela aspectos ligados ao gênero do humor. III. O conteúdo expresso na placa revela que, futuramente, indivíduos obesos sofrerão ainda mais discriminação social. IV. O efeito de sentido expresso pelo conteúdo não verbal serve para reforçar o caráter polissêmico da placa.

4 O gordo é o novo fumante Nunca houve tanta gente acima do peso – nem tanto preconceito contra gordos. De um lado, o que há por trás é uma positiva discussão sobre saúde. Por outro, algo de podre: o nascimento de uma nova eugenia. Analise o período “Nunca houve tanta gente acima do peso – nem tanto preconceito contra gordos” e assinale a alternativa correta. a) A segunda oração apresenta a elipse do termo “peso”, portanto a ideia expressa em relação à primeira oração é de oposição. b) Há um período composto no qual a segunda oração apresenta a ideia de adição em relação à primeira. c) O período apresenta uso inadequado dos elementos coordenados “nunca” e “nem” presentes nas duas orações. d) Os termos “nunca” e “nem”, apesar de estarem em orações diferentes, possuem o mesmo valor semântico indicativo de tempo. e) Para expressar valor aditivo, na segunda oração, é necessário o emprego da conjunção “e” junto à conjunção “nem”.

5 Considerando a tirinha pode-se concluir que está presente a função da linguagem denominada
(A) fática, pois vários termos, embora desprovidos de significado, permitem o início do processo comunicativo. (B) metalinguística, pois se reflete sobre o valor das palavras, isto é, sobre o uso da língua e sua função social. (C) apelativa, pois está ausente a intenção de atingir o receptor com o intuito de modificar o seu comportamento. (D) emotiva, pois o eu lírico pode expressar livremente as emoções com as quais está em conflito. (E) poética, pois o importante é passar as informações de forma clara e objetiva, desprezando-se a preocupação com a elaboração da linguagem.

6 Considere os seguintes segmentos:
1 - a imaginação popular tecera lendas 2 - milagres como os de Santo Antônio 3 - através da magia da ficção 4 - uma história fragmentada, cheia de reticências Em quais deles há emprego de linguagem metafórica? (A) Apenas 1 e 2. (B) Apenas 2 e 3. (C) Apenas 3 e 4. (D) Apenas 1, 3 e 4. (E) 1, 2, 3 e 4.

7 Marque a alternativa cujo verso contém um pleonasmo, ou
seja, uma redundância de termos com bom efeito estilístico. (A) De repente não tinha pai. (B) Rangia nos trilhos a muitas praias de distância... (C) Se curvavam como ao peso da enorme poesia (D) Sobre o grupo familial como uma grande porta espessa. (E) Deste-nos pobreza e amor. A mim me deste

8 Com relação ao poema, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. O sujeito no verso “Mas que seja infinito enquanto dure” é amor.

9 Com relação ao poema, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
02. Em “Quero vivê-lo em cada vão momento” a palavra em destaque se refere a pensamento.

10 Com relação ao poema, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
04. O uso dos parênteses no primeiro verso da última estrofe representa a incerteza do poeta em relação ao amor que alguém sente por ele.

11 Com relação ao poema, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
08. O poema de Vinícius de Morais revela o desejo que o poeta sente de morrer por causa de um amor que ele considera infinito e não correspondido.

12 Com relação ao poema, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
16. O verso “Quem sabe a morte, angústia de quem vive” pode ser assim reescrito, sem que haja mudança de sentido: Talvez a angústia que as pessoas sentem poderá levá-las à morte.

13 Com relação ao poema, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
32. Há um paradoxo nos dois últimos versos.

14 Com relação ao poema, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Nas palavras pensamento, enquanto e encante encontramos dígrafos.

15 Com relação ao poema, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
02. Na segunda estrofe, lo e meu canto têm a mesma função sintática: são complementos verbais.

16 Com relação ao poema, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
04. O poeta faz uso de três palavras acentuadas com base na mesma regra: vivê-lo, angústia e solidão.

17 Com relação ao poema, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
08. São exemplos de palavras oxítonas: imortal, solidão e espalhar.

18 Com relação ao poema, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
16. Em “De tudo ao meu amor serei atento” e “Quero vivê-lo em cada vão momento” o sujeito é do tipo indeterminado, mas em “Eu possa me dizer do amor (que tive)”, o sujeito é determinado e simples.

19 Com relação ao poema, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
32. Os vocábulos imortal e infinito, na última estrofe, são formados por sufixação.

20 Complete as frases com a forma adequada sugerida entre parênteses.
l - Toma cuidado, pois a mensagem tem ____________ diversos arquivos importantes. (em anexo - anexo - anexas) ll - Para meu vizinho, __________ mais preocupações essas decisões da prefeitura de embargar a obra. (traz - trazem) lll - Com alguns _____________ , preparou um caldo para a família faminta. (pés de galinha - pés-de-galinha). lV - Na hipótese _________ jogo ser cancelado, os ingressos serão reembolsados. (do - de o) V - Anota tudo o que ele _________ disser. (te - lhe) A sequência correta, de cima para baixo, é: A) anexas - traz - pés de galinha - do - lhe B) em anexo - trazem - pés de galinha - de o - te C) anexo - trazem - pés-de-galinha - do - te D) anexas - traz - pés-de-galinha - de o - lhe

21 Assinale a frase em que é correto o emprego da vírgula.
A) Caminhões, com cargas consideradas perigosas - líquidos inflamáveis, produtos químicos, entre outros - foram fiscalizados das 9h até as 16h desta terça-feira no posto da Polícia Rodoviária Federal, de Barra Velha. B) A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina comemora 15 anos, e apresenta-se nesta terça-feira, 21 de outubro no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. C) As imagens mostram quando o funcionário, acompanhado por um colega, é abordado por um dos assaltantes. D) A publicitária, que na época morava em São Paulo, estava na Rua Professor José Leite Oiticica, região do bairro Morumbi, quando o policial militar, José Benedito da Silva, fez pelo menos três disparos, contra o carro dela.

22 Assinale a alternativa correta:
A) O sufixo “eiro” em “banheiro” (A nossa casa era grande, tinha quatro quartos amplos, além da cozinha, do banheiro, da sala de visitas e da copa), “tinteiro” (livros dispersos ao redor do tinteiro e da caneta) e “fronteiro” (Tinha também um jardim fronteiro) forma substantivos que designam lugares. B) Em “sem falar no porão, um grande espaço escuro por debaixo de toda a casa, à entrada”, o segmento destacado é, sintaticamente, um aposto. C) Em “outras pessoas, que continuavam sendo meu pai”, a oração introduzida pelo pronome relativo classifica-se como subordinada adverbial explicativa. D) Em “às vezes alegre, às vezes veemente”, o acento indicativo de crase é facultativo por se tratar de uma locução adverbial. Dessa forma, a frase também seria correta sem o uso da crase. E) Os vocábulos “remédio”, “espírito” e “história” são acentuados pela mesma regra de acentuação gráfica.

23 A soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
“E sempre vira, desde que se entendera, roupas de festa assim: calça, paletó engomados, botina de elástico, chapéu de baeta, colarinho e gravata. Não se arriscaria a prejudicar a tradição, embora sofresse com ela. (...) Comparando-se aos tipos da cidade, Fabiano reconhecia-se inferior. Por isso desconfiava que os outros mangavam dele. Fazia-se carrancudo e evitava conversas. Só lhe falavam com o fim de tirar-lhe qualquer coisa. (...)” 01. Os verbos vira e entendera estão no tempo futuro do presente. 02. Em Não se arriscaria a prejudicar a tradição, embora sofresse com ela a oração destacada é explicativa. 04. 'os outros' refere-se aos tipos da cidade. 08. O sujeito do verbo fazia-se é indeterminado. 16. Em Só lhe falavam com o fim de tirar-lhe qualquer coisa. A oração em destaque expressa uma finalidade. 32. Em Não se arriscaria a prejudicar a tradição, embora sofresse com ela. As duas palavras destacadas são artigos.


Carregar ppt "EXERCÍCIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google