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DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL

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Apresentação em tema: "DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL

2 ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE
IMPEDIMENTO PERDA OU ANORMALIDADE DAS FUNÇÕES OU DA ESTRUTURA ANATÔMICA, FISIOLÓGICA OU PSICOLÓGICA DO CORPO HUMANO DEFICIÊNCIA RESTRIÇÃO OU PERDA, RESULTANTE DO IMPEDIMENTO, PARA DESENVOLVER HABILIDADES CONSIDERADAS NORMAIS PARA O SER HUMANO INCAPACIDADE DESVANTAGEM INDIVIDUAL, RESULTANTE DO IMPEDIMENTO OU DA DEFICIÊNCIA, QUE LIMITA OU IMPEDE O CUMPRIMENTO OU DESEMPENHO DE UM PAPEL SOCIAL, DEPENDENDO DA IDADE, SEXO E FATORES SOCIAIS E CULTURAIS

3 CENSO DEMOGRÁFICO BRASILEIRO (2001):
INCIDÊNCIA CENSO DEMOGRÁFICO BRASILEIRO (2001): DECLARARAM-SE PES. COM DEFICIÊNCIA: 14,5% DA POPULAÇÃO >%: NORDESTE (16,8%) E <%: SUDESTE (13,1%)

4 CAUSAS E FATORES DE RISCO
PRÉ-NATAIS MATERNOS: DESORDENS GENÉTICAS, FILHOS NATIMORTOS, PREMATUROS, OU ABORTOS RECORRENTES, INCOMPATIBILIDADE SANGÜÍNEA, IDADE DA MÃE, DOENÇAS INFECCIOSAS, EXPOSIÇÃO AO RAIO-X, USO DE DROGAS, FUMO OU ÁLCOOL, INGESTÃO DE REMÉDIOS, HIPERTENSÃO E EPILEPSIA, ENTRE OUTROS; PSICOLÓGICOS: DESORDENS PSIQUIÁTRICAS, NÃO ACEITAÇÃO DA GRAVIDEZ; SOCIAIS: RENDA FAMILIAR MUITO BAIXA, FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA PRÉ-NATAL.

5 CAUSAS E FATORES DE RISCO
PERI-NATAIS CONDIÇÕES DO PARTO: TRABALHO DE PARTO DEMORADO, APRESENTAÇÃO ANORMAL DO BEBÊ, USO DE FÓRCEPS, PROLAPSO DO CORDÃO UMBILICAL, DEPRESSÃO ANESTÉSICA, RUPTURA TARDIA OU PRÉVIA DA PLACENTA, ETC.; CONDIÇÕES DO BEBÊ: PREMATUROS, BAIXO PESO, HIPERBILIRRUBINA, HIPOTONIA, HIPERTONIA, TAMANHO ANORMAL DA CABEÇA, CONVULSÕES, TREMORES, ANÓXIA, CHORO REDUZIDO, APGAR ALTERADO, DIFICULDADES RESPIRATÓRIAS, ICTERÍCIA, FACE SINDRÔMICA, ENTRE OUTROS.

6 CAUSAS E FATORES DE RISCO
PÓS-NATAIS CONDIÇÕES DO BEBÊ: DOENÇAS, ANORMALIDADES CONGÊNITAS, REAÇÃO DIMINUÍDA AO SOM E AO ESTÍMULO VISUAL, ATRASO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR, VERBAL OU ADAPTATIVO, PESO E ALTURA AQUÉM DO ESPERADO, DESIDRATAÇÃO, DESNUTRIÇÃO; CONDIÇÕES SOCIAIS: ABANDONO E MAUS TRATOS, DESORGANIZAÇÃO FAMILIAR, ORGANIZAÇÃO INADEQUADA DO AMBIENTE FÍSICO E TEMPORAL DO LAR, PRESENÇA DE EVENTOS ESTRESSANTES DA VIDA E REDUÇÃO DAS INTERAÇÕES POSITIVAS DA MÃE COM A CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA.

7 DESORDENS GENÉTICAS ALTERAÇÕES GÊNICAS ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS
MALES PROVOCADOS POR ALTERAÇÕES EM GENES ESPECÍFICOS ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS MALES PROVOCADOS POR ALTERAÇÕES NO NÚMERO DE CROMOSSOMOS CAUSAS MAIS FREQÜENTES DE DEFICIÊNCIA MENTAL EX. SÍNDROME DE DOWN E SÍNDROME DE FRA-X

8 DESORDENS GENÉTICAS ALTERAÇÕES METABÓLICAS GENES NÃO-FUNCIONATES
ALTERAÇÕES ENDÓCRINAS INCAPACIDADE DE PRODUZIR DETERMINADAS PROTEÍNAS OU ENZIMAS EX. FENILCETONÚRIA E HIPOTIREOIDISMO

9 PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE
PREVENÇÃO CONDIÇÕES AMBIENTAIS “ATENUAM OU AGRAVAM OS FATORES DE RISCO” IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DESTAS CONDIÇÕES E ENCAMINHAMENTOS PARA SERVIÇOS ESPECIALIZADOS POSSIBILITAM TRABALHOS PREVENTIVOS PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE E DE ESTIMULAÇÃO

10 LEGISLAÇÃO O QUE É? ORIGINÁRIA DE PROCESSO LEGISLATIVO QUE CONSTRÓI A PARTIR DE UMA SUCESSÃO DE ATOS, FATOS E DECISÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS, UM CONJUNTO DE LEIS COM VALOR JURÍDICO, NOS PLANOS NACIONAL E INTERNACIONAL, PARA ASSEGURAR ESTABILIDADE GOVERNAMENTAL E SEGURANÇA JURÍDICA ÀS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE CIDADÃOS, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS SUGERIMOS LEITURA DA LEI Nº 9394, DE 20/12/96, QUE ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

11 NO TERRITÓRIO DA AMBIVALÊNCIA
INDIOS MASAI MATAVAM SUAS CRIANÇAS DEFICIENTES TRIBO AZAND AS AMAVA E PROTEGIA OS JUKUN, DO SUDÃO, ACHAVAM QUE ESSAS PESSOAS ERAM UM PRODUTO DOS ESPÍRITOS DO MAL E OS ABANDONAVAM À MORTE OS CHAGGA, DA ÁFRICA ORIENTAL, USAVAM SEUS MEMBROS EXCEPCIONAIS PARA AFASTAR O MAL OS SEM ANG, DA MALÁSIA, CONSIDERAVAM AS PESSOAS COM DEFICIENCIA FÍSICA COMO SÁBIAS E ELAS TINHAM COMO ENCARGO A RESOLUÇÃO DAS DISPUTAS TRIBAIS OS BALINESES TRANSFORMARAM-NAS EM UM “TABU” SOCIAL OS ANTIGOS HEBREUS VIAM A DOENÇA E OS DEFEITOS FÍSICOS COMO UMA MARCA DOS PECADORES OS NÓRDICOS E OS ASTECAS FAZIAM DESSAS PESSOAS DEUSES

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26 PROCESSO SEGREGATÓRIO
DEFICIÊNCIA DÚVIDAS ESCOLHAS ANGÚSTIAS SATISFAÇÕES CERTEZAS INCERTEZAS CONTRADIÇÕES FALTA ESPAÇO PARA AMBIVALÊNCIAS COMPARTILHAR SABER SABER FAZER DESALOJAR IDEOLÓGICO MAIS LÚCIDO MAIS CRÍTICO DESCONHECIMENTO COGNITIVO EMOCIONAL REGRESSÃO PAULATINA PROCESSO SEGREGATÓRIO QUAIS SÃO AS RAIZES?

27 CONCEPÇÃO/ REPRESENTAÇÃO
DEFICIÊNCIA OPINIÃO INÍCIO DIAGNÓSTICO VERBAL ATUAL AVALIAÇÃOSÍNTESE FINAL REFLEXÃO CONCEPÇÃO/ REPRESENTAÇÃO IMAGEM RAIZES HISTÓRICAS EVOLUÇÃO “ESCOLHENDO AS PALAVRAS” CIENTÍFICA CONCEITOS INADEQUAÇÕES TERMINOLOGIA OFICIAL PSICOLÓGICAS EXPLICAÇÕES PSICOLOGIA IMPLICAÇÕES IDEOLÓGICAS IDEOLÓGICAS SÓCIO-POLÍTICAS (LEGAIS) PARADIGMAS

28 HISTÓRIA GERAL PRÉ-HISTÓRIA (CULTURA PRIMITIVA)
Povo nômade que sobrevivia da caça e da pesca Indivíduo que não ajudava na caça e na pesca Era abandonado em ambientes perigosos

29 HISTÓRIA GERAL PESSOAS COM DEF. FÍSICA OU MENTAL ESPARTA ATENAS
ANTIGUIDADE PESSOAS COM DEF. FÍSICA OU MENTAL ESPARTA ATENAS Ideais de perfeição ELIMINADOS OU ABANDONADOS SUBUMANOS

30 GRÉCIA EM ESPARTA ERAM SACRIFICADOS OS QUE NÃO ESTAVAM DENTRO DOS PADRÕES ESPERADOS PARA UM GUERREIRO EM ATENAS CULTUAVA-SE O BELO E A PERFEIÇÃO DO CORPO

31 ANTIGUIDADE DEFICIÊNCIA ERA CONSIDERADO COMO ALGO CAUSADO POR UM AGENTE EXTERNO AO INDIVÍDUO CASTIGO POSSESSÃO DESÍGNIO

32 ANTIGUIDADE ATIVIDADE ECONÔMICA TERRAS E REBANHOS – NOBREZA
AGRICULTURA PECUÁRIA ARTESANATO TERRAS E REBANHOS – NOBREZA PRODUÇÃO – ESCRAVOS – SUB-HUMANOS DEFICIÊNCIAS – DETECTÁVEIS EXPOSIÇÃO

33 IMPÉRIO ROMANO INFANTICÍDIO AOS PORTADORES DE MONSTRUOSIDADES
VENDA DE DEFICIENTES - MERCADO DE ESCRAVOS ESPECIAIS DIVERTIR CONVIDADOS

34 IDADE MÉDIA SOCIEDADE – FEUDOS ATIVIDADE ECONÔMICA
AGRICULTURA PECUÁRIA ARTESANATO ORGANIZAÇÃO SÓCIO-POLÍTICA NOBREZA CLERO (DETENTORES DO SABER) SERVOS (RESPONSÁVEIS - PRODUÇÃO

35 PESSOA COM DEFICIÊNCIA
NÃO PRODUTIVO POSSUIDOR DE ALMA STATUS HUMANO PROIBIDO EXTERMÍNIO MANTIDO SOB A CUSTÓDIA FAMÍLIA IGREJA SEM EVIDÊNCIA DE ESFORÇO ESPECÍFICO E ORGANIZADO –ACOLHIMENTO, PROTEÇÃO OU TRATAMENTO

36 INQUISIÇÃO/ REFORMA DEFICIÊNCIA FENÔMENO – METAFÍSICO E ESPIRITUAL
PECADO – SINAL EXPIAÇÃO – OPORTUNIDADE FENÔMENO – METAFÍSICO E ESPIRITUAL DESÍGNIOS DIVINOS POSSESSÃO PELO DEMÔNIO SINAL DA PRESENÇA DO PECADO NA SOCIEDADE BODE EXPIATÓRIO DOS MALES SOCIAIS ATITUDE – INTOLERÂNCIA E PUNIÇÃO CONFINAMENTO CASTIGOS SEVEROS

37 REVOLUÇÃO BURGUESA REVOLUÇÃO DE IDÉIAS MUDANÇAS HOMEM SOCIEDADE
SISTEMA DE PRODUÇÃO – CAPITALISMO MERCANTIL DERRUBADA – MONARQUIAS QUEDA – HEGEMONIA CATOLICISMO FORMAÇÃO – ESTADOS MODERNOS DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO – DONOS DOS MEIOS DE PRODUÇÃO E OS OPERÁRIOS

38 CONCEPÇÃO DE HOMEM NATUREZA HUMANA
ABSTRATA E CONCRETA DEFICIENTES = INDIVÍDUOS NÃO PRODUTIVOS QUE ONERAVAM A SOCIEDADE TRATAMENTO ALQUIMIA MAGIA

39 HISTÓRIA GERAL PESSOAS COM ADVENTO DO DEFICIÊNCIA CRISTIANISMO
IDADE MÉDIA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA GANHAM ALMA ADVENTO DO CRISTIANISMO Eliminá-las ou abandoná-las ACOLHIDAS EM CONVENTOS E IGREJAS CONTRA OS DESÍGNIOS DE DEUS “FILHAS DE DEUS”

40 IMAGENS RETRATADAS DA ÉPOCA CRIANÇAS COM ASPECTOS SINDRÔMICOS
HISTÓRIA GERAL IMAGENS RETRATADAS DA ÉPOCA CRIANÇAS COM ASPECTOS SINDRÔMICOS

41 SUGERIMOS: LER O LIVRO OU ASSISTIR O FILME “O CORCUNDA DE NOTRE-DAME”
HISTÓRIA GERAL SUGERIMOS: LER O LIVRO OU ASSISTIR O FILME “O CORCUNDA DE NOTRE-DAME” LIVRO FILME

42 HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIII PRIMEIRA INSTITUIÇÃO PARA PESSOAS
IDADE MÉDIA SÉCULO XIII PRIMEIRA INSTITUIÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (COLÔNIA AGRÍCOLA NA BÉLGICA) Tratamento ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIOS E AR PURO PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA DEFICIÊNCIA

43 HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIV PRIMEIRA LEGISLAÇÃO
IDADE MÉDIA SÉCULO XIV PRIMEIRA LEGISLAÇÃO CUIDADOS COM A SOBREVIVÊNCIA E COM OS BENS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL RESPONSÁVEL: O REI (COMO FORMA DE PAGAMENTO)

44 PESSOA COM DOENÇA MENTAL (ALTERAÇÕES PSIQUIÁTRICAS
HISTÓRIA GERAL IDADE MÉDIA PRIMEIRA LEGISLAÇÃO PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL PESSOA COM DOENÇA MENTAL X “LUNÁTICA” (ALTERAÇÕES PSIQUIÁTRICAS TRANSITÓRIAS) “LOUCA NATURAL” (IDIOTIA PERMANETE)

45 HISTÓRIA GERAL PARACELSO DM SÉCULO XVI CARDANO DM IDADE MODERNA
(MÉDICO) DM PROBLEMA MÉDICO CARDANO (FILÓSOFO) DM PROBLEMA MÉDICO PREOCUPAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NOVAS LEIS ENFERMIDADE OU PRODUTO DE INFORTÚNIOS NATURAIS LOUCURA E IDIOTIA

46 HISTÓRIA GERAL SÉCULO XVI THOMAS WILLIS POSTURA ORGANICISTA DA DM
IDADE MODERNA SÉCULO XVI THOMAS WILLIS POSTURA ORGANICISTA DA DM PRODUTO DE ESTRUTURA E EVENTOS NEURAIS

47 SUGERE-SE OS EVENTUAIS ATRASOS DE DESENVOLVIMENTO
HISTÓRIA GERAL IDADE MODERNA RECÉM-NASCIDO SÉCULO XVII JOHN LOCKE IDIOTA “TABULA RASA” CARÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS (ORIGEM NA CRENÇA DA EDUCABILIDADE) SUGERE-SE OS EVENTUAIS ATRASOS DE DESENVOLVIMENTO

48 (FATALISMO GENÉTICO DO CRETINISMO)
HISTÓRIA GERAL IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XVIII FODÉRÉ “TRATADO DO BÓCIO E DO CRETINISMO” HEREDITARIEDADE DA DM (FATALISMO GENÉTICO DO CRETINISMO)

49 PRIMEIRO PROGRAMA SISTEMÁTICO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
HISTÓRIA GERAL IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX ITARD PRIMEIRO PROGRAMA SISTEMÁTICO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL “VICTOR O SELVAGEM DE AVEYRON”

50 IDIOTIA = INSUFICIÊNCIA CULTURAL IDIOTIA = DEFICIÊNCIA BIOLÓGICA
HISTÓRIA GERAL IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX ITARD X PINEL IDIOTIA = INSUFICIÊNCIA CULTURAL IDIOTIA = DEFICIÊNCIA BIOLÓGICA PROBLEMA PERSISTENTE ATÉ HOJE “AVALIAÇÃO”

51 HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIX ESQUIROL IDIOTIA ≠ CRETINISMO
IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX ESQUIROL IDIOTIA ≠ CRETINISMO PEDAGOGO RESULTADO DE CARÊNCIAS INFANTIS OU CONDIÇÕES PRÉ E PERI-NATAIS PROBLEMÁTICAS “AVALIAÇÃO POR RENDIMENTO ESCOLAR”

52 HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIX SÉGUIN SISTEMATIZOU A METODOLOGIA
IDADE CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX SÉGUIN SISTEMATIZOU A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA DIFERENTES TIPOS E NÍVEIS DE DEFICIÊNCIA E REFERENTES ÀS MAIS DIVERSAS ÁREAS DA VIDA DO EDUCANDO

53 HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIX SÉCULO XX IDADE CONTEMPORÂNEA
J. H. PESTALLOZZI ESCOLA PÚBLICA PARA TODAS CÇAS CRIAÇÃO DE SISTEMA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL COM MATERIAIS E JOGOS FROEBEL SÉCULO XX SURGEM AS ESCOLAS MONTESSORIANAS M. MONTESSORI PUBLICAÇÃO DE ESCALA MÉTRICA DE INTELIGÊNCIA BINET / SIMON

54 DETERMINADA PELOS MESMOS COSTUMES E INFORMAÇÕES VINDAS DA EUROPA
HISTÓRIA NO BRASIL DETERMINADA PELOS MESMOS COSTUMES E INFORMAÇÕES VINDAS DA EUROPA “RODA DE EXPOSTOS” SÉCULO XVIII SALVADOR RIO DE JANEIRO SÉCULO XIX SÃO PAULO

55 HISTÓRIA NO BRASIL BREVE HISTÓRICO
1874: 1ª INSTITUIÇÃO P/ DM - HOSPITAL JULIANO MOREIRA (BA) 1903: 1ª ESCOLA ESPECIAL P/ CÇAS ANORMAIS (P. BOURNEVILLE) (+ TARDE: PAVILHÃO PARA CÇAS – HOSPÍCIO JUQUERY) 1ª DÉCADA DE 1900: MOVIMENTO “ESCOLA-NOVA” – ENTRADA DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO (USO DE TESTES) DÉCADA DE 30: HELENA ANTIPOFF – CRIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE DIAGNÓSTICO E CLASSES ESPECIAIS 1960: CRESCIMENTO DAS INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS (APAEs) 1973: CRIAÇÃO DO CENTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (CENESP)

56 HISTÓRIA NO BRASIL BREVE HISTÓRICO
1986: CRIAÇÃO DA COORDENADORIA NACIONAL PARA INTEGRAÇÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEF. (CORDE) 1990: APROVADO “ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 1996: LEI DAS DIRETRIZES E BASES – AJUSTA-SE À LEGISLAÇÃO FEDERAL, APONTANDO QUE A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DEVE DAR-SE PREFERENCIALMENTE NA REDE REGULAR DE ENSINO 1998: MEC – ADAPTAÇÕES NOS PCNs 2001: PUBLICAÇÃO DAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

57 PARADIGAM DA INSTITUCIONALIZAÇÃO
FENÔMENO METAFÍSICO FAMÍLIA CONFINAMENTO IGREJA FENÔMENO BIOLÓGICO PARADIGAM DA INSTITUCIONALIZAÇÃO

58 INSTITUCIONALIZAÇÃO RETIRADA DAS PESSOAS DA SUA COMUNIDADE DE ORIGEM
MANUTENÇÃO EM INSTITUIÇÕES RESIDENCIAIS SEGREGADAS LOCALIDADES DISTANTES DE SUAS FAMÍLIAS MUITA VEZES – ISOLAMENTO ABSOLUTO DA SOCIEDADE

59 CAPITALISMO CAPITALISMO COMERCIAL
VISÃO ABSTRATA DE HOMEM – FILOSOFIA DA ESSÊNCIA COMEÇO UM QUESTIONAMENTO – INDIVIDULIDADE E DESENVOLVIMENTO DO HOMEM HOMEM – ESSENCIALMENTE DIFERENTES

60 SEC XVII E XVIII DEFICIÊNCIA – FENÔMENO COEXISTIAM ATITUDES MÉDICO
EDUCACIONAL COEXISTIAM ATITUDES INSTITUCIONALIZAÇÃO (CONVENTOS E HOSPÍCIOS) ENSINO ESPECIAL SEGREGADO

61 SEC XIX FORTALECIMENTO DO CAPITALISMO
SISTEMA DE VALORES E NORMAS SOCIAIS ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMAS NACIONAIS DE ENSINO E ESCOLARIAZAÇÃO PARA TODOS FORMAR CIDADADÃOS PRODUTIVOS MÃO DE OBRA - PRODUÇÃO

62 ATITUDE SOCIAL RESPONSABILIDADE PÚBLICA
NECESSIDADES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EMBORA – TENDÊNCIA – MANTIDA SETOR PRIVADO

63 SEC XX CAPITALISMO TRABALHADORES EXCEDENTES DESEMPREGO MODERNO
FINANCEIRO MONOPÓLIO TRABALHADORES EXCEDENTES DESEMPREGO

64 VISÕES - DEFICIÊNCIA DIFERENTES MODELOS FENÔMENO METAFÍSICO MÉDICO
EDUCACIONAL DETERMINAÇÃO SOCIAL SÓCIO-HISTÓRICO FENÔMENO SOCIAL – POLÍTICO - ECONÔMICO

65 INTEGRAÇÃO SOCIAL MEADOS SEC XX (APÓS GUERRAS) QUESTIONAMENTO
GRANDE CONTINGENTE DEFESA DIREITOS HUMANOS CRÍTICAS – INSTITUCIONALIZAÇÃO QUESTIONAMENTO RELAÇÃO SOCIEDADE OCIDENTAL / DEFICIÊNCIA

66 NORMALIZAÇÃO PROCESSO DE AJUDA AOS DEFICIENTES
GARANTIR A ELES A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA O MAIS PRÓXIMAS DO NORMAL (ESTATÍSTICO) POSSÍVEL

67 O MODO DE VIDA NORMATIVO (OU TÍPICO) É EM RESIDÊNCIA INDIVIDUAL PRIVADA
INSTITUIÇÕES TOTAIS O ARRANJO EDUCACIONAL NORMATIVO É CHAMADO EDUCAÇÃO CONVENCIONAL, EM SALA DE AULA REGULAR EDUCAÇÃO DOMICILIAR O MODO TÍPICO DE TRABALHO É O EMPREGO COMPETITIVO, PARA AUTO-MANUTENÇÃO NÃO TRABALHO

68 NORMALIZAÇÃO SUPORTE FILOSÓFICO DESINTITUCIONALIZAÇÃO RETIRADAS DAS INSTITUIÇÕES MOVIMENTOS INTEGRAÇÃO SOCIAL IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS COMUNITÁRIOS DE SERVIÇOS ATENDER – SUAS NECESSIDADES

69 PARADIGMA DE SERVIÇOS OFERTA DE SERVIÇOS AMBIENTE SEGREGADO
AS MODALIDADES DE SERVIÇOS – ERAM COLOCADAS À DISPOSIÇÃO E MANTIDAS ATÉ QUE A PESSOA FOSSE CONSIDERADA PRONTA PARA SUA INTEGRAÇÃO NA COMUNIDADE

70 APRESENTAVA LIMITAÇÕES
AVANÇO EM RELAÇÃO AO PARADIGMA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO FOCO DA MUDANÇA ESTAVA QUASE UNICAMENTE NA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EXPECTATIVA ILUSÓRIA DE QUE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA SE ASSEMELHASSE ÀS QUE NÃO TEM DEFICIÊNCIA

71 HABILITAR PELA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
NÃO ERA POSSÍVEL HABILITAR PELA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MODIFICAR A PONTO DE NÃO MAIS APRESENTAR AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA DEFICIÊNCIA NORMALIZAÇÃO COMEÇA A PERDER FORÇA PARDIGMA DE SUPORTE

72 PARADIGMA DE SUPORTE PESSOA COM DEFICIÊNCIA - DIREITO
CONVIVENCIA NÃO SEGREGADA ACESSO AOS RECURSOS IDÉIA DE INCLUSÃO

73 O QUE É A INCLUSÃO EDUCACIONAL ?
RESTAURAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL, OU SEJA, PROPOSTA DE MUDANÇA NO ENSINO REGULAR, CUJO OBJETIVO É FAZER COM QUE A ESCOLA SE TORNE INCLUSIVA, UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO E COMPETENTE PARA TRABALHAR COM TODOS OS EDUCANDOS, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, CLASSE, GÊNERO OU CARACTERÍSTICAS PESSOAIS, OFERECENDO CONDIÇÕES PARA QUE TENHAM ACESSO E PERMANÊNCIA, E QUE OBTENHA SUCESSO NO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

74 FUNDAMENTA-SE NUMA FILOSOFIA QUE RECONHECE E ACEITA A DIVERSIDADE.
INCLUSÃO: DEFINIÇÃO FUNDAMENTA-SE NUMA FILOSOFIA QUE RECONHECE E ACEITA A DIVERSIDADE. ISTO SIGNIFICA GARANTIA DE ACESSO E OPORTUNIDADE À TODOS, INDEPENDENTE DE SUAS PARTICULARIDADES.

75 EDUCAÇÃO INCLUSIVA É UMA ATITUDE DE ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS,
NÃO UMA SIMPLES COLOCAÇÃO EM SALA DE AULA. INCLUSÃO NÃO QUER DIZER ABSOLUTAMENTE QUE SOMOS TODOS IGUAIS, MAS É RECONSTRUIR NOSSA MENTALIDADE.

76 EXCLUSÃO INTEGRAÇÃO INCLUSÃO
EXTERMÍNIO EXCLUSÃO SEGREGAÇÃO ENSINO DOMILIAR INSTITUCIONALIZAÇÃO ESCOLA ESPECIAL CLASSE COMUM NORMALIZAÇÃO INTEGRAÇÃO CLASSE ESPECIAL SERVIÇOS INCLUSÃO SUPORTES ESCOLA INCLUSIVA SALA DE RECURSO


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