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SOBRE OS AUTORES DAS OBRAS RESENHADAS

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Apresentação em tema: "SOBRE OS AUTORES DAS OBRAS RESENHADAS"— Transcrição da apresentação:

1 SOBRE OS AUTORES DAS OBRAS RESENHADAS
Estrutura e Dinâmica Concorrencial na Indústria Cultural e Políticas Culturais Daniel Manfrim (Graduando em Ciências Econômicas/FACAMP)  Josiane Marchesini (Graduando em Ciências Econômicas/FACAMP)  Thiago Dallaverde (Graduando em Ciências Econômicas/FACAMP)  Palavras-chave: Indústria Cultural; Estrutura e Dinâmica Concorrencial; Políticas Culturais. TEXTOS RESENHADOS BENHAMOU, F. (2007). A Economia Da Cultura. Ateliê Editorial: São Paulo BAUMOL, W. (2003). La Economia del Bienestar Aplicada in Towse, R (2003). Manual de economia de la cultura. Edward Elgar Publishing Limited HERSCOVICI, A. (1994). Economie de la Culture et de la Communication. 1. Ed. Paris: L’Harmattan DISCUSSÃO Estrutura do Mercado: Oligopólio com Franjas Grandes Empresas buscam minimizar riscos, inovam pouco Franjas buscam novos mercados e segmentos, se arriscam mais Relação marcada por complementaridades e conflitos Efeitos na produção e no produto cultural: concentração do consumo em poucos títulos e uniformização dos produtos Políticas Culturais se justificam pela presença de Falhas de Mercado Deve se pautar em coletivizar o consumo de cultura Deve suprimir assimetrias de informação Deve garantir o consumo futuro de um bem cultural Deve fomentar a criação e a pluralidade cultural As Políticas Culturais podem ser ineficientes frente a capacidade locativa do mercado Tendência ao Conformismo Artístico Possíveis efeitos redistributivos SOBRE OS AUTORES DAS OBRAS RESENHADAS William Baumol Jack possui graduação pelo College of the City of New York (1942) e doutorado pela University of London (1949). É professor de economia na New York University e afiliado a Princeton University. Escreveu sobre mercado de trabalho e outros fatores econômicos que afetam a economia. Françoise Benhamou é economista e colunista francesa, especializada em economia da cultura e da mídia. É também professora da Universidade de Paris XIII (Villetaneuse) e responsável pela cadeia de "Economia do Património" no Instituto Nacional do Património em Paris. Alain Pierre Claude Henri Herscovici possui graduação em Administração pela Ecole Supérieure de Commerce D'amiens (1978), e em Economia pela Université de Picardie (1978), Mestrado (1980) e Doutorado (1983) em Economia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e Doutorado em Economia pela Université de Picardie (1992). Atua na área de Macroeconomia e Economia da Informação e da Cultura. 1 CONSIDERAÇÕES FINAIS Observamos, portanto, que a indústria de bens culturais apresenta uma estrutura de mercado em que as grandes empresas buscam minimizar seus riscos com inovação, deixando a cargo das “franjas” a busca por novos mercados e segmentos. Há uma tendência nesse setor à padronização dos bens culturais, devido às estratégias adotadas pelas grandes companhias. Em relação à dinâmica do mercado, grandes empresas e “franjas” apresentam uma relação marcada pela complementariedade, porém, com a introdução de novas tecnologias há um acirramento da concorrência no setor. Em relação às políticas culturais, há a necessidade de intervenção por parte do Estado na indústria cultural devido às falhas de mercado presentes nesse setor. Porém, tem que se ter em mente a incapacidade por parte do Estado de alocar eficientemente os recursos, a incapacidade de mensurar completamente os impactos destas políticas e a possível ineficiência redistributiva causada pelas políticas culturais. TEMAS ABORDADOS Estrutura de Mercado da Indústria Cultural Dinâmica Concorrencial da Indústria Cultural Políticas Culturais Críticas e Advertências às Políticas Culturais


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