A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de transformação SOA e BPM no Banco de Poupança e Crédito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de transformação SOA e BPM no Banco de Poupança e Crédito"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de transformação SOA e BPM no Banco de Poupança e Crédito

2 SOA & BPM: Programa de transformação
Orador Kianda Troso Director Sistemas de Informação foto Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

3 Agenda Motivação Programa de Transformação Piloto BPM
Expansão do programa Caminho a percorrer Abertura: 9.15 – 9.30 O caminho para a excelência operacional: 9.30 – 10h Piloto BPM no BPC: Piloto DAI: 20m Processos na Intranet: 10m Cofee-break: h Expansão do Programa BPM: h Debate sobre as oportunidades de transformação no BPC: Encerramento: 11.45

4 BPC: Banco de Poupança e Crédito
Maior banco comercial de Angola. 251 agências, 191 posto em 18 províncias com penetração nos municípios. Foco em: melhoria da qualidade do serviço ao cliente, através da modernização operacional; utilização das mais recentes ferramentas para apoiar a gestão do banco; consolidação de uma cultura corporativa forte. Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

5 Motivação para o Programa de Transformação
excelência operacional centrada no cliente Aumentar a eficiência interna Agilidade Melhorar o controle de risco Serviço superior ao cliente Maturidade operacional. Boas práticas de Compliance. Aumento de eficiência. Agilidade para a mudança no negócio. SOA & BPM : Transformation Journey Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2015

6 Agenda Motivação Programa de Transformação Piloto BPM
Expansão do programa Caminho a percorrer Abertura: 9.15 – 9.30 O caminho para a excelência operacional: 9.30 – 10h Piloto BPM no BPC: Piloto DAI: 20m Processos na Intranet: 10m Cofee-break: h Expansão do Programa BPM: h Debate sobre as oportunidades de transformação no BPC: Encerramento: 11.45

7 Programa de Transformação SOA & BPM
Excelência operacional centralizada no cliente: Processos digitais ponta-a-ponta suportados em sistemas integrados. Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

8 Programa de Transformação SOA & BPM
Blueprint Arquitetura de referência unificada e roadmap para a implementação. Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

9 Programa de Transformação SOA & BPM
Implementação IBM Integration Bus IBM Integration Bus é um alicerce para a transformação SOA & BPM. Arquitectura mais ágil e escalável; Resposta ágil aos novos desafios do negócios: introdução de novos canais; alterações no sistema core; conectar a parceiros de negócios. Proporcionar um melhor serviço ao cliente, com uma experiência integrada e níveis de serviço optimizados Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

10 Programa de Transformação SOA & BPM
Implementação IBM Integration Bus: antes e depois Melhorias do IBM IB sobre ORACLE Service Bus: Reduzir o TCO Melhor desempenho no mesmo hardware e API’s +30% melhoria no desempenho Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

11 Agenda Motivação Programa de Transformação Piloto BPM
Expansão do programa Caminho a percorrer Abertura: 9.15 – 9.30 O caminho para a excelência operacional: 9.30 – 10h Piloto BPM no BPC: Piloto DAI: 20m Processos na Intranet: 10m Cofee-break: h Expansão do Programa BPM: h Debate sobre as oportunidades de transformação no BPC: Encerramento: 11.45

12 Piloto IBM Business Process Management
Piloto BPM Piloto IBM Business Process Management Processo de auditorias internas e de gestão de fraude. Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

13 Processos manuais, suportados em papel
Piloto BPM Piloto IBM BPM: antes . Processos manuais, suportados em papel Tarefas manuais Classificação Ad-hoc, sem SLAs Dossier em papel Escrita manual dos relatórios de auditoria Acompanhamento manual de ações corretivas Registo manual de dados para âmbito de relatórios Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

14 Processos digitais automatizados
Piloto BPM Piloto IBM BPM: depois . Processos digitais automatizados Tarefas automáticas, rastreáveis Classificação definida, regras automáticas, niveis de serviço Dossier digital com todos os documentos Geração automática de relatórios de auditoria Acompanhamento automático das ações corretivas Relatórios de monitorização Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

15 Agenda Motivação Programa de Transformação Piloto BPM
Expansão do programa Caminho a percorrer Abertura: 9.15 – 9.30 O caminho para a excelência operacional: 9.30 – 10h Piloto BPM no BPC: Piloto DAI: 20m Processos na Intranet: 10m Cofee-break: h Expansão do Programa BPM: h Debate sobre as oportunidades de transformação no BPC: Encerramento: 11.45

16 Expansão do programa SOA & BPM
Abordagem Bottom-up vs Top-down Bottom-up Automatizar “parcialmente” os processos pelas áreas de negócio + Progressos e resultados rápidos + Responsabilidade clara. + Menos dependências externas + Alterações incrementais. Saltos incrementais na maturidade Aplicação de Templates. Top-down Transformação de processos de negócio ponta-a-ponta. + Templates disponíveis. + Salto na Maturidade - Requer o envolvimento das partes interessadas. - Tomada de decisões - Gestão da Mudança. SOA & BPM : Transformation Journey Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2015

17 Expansão do programa SOA & BPM
Começando com abordagem Bottom-up. Processos genéricos, facilmente configurados e geridos pelas áreas de negócio. Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

18 Expansão do programa SOA & BPM
Começando com abordagem Bottom-up. Antes Operações, RH, finanças, administrativo,... Depois Processos digitais, iniciados na plataforma de Intranet e balcão Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

19 Expansão do programa SOA & BPM
Transformação de processos críticos com abordagem Top-down. Antes Fluxos Manuais com ecrans 5052 Misys Depois Processo gerido ponta-a-ponta com execução automática no Misys Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

20 Expansão do programa SOA & BPM
Catálogo de processos. Repositório comum com padrões predefinidos para acelerar a implementação de novos processos. Modelado Padrão seqüencial Padrão de ad-hoc Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

21 Agenda Motivação Programa de Configuração Piloto BPM
Expansão do programa Caminho a percorrer Abertura: 9.15 – 9.30 O caminho para a excelência operacional: 9.30 – 10h Piloto BPM no BPC: Piloto DAI: 20m Processos na Intranet: 10m Cofee-break: h Expansão do Programa BPM: h Debate sobre as oportunidades de transformação no BPC: Encerramento: 11.45

22 IBM Banking Process e Services Model (BPS) para abordagem Top-down.
Caminho a percorrer IBM Banking Process e Services Model (BPS) para abordagem Top-down. Boas práticas internacionais para definição de processos bancários. Por exemplo, processos de pagamentos Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

23 Catálogo de Serviços de Negócio Standard
Caminho a percorrer Catálogo de Serviços de Negócio Standard Modelo de serviço de negócio normalizado, usando BIAN-Comité da Industria Bancária para Arquitectura de Serviços Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

24 Caminho a percorrer Lições aprendidas:
Pensar grande, inciar simples, mas avançar rápido Envolver as áreas de negócio desde o inicio Metodologia Design Thinking facilita uma visão compartilhada entre as áreas de negócio e a equipa de projeto Construir primeiro as fundações Adotar playbacks ágeis para implementação Não negligenciar a gestão da mudança; a abordagem Bottom-up facilita esse trabalho. Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

25 Questões Do not copy, use or distribute unless authorized. Copyright protected contents. All rights reserved. Banco Poupança e Crédito and Partners. © ® 2014

26 Obrigado


Carregar ppt "Programa de transformação SOA e BPM no Banco de Poupança e Crédito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google