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Mestrado em Gestão Fundamentos e Temas Actuais da Gestão Tema: “Taking measures of Outsourcing Providers”

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Apresentação em tema: "Mestrado em Gestão Fundamentos e Temas Actuais da Gestão Tema: “Taking measures of Outsourcing Providers”"— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado em Gestão Fundamentos e Temas Actuais da Gestão Tema: “Taking measures of Outsourcing Providers”

2 Definição Outsourcing significa: Contratar bens e/ou serviços a um fornecedor externo; Contratar trabalho externo. Subcontratação de um bem ou serviço

3 Benefícios Actualmente, as empresas optam cada vez mais pelo outsourcing, evitando que se invistam elevados montantes na renovação interna. O outsourcing, apresenta-se como uma solução vantajosa, que permite:  Aumento da eficiência por menor custo;  Racionalização dos activos da empresa;  Actualização de processos e de procedimentos administrativos, técnicos e financeiros;  Flexibilização dos recursos humanos;  Inovação tecnológica.

4 O outsourcing envolve duas questões essências: As necessidades da empresa-cliente As competências e capacidades da empresa- fornecedora

5 Selecção dos potencias fornecedores As empresas-cliente, devem numa primeira fase: Identificar as suas necessidades internas, e o nível de serviço que procuram; Perceber se pretendem actuar sobre uma função já existente, delegar competências de gestão ou estabelecer uma sociedade a longo prazo.

6 Selecção dos potencias fornecedores De acordo com os autores, existem nesta primeira fase, alguns aspectos que assumem especial relevância: A leitura da capacidade de resposta; A oportunidade de transformação (redução de custos, aumento da qualidade, melhoria dos procedimentos); A possibilidade de efectivação de uma relação ganhar-ganhar (relação em que existem ganhos para todas as partes envolvidas);

7 Modelo de análise: As 12 competências Na avaliação dos fornecedores de outsourcing, os autores propõem um modelo de análise que inclui doze capacidades que a empresa-cliente deve identificar na empresa-fornecedora:

8 1. Conhecimento Técnico  É a primeira capacidade procurada pela empresa-cliente;  É a capacidade demonstrada pela empresa-fornecedora para atrair e reter conhecimento técnico suficiente, sobre os processos que se pretende desenvolver, para dar resposta aos requisitos do cliente. 2. Gestão Finaceira  É de particular importância para o cliente, que a empresa- fornecedora apresente consistência, para respeitar quer o nível de serviço contratado, quer os seus próprios planos de negócio.

9 3. Gestão do Comportamento  Diferentes fornecedores recorrem a diferentes métodos de motivação e de gestão dos colaboradores;  Geralmente as empresas-clientes procuram bons exemplos de gestão de recursos humanos. 4. Fornecimento  É a capacidade para mobilizar os recursos necessários, com vista a atingir os objectivos traçados pelo cliente.

10 5. Exploração Tecnológica  Geralmente as empresas-cliente têm “consciência”, de que se encontram desactualizadas, no que se refere aos processos internos, e que a subcontratação, poderá ser uma mais valia, visto que pode acarretar menos custos, uma melhor qualidade, e um melhor funcionamento dos processos e procedimentos;  É de extrema importância que as empresas-clientes, avaliem criteriosamente o seu fornecedor, observem a abordagem do fornecedor, e que a sua análise vá para além das aptidões meramente técnicas.

11 6. Re-organização de processos É um indicador forte da capacidade de transformação e inovação; É a capacidade de criar e implementar mudanças no serviço prestado, de acordo com as necessidades de melhoria observadas. 7. Gestão de Clientes Esta competência apela ao trabalho conjunto de forma a definir detalhadamente o serviço contratado, e trabalhar no sentido de construir uma relação empresarial (de confiança), em que o utilizador final se sinta plenamente informado das opções, ganhos potencias e impacto de custos.

12 8. Planeamento e Contratação  Capacidade de desenvolver e executar planos de negócios que possam garantir resultados, com ganhos para ambas as partes;  O princípio essencial é que se ambas partes, cliente e fornecedor, cumprirem as suas responsabilidades para garantir o sucesso do plano de negócios então ambos irão ganhar (adicionar valor). 9. Estrutura Organizacional  Os clientes precisam de avaliar se os fornecedores dispõem dos recursos necessários à execução do plano de negócios estabelecido;  Os fornecedores diferem no que diz respeito às abordagens organizacionais, e à flexibilidade das estruturas e processos;  Traduz-se na capacidade de resposta do fornecedor, face às necessidades do cliente.

13 10. Gestão  O cliente deve exigir garantias de respeito pelo compromisso e de continuidade da relação comercial. 11. Programa de Gestão  A apresentação de um projecto de gestão bem estruturado e a demonstração da boa adaptação a situações de mudança (Gestão da Mudança) são condições de segurança que os clientes querem observar. 12. Liderança  Os fornecedores efectivos exercem a sua liderança de forma mais directa, sabendo identificar, comunicar e entregar o balanço das actividades necessárias à obtenção de sucesso (de ambas as partes)

14 Conclusão O outsourcing, permite que as empresas possam ter acesso a serviços, mais completos, especializados e inovadores, por um custo muitas vezes inferior, relativamente àquele que teria que despender, caso optasse pelo investimento a nível interno; Para selecção da empresa-fornecedora, torna-se de extrema importância que a empresa-cliente defina quais os processos que pretende contratar, conheça o perfil dos fornecedores, e compare a sua capacidade de resposta em função das necessidades da organização (Modelo de Avaliação: 12 competências).

15 “Departamentos muito caros” leva a um erro “Custos excessivos ! ”  Solução :  Outsourcing providers (fornecedores de serviços): Rh ; Call center,..  Porquê ? :  > eficiência para < custo (racionalização dos activos da empresa),actualização de processos,Actualização de procedimentos, flexibilidade dos Rh, Inovação tecnológica e Gestão de Recursos

16 Análise Crítica O Modelo de avaliação das 12 competências, poderá realmente ser útil, a uma empresa que opte por uma solução de outsourcing. No entanto, esta tem que assegurar que dispõem sempre de uma estrutura interna que lhe permita fazer uma observação comparativa entre potenciais fornecedores, com o objectivo de responder melhor as suas necessidades.

17 Bibliografia  Robbins,S, e Coulter,M.(2006) Management. 9th edition,Prentice Hall  Samuelson,P. e Nordhaus,W (2005) Economia, 18ª Edição, McGraw-Hill  Artigo:”taking the Measure of Outsourcing Providers”  Website :Economia Global e Gestão:htpp//www.indeg.org

18 FIM Trabalho realizado por:  Alcides Couto


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