A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SWEBOK Software Engineering Body of Knowledge

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SWEBOK Software Engineering Body of Knowledge"— Transcrição da apresentação:

1 SWEBOK Software Engineering Body of Knowledge
Um modelo de negócio emergente Edvaldo Lopes, David Cardoso, Phillip César, João Gabriel, Rodrigo Freitas

2 Abordagem Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento
Requisitos de Software Projeto de Software Construção de Software Teste de Software Manutenção de Software Gerência de Configuração de Software Gerência da Engenharia de Software Processo de Engenharia de Software Ferramentas e Métodos da Engenharia de Software Qualidade de Software Considerações Finais

3 Introdução Maturidade da disciplina de Engenharia de Software;
Acervo literário acumulado ao longo de 30 anos; Existência de um corpo de conhecimento; Aparecimento de cursos de graduação em ES; Necessidade de criar um material que estruturasse o corpo de conhecimento e servisse de guia para o acesso à literatura. Conhecimento necessário ao profissional de ES; Necessário ≠ Suficiente Transparente Elaboração bem documentada e exposta publicamente; Consensual Participação de colaboradores e revisores de universidades e organizações do mundo inteiro; Visão unificada, consistente de todos os campos que formam a base da disciplina;

4 Introdução Importante para o reconhecimento da profissão de Engenheiro de Software; Delimita o conhecimento inerente à competência do profissional; Validado pela comunidade / mantido em campo científico e racional; Estrutura aderente aos padrões ISO / IEEE relacionados com Engenharia de Software; Não confundir o Corpo de Conhecimento com o Guia. Ciência x Engenharia; Foco na criação de artefatos; Foco no conhecimento da engenharia ao invés de tecnologias/modelos específicos; Conhecimento “generalizadamente aceito” x Conhecimento avançado e de pesquisa;

5 Objetivos Promover uma visão consistente da Engenharia de Software no âmbito mundial; Participação de 500 revisores e 42 países; Determinar as fronteiras entre Engenharia de Software e outras disciplinas relacionadas; Organização do guia em 10 áreas do conhecimento; Identificação de pelo menos 8 disciplinas relacionadas: Engenharia da computação, ciência da computação, gerenciamento, matemática, gerência de projeto, gestão da qualidade, software ergonomics, engenharia de sistemas. Caracterizar o conteúdo da disciplina de ES Tópicos hierarquizados em 3 níveis; Prover “acesso tópico” ao Corpo de Conhecimento Mapeamento entre os tópicos e materiais de referência; Fundamentar a criação de currículos, certificação e licenciamento de profissionais;

6 Estrutura Introdução sobre a área de conhecimento;
Visão Geral, escopo e seus relacionamentos com outras áreas; Hierarquia de subáreas, tópicos e sub-tópicos delimitam o conteúdo da área de conhecimento; Breve descrição sobre cada tópico/sub-tópico; Lista de materiais de referência para o conhecimento associado; Matriz de mapeamento entre tópicos e fontes de referência;

7 7

8

9 Requisitos de Software
Preocupa-se com a Elicitação, Análise, Especificação e Validação de Requisitos; Hierarquia compatível com sessão do IEEE que se refere a Requisitos; 6 Subáreas + 1 seção de fechamento: Fundamentos de Requisitos Processo de Requisitos Elicitação de Requisitos; Análise de Requisitos; Especificação de Requisitos; Validação de Requisitos; Considerações Práticas.

10 10

11 11

12 12

13 Projeto de Software

14 Projeto de Software Dura por todo o ciclo de vida do software
Mudança no gerenciamento manutenção dos requisitos em um estado que reflete exatamente o software a ser construído

15 Projeto de Software Sub-áreas de conhecimento Conceitos Básicos
Conceitos chaves do Design Estrutura e Arquitetura Análise e avaliação da qualidade de design Notações de Design Estratégias e métodos de design de software

16 Projeto de Software Conceitos Básicos
Formam uma base fundamental para o entendimento da função e do escopo do design de software contexto do design de software processo de design técnicas que permitem o design de software.

17 Projeto de Software Conceitos chave do Design Concorrência
controle e tratamento de eventos distribuição tratamento de erros e de exceções sistemas interativos persistência.

18 Projeto de Software Estrutura e Arquitetura Estruturas Estilos
Padrões de desing Frameworks

19 Projeto de Software Análise e Avaliação da Qualidade do Design
Trata da qualidade do design do software Características de qualidade Análise de qualidade Avaliação de ferramentas Métricas

20 Projeto de Software Notações de Design
Notações estruturais e comportamentais Estratégias e Métodos de Design de Software Estratégias gerais Métodos orientados a funções Métodos orientados a objetos Métodos formais Métodos transformacionais

21 Construção de Software

22 Fatores Fundamentais Minimizar Complexidade Antecipar Mudanças
Constructing com Verificação Padrões de Construção

23 Gerenciando a Construção
Modelos de Construção Planejamento de Construção Avaliando a Construção

24 Considerações Práticas
Projeto de Construção Linguagem Própria Codificação Testar Construção Reuso Qualidade Integração

25 Teste de Software

26 Pontos Fundamentais

27 A que se destina e quais são os objetivos:
Níveis de Teste A que se destina e quais são os objetivos: Unidade Integração Sistema Aceitação Instalação Alpha Beta Regressão Stress Performance Configuração Usabilidade

28 Avaliações do Produto Densidade Confiabilidade
Tipos de Falhas e Estatísticas

29 Avaliações do Teste Cobertura Falhas antecipadas
Pontuação de acordo com Mutação

30 Atividades Planejamento Geração de Casos de Teste
Desenvolvimento de ambiente Execução Avaliação de Resultados Reportar Problemas Rastrear Defeitos

31 Considerações Práticas
Guias de Teste Gerenciamento do Processo Documentação Reuso e Padrões

32 Manutenção de Software

33 Manutenção de Software
Uma vez em execução, anomalias são descobertas, ambientes de execução são modificados, e novos requisitos do usuário surgem. Sub-áreas de conhecimento Conceitos Básicos Processo de Manutenção Conceitos Chave Técnicas de Manutenção

34 Manutenção de Software

35 Manutenção de Software
Conceitos Básicos Apresenta os conceitos básicos e noções utilizando de Definições e Terminologias que formam uma base fundamental para o entendimento da Manutenção do Sistema. Traz um breve analise dos custos.

36 Manutenção de Software
Processo de Manutenção Variam consideravelmente É iniciado por um conjunto de pedidos de mudanças por parte dos usuários do sistema, de gerencia ou dos clientes. O custo e o impacto dessas mudanças são calculados

37 Manutenção de Software
Conceitos Chave Agrupa técnicas utilizadas para efetuar manutenção Custo e a estimativa tanto de tamanho do escopo quanto do tempo associado a possíveis mudanças. Liberações de versões de tempos em tempos

38 Técnicas de Manutenção
Compreensão do Código Reengenharia Engenharia Reversa Analise de Impacto

39 Gerência de Configuração de Software

40 Gerência de Configuração de Software
Identifica a configuração de um sistema Controle de mudanças Manutenção da integridade da configuração durante o ciclo de vida do sistema

41 Gerência de Configuração de Software
Sub-áreas de Conhecimento Gerenciamento do Processo GCS Identificação da Configuração de Software Controle da Configuração de Software Contagem de Status de Configuração de Software Audição da Configuração de Software Gerenciamento de Release e Entrega do Software

42 Gerência de Configuração de Software

43 Gerência de Configuração de Software
Gerenciamento do Processo GCS Trata dos tópicos do contexto organizacional Limitações e direcionamento Planejamento Software Configuration Management Plan (SCMP) Monitoramento do GCS

44 Gerência de Configuração de Software
Identificação da Configuração de Software Identifica itens a serem controlados Estabelece esquemas de identificação para os itens e suas versões Estabelece as ferramentas e técnicas a serem usadas para adquirir e gerenciar itens controláveis

45 Gerência de Configuração de Software
Controle da Configuração de Software Gerencia as mudanças durante o ciclo de vida do software Contagem de Status de Configuração de Software Informações sobre o status da configuração de software Relatórios do status

46 Gerência de Configuração de Software
Audição da Configuração de Software Auditoria de configuração funcional do software Auditoria de configuração física do software Auditoria In-Process Gerenciamento de Release e Entrega do Software Gerência de construção e de entrega de software

47 Gerência de Engenharia de Software

48 Gerência de Engenharia de Software
Corresponde ao gerenciamento, medição e modelagem do desenvolvimento de software Sub-áreas de conhecimento: Iniciação e Definição do Escopo Planejamento do Projeto de Software Software Project Enactment Revisão e Avaliação Fechamento Mensuração da Engenharia de Software

49 Gerência de Engenharia de Software

50 Gerência de Engenharia de Software
Iniciação e Definição do Escopo Determinação de requisitos, análise de viabilidade e revisão dos requisitos Planejamento do Projeto de Software Processo, projetos, deliverables, estimativa de esforço, cronograma, alocação de recursos, riscos, qualidade Software Project Enactment Planos de implementação, processo de medição, monitoração, controle e relatórios

51 Gerência de Engenharia de Software
Revisão e Avaliação Determinação dos requisitos de satisfação, revisão e avaliação de desempenho Fechamento Determinar fechamento e suas atividades

52 Gerência de Engenharia de Software
Mensuração da Engenharia de Software Objetivos do programa de medição Seleção de medidas Medição do software e do seu desenvolvimento Coleta de Dados Modelos de Métricas

53 Processo de Engenharia de Software

54 Processo de Engenharia de Software
Preocupa-se com: Definição Implementação Medida Gerenciamento Mudança Melhoramento

55 Processo de Engenharia de Software
Sub-áreas de conhecimento Implementação e Mudança do Processo Definição do Processo Avaliação do Processo Mensuração do Produto e do Processo

56 Processo de Engenharia de Software

57 Processo de Engenharia de Software
Implementação e Mudança do Processo Descreve os paradigmas Descreve as linhas de direção para implementação e mudança do processo Avaliação do resultado de implementação e mudança

58 Processo de Engenharia de Software
Definição do Processo Vários tipos de definições de processo Ciclo de vida de modelos de framework Ciclo de vida de modelos de software Notações usadas para representar essas definições Métodos de definições de processos Automação relativa às várias definições

59 Processo de Engenharia de Software
Avaliação do Processo Métodos e modelos usados para avaliação do processo Mensuração do Produto e do Processo Apresenta a metodologia e paradigmas de medida para diagnóstico quantitativo do processo e do produto

60 Ferramentas e Métodos da Engenharia de Software

61 Ferramentas e Métodos da Engenharia de Software

62 Ferramentas e Métodos da Engenharia de Software

63 Ferramentas e Métodos da Engenharia de Software

64 Ferramentas e Métodos da Engenharia de Software

65 Qualidade de Software

66 Qualidade de Software

67 Qualidade de Software

68 Qualidade de Software

69 Considerações Finais Necessidade evolução e manutenção do SWEBOK;
Surgimento de novas práticas/tecnologias; O conhecimento “generalizadamente aceito” muda com o passar do tempo; Novas técnicas são incorporadas enquanto as antigas são descartadas; As fronteiras estabelecidas entre o conhecimento inerente à Engenharia de Softwares e outras disciplinas podem mudar com o tempo. Engenharia de Software é uma disciplina muito nova; O conteúdo do Guia deve ser a base para a criação de novas versões com o passar do tempo;


Carregar ppt "SWEBOK Software Engineering Body of Knowledge"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google