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SAÚDE SUPLEMENTAR RESIDENTE: CLÁUDIA GUERRA.

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Apresentação em tema: "SAÚDE SUPLEMENTAR RESIDENTE: CLÁUDIA GUERRA."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE SUPLEMENTAR RESIDENTE: CLÁUDIA GUERRA

2 Sistema Unimed A Unimed foi fundada em 1967, na cidade de Santos-SP. Um grupo de médicos, insatisfeitos com as más condições de atendimento oferecidas pelo sistema público de saúde e com a crescente atuação das empresas de medicina de grupo, que iniciavam uma exploração comercial do setor, criaram um modelo inédito no mundo: o cooperativismo de trabalho médico. O sistema de saúde criado pela Unimed resgatava a ética na prática da medicina, oferecendo condições dignas de trabalho ao profissional médico e garantindo a qualidade do atendimento médico hospitalar a um preço justo. Na Unimed, cada médico cooperado é também dono do negócio, e isso faz a diferença.

3 CNU: Operadora Nacional dos Planos de Saúde Unimed
1º Encontro Nacional de Gestão do Conhecimento e 19º Encontro dos Comitês Educativos 06/10/ Rio de Janeiro

4 PANORAMA DA SAÚDE SUPLEMENTAR

5 Fonte: ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

6 Operadoras por Modalidade
Operadoras Ativas em 2006 – 1.729 Fonte: ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

7 Beneficiários por Modalidade
Total de Beneficiários: Deste número, são exclusivamente Odontológicos: Fonte: ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

8 A Evolução do Número de Operadoras
Fonte: ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

9 Tipo de Contratação Fonte: ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

10 SISTEMA UNIMED

11 O mercado está em retração. Mas a Unimed continua líder.

12 Posse de Planos de Saúde entre os Brasileiros Adultos
Em % Fonte: DataFolha – Setembro/2006 Base: População 2003: entrevistas – 2004: entrevistas – 2005: entrevistas – 2006: 18 anos ou mais entrevistas

13 Posse de Planos de Saúde entre os Brasileiros Adultos
Em % Fonte: DataFolha – Setembro/2006

14 Central Nacional Unimed contribui para a liderança.

15 Clientes da CNU

16 Do que se trata a Unimed Operadora Nacional dos planos de saúde do Sistema Unimed. Contratos com empresas com mais de 300 vidas e em, pelo menos, três estados.

17 Missão da Operadora

18 “Comercializar e operar planos de saúde
em âmbito nacional, buscando a excelência da assistência médica e a qualidade de vida dos clientes, com responsabilidade social, bem como integrar e assessorar suas associadas, preservando o ato cooperativo.”

19 Como se comercializa Ética e ajuda mútua.
Respeito às particularidades de cada Unimed (localização, clientes, tamanho, rede). A cada nova solicitação de estudos, as Singulares são previamente consultadas. Contratos coletivos empresariais com no mínimo 300 vidas. Normas do Manual do Intercâmbio Nacional.

20 Ações que levaram ao crescimento

21 Produtos e programas de acordo com as características
Gerenciamento de Clientes Ações personalizadas. Produtos e programas de acordo com as características de cada empresa.

22 Fidelização Pesquisas de Satisfação Medicina Preventiva
Participação e promoção de eventos (Zaz Traz) Relações Empresariais Investimentos em Tecnologia Novos Produtos e Serviços – atenção às necessidades dos clientes e do mercado

23 Medicina Preventiva Prestação de cuidados em todas as etapas da doença. Disseminação de conceitos de qualidade de vida e saúde. Controle de patologias. Participações com Tenda da Saúde e palestras nas empresas contratantes. Gerenciamento de Crônicos: redução de até 59,52% nos custos destes pacientes.

24 Unimeds conectadas via Internet
Intercâmbio Eletrônico Unimeds conectadas via Internet

25 Fidelização. Resultado no incremento da carteira.

26 35% das novas inclusões, considerando o crescimento real, aconteceram dentro dos contratos já existentes, o que representa vidas a mais.

27 A satisfação dos clientes Unimed está acima da média do mercado
A satisfação dos clientes Unimed está acima da média do mercado. Mas ainda pode melhorar este índice.

28 Satisfação com o Plano de Saúde
Evolutivo da Satisfação com plano de saúde – Top Two Boxes (muito satisfeito + satisfeito) Fonte: DataFolha – Setembro/2006

29 PONTOS QUE PRECISAM MELHORAR.

30 Implantar o Autorizador Eletrônico.
Prioridades Implantar o Autorizador Eletrônico.

31 Prioridades Desburocratizar o atendimento aos clientes de Intercâmbio: muitos postos são centralizados, principalmente nas cidades grandes.

32 Guia Médico para todos os clientes.
Prioridades Guia Médico para todos os clientes.

33 Prioridades Envolvimento das Unimeds na solução de problemas com os clientes de Intercâmbio.

34 PARCERIA VANTAJOSA

35 MAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS. Faturamento para a Cooperativa.
Trabalho para o médico. Faturamento para a Cooperativa.

36 Cliente da CNU é Cliente de todas as Unimeds
Em 2005, a Central Nacional Unimed gerou: consultas médicas exames internações

37 é importante o apoio mútuo.
Os clientes da Central Nacional Unimed são atendidos pelas Unimeds, o que faz deles clientes de todas as Unimeds. Para isso, é importante o apoio mútuo.

38 Central Nacional Unimed Sistema Unimed a conquistar
A parceria entre a Central Nacional Unimed e as Singulares ajuda o Sistema Unimed a conquistar o mercado que está com a concorrência.

39 Em 2005, a Central Nacional Unimed tirou mais de 50 mil vidas da concorrência.

40 R$ 317 milhões

41 Este foi o valor gerado pela CNU para as Unimeds, somente em 2005.

42 Isto é Intercâmbio Nacional.

43 Importância do Intercâmbio
Permite a abrangência nacional da Unimed. Dá força à marca Unimed. Faz com que a Unimed seja considerada o melhor plano de saúde do Brasil, por 32% da população (o 2º colocado tem apenas 3% das citações). Garante os 30% do mercado de assistência médica suplementar.

44 Evolução do valor pago pela CNU às Unimeds
Em R$ mil

45 Comitês coordenados pela CNU estimulam o diálogo entre as Unimeds.

46 Comitês Comitê de Mercado (desde 2001)
Comitê Nacional Unimed de Medicina Preventiva (desde 2003) Comitê de Recursos Próprios (desde 2006) Participação no GPA – Grupo de Permanente de Atendimento (desde 2005)

47 Juntos temos muita vida pela frente

48 UNIMED 2011

49 Cooperativas de Trabalho Médico – Unimeds
O Sistema Unimed é composto por 373 cooperativas médicas, entre Singulares, Federações e Confederação. As Unimeds locais, que atuam no âmbito dos municípios, são denominadas Unimeds Singulares. As Unimeds Singulares de um mesmo Estado organizam-se em Federações Estaduais. As Federações, por sua vez, reúnem-se em uma Confederação Nacional, a Unimed do Brasil.

50 Dados Estratégicos do Sistema Unimed Equipe de Comunicação
Última atualização: 11 de agosto de 2011 - 37% de participação (Pesquisa Datafolha 2010) no mercado nacional de planos de saúde (atende mais de 17 milhões de clientes); cooperativas com abrangência em 83% do território nacional municípios;

51 UNIMED - Mais de 110 mil médicos cooperados; - Conjunto das cooperativas somou em 2010 faturamento de R$ 26,5 bilhões; - R$ 1,150 bilhão em investimentos internos (colaborador e cooperado) e externos (fomento ao comércio local e comunidade), segundo Balanço Social Consolidado do Sistema Unimed Mais de 73 mil empresas contratantes; hospitais próprios e hospitais credenciados, sendo hospitais no Brasil;

52 MERCADO UNIMED 161 pronto-atendimentos próprios, 103 laboratórios próprios e 182 ambulâncias próprias; - Disponibiliza leitos próprios e 120 mil leitos credenciados; - Realização de mais de 57 milhões de consultas/ano; 2 milhões internações/ano; e 115 milhões de exames complementares/ano; - Realização de mais de 3,7 consultas/usuários/ano e 7,3 exames complementares por usuário ano;

53 MERCADO UNIMED - 62 mil empregos diretos (de acordo com o Balanço Social Consolidado do Sistema Unimed 2010) e 184 mil empregos indiretos; - A consultoria BrandFinance verificou o valor da marca Unimed: R$ 2,94 bilhões. Segundo o ranking da companhia, ocupa o 31º lugar entre as marcas mais valiosas do país. - Por 17 anos consecutivos a Unimed é a marca Top of Mind em Plano de Saúde, de acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha; - Detentora 23 vezes do Prêmio Mérito Lojista, como plano de saúde preferido dos sócios da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas;

54 PREMIAÇÕES UNIMED - A Unimed foi a escolhida, na categoria convênio e assistência médica, para receber o “Oscar” da área de recursos humanos: o Prêmio Top of Mind – Fornecedores de RH do ano Esta foi a 11ª vez que a marca foi premiada. - A Unimed também foi eleita em 2010, pela nona vez consecutiva, a marca de planos de saúde em que os brasileiros mais confiam na Pesquisa Marcas de Confiança, conduzida pela Revista Seleções/Ibope. - Unimed recebe pelo quinto ano consecutivo o certificado Superbrands. Marca participa do livro de luxo que reunirá história e curiosidades das mais importantes marcas que atuam no país. A iniciativa faz parte do projeto Superbrands Brasil.

55 CONQUISTA DE MERCADO - A Unimed foi eleita uma das empresas de maior prestígio no Brasil no setor de saúde, segundo levantamento do Grupo Troiano para a revista Época Negócios, nas edições 2008, 2009 e A Unimed é pela segunda vez consecutiva a marca mais lembrada e conquistou o Top of Mind Internet, Uol/Datafolha. Embora o prêmio esteja na quarta edição, em 2009 foi a primeira vez que a categoria Plano de Saúde foi inclusa. A marca teve 21% das lembranças em 2010.

56 Rodolfo Pinto Machado de Araújo defende a verticalização para garantir o sucesso das cooperativas Unimed 11 Abril A pouco mais de um mês para o Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios, o diretor Administrativo e Financeiro da Central Nacional Unimed, Rodolfo Pinto Machado de Araújo, comenta a importância do evento para o Sistema Unimed. Defensor incansável em busca da promoção dos recursos e serviços próprios, foi Araújo quem idealizou o Encontro. O executivo explica que hoje, mais do que nunca, verticalizar é uma necessidade premente. “Não podemos mais nos furtar a essa realidade. Foi-se o tempo em que investir em recursos e serviços próprios era um diferencial, hoje é condição imprescindível para que uma operadora de saúde consiga equilibrar suas finanças e se fortalecer, frente às adversidades do nosso segmento”.

57 VERTICALIZAÇÃO Tão importante quanto adquirir e ampliar a rede de recursos e serviços próprios é investir no serviço, explica o executivo. “Não podemos nos esquecer de zelar pela qualidade que oferecemos aos nossos clientes. A busca pelo aumento do número de novos hospitais, clínicas ou laboratórios não pode ser maior do que a busca pela excelência do nosso atendimento”. Não por outro motivo, Araújo cita o número de hospitais acreditados do Sistema Unimed. “Temos hoje 14 instituições certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Isso mostra o compromisso de nossas cooperativas com o desenvolvimento de seus serviços e produtos, o que me deixa extremamente feliz”, revela.


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