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QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR.

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Apresentação em tema: "QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR."— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR

2 2 ORIENTAÇÃO OBRIGATÓRIA: PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE 1.Orienta-se com a política nacional de saúde e consoante acordos internacionais; 2.Adere, obrigatoriamente, às diretrizes do Sistema Único de Saúde em suas diversas esferas de poder. 3.Serviços de Relevância Pública

3 3 MATERIALIDADE EM SAÚDE SUPLEMENTAR FUNDO PARA FINANCIAR PLANO DE SAÚDE FINANCIA PRESTADORES DE SAÚDE PLANO DE SAÚDE É: prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço pré ou pós estabelecido, por prazo indeterminado, com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde, pela faculdade de acesso e atendimento por profissionais ou serviços de saúde, livremente escolhidos, integrantes ou não de rede credenciada, contratada ou referenciada, visando a assistência médica, hospitalar e odontológica, a ser paga integral ou parcialmente às expensas da operadora contratada, mediante reembolso ou pagamento direto ao prestador, por conta e ordem do consumidor;

4 4 SÃO PARTES CONFUNDIDAS COM UM TODO 1.Resulta da reforma sanitária brasileira (suplementar) 2. Não é um sistema 3.Se concentra nas economias mais avançadas 4.Adiciona recursos ao volume total de despesas com saúde 5.Interação Público-Privado pela rede de prestadores de saúde 6.Potencial de iniquidade

5 5 AMBIENTE DA ATENÇÃO DE SAÚDE PRÓPRIOS E TERCEIRIZADOS Objetivos PRIVADOS EM REGIME DE RELEVÂNCIA PÚBLICA Metas de EQUILÍBRIO FINANCEIRO EM DEMANDA POR SAÚDE (não apenas de execução de serviços) Compromissos PÚBLICOS, SOCIAIS E ECONÔMICOS Relações diversas inclusive de instrumentos:  Contratos  Convênios,  Associações,  Verticalizações

6 6 ALÉM DE PROCESSO DE UMA POLÍTICA DE SAÚDE A QUALIFICAÇÃO ARTICULA TODA A ATENÇÃO A qualidade assistencial é vinculada à cobertura dos serviços Precisa que se faça o controle e a avaliação de:  Acesso aos serviços  Manutenção dos serviços  Qualidade da prestação Fiscalizar o cumprimento da legislação sanitária e epidemiológica

7 7 Programa de Incentivo à Qualificação de Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar. Fixa atributos de qualidade Define indicadores que meçam tais atributos

8 8 PROCESSO DE FIXAÇÃO DOS ATRIBUTOS E DEFINIÇÃO DE INDICADORES 1. Fixar atributos 2. Incentivar a adoção dos atributos pelos prestadores de saúde 3.Quantificar os atributos obtidos 1. Definir metas para os indicadores

9 9 Dinâmica da Fixação de atributos de saúde Compromissos  Divulgação dos itens que qualificam prestadores de saúde à sociedade  Participação de entidades científicas, academias e profissionais na fixação Finalidade  Aprimorar a capacidade de escolha dos cidadãos e de instituições tanto das operadoras quando dos seus prestadores. Princípio  Voluntariedade  Atributos de qualidade que sejam relevantes para o aprimoramento da atenção de saúde oferecida pelos prestadores Etapas  Atributos de processo (primeira etapa)  Definir atributos de qualidade e de resultados em sistema de cooperação (segunda etapa) Usos pela ANS  Utilização na ocasião de examinar-se troca de prestadores.  Valorizar as operadoras segundo a qualidade dos prestadores Usos pelas operadoras  Veda para uso de credenciamento e descredenciamento  Veda qualquer discriminação por não participar Métodos de utilização do programa pela ANS, Operadoras e Sociedade  indicadores de monitoramento da qualidade assistencial para avaliar prestadores de serviços e criar padrões de referência para melhoria contínua

10 10 Normas para fixação de atributos especificidade para a cada tipo de serviço evidência científica fonte identificada metodologia de validação periodicidade reconhecimento pela ANS controle e auditoria

11 11 Incentivos ao uso dos atributos ampla divulgação dos atributos de qualidade reconhecidos pela ANS; ampla divulgação dos indicadores conseguidos obriga as operadoras a divulgar os atributos de qualidade dos prestadores

12 Fixação de atributos iniciais Acreditação de serviços de saúde Participação no sistema de notificação de eventos adversos - NOTIVISA - da Agência Nacional de Vigilância Sanitária Participação do profissional de saúde de nível superior em programa de certificação de atualização da categoria; 12

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