A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Longe vão os tempos!... I Guerra Mundial II Guerra MundialUltramar PortuguêsProdução Fabril Em que o lema era “Produzir e Poupar” (Estado Novo)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Longe vão os tempos!... I Guerra Mundial II Guerra MundialUltramar PortuguêsProdução Fabril Em que o lema era “Produzir e Poupar” (Estado Novo)"— Transcrição da apresentação:

1

2 Longe vão os tempos!... I Guerra Mundial II Guerra MundialUltramar PortuguêsProdução Fabril Em que o lema era “Produzir e Poupar” (Estado Novo)

3 APÓS O 25 DE ABRIL DE 1974… CONSUMO SEMPRE! Passou a ser sinónimo de: Desenvolvimento da Economia Trabalho para todos Mais felicidade

4 Dum tempo de poupança exagerada, passou-se para o outro do consumo degradante. Esta situação empurrou muita gente para a pobreza, porque as levou a gastarem o que têm e o que não têm.

5 Temos as especulações financeiras dos grandes grupos económicos e do poder das multinacionais, das grandes cadeias de comercialização e dos senhores do petróleo... Os grupos que detêm o poder político,económico e do saber dominam o mundo e estão a gerar um fosso cada vez maior entre ricos e pobres.

6 Milhões de pessoas dos grandes países do planeta despertaram para os seus direitos. Os bens e a riqueza produzidos que eram divididos por milhões de pessoas, agora estão a ser repartidos por biliões de seres que têm os mesmos direitos que nós.

7 Vamos tomando consciência que na nossa sociedade existem situações de grande desigualdade: Um consumo excessivo de bens supérfluos Situações de pobreza muito complexas

8 Estudos científicos acerca dos malefícios que causamos ao planeta O último relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, divulgado em Paris, confirmou que as mudanças climáticas dos últimos 50 anos são provocadas pelo Homem In "Ambiente Online“ 06/02/2007 Relatório da ONU indica que as emissões de gases com efeito de estufa no planeta continuam a aumentar, apesar dos esforços requeridos no Protocolo de Quioto para reduzir e travar esta situação.

9 Alterações do clima ao longo do ano Derretimento dos glaciares Aumento do nível médio do mar e submersão de cidades costeiras e ilhas Mudanças nos ecossistemas com extinção de muitas espécies terrestres e marinhas Aumento de catástrofes naturais: furacões, tufões, maremotos Desequilíbrio ecológico / Degradação da natureza Produzimos gases com efeito de estufa Tempestades e inundações aumentam de intensidade e frequência Provocam o Aquecimento global do Planeta

10 Consequências Diminuição de colheitas agrícolas Aumento dos preços Fome mundial e falta de espaço Doenças tropicais migram para regiões antes mais frias; As partículas que poluem o ar originam mutações genéticas, hereditárias, e provocam doenças graves, nomeadamente cancros.

11 Os Cristãos não “lastimam” partem para a acção. Reflectem os seus comportamentos quotidianos Estão atentos aos outros Dinamizam a solidariedade Congregam esforços

12 Depois do que vimos e ouvimos… Vamos “construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas se respeitem e se estimem”. Estamos perante desafios. VER JULGAR AGIR VER: O que é que se passa no meio em que vivemos ?  família,  terra e seu ambiente,  meio profissional onde trabalhamos… Como actuar?

13 JULGAR: Que nos diz a Doutrina social da Igreja ? Rom. 12, 2ss a 18 “Não vos acomodeis a este mundo. Pelo contrário, deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade, para poderdes discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom e recto, o que Lhe é agradável e é perfeito.”. AGIR: Este é o nosso tempo de Agir. - promover uma mentalidade de que podemos viver com menos… - procurar conhecer iniciativas positivas para promover a esperança… - a crise que já está aí vai despertar mais solidariedade…

14 Programas dos Grupos: Santo Isidoro  Encontros mensais sobre a Doutrina Social da Igreja  Criar um Grupo de Acção Social Paroquial S. Isidoro  Solidariedade com a Guiné S. Mamede:  Participar activamente nos Grupos e actividades eclesiais da Paróquia  Realizar a 3ª feira das Artes cultivando o sentido da unidade paroquial  Piquenique de Verão do Grupo com suas famílias e amigos Caldas da Rainha:  Dar testemunho  Reunir semanalmente com outras pessoas a partir da Liturgia Dominical  Reunir quinzenalmente sobre o Ano Paulino  Levar as preocupações e vivências partilhadas no Grupo ACR aos outros Grupos em que cada um está inserido. QUE DEVEMOS E PODEMOS FAZER ?.......

15 S. Pedro da Cadeira:  Acção de Acolhimento aos que vêm de fora  Convidar novos elementos para o Grupo  Promover um Curso Bíblico  Reflectir temas da Doutrina Social da Igreja  Verificar situações de pobreza … Grupo dos “Cabelos Brancos”:  Contribuir para mudança de hábitos de consumo  Participar em experiências para a erradicação da pobreza  Divulgar as reflexões do Grupo  Apoiar o grupo “Entre nós”  Criar “Cantinho do Ambiente”em locais públicos  Criar um Blogue “Mudar é preciso” Grupo “Entre nós”:  Intervir na área da pobreza, em complementaridade da Conferência Vicentina

16 Crise - desafio a uma nova educação Mudar é preciso, reciclar é importante, racionar é necessário, reinventar é urgente.


Carregar ppt "Longe vão os tempos!... I Guerra Mundial II Guerra MundialUltramar PortuguêsProdução Fabril Em que o lema era “Produzir e Poupar” (Estado Novo)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google