A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE PSICOLOGIA E HISTÓRIA Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE PSICOLOGIA E HISTÓRIA Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE PSICOLOGIA E HISTÓRIA Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos

2 Considerações gerais sobre Psicologia e História Artigo de Marina Massimi, Artigo de Marina Massimi, retirado da revista Temas em Psicologia, retirado da revista Temas em Psicologia, publicada em 1994, pela Sociedade Brasileira de Psicologia. publicada em 1994, pela Sociedade Brasileira de Psicologia.

3 Divulgação científica em Psicologia Livros, Livros, Revistas, Revistas, Internet ( ), Internet ( ), Eventos científicos (encontros, seminários, workshops, etc.) Eventos científicos (encontros, seminários, workshops, etc.) Resumos de eventos científicos... Resumos de eventos científicos...

4 Pontos importantes do texto Reflexão sobre a produção científica na Psicologia. Reflexão sobre a produção científica na Psicologia. Por que estudar a História da Psicologia? Por que estudar a História da Psicologia? –Duas exigências fundamentais para este estudo. Exemplo da História das Idéias Psicológicas no Brasil. Exemplo da História das Idéias Psicológicas no Brasil. –Fica como ilustração, não cobrarei em prova.

5 Duas exigências fundamentais para o estudo da História da Psicologia: 1. Para compreender o ser humano é preciso conhecer a sua história; 2. Identificar os problemas relevantes a serem estudados.

6 1. Para compreender o ser humano é preciso conhecer a sua história: Dimensões da História: Dimensões da História: –Ontogenética (ser, individuo); –Filogenética (da espécie humana). Inserir a psicologia no contexto da história das ciências: filosofia, sociologia, antropologia, biologia, etc. Inserir a psicologia no contexto da história das ciências: filosofia, sociologia, antropologia, biologia, etc.

7 2. Identificar os problemas relevantes a serem estudados: os temas A história não fornece soluções, mas ela permite, e só ela, pôr corretamente os problemas (Pernoud, 1977). A história não fornece soluções, mas ela permite, e só ela, pôr corretamente os problemas (Pernoud, 1977). O que é importante para a pesquisa psicológica no presente: O que é importante para a pesquisa psicológica no presente: –Quais temas estudar? –Que método de pesquisa utilizar? –O que é relevante para a Psicologia?

8 Diferenciar: História das Idéias Psicológicas versus História da Psicologia Científica (Wundt, 1879); História das Idéias Psicológicas versus História da Psicologia Científica (Wundt, 1879); História da Psicologia (Descritiva) versus Epistemologia da Psicologia (Prescritiva: ser ou não ser ciência). História da Psicologia (Descritiva) versus Epistemologia da Psicologia (Prescritiva: ser ou não ser ciência).

9 Cuidados: Evitar o presentismo: Evitar o presentismo: –Visão de hoje achar que só vale o que existe hoje –Julgar o passado utilizando como referência o que se tem hoje, descontextualizando a história. Nova história: Nova história: –Analisar os acontecimentos ocorridos, considerando a subjetividade (visão do historiador).


Carregar ppt "CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE PSICOLOGIA E HISTÓRIA Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google